sexta-feira

Janeiro - do 80 ao 8


A coisa em Janeiro andou muito difícil para as minhas bandas. E até começou de uma forma perfeita, um verdadeiro início de sonho com um fantástico recorde pessoal aos 10km na S.Silvestre de Espinho…isto foi logo no dia 3. Sentia-me em grande forma, ideal para atacar os objectivos de 2015.

Depois desci ao inferno, e não foi aos poucos, aos solavancos…foi uma queda directa no precipício sem qualquer posto intermédio. O meu nervo ciático decidiu fazer-se sentir ao fim de alguns anos adormecido, e foi o cabo dos trabalhos. Deixei de poder correr…não pude ir à Meia de Viana no dia 18 pois não estava nas condições mínimas de fazer a prova…sempre que me sentia bem regressava às corridinhas, que até nem corriam mal, mas no dia seguinte lá estava todo empenado…ou era o gémeo, a coxa, ou as costas, ou o joelho que me obrigava a parar mais uns dias…a PDI não perdoa J …foi-me valendo o meu espirito positivo, mas confesso que a situação já me está a começar a stressar. É que o meu objectivo principal são os 100km de S.Mamede em Maio, e para o conseguir tenho que treinar e muito. Se eu já sofro do “síndrome do tempo escasso”, assim vai ser ainda mais complicado. Faltam agora pouco mais de 3 meses, não me posso dar ao luxo de me atrasar ainda mais. Mas eu vou conseguir, vão ver!!!

Voltando a Janeiro, tinha previsto fazer uns 300km e ganhar uma boa base para a preparação para os três dígitos. Fiz apenas uns míseros 54km L O mês mais fraco de sempre, que me lembre.

Até S.Mamede tenho previsto a participação em 3 Ultras, sendo a primeira já este fim-de-semana no Trail de Santa Luzia em Viana do Castelo na distância de 45km.

E agora? Vou, não vou? Uns dias acordava e dizia “claro que vou, então não…vou e acabo aquilo”….mas bastava uma dorzinha para desistir da ideia “vou lá fazer o quê?”….tem sido assim estes últimos dias, até ontem à noite.

Ontem voltei a correr….5km na passadeira…depois de um início muito custoso, lá me soltei um pouco e fiz os 5km previstos em 30 minutos. Tomei o meu banho e deitei-me…hoje acordei sem aquelas dores tão características dos últimos tempos – não está tudo a 100% mas muito melhor. O mesmo já não posso dizer da condição física que está uma lástima…pernas pesadas com uma corridinha de 5km? Eu? Enfim….

Tá decidido…domingo apresento-me na linha de partida para percorrer os trilhos de Santa Luzia. Vou com o espirito de fazer um treininho, lento, muito lento…gostava de chegar ao fim, mas não o vou fazer a qualquer preço…se estiver demasiado cansado, ou me ressentir de alguma daquelas dores dos últimos tempos, meto o rabo entre as pernas e fico no abastecimento mais próximo, seja com 5, 10 ou 35km. É que segunda-feira às 6 da manhã tenho de estar dentro de um avião em direcção à Alemanha para uma semana que se prevê durinha.


Estou com saudades de fazer um trail - acreditam que o último foi em Julho do ano passado no UTDP? Já passou meio ano....

Neste terei a companhia do meu amigo Badolas, criador, mentor e seguidor da filosofia de treino “que se foda o treino, gajo que é gajo só vai a provas e a poucas”…vamos fazer a prova juntos…nunca na vida pensei seguir esta metodologia de treino tão à frente…vamos lá ver se funciona comigo…até já estou com pena dos vassouras J

18 comentários:

  1. Sê simpático, leva qualquer coisa ao vassoura, sei lá, um queijinho, ramo de flores, cartas para jogar á bisca, um album com os teus cartoons anteriormente publicados no PK.
    Pensa assim, quando acabares terás em fevereiro a mesma kilometragem que em janeiro e de uma só assentada!

    Abraço

    PS: tadinho do Badolas, o que vai ter que aguentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...tens umas ideias boas!! Vou levar uma tv para não perder o "Portugal é nosso" (ou lá como se chama) e um rádio para ouvir os relatos durante a tarde/noite de domingo...que dizes?
      Abraço

      Excluir
  2. Muito boa sorte para prova e que corra tudo bem! E vai agasalhado que dizem que está frio! ;)
    E Badolas, não apertes com o homem que ele não está habituado às técnicas avançadas de treino! :P
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois vai....já liguei ao Silvio para ele me dar umas dicas....estou a pensar levar um fogão a lenha às costas, aceso...lenha não preciso, deve haver uns pinheiros para deitar abaixo durante o percurso....em relação ao Badolas não te preocupes, ele desenrasca-se....(aqui que ninguém nos ouve, ele vai desesperar de tanto esperar por mim desta vez :) ).
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Força ai companheiro...não penses muito mete na cabeça que consegues acabar nem que seja de rastos... força amigo para Domingo. ..abraco e muitos e bons klms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De rastos não pq sujo-me e depois a minha Inês não me deixa entrar em casa :)
      Obrigado e aquele abraço

      Excluir
  4. Vai sem objetivos e pode ser que tenhas alguma surpresa... encara como um treino!
    Força!
    Isso da Serra de São Mamede não custa nada... cada vez que treino passo por ela e faço-o com uma perna às costas!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é mesmo isso...sem objectivos, um treininho longo, vou de abastecimento em abastecimento...no fim logo se vê o que sai.
      :):):)
      Abraço

      Excluir
  5. Força nisso, o que interessa é ter um objetivo principal pelo qual lutar. Tal como já disseram encara a próxima como um treino.

    Bom regresso aos treinos! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser isso mesmo, nem poderia ser de outra forma neste momento....acho que nunca estive numa prova, fosse qual fosse, tão mal preparado...mas é assim e não posso fazer nada a não ser tentar da melhor forma possível...
      Obrigado Vitor.
      Aquele abraço

      Excluir
  6. Força Carlos, tudo a correr pelo melhor.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Comigo essa filosofia não funciona! Eu tenho de treinar o triplo para obter resultados muitos inferiores a quem treina metade do que eu treino!
    Mas com tu és um PRO e vais acompanhado de um expert na matéria vai correr tudo bem!
    Força e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ver se comigo funciona...ter o criador e mentor desta filosofia ao lado não é para qualquer um :)
      Obrigado e aquele abraço

      Excluir
  8. ehehe já vi que seguiste esse grande ensinamento do Badolas :) Espero que tenha corrido bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segui e funciona :) ... mas prefiro o método tradicional...
      Abraço

      Excluir
  9. Anônimo13.2.15

    Foste mesmo do 80 ao 8, deixa estar que não és o único, bem vindo ao clube.
    O mais importante é quando começarem as provas a serio estarmos finos.
    abraço e um regresso rápido á boa forma

    Manuel Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado...acho que Fevereiro já vai ser muito melhor.
      Abraço

      Excluir