domingo

Maratona do Porto - 8ª semana de preparação ou "bella Italia"


Estou para aqui a pensar se vou publicar as fotos que tirei esta semana em Italia ou não…conforme facilmente se pode comprovar pelos comentários ao “poste” anterior, muitos de vocês não foram nada meigos, tendo recebido até ameaças ferozes de retaliações J …vou tomar as decisões que tiver a tomar enquanto vou escrevinhando para aqui esta “posta”…

Vamos lá ao que interessa neste espaço, quer dizer, ás corridas e neste momento, mais concretamente á minha preparação para a Maratona do Porto. Estive toda a semana em Itália, em Bologna, onde se realiza a maior feira mundial de “cacos e calhaus”, e onde eu estou presente desde que me lembro. Á uns anos atrás realizava-se sempre na primeira semana de Outubro, mas nos últimos anos tem sido mais cedo, sempre ali pela 3ª semana de Setembro, o que para quem é grande adepto de corrida (especialmente de Montanha) não é nada agradável, pois faz com que não possa estar presente na Ultra na Arga deste fim de semana ou nas 24 horas a correr em Vale de Cambra que se realizaram no fim de semana passado – paciência. Eu gosto de participar nesta feira, é um ponto de encontro com muitos conhecidos, clientes, concorrentes, ex-colegas, etc…é também uma semana em que estamos juntos com os nossos colegas de trabalho e se cria um ambiente agradável de convívio, que no dia-a-dia em Portugal não é possível ter…depois Itália é um país bonito (tirando os italianos claro, quer dizer, tirando só os machos J), Bologna é uma cidade catita e claro a comida é qualquer coisa de espectacular (a melhor comida a seguir à nossa)….e pensam vocês…”é agora que este melro vai colocar aqui as ditas fotos”….não nada disso, tenham lá calma J.

Mas é uma semana muito exigente, saímos cedo do Hotel, passamos mais de 10 horas a trabalhar, muitas dessas horas de pé, depois regressamos ao Hotel, 20 minutos para um duche e saímos para jantar, que se prolonga sempre até às tantas….e numa ou noutra noite também se vai beber um copito (ou dois ou três) ao centro da cidade (espero que a minha Inês não leia isto J).
.aqui o menino a "trabalhar" que nem um desgraçado...Fotografia
Por tudo isto, não existe muito tempo para correr, a única possibilidade de o fazer é tirar tempo ao nosso descanso, levantando mais cedo ainda o que é bastante cansativo….poderá até ser contra produtivo, mas eu sinto que me faltam quilómetros e tendo apenas 3 ou 4 semanas para dar carga ao físico, tinha que fazer pela vida….e fiz….um dos motivos porque me orgulho esta semana, é ter conseguido exceder o plano que levava comigo (já de si ambicioso), sempre de forma motivada….não foi fácil, mas com muita força de vontade treinei 5 vezes perfazendo ca.63,5km:

2ª feira – 11km a ritmo descontraído – saindo pouco depois das 6h da manhã, ainda escuro, andei ali às voltas da zona do Hotel. Não é muito agradável, é um zona industrial e de grandes armazéns, com passeios degradados por um lado, e se formos mais para fora as estradas tornam-se estreitas e sem passeios, e com os malucos dos italianos a conduzir não se brinca. Existe um ou outro parque pelo meio, mas são pequenos (o maior tem uma volta de 1200m no perímetro…ao fim de 2 voltas já estou farto de andar por ali). Até correr nestas condições se pode considerar um bom treino mental….levantar cedo para correr num sitio bonito é certamente mais motivador do que para correr onde eu andei a correr.
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
3ª feira – 11km lentos, de recuperação – tive a companhia de dois colegas, o Mario e o Luis. O único que nunca correu por aquelas bandas era o Luis, e foi ele que tomou as rédeas…asneira…perdemo-nos J ….mas também foi o Luis que nos tirou dali com os seus “gadgets”…ele era telemóvel, relógio, gps, antenas…tudo tecnologia de ponta francesa J

4ª feira – 15km com 8x1000m a 4,06min/Km média cada série – novamente de manhã cedo, desta vez sozinho…voltas e mais voltas à zona industrial…mas como era um treino mais técnico e rápido, que obrigava a olhar para o relógio, as paisagens passaram para segundo plano. Senti-me muito bem, foi um grande treino e são este tipo de corridas que me põe a moral em cima J

5ª feira – descanso

6ª feira – estava muito cansado, 5 dias consecutivos de feira estavam a fazer mossa. Antes de jantar tinha 45 minutos, e entre descansar um pouco e ir fazer 30min a rolar, escolhi a segundo opção. Em boa hora o fiz, depois de 6km e de um bom banhinho estava como novo J

Sábado – dia de regresso, saída do hotel combinada para as 10h. Dava tempo para uma corrida matinal e assim foi. Saí às 7.15h para correr 15km, e acabei por fazer um pouco mais do que 20km. Sempre num ritmo razoável, no fim saiu uma média de 4,55min/km. Só tomei um copo de água antes de sair, o que fez com que a partir do km 16/17 tivesse alguma dificuldade, pois comecei a ficar com a boca seca e com muita sede. Mantive o ritmo e cumpri os 20km que passaram a objectivo mais ou menos a meio do treino. Estava sempre tudo sobre controle, pois andava perto do Hotel – caso fosse preciso  fazer uma paragem.

Já devem estar a perguntar como é que este gajo aguenta um treino destes, depois de uma semana tão intensa, e sem comer nadinha antes? J Olha vejam lá o meu jantar da noite anterior…

 …como entrada (ou “Primi”) uma saladinha de maçã (vitaminas diversas), com amêndoa (energia pura) e um pouco de parmesão (gorduras tão necessárias J)…o prato tb apresenta um carpaccio de vitela que eu dispensei (não vou muito nestas coisas, e além disso fui buscar a proteína mais à frente como vão ver J)…
Fotografia
Fotografia

…como “Secondo” fui num Risotto (cá estão os hidratos de carbono) de cogumelos frescos, com açafrão e ovo (proteína), envolvido numa cama de Prosciutto di Parma fininho (proteína e sal) …uiii…uma delicia…
Fotografia
Fotografia
Fotografia
…como prato principal, e como ainda sentia falta de proteína, lá tive que fazer o esforço e deixar-me ir numa Tagliatta de Manzo, simplesmente perfeita…
Fotografia
..como podem ter dúvidas em relação ao tamanho da dose de "proteína", aqui uma foto para que possam ver a "escala" da coisa em relação a uma simples faca... Fotografia

…rematei com um belo de um Limoncello caseiro fresco (além da Vitamina C ajuda na digestão J) e um expresso curto, “vero italiano” com as saquetas de açucar (+energia) traziam frases interessantes…
Fotografia
Fotografia
"mulheres: diabos sem os quais a vida seria um inferno"Fotografia
"Desconfia daqueles que não tem inimigos: nunca serão um verdadeiro amigo"
Fotografia

 Uiiiii….é pá…desculpem lá…porra…entusiasmei-me...eu estava a pensar em não publicar qualquer foto relativamente às comezainas, distraí-me e pimba J ….olha, agora que já está tudo estragado, levam também com o resto da minha semana gastronómica…perdido por cem, perdido por mil…

Buono Apettito
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
Fotografia
...a Cinca faz 50 anos...houve um bolo todos os dias para comemorar...e eu comi todos os dias (2 fatias) ...xiiii
Fotografia

Pois é…treinei bem, comi ainda melhor (ou pior, no ponto de vista de um atleta, mesmo assim amador como eu)…mas o que querem, eu não consigo resistir…se eu fizesse uma alimentação à atleta à serio, reforço muscular e outras coisas às quais não ligo nenhuma, acho que era menino para fazer aí uns 2 ou 3 minutos a menos no meu tempo da Maratona…mas como se diz por aí, a vida não é só corrida J

24 comentários:

  1. Grande semana companheiro. Com treino e alimentação a condizer. Estas a ficar no ponto para atacar essa maratona. Força aí.

    ResponderExcluir
  2. Fónix! Foi só botar calorias para dentro do bucho!

    ResponderExcluir
  3. Ah ganda Carlos!
    És...
    Papa Kilometros
    Papa Montanhas
    Papa tudo do bom e do melhor! :)

    Não te preocupes com o que dizem das fotos. Eu gosto de ver :)

    Itália é uma tentação gastronómica!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...adoro comida italiana, e por cá, por muito que corra restaurantes italianos, não consigo encontrar Pastas como lá.
      Abraço

      Excluir
  4. Força Carlos! Com uma alimentação dessas não faltarão as forças na maratona :) Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bem abelha....eu acho que é mais ao contrário...hoje fui fazer um longo e custou pra caraças...acho que foi das comidas da semana passada, ou então castigo :)
      Abraço

      Excluir
  5. Por momentos pensei que estivesses a treinar para a maratona gastronómica do Porto ;)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que se calhar nessa classificava-me bem melhor do que a correr :)
      Abraço

      Excluir
  6. Respostas
    1. e do Pai já agora :)
      Nem um abraço??? :)
      Abraço para ti!!!

      Excluir
  7. és um sortudo !provocas a malta e depois queija-te !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sejas assim Joaquim...pelo sim pelo não, para a Maratona do Porto vou levar um bigode, não vá quererem linchar-me :)
      Abraço

      Excluir
  8. Respostas
    1. Eu sei...embora seja da aldeia, tenho espelhos em casa...mas olha que já fui melhor, quando era bebé diziam que eu era feio pra caraças....sempre é melhor que horrível :) ...mas eu não me importo :)
      Beijinhos

      Excluir
  9. Vou confessar-te uma coisa: só via as fotos da comida! Não me consegui focar em mais nada! Desculpa! hihinhi

    ResponderExcluir
  10. Grande máquina, despachar isso tudo, a comida, não é para todos!
    Pronto, os treinos e se pensarmos na parte profissional tambem merecem destaque.
    Parabéns ao cinquentão, não sei se sabes, mas essa malta, a seguir aos octogenarios e setentões são do piorio :)
    Abraço, arriverderci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os sessentões???....nem queiras saber :)...são da "pele dos tomates" (agora apanhei-te...esta expressão não conhecias :P )
      Abraço

      P.S. Não recebi nenhum mail teu, com um contacto....foi esquecimento ou não te falta de lembrança???? :) ...anda daí, manda para o casc1972@hotmail.com

      Excluir
  11. Tinhas que estragar isto não é?????

    Em relação aos treinos... vejo que continuas forte! Ainda te hei-de ver no Desporto 2, dos Sábados à tarde!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha, porquêêêê?????
      No Desporto 2 é que era....se eu me vestisse de Buggs Bunny, cor de rosa choque talvez o cameraman reparasse em mim...pensando bem, é melhor não :)
      Abraço

      Excluir
  12. Por momentos pensei que me tivesse enganado e vindo parar a um blog de culinária... :P É papa kms mas não é assim!! Depois queixa-te de que o treino correu mal e estava cansado e fraco e tal... :P
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um blogue de culinária??? Hmmm...não me parece...eu só sirvo é para comer, cozinhar só se for um ovo estrelado e mesmo assim não sei :) ....e pronto....eu não consigo resistir, que queres??? :)
      Beijinhos - já desempenaste?

      Excluir