terça-feira

Maratona de Münster - que bela surpresa


Fotografia

Mas como é que eu vim parar a Münster? Embora Münster seja uma cidade com alguma importância*, especialmente na Renânia do Norte-Vestfâlia (Nord-Rhein-Westfalen), não é uma das principais cidades alemãs, muito menos a Maratona de Münster nos diz alguma coisa – já Berlim, Frankfurt, Düsseldorf ou Munique seria outra fruta.

*Münster tem 300.000 habitantes (com ca.2 mil portugueses – por acaso nunca notei a “nossa” presença na cidade). É uma cidade jovem, por ter uma das mais importantes Universidades alemãs. (o que seria de nós sem o Wikipédia J)

Tenho um cliente nesta cidade, e o administrador do meu cliente (Herr Alt – traduzindo o Sr.Velho) é um desportista nato….gosta de nadar, correr, andar de bicicleta, esquiar entre outras actividades desportivas. Desde que comecei a correr (e a emagrecer), que em todos os nossos encontros profissionais também “reservamos” um bocadinho para falar de corrida. Ele já tinha corrido uma Maratona à uns anos atrás e numa das nossas conversas disse que gostaria de o voltar a fazer – está com 57 anos e achava que era a altura de o tentar novamente. Em final de 2013 informou-me que iria correr a Maratona de Münster deste ano, e que se eu pudesse e quisesse seria convidado a juntar-me à equipa da empresa dele – eles eram 3 e comigo seriam 4. Na altura disse que sim, caso não houvesse nenhum contratempo de maior, mas depois esqueci-me do assunto, até que no inicio do ano recebo um mail a informar-me que me tinham inscrito, e que precisavam de alguns dados meus para completar a inscrição assim como o tamanho que uso para mandar fazer a camisola. Pronto…estava inscrito e teria que comparecer…
Fotografia

Como referi no meu mail anterior, estive toda a semana na Alemanha em trabalho, e só na 6ª à tarde, já em Münster, fiquei “livre”. Aproveitei para ir levantar o meu dorsal e depois fui para o Hotel. Para ser sincero a motivação não estava muito em alta – normalmente quando estou de viagem, regresso à 6ª feira a Portugal – neste caso estava para ali, num Hotel sozinho e abandonado. Valeu-me ir jantar a um restaurante português para matar saudades.

No sábado fui para o centro da cidade, para conhecer melhor Münster – o centro é muito bonito, estava bom tempo e as ruas cheias de gente…ainda andei por ali um par de horas, mas sozinho não tem assim tanta piada. Regressei à feira da Maratona, mas estive lá pouco tempo pelo mesmo motivo – não conhecia ninguém.
Regressei ao Hotel e dormi uma sesta…acordei com mau humor e com dores de cabeça – tomei um comprimido e sai para espairecer e jantar uma pratada de spaghetti “aglio olio”….quando regressei ao Hotel já estava bem melhor. As coisas para a Maratona já estavam preparadas do dia anterior…adormeci rápido, e mesmo acordando umas duas ou três vezes descansei bem – acordei uns minutos antes do despertador tocar às 6.15h…tomei o pequeno-almoço no quarto, vesti-me e sai pouco depois. Pouco passava das 7 e já estava a estacionar perto da partida – consegui o que queria, chegar cedo para ter lugar ali.
contei 26 bandeiras de Países diferentes, entre estas a nossa...
Fotografia

Fui dos primeiros a chegar, andei um pouco pela zona de partida, fui à casinha a primeira vez e voltei ao carro para ler umas revistas e passar tempo. Ponto de encontro com a restante equipa era às 8.30h na escadaria de um prédio perto da partida. Ali conheci o resto da equipa – os outros 2 Maratonistas são empregados do armazém – o Alexander (Russo) e o Agbokou (Togolês). Também conheci outros 8 empregados de diferentes áreas da empresa (Platten Peter – traduzido “Calhaus” do Pedro J), um deles português – iam participar na Maratona por estafetas.

A Maratona de Münster só propõe a distância de 42,195km, nada de distâncias mais curtas nem caminhadas. Pode-se correr a distância completa, ou então optar pela estafeta onde a distância é dividida por 4 atletas. Na edição de 2014 estavam inscritos no total quase 9.000 atletas, um pouco menos de 4000 na Maratona e o resto nas estafetas (o que dá mais de 1300 equipas).


A partida da Maratona foi às 9h e apenas uns minutos antes entramos nas “boxes”…tudo simples, fluido, sem problema nenhum…os balões dos tempos divididos na zona de partida, sem barreiras…e espaço não faltava…se eu quisesse ir para o balão das 2.30h podia ir sem problema…coloquei-me entre o das 3h30 e o das 3h45 juntamente com os 3 colegas de aventura. Organização e civismo alemão. As estafetas partiam 15 minutos mais tarde. O tempo estava ideal para correr, 16 ºC, nuvens, nada de vento…melhor era impossível.

E pimba…tiro de partida e lá saí a correr por aquela avenida fora, num ambiente fantástico com milhares de pessoas de ambos os lados da estrada a incentivar a malta. Sinceramente não fazia ideia nenhuma que estratégia de corrida é que iria usar, para que tempo iria correr…durante a semana passou-me de tudo pela cabeça, desde fazer muito lento a tentar bater o meu recorde (o que seria uma loucura para a fase que levo de preparação)…ia ao sabor do vento…

…rapidamente entrei numa média ligeiramente acima dos 5min/km…ia vendo os balões das 3h30 a ganhar alguma vantagem, mas sempre controlados…decidi-me a fazer os primeiros km mais ou menos em 50 minutos…consegui, mas com um esforço anormal para mim…sentia os músculos presos e ia um pouco desconfortável…não sei porquê…estes primeiros km são dentro da cidade, bem no coração de Münster e por isso tem muita gente…é uma festa, estava a gostar mas não estava a “curtir” como queria e devia…saliento um atleta que ia ali ao “meu” ritmo, a correr de costas??? ….fonix…soube mais tarde que era um dos melhores atletas do mundo a correr de costas...há cá cada maluco J …ele iria ganhar-me uma boa vantagem nesta primeira fase, mas ali por volta dos 30as viria a passa-lo e nunca mais o vi …toma e embrulha J

A partir dos 10km abandonamos o centro da cidade, entramos num parque e dirigimo-nos para a periferia de Münster. Ia apertadinho da minha bexiga…já me tem dado vontade, mas até à data nunca tinha parado numa prova de estrada…aguentava e a vontade ia à vidinha dela…desta vez não….lá adiei a coisa até ao abastecimento dos 15km onde as duas casas de banho existentes estavam ocupadas…ó diabo…andei mais um pouco e lá vi uns arbustos mesmo à minha medida e lá fui fazer o que um homem apertado tem que fazer…”mudar a água às azeitonas”.

..esta paragem técnica fez-me muito bem, completamente aliviado voltei à prova revigorado, soltinho e cheio de vontade de correr esta Maratona…o apoio do público continuava em grande…toda a gente na rua, famílias e amigos improvisavam formas originais de acompanhar os acontecimentos – muitos colocavam mesas e cadeiras nas bermas da estrada, uns tomavam o pequeno-almoço na rua, outros bebiam uns copos – original e divertido – e eu já estava numa de “curtir”, interagindo com o público, ora agradecendo o apoio, ora dando high-fives à canalhada, distribuindo sorrisos e batendo palmas a quem nos estava a bater palmas. Muitas vezes ouvi o meu nome nos incentivos…das pessoas que estavam na berma da estrada e até dos speakers da organização que estavam espalhados pelo percurso….”Carlos aus Portugal” ….até arrepia e as pernas começam automaticamente a andar mais rápido….muito, muito bom….

…entretanto já andávamos fora da cidade, entre campos (mas sempre em asfalto), ligando zonas habitacionais periféricas …em todas as zonas sempre muito público, muitos incentivos, enormes sorrisos…nestas zonas mais rurais as crianças tinham criado abastecimentos próprios…era vê-las a dar copos de água, limonada, etc ao pessoal, era pratinhos com quadradinhos de chocolate, bolachas…espectáculo…lembro-me de um miúdo loirinho, não teria mais que 3 ou 4 anos a berrar “SCHNELLER!!!” (em tugês “MAIS RÁPIDO” J) vermelho como um tomate, prestes a estourar…o pai dele ria-se que nem um perdido e nós também…isto é que é entusiasmo J. Outra cena caricata que gostei muito e até me comoveu, foi ver uma catrefada de velhinhos sentadinhos em cadeiras de rodas na berma da estrada a fazer uma festa como se não houvesse amanhã, um deles tinha uma mesa de mistura à frente e uma valente coluna ao lado e dava música ao pessoal…tb vi um grupo de miúdos deficientes, com bandeiras, vuvuzelas…estavam tão ou mais felizes do que nós que íamos ali a participar…fiz questão de parar em frente e os aplaudir….e com isto cheguei à meia Maratona (ca.1h48), muito à vontade e bem disposto.

…o percurso continuou a oscilar entre natureza e zonas periféricas. Ca. do km 25 houve um atleta (o Matthias) que se colocou ao meu lado e disse “Moin” (em certas zonas da Alemanha é usado como cumprimento tipo “Boas” ou “Olá”)….viria a ser o meu companheiro de percurso até ao fim da Maratona, conversamos, rimo-nos muito, fomos aplaudidos e retribuímos o carinho…o Matthias é Vegan (não come nada relacionado com animais), baseando a alimentação dele em fruta e legumes, de onde extrai tudo o que precisa para fazer grandes maluquices desportivas, não só a correr, mas também de bicicleta… ostenta orgulhosamente a palavra “VEGAN” bem estampada na frente da camisola…tive a sorte de encontrar um gajo fixe e assim foi mais fácil papar os km em falta…

…diz-me o Matthias (por volta dos 28km) “controla o andamento, porque ali mais á frente vamos ter uma subida dura”…disse-lhe “porreiro pá…adoro subidas”…só aos 35/36km é que me voltei a lembrar do assunto e perguntei “quando é que aparece a subida?” ….diz ele “já a passamos á muito” ???? J …mais uma prova que isto de subidas é muito relativo, para ele que vive ali numa zona completamente plana qualquer inclinação, por mais pequena que seja, é uma dureza…devia treinar em Canedo onde não existe 1km plano para se fazer uma serie J

…e lá íamos nós num ritmo sempre certinho…a partir do km35 comecei a sentir as pernas (especialmente as coxas) mais pesadas, mas nada que me impedisse de acelerar se quisesse…impecável…desde a meia Maratona que vínhamos constantemente a ultrapassar atletas…ser ultrapassado só por um ou outro atleta envolvido na corrida por estafetas…o meu companheiro vinha a perder fulgor, embora dissesse que estava bem, já falava pouco e notava na respiração dele que a coisa não estava fácil…disse-me para eu ir, mas eu não quis…ele era boa companhia e havia de o puxar até ao fim J

…voltamos a entrar na cidade, km 38, km 39….animação em grande, à medida que nos aproximávamos do centro aumentava o público…como sempre, já muitos atletas em grande dificuldade, uns a caminhar outros nem isso, desesperados com caibras a esticar para voltar à prova…nós não…estamos bem…chegar a esta fase assim é muito bom, desfrutar de tudo com um grande sorriso em vez de cerrar de dentes (embora um bom cerrar de dentes numa grande luta tb tenho um sabor especial)…km41…momento especial…como sempre em provas no estrangeiro, saco da minha bandeira de Portugal que ostento com orgulho…e sabem que mais….a reacção do público é imediata…ui…gritos por Portugal e aplausos…loucura...os alemães gostam de Portugal (pronto, a Merkel é uma excepção á regra)…o Matthias só diz “espectáculo”…o último km é a entrar novamente no centro da cidade, onde está instalada a meta (junto à Catedral)…que festa…quase no fim ouço uns portugueses a gritar por mim…ainda lhes aceno com a bandeira….tal como em Paris tenho direito a menção por parte do speaker, ainda dá tempo para um abraço sentido ao Matthias e pronto…tá feito…corto a meta…mais uma para o currículo…é a minha 6ª, mas acabar uma Maratona é sempre um sentimento que não se consegue exprimir por palavras (pelo menos eu não consigo).

Objectivo de acabar cumprido. Objectivo de acabar sem estar morto cumprido. Recuperação rápida vamos lá ver – hoje é 3ª feira e sinto-me bastante bem – acho que já dava para ir correr hoje, mas vou deixar para amanhã J

O tempo conseguido foi bem bom…3:37:59 é o meu 3º melhor tempo (em 6), e deu direito a um honroso 467º lugar nos homens (em 1722 que acabaram) e 79º no meu escalão de M40 (em 287). Ahh…e sabem uma coisa….fui o melhor português J …não, não fui o único, participaram mais dois que tb chegaram ao fim….não acham que devia receber uma medalha por isso, e ser recebido pelo presidente da república…hmm, pensando bem dispenso J

O que dizer em relação à Maratona de Münster? Perfeita…tudo pensado ao pormenor, organizado, seguro…excelente percurso, plano e rápido, ideal para recordes...muitos abastecimentos e sempre bem recheados (anunciavam de 2,5 em 2,5km mas eu acho que foram bem mais), os voluntários de uma simpatia como nunca vi…todos (sem excepção) que por exemplo me deram um simples copo de água chamaram-me pelo nome, sorrindo, sempre com uma palavra de incentivo tipo “excelente Carlos”, “és um campeão Carlos”, “força Carlos”…pode ser mentira, mas que sabe muito bem sabe…a animação a cargo da organização tinha como tema o Carnaval e o Brasil e foi espectacular, com montes de bandas de diferentes tipos musicais, dançarinos, grupos de cheerleaders e speaker espalhados por várias zonas do percurso que iam chamando pelos nossos nomes…bonita medalha e uma boa camisola de finisher…o melhor de tudo? O público…sem dúvida…a cidade sai à rua para fazer a festa, desde os mais pequenitos (bebés como a minha Isabelita) aos velhinhos (muito velhinhos), passando por grupos de jovens (provavelmente directos da noite)…tudo aderiu, facilitando a vida aos maratonistas com um apoio constante e incondicional. Nós os tugas (e falo por mim tb) ainda temos muito a aprender com alguns povos – os alemães (tal como os espanhois e os franceses) são um bom exemplo. Mas acho que estamos a melhorar J
...um dos pormenores engraçados eram estes cartazes que apareciam de x em x km, com frases inspiradores, em várias línguas...provavelmente terá havido algum em português, mas não vi...
Fiquei a saber que a Maratona de Münster foi considerada no ano passado como a 7ª melhor da Alemanha…nada mau…sabiam que só a região de Munique tem 26 (sim leram bem) Maratonas por ano? Não sei quantas serão em toda a Alemanha, mas com certeza bem mais de 100…por isso 7º lugar para uma cidade relativamente pequena é muito bom. Por isso aconselho…tudo por €45 de taxa de inscrição (ao nível das nossas em Portugal).
Para mim foi um bom teste...fiquei a saber que consigo correr uma Maratona com alguma "facilidade" e que a experiência adquirida já me permite gerir o que o corpo me vai dizendo. Também deu para ver que ainda tenho que melhorar bastante se quiser atingir o objectivo de baixar 3h20min no Porto - preciso de mais km nas pernas (mais longos), a velocidade está cá...tenho que adiar o síndrome das "pernas pesadas" para depois dos 35km pelo menos J ... ainda tenho 5 semanas para ganhar resistência (as últimas duas não contam)...vamos lá ver...
Para acabar, deixo-vos um pequeno vídeo que resumo tudo o que escrevi em cima…estava eu perto da meta a ver atletas a chegar, quando faltava ca. de 1 minuto para as 4 horas de prova…como podem imaginar, é uma marca que muitos tentam conseguir…o speaker começou a puxar e o público foi atrás…acreditem, que muito atleta que estava ali a morrer ganhou uma força extra para os últimos metros e assim conseguir quebrar a barreira das 4 horas…foram literalmente “carregados” pelo público….de arrepiar…

28 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lindo e espectacular!
    Então para um maratonista "tuga" dos anos 80 em que as maratonas eram no "deserto" até arrepia!
    E estás em grande forma!
    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. É uma diferença abismal, correr uma Maratona com este apoio e uma sem apoio quase nenhuma...naquelas fases terríveis, onde a mente nos quer tramar, um público destes carrega-te...é muito mais fácil.
      Grande abraço

      Excluir
  3. Fiquei deveras impressionado com o teu relato. Eles são alemães, nós somos latinos, eles fazem uma festa dessas e nós, em especial se for em Lisboa, é um deserto autêntico. Vamos aqui ao lado a Espanha e vemos a festa que fazem. Somos mesmo um povo cinzento!

    Parabéns pela prova e pelo que te divertiste!

    Venha a 7ª e o dia que te vou, finalmente!, conhecer

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Pois, eles são os "frios" dos alemães, mas tem outra forma de viver estas coisas...nós somos cinzentos como tu dizes...vamos assistir a uma Maratona e parece que temos vergonha em bater palmas, incentivar, gritar...por mim falo. Temos que mudar...pode começar por nós.
      Na 7ª vamo-nos conhecer...finalmente.
      Abraço

      Excluir
  4. Parabéns !Fico cheio de "inveja"com este autentico documentário da maratona em que participaste .De facto Carlos também não consigo perceber como em Portugal corremos com ruas desertas e no estrangeiro é este autentico mar de gente que dá outra emoção.Adorei o teu relato , espero estar contigo no Porto , não para te acompanhar (já vi que vais tentar as 3:20...e eu apesar de já ter lá 3:22 agora não dá...por isso vemos-nos no inicio.Um grande abraço e mais uma vez parabéns por estes magníficos momentos que nos enchem de alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim....infelizmente é verdade...já participei em 3 Maratonas no estrangeiro (França, Espanha e Alemanha) e em todas existe este tipo de apoio. Em Portugal apenas na do Porto, tb 3x e noto uma evolução de ano para ano, mas que tem muito a ver com os estrangeiros (espanhois e franceses) que vem cá correr e trazem a assistência. Vamos lá ver se isto aos poucos muda para melhor.
      Grande abraço e se não for antes até ao dia 2/11

      Excluir
  5. Eles até podem fazer muitas coisas bem, mas não fazem relatos destes! :)

    Parabéns Carlos, por mais uma prova superada e por mais um magnífico relato!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que não sei :) ...obrigado Luis.
      Aquele abraço

      Excluir
  6. Mais uma vez parabéns pela conclusão de mais uma maratona!
    Sem o foco principal serem os tempos, não deixa de ser mais uma para enriquecer o currículo!
    Apesar de pouca experiência no estrangeiro, partilho dessa tua opinião. A nossa cultura ainda vai muito atrasada.
    Temos de ser nós a tentar mudar mentalidades!
    O relato é mais uma vez com a chancela Carlos Cardoso! Muitos parabéns também por isso.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luis, tens toda a razão...podemos começar por nós, talvez possamos ajudar a mudar a nossa mentalidade. Obrigado pela simpatia.
      Aquele abraço e boa sorte para Lisboa - vou estar a torcer por ti e "cheira-me" que vai sair um tempo canhão

      Excluir
  7. Estava a ler a tua descrição e só me lembrava da maratona do Luxemburgo, tantos pontos em comum!Também ias gostar dessa de certeza. O que não é em comum, é a facilidade com que a acabaste, eu cheguei de rastos ehehe Parabéns máquina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através do teu relato fiquei de olho na do Luxemburgo. Acabei com facilidade é verdade, pela primeira vez :) Obrigado.
      Abraço e máquina és tu

      Excluir
  8. Realmente esse vídeo arrepia! Não percebo nada do que o speaker diz, mas a emoção está lá! :D
    O que me ri ao visualizar o miúdo a gritar “SCHNELLER!!!” Ehehe :)) Muito bom.
    Uma Maratona internacional deve ser uma grande experiência.
    Beijinhos
    PS: Ah, e parabéns! ;) Para quem disse que se ia "controlar" 3h38 é muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...o miúdo era um espectáculo...estava mesmo muito sério, acho que dava para general...mas o pai não lhe ficava atrás, ria-se que nem um perdido...muito bom :)
      Já fiz 3 Maratonas lá fora e todas elas são a nível do público incomparavelmente melhores (e digo isto com muita pena, mas há que reconhecê-lo) :(
      Beijinhos

      P.S. Por incrível que pareça foi mesmo a controlar...e hoje estou fino...tou tão velhinho que o corpo já nem se cansa :)

      Excluir
  9. Brutal !!
    Que relato\cronica mais bem elaborada e emocionante ! Muita nice !

    Obrigado pela partilha , parecia que estava lá ! ;)

    Como só corri ainda uma Maratona não posso comparar , mas no Porto o ano passado , os espanhóis apoiaram-me muito ! :D

    E imagino a diferença que isso faz , então a chegar á meta , naqueles metros finais , deve ser uma emoção linda !!

    Quanto á tua prova , nem vou comentar !!
    Fonix !! 3:37 , nas calmas e a acabar com um sorriso e na descontra ??

    Só não te chamo nomes feios , porque é um blog familiar , senão...caraguuuu !! ehehehhe

    Parabens grande Carlos!

    Na Maratona tripeira vais voar !! ;)

    aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :) ...la fora (infelizmente) é outra fruta.
      Quanto ao Porto, acho que quem vai voar és tu :)
      Abraço

      Excluir
  10. Para treino parece-me bem :)

    Pela descriçao até me apetece começar a treinar para uma maratona, ehhh, espera, se calhar :)

    Contra mim falo que a menos que participe ou vá acompanhar alguém não sou de ir ver provas, maratonas, meias, mas se lá estou faço barulho!

    Mas parece ser mesmo abismal a cultura desportiva entre nós, tugas, e ...o resto do mundo?

    Só me lembro desta meia da ponde 25 abril em que estava tudo sisudo no comboio a medir forças e um grupo de franceses e francesas a fazer a festa! E cruzei-me com alguns durante a prova e a animação era constante...entre eles, porque as ruas estavam desertas...

    Enfim, dizem que estamos a evoluir.

    Parabéns pela sexta e em especial como foi conseguida.

    Até dia 2, que é um domingo.

    Abraço, campeão!

    PS: A imagem do miudo incentivar é fantástica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado...infelizmente é verdade e começa por nós :(
      Mas pronto...temos outras coisas em que somos melhores...hmmm....comer e beber :)
      Até dia 2 que é domingo....
      Abraço

      P.S. Manda-me lá um mail para casc1972@hotmail.com com o teu contacto...preciso de ter uma conversa de pé de orelha contigo :)

      Excluir
  11. Cada vez me sinto mais "pressionada" a fazer a maratona! :))
    E por agora é só... :)

    ResponderExcluir
  12. Espectacular Carlos!!!!
    Parabéns pela 6ª Maratona (e já vais a caminho da 7ª....)
    Pelo relato percebe-se que foi uma festa! E se queremos festa numa maratona, infelizmente temos que ir para o estrangeiro...

    Estás em grande forma rapaz! Sim senhor!
    Vemo-nos no Porto :) onde eu chegarei mais de 1h depois de ti eheheheh :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa....infelizmente é verdade. Vemo-nos no Porto, que embora não chegue nem aos calcanhares da de Múnster no que diz respeito ao público, é muito bonita e mesmo a nível de apoio tem melhorado de ano para ano.
      Beijinhos e boa sorte para Arga

      Excluir
  13. Sabes aquele smile dos emoji que é um bonequinho a chorar muito? mas muito mesmo? Se o blogger aceitasse emoji era essa a carinha que colocaria agora...

    "média ligeiramente acima dos 5min/km…" buuuaaahhhhh também quero!

    Limpando as lágrimas e a ranhoca, fizeste-me despertar o interesse desta prova. Desconhecia, mas se recomendas, acho que vou prestar mais atenção :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (eu vi uma criança no video??? uma criança??? oh como é que eu ponho o emoji aqui!!!!)

      Excluir
    2. hehehe...já fiz Paris e Madrid...Múnster como cidade não tem as potencialidades para bater o pé a estas capitais, mas a nível de apoio e festa embora não consiga chegar ao nível de Paris, considero melhor que Madrid (que tb é muito bom).
      Beijinhos e bons treinos

      P.S. havia muitas crianças a fazer a parte final da corrida, e havia algumas a fazer mesmo um troço de 10km da estafeta.

      Excluir
  14. Grande relato Carlos!
    E que grande tempo!
    Parabéns por mais uma maratona!

    Abraço

    ResponderExcluir