domingo

Maratona do Porto 2014 - 2ª semana de preparação


A 2ª semana correu como planeada…5 treinos de corrida, muito diversificados e aumento de km...

2ª feira – 11km a rolar (5,45min/km), feitos às 6h da matina – a noite foi razoavelmente bem dormida, o que me permitiu levantar cedo para treinar. A não ser os ca.350m de Desnivel acumulado não existe mais nada de especial a reportar.

3ª feira – dia de series em que tive por companhia o meu amigo Badolas. Treininho feito às 22h…no total 15km com 8x800m a 4,20min/km pelo meio. Assim com companhia este tipo de treino faz-se muito melhor.

4ª feira – 10,1km a rolar (5,31min/km) – mais um treino depois das 22h. Soube bem, apenas custa a sair de casa a esta hora…tudo feito nas calmas, a destacar apenas mais quase 400m de Desnível acumulado. Média do bpm nos 137…bom sinal…a máquina está a melhorar J

5ª feira – descanso

6ª feira – 5km de corrida bem ritmada (4,38min/km) – nem era para treinar, andei o dia todo com as minhas meninas no passeio e quando chegamos a casa a meio da tarde, abriu-se ali uma janelinha e eu fui fazer 25min…calor abrasador (eram 16h), ritmo acima da média e quase 200m de Desnivel acumulado. Curto mas bom J

Sábado – descanso

Domingo – 42,195km – Maratona do Perneta – segue um post à parte sobre este treino.

Total – ca.83km

A 3ª semana tem ca.75km no cardápio, com 5 treinos diversificados previstos, incluindo outro treino muito especial previsto para 4ª feira. Isto é, se a recuperação da loucura de hoje não me impedir :)

Boa semana para todos J

 

16 comentários:

  1. Esse treino de domingo é que me "parte " todo! Que espectáculo!!!

    Um abraço e dá-lhe!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este treino foi uma "pequena" loucura, que tem um explicação...embora já estejas desconfiado do que se possa ter passado, vais ter que esperar mais um pouco para ter a certeza :)~
      Aquele abraço

      Excluir
  2. ehehheh...
    Espectaculo !!

    Treinos , mais duros do que as provas , é á homem de barba rija !! :P

    Dá-lhe com alma , que o corpo parece que quer mais ! eheheh

    Abraço grande Carlos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou um jovem, que queres??? :):):)
      Grande abraço

      Excluir
  3. Pareces aqueles miúdos da escola, super certinhos, que fazem os tpc muito bonitinhos e chegam à escola e vão logo a correr mostrar tudo à professora com um sorriso nos rosto... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que tal Sra.Professora? Acha que tá bem assim? :)
      Se havia coisa que eu não era na escola, era certinho :) ...e tpc para mim era castigo, já correr é prazer ;)
      Beijinhos...e força aí nos últimos dias

      Excluir
  4. caneco! Tu corres muuuuuito!!! Posso fazer-te um pergunta? queria só a tua opinião (porque está longe de ser unânime): achas que uma pessoa que está a preparar a maratona deve fazer os 42k durante os treinos? Do que tenho lido, parece não existir consenso em relação a isto: uns dizem que se deve fazer por causa da questão psicológica, outros dizem que não convém para não atingir o pico de forma física antes dos treinos... Eu começo a achar que depende da experiência de cada atleta e da sua capacidade de resiliência (física, claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corro qualquer coisita, mas comparado com alguns que andam por aí sou um menino de coro :)
      Quanto à tua questão, quero-te dizer que sou um leigo no assunto...tenho apenas 4 anos de corrida, li algumas coisas, fiz 5 Maratonas e algumas Ultras...o plano que sigo é feito por mim, feito com base em planos que experimentei e que fui adaptando...fui fazendo experiências e aprendendo com os erros...se é correcto? Não sei...mas tenho melhorado. Respondendo à pergunta, acho que não se deve fazer 42,195km num treino antes da Maratona...para um atleta de fim de semana normal é uma brutalidade e a recuperação total é lenta e longa, e o sofrimento é grande e pode funcionar negativamente a nível psicológico (imagina que corre mal, o que é normal). Eu em todas as anteriores Maratonas raramente passei dos 30km (desses fiz vários - 5 ou 6 por Maratona), e quando o fiz foi tipo 32km. É evidente que existem atletas que fazem uma Maratona com uma perna às costas...os que fazem Ultras então fazem muitas vezes treinos de 5 e mais horas...mas os corpos deles estão habituados e recuperam rápido - conheço alguns desta estirpe.
      O facto de ontem ter corrido uma Maratona tem uma razão (que verás no próximo post), e é uma excepção...normalmente nunca o faria.
      Existe uma forma de simular um pouco o que o corpo sente depois dos 30/35km e treina-lo....ir fazer um longo de 25km em jejum. Mas lá está...uns defendem-no, outros dizem que é uma estupidez.
      Tudo o que aqui escrevi é apenas uma opinião baseada nas minhas experiências (que são poucas).
      Dá-lhe, que já falta pouco ;)

      Excluir
  5. UI!! Tinha prometido que ia contigo nos primeiros kms da maratona mas assim retiro o que disse....talvez é melhor combinar para o fim...83km na segunda semana é muito km , espero que continue a correr bem a preparação , cuidado com as lesões .Estou certo que vais-te superar e fazer um tempo muito bom.abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim. Veremos...ainda faltam umas semanitas :)
      Aquele abraço e bons treinos

      Excluir
  6. Cansei, né, ele é trilho, maratona, esse Perneta é d'caneco!
    Maratona na 2a semana???!! Ui, que isto para os meus lados anda muito parado...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma "loucura", eu sei...e nada aconselhável. Mas pronto...tem uma razão. Tu vê lá se atinas....é que 10 semanas passam a voar ;)
      Aquele abraço

      Excluir
  7. Andamos sintonizados pah! Cá pra mim ainda vais é correr o DUT eheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...não me parece que vá ao DUT ;)
      Abraço e dá-lhe forte

      Excluir
  8. Vais fazer uma Maratona e peras!!!

    Bons treinos...mas SE queres um "bom" resultado no Porto, não faças mais treinos-maratona...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ver...eu sei que não o devo fazer, mas foi uma excepção pq tem uma razão pessoal. Por acaso ainda vou correr mais uma Maratona antes do Porto, no dia 14 Set em Múnster na Alemanha, a convite de um cliente meu...vai ser encarada como um treino longo ;)
      Beijinhos e bons treinos

      Excluir