segunda-feira

29º Grande Prémio de Estarreja


Ontem voltei às provas de estrada…fui correr os 10km da 29º edição do Grande Prémio de Estarreja , um clássico no distrito de Aveiro.

Há umas semanas atrás, logo após os Abutres, o meu plano passava por uma preparação específica de 6 semanas para tentar baixar os 40 minutos nos 10km…a prova escolhida era a Corrida do Pai a 15 de Março. Estarreja seria a primeira prova teste nesta distância, para ver onde parava a forma. Pois, mas entretanto inscrevi-me na Ultra do Paleozóico que se realiza no mesmo dia da Corrida do Pai e esse objectivo foi posto de parte (por enquanto).

Mesmo assim inscrevi-me em Estarreja e ia dar o meu melhor, tendo duas semanas para tentar ganhar alguma velocidade, mas após dois treinos rápidos há duas semanas fiquei doente…de tal forma que me obrigou a ficar de cama. Apenas voltei a correr na semana passada,  4ª feira (5km na passadeira) e 5ª feira (10km em estrada) tudo a ritmo muito ligeiro.

E pronto…era domingo e lá estava eu em Estarreja com mais 4 elementos do CAL. Fiz um aquecimento com o Speedy Gonzalez do nosso clube (o Nuno Silva), e já aí vi que não era dia para grandes marcas…após 3km de corridinhas, aceleradelas e alongamentos já estava cansado J
Fotografia


Pouco depois estava na linha de partida, tendo-me colocado no último terço do pelotão. O tempo estava excelente para correr, temperatura amena e solzinho. Não sei ao certo quantos atletas seriam (uma poucas centenas), e mal se deu o tiro de partida deu para começar logo a correr ao ritmo que se pretendia. Decidi-me a andar perto do ritmo do meu recorde pessoal…entre 4 e 4,05min/km. O percurso é de 2 voltas, uma primeira mais pequena mais dentro de Estarreja e uma segunda maior que vai fora da cidade.  

Logo aos 2 km senti dificuldades em manter a velocidade, quando passei na zona da meta (ca.3km) e começou a subir ligeiramente tive alguns problemas e tomei a decisão de baixar um pouco o ritmo. Comecei a andar a 4,15-4,20min/km e consegui estabilizar….e foi nesse ritmo que fui até aos 8km, sempre a uns 10 metros de um grupo "adversário" de 2 homens e uma mulher que utilizei como lebres e motivação para me aguentar.

O percurso é bastante plano…a dificuldade são uma ou outra recta longa (difícil quando se faz a prova “sozinho”) e dois pontões, com subidas curtas (200 metros) mas ingremes…a primeira é ca. dos 6km e consigo vence-la sem baixar o ritmo…passo os meus adversários, mas na descida eles voltam a passar por mim e a ganhar-me os mesmos 10 metros. Vamos passando outros atletas…a chamada prova de trás para a frente. Está calor e tenho a boca seca…levo uma garrafa comigo desde o abastecimento dos 5km, mas com o coração a mil não consigo beber. Aos ca.7km decido-me finalmente a beber, reduzo um pouco e bebo tentando perder o mínimo tempo possível…aos 8,5km apanhamos o 2º pontão, e é aqui que ataco…consigo subir bem, embora desta vez com mais dificuldade dá para manter o ritmo, aproveitando o facto de o grupinho "adversário" estar a subir com dificuldades…ganho um centena de metros o que foi o suficiente para fugir definitivamente.…falta agora 1km, vejo dois atletas que ainda posso ir “buscar” e acelero.…um deles rebenta pouco depois e consigo passa-lo, depois entramos na descida para a meta e tento alcançar o outro mas já não dá…ele é mais rápido e ainda tem energia para manter a distância. Passo a meta, paro o relógio que marca 42,26min…nada de especial, já fiz bem melhor, mas olhando ao pouco treino especifico e ter estado doente até que não foi nada mau. Um bom treino rápido.

Depois de recuperar um pouco, fiz mais 2km de corrida de recuperação e uns alongamentos antes de voltar a casa.

A prova em Estarreja é uma bonita festa de atletismo, que ocupa toda a manhã…começa às 9h com os mais pequenos, e vai subindo de escalões para acabar com a prova principal dos seniores e veteranos às 11.30h.  A prova principal atrai atletas de elite portugueses (em masculinos ganhou o Licinio Pimentel e em femininos a Marisa Barros, ambos do Benfica). Nada a apontar…nada? Bem, talvez a organização pudesse pensar em outro tipo de controle de tempos…não existem chips, sensores, ou outra coisa do género…é a olhómetro…no meu caso, o tempo oficial foi de 42,37 (mais de 10 segundos acima do real)…por acaso não estamos a falar de nenhum recorde pessoal, se não teria ficado chateado J De resto tudo impecável!!!

Com isto terminei a semana com 30km feitos.

Esta semana estou novamente de viagem, e espero conseguir treinar umas 4 ou 5 vezes….neste momento estou em Salzburgo e espero amanhã conseguir levantar-me cedo para ir dar uma corridita ali em baixo junto ao rio.

25 comentários:

  1. Olha agora "nada de especial"... 42:26, bem bom! Ainda por cima num dia em que te sentias cansado... gabarolas! :P
    Bom treininho aí por Salzburgo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assim, gabarolas :)
      O treininho por Salzburgo foi um espectáculo, pena não ter tido mais tempo.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Com a ta determinação acredito qe este ano ainda vais bater a ta marca dos 10 klm e da meia maratona.
    Abraço companheiro e mitos e bons Klms!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela confiança...vou fazer por isso.
      Abraço

      Excluir
  3. Pfff... 42.26... mesmo nada de especial...

    He he he! Para mim esse tempo é estratosférico e nem estou a pensar que estivestes doente.

    Se assim fazes 42.26, ai ainda baixas dos 40 baixas!

    Um abraço e boa viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois...para o Licinio Pimentel seria uma "caminhada"...hehehe
      Baixar os 40 não é nada fácil...sabes bem que 2 minutos são 500m :)
      Abraço

      Excluir
  4. (Vou-me juntar ao coro) Ui, 42 nada de especial, tá maluco! eheh Foi bom, e sem treino especifico. Os 40 estão mesmo aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil...mas ou tentar um dia desses.
      Abraço e boa sorte para domingo

      Excluir
  5. Epa eu nem em grande forma consigo esse tempo quanto mais debilitado física. Foi um grande tempo! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andas lá perto, e ainda tens muito para dar :)
      Obrigado e aquele abraço

      Excluir
  6. 42m37s??? Isto mete nojo, sabias???
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe....eu sou um mete-nojo, eu sei :)
      Boa semana para ti tb. Bjinhos

      Excluir
  7. Foi um bom treino??? 42 minutos??? Tás a brincar certo? Eu nem 52 minutos....
    Bons treinos aí por Salzburgo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu "só" corres à 1 ano....quando tiveres mais uns anitos sabes lá o que vais conseguir, com esse potencial todo :)
      Salzburgo é lindíssimo e gostei da minha corrida matinal...pena ter sido só 1 hora :)
      Beijinhos

      Excluir
  8. "Ganda" tempo, relato empolgante, "ganda" marca mas gosto mais das historias do "mato" até porque como diz o Grão-Mestre José Moutinho o alcatrão faz mal à saúde! :) Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Moutinho o diz, quem sou eu para o desmentir.
      Grande abraço

      P.S. e cá entre nós que ninguém nos ouve, tb gosto mais das histórias do "mato"

      Excluir
  9. "...baixar um pouco o ritmo. Comecei a andar a 4,15-4,20min/km..." Claramente um post mete nojo para 80% dos corredores Portugueses... :P Boas corridas por essa Europa! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim...não sei bem quantos eram, mas acho que fiquei lá para meio na classificação...por isso,este poste só mete nojo a ca.50% dos corredores :P
      Abraço

      Excluir
  10. Muito bem!
    Não sendo "nada de especial", foi uma boa marca, tendo em conta as adversidades...
    Não tenho a certeza, mas provavelmente esses 10km de Estarreja fazem parte do calendário e do circuito de corridas distrital... É normal não haver chips, o que interessa são as classificações... Ninguém está à espera que vá aí alguém bater o recorde do mundo.. hehe
    Pior do que isso é não haver chips (nem tempos!) num campeonato nacional de estrada, como infelizmente já tive a oportunidade de ver e participar... Onde cada lugar conta para a classificação colectiva! E depois sai tudo baralhado... Enfim...
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb já me aconteceu em provas em que tinha batido o meu recorde...aí fiquei fulo, e fartei-me de enviar mails a reclamar/chamar atenção à organização...nunca obtive resposta. As organizações tem que saber, que existem atletas no meio do pelotão que levam objectivos pessoais. Mas pronto, é assim...
      Abraço

      Excluir
  11. 42' em 10kms ???

    ...anda mas é com isso ó velhote !! :P

    ehehheh, não sei se é bom ou mau , quando "consideramos" para nós próprios dizer que "não foi mau" , "não foi nada de especial" , e tal !!!

    ...só faltava dizeres que tinhas uma dorzinha aqui e uma cena ali !!!

    esta conbersa de corredor , sei eu bem o que é !! :P


    Grande tempo , grande Carlos , isso sem o treino "especifico" , olha se treinasses ! eheheh

    abraço , tudo a correr pelo melhor
    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um bom treino pq é mais rápido do que treino habitualmente, mas não é nada de especial pois consigo fazer bem melhor...ainda à mês e meio, na S.Silvestre do Porto (que é bem mais durinha) fiz minuto e meio abaixo. Só isso, mais nada.... :P
      Aiii se eu tivesse a tua idade....fazia para aí 34 ou 35min (aos 8km)...hehehehe...

      Já falta pouco para "defrontares" aqui o velhote....fica aqui oficialmente lançado o desafio para o Paleozóico.....vamos ver quem come mais amendoins salgados nos abastecimentos :)

      Aquele abraço!!! Velhos são os trapos!!!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou dizer que 42' metem nojo, eu que apenas consigo fazer em 54'.

      Mesmo não tendo conseguido os 40' é um grande tempo, mas acho que mais do que tentares os 40' deverias tentar "meter" a Maratona nos 10 kms, ou seja fazer os 10 kms em 42' 19,5''.

      Abraço e continuação de bons treinos.

      P.S. - Já não basta o quintal para meter inveja, agora é correr em Salzburgo :-)

      Excluir
    2. Ó Fernando, eu sabia que dificilmente chegaria próximo dos 40min....é o meu limite, e para chegar lá teria que estar noutra forma. Em todo o caso, sendo uma distância curta, decidi arrancar forte para ver o que dava e pouco depois vi logo que não dava. 42min é rápido para ti, mas muito lento para o Licinio Pimentel que ganhou com 30min e uns pozinhos. Já o Sr.Ernesto da nossa equipa não se importava de fazer 54min de certeza. Cada um ao seu nível :)

      Abraço e bons treinos para ti tb.

      P.S. Vai lá espreitar o meu último post....numa semana apenas corri em Salzburgo, Innsbruck, Munique e no fim ainda pelo meu Quintal. Isso é que se chama meter nojo :)

      Excluir