segunda-feira

Volta à Cidade do Porto 2013 - pela Renata...e BOM NATAL!!!


Tal como previsto ontem fui até ao Porto participar na Volta à Cidade do Porto, um chamado “treino livre” que se organiza uma vez por ano (não sei em quantas edições já vai) e tal como o nome indica, consiste em literalmente dar à volta à Cidade do Porto a correr. As redes sociais (neste caso o FB) tem estas vantagens, de nos dar a conhecer eventos, dos quais em situação normal, não teria conhecimento. Assim já à alguns meses tinha sido “convidado” a participar pelo Victor Coelho (um dos impulsionadores, “amigo” facebookiano que não conhecia pessoalmente) a participar, e como achei a ideia gira logo confirmei a minha presença.

Se alguma dúvida pudesse ainda existir em relação à minha presença, essa desvaneceu-se por completo quando o evento se associou ao caso da Renata, situação que “mexeu” comigo e tornou a vontade em estar presente ainda maior. Correr e ainda por cima poder ajudar alguém? Contem comigo…
 
Pois…toca a convocar o pessoal do CAL via mail…pensava poder reunir uns 8-10 colegas de clube…foram “só” 4 os que puderem estar presentes, mas como diz o ditado “poucos mas (muito) bons”….e os outros, que não puderam estar presentes a correr, podem sempre contribuir na mesma, não é malta?

Ontem, à hora combinada lá estávamos os 4 do CAL (o Gil, Filipe, Xô Presidente Dias e eu) no Parque da Cidade. Os participantes estavam a chegar e a juntar….logo veio o Vitor Coelho ter connosco para nos elucidar sobre as particularidades do percurso, chamando a atenção para o perigos, principalmente na primeira metade do percurso até ao Freixo. Disse tb que nos iriamos dividir em 2 grupos, um primeiro que nós integramos que sairia mais cedo uns minutos, para evitar um grupo demasiado grande nessa tal primeira parte. Agruparíamos na zona do Freixo.
 

E assim foi…lá partimos num grupo de ca.30 atletas, primeiro atravessando o Parque da Cidade, Senhora da Hora, Areosa até perto do Freixo, junto a uma Fonte para então reagrupar com o 2º grupo.





Foram ca. de 15km, em ameno cavaqueira, confraternizando, sempre a um ritmo na ordem dos 6min/km (previstos), embora uma vez ou outra a malta lá se esquecesse e houvesse uma outra aceleradela, prontamente travada pelos atletas mais atentos aos ritmos. Esta parte é a mais complicada, tem algumas subidas, que embora não sejam muito acentuadas são longas – o cuidado ao transito tem que ser redobrado, pois passamos em muitos cruzamentos, acessos a auto-estrada…tenho a dizer que os automobilistas que fomos encontrando foram de uma simpatia incrível, colaborando com o nosso grupo. Íamos encontrando sempre muita gente simpática pelas ruas, especialmente nos tradicionais “Tascos” e Cafés…saudações de “BOM NATAL” eram uma constante…muitos carros apitavam à nossa passagem e até nos acenaram de dentro de um ou outro carro patrulha da Policia…bem, agora que estou a pensar nisso, falta saber se era para nos cumprimentar, se era para nos mandar parar e multar J ….que se lixe, não temos matriculas, pelo que não existe forma de nos identificar J Srs.Guardas, este que está a escrever estas linhas, não sou eu, não esteve presente e mesmo que apareça nas fotos…é tudo mentira…são montagens J
 

 

Depois de chegar à tal fonte perto do Freixo, aguardamos uns minutos à espera do segundo grupo. Quando chegaram deu para ver que muito maior do que o nosso….estimo mais de 100 pessoas no total (no ano passado foram 77). Nada mau, visto que a poucos km dali (em Canelas) se estava a realizar ao mesmo tempo o X-mas Trail. E todos juntos lá nos fizemos à estrada para a 2ª parte da Corrida, praticamente sempre ao longo da margem do Douro, do Freixo, passando pela Ribeira, marginal fora até à Foz, Avenida Brasilia até ao Castelo do Queijo onde viramos para cima, seguindo a Avenida da Boavista até à entrada Norte do Parque da Cidade…no fundo, para quem conhece, é grande parte do percurso de regresso da Maratona do Porto.


 
 
 






 
Foram 29,5km a uma média de ca.6min/km (com as paragens). Passaram a voar no meio de tanta conversa e “cumbibio”. O tempo esteve bom, fresco ideal para correr, uma chuvada ou outra muito ligeira apenas para refrescar as ideias. S.Pedro é nosso amigo.
 
Eu senti-me sempre muito confortável, como andei armado em fotógrafo, de vez em quando lá mandava umas aceleradelas para me posicionar para tirar as fotos ao pelotão….foi uma espécie de treino de “series”….uma nova experiência, pq normalmente quando saco do telemóvel ou maquina fotográfica durante as corridas, serve como desculpa para descansar J … neste caso cansou-me…é que não era só ter que ganhar uns metros valentes ao pelotão, era depois recuperar para colar novamente aos gajos e gajas que não esperavam por mim J

Gostei muito da manhã….um belo treino longo que tanto jeito faz nesta altura, em boa companhia (o tempo parece que voa) e ainda por cima rendeu 504€ para ajudar a Renata. Isto só ontem, pq acredito que tenha havido mais gente a ajudar sem ter participado na Corrida…pelo que nos disse o Victor Coelho no fim, o objectivo tinha sido atingido. Ainda bem.

Uma palavrinha para o Xô Presidente do CAL, Xô Dias. Para ele, este treino teve um “extra”…foi a primeira vez que correu 30km, e chegou ao fim fresco como uma alface…acho que se lhe dissessem para dar mais uma volta ele ia sem hesitar….fica aqui oficialmente lançado o desafio – “BORA LÁ FAZER A MARATONA DO PORTO EM 2014”…..e mais…se aceitar o desafio, eu terei todo o gosto em ser o “Padrinho” e acompanhar a prova de inicio até ao fim (se tiver pernas para isso). Tá dito…

Aproveito para desejar um BOM NATAL a todos que por aqui passam, respectivas famílias e amigos. Não tenho nenhum Postal de Natal, mas tenho este cromo de Natal (o gajo é feio pra caraças, mas é o que se pode arranjar)…
HO HO HO !!!!
 
....comam muitos doces para ter a desculpa de ir correr mais uns km J


16 comentários:

  1. Bom Natal! E boas Entradas no novo ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvio. Tb para ti e para os teus um Feliz Natal e um excelente 2014.
      Abraço

      Excluir
  2. Bonito!

    Parabéns pela iniciativa

    Um Feliz Natal (e estou à espera da tua prenda a ti próprio, os 3 mil)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Feliz Natal tb para ti e para os teus.
      Grande abraço

      Excluir
  3. Os polícias iam era atentos ao vosso excesso de velocidade... ;)
    30km pelas ruas da cidade, com chuviscos passageiros, bem bom!

    Feliz Natal para ti e para a família.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rute. Bom Natal para ti e para os teus. Beijinhos

      Excluir
  4. Muito bom relato. Tens grande coração amigo...Mais uma ve bom Natal e Bom ano 2014 com muitos e bons klms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos...continuo em falta contigo mas não me esqueci.
      Feliz Natal para ti e para os teus, já agora tb um excelente ano de 2014 cheio de saúde que é o mais importante - o resto conquista-se.
      Grande Abraço

      Excluir
  5. Muitos Parabéns pela Bonita iniciativa...deveria haver mais assim!!! :D

    Feliz Natal!!! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que existem muitas destas iniciativas, e cada vez mais o que é muito bom. E com as redes sociais é cada vez mais fácil saber delas.
      Feliz Natal para ti e para o teus.
      Beijinhos

      Excluir
  6. Bom rescaldo, outra coisa não era de esperar ;) .
    Um Bom Natal para ti e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Richard.
      Bom Natal tb para ti e para os teus.
      Abraço

      Excluir
  7. Gostei de ler.

    Feliz Natal para ti e para os teus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor. Feliz Natal para ti e para os teus tb.
      Abraço

      Excluir
  8. Estes treinos solidários têm um gostinho especial.

    Um Feliz Natal também para ti e para a tua família.

    Beijinhos e força para os 3000, está quase quase ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Isa.
      Obrigado e um Bom Natal tb para ti e para os teus.
      Beijinhos

      Excluir