quinta-feira

A tentar "botar" velocidade nas pernas - parte II ou S.Silvestre Porto 2013


 
No domingo vou correr a S.Silvestre do Porto, o que será a minha 4ª participação consecutiva. Esta prova é, sem dúvida nenhuma, uma das minhas provas preferidas, diria mesmo obrigatória, por muitas razões...
 
- o percurso - partida e chegada na Avenida dos Aliados, percorrendo as ruas do centro da lindíssima cidade do Porto, tudo enfeitado e luminoso devido às festividades que se aproximam.
- o ambiente - é uma corrida diferente, é uma festa com milhares de participantes (este ano serão 9000 na corrida e 7000 na caminhada) e as ruas cheias de gente a assistir. Pode-se dizer que o Porto sai à rua. É evidente que também existe competição e objectivos, mas acho que na grande maioria dos participantes isso é secundário.
 
Este ano, existem ainda outras nuances, que fazem esta corrida ser especial...é a 20ª edição, e a organização promete que terá várias surpresas, garantindo ser esta a melhor edição de sempre (e olhem que não é nada fácil bater as antecessoras) - veremos.
 
Será ainda mais especial para mim, porque na caminhada estão inscritos a Dª Teresa e o Sr.Zacarias, nada mais nada menos que os meus queridos paizinhos - eles fazem caminhadas todos os dias, mas é a primeira vez que os consigo "arrastar" para uma deste tipo - vão gostar de certeza :)...vou é ter que me comportar muito bem, porque os meus pais pensam que tem aqui um "anjo", e embora me esteja a aproximar a largos passos da idade da reforma, seja casado e pai de filhas, se me "estico" muito, o Sr.Zacarias Cardoso aplica-me o respectivo correctivo e põe-me logo na linha :)
 
Do CAL estão inscritos mais do que muitos....acho que mais de 20 na corrida e no mínimo outros tantos na caminhada. Vamos lá ver se é desta que conseguimos tirar um foto de família mais composta.
 
Quanto a mim, levo um pequeno objectivo para esta edição - vou tentar bater o meu recorde na prova. Nas 3 edições anteriores fiz os seguintes tempos:
 
2010 - 46,39 (ainda eram duas voltas de ca.5km)
2011 - 43,15
2012 - 44,37 (fiz uma prova bem melhor do que estava à espera (S.Silvestre 2012))
 
Parece fácil de atingir para quem ainda à 2 meses, em treino, fazia 10km na casa dos 40min. Mas de lá até hoje muita coisa mudou...a forma aqui do marmanjo já não é a mesma. Muito menos treinos nos últimos meses, baixaram a forma - a Maratona do Porto e a UTAM deram a machadada final :) ....no entanto, na semana passada regressei aos treinos mais rápidos, de tentar "botar" velocidade nas pernas...não foi mau de todo. E na 3ª feira passada voltei aos treinos de velocidade, tendo feito 10 series de 400m a uma média de 3,45min/km. Aguentei-me bem. Por isso, acho que estou em condições de conseguir esse meu (pequeno) objectivo, sem que esse seja o motivo principal desta minha participação - quero "cumbibere" e divertir-me!!!
 
Para quem não conhece...... o percurso da S.Silvestre do Porto não é o ideal para quem pensa em grandes objectivos de tempos.
 
 
 
É muita gente, não se consegue correr ao inicio, e primeiro que se entre num ritmo razoável já se "perderam" alguns minutos. Depois tem 2km sempre a subir ao inicio por Sá da Bandeira, passando por Santa Catarina até à Praça do Marquês de Pombal. Perguntam vocês - mas tudo o que sobe, desce?..... Claro...mas as ruas estreitas, com tanta gente, carros estacionados e grande parte em piso de paralelos não deixam desenvolver a corrida de uma forma constante. E no fim....quando já falta pouco mais de 1km, toca a subir parte de Sá da Bandeira novamente, subir Avenida dos Aliados (já tou cansado só de pensar), antes de dar a volta à Camara e entrar na recta da meta a grande velocidade a descer. Adoro a dureza desta prova!!!
 
Venha ela.....

15 comentários:

  1. ...corre Tripeiro !!! :P

    ...vais conseguir de certeza , e mais não seja o divertimento está garantido !
    ...ainda não vai ser este ano que vou ao porto no natal , fim-de-ano , mas esta prova tambem está nos meus planos !! :)

    ...eu vou á de Lisboa e tambem já sei que não vou conseguir correr nos primeiros 2 kms , tal a quantidade de "atletas" que não tem a noção e nem "correm", mas que insistem em ir para os primeiros lugares da linha de partida , que é até "perigoso" tentar correr , nesses primeiros kms !
    ...enfim...

    ...mas vou á da Amadora dia 31-12 :D e aí sim , dependendo do tempo e dos tais "atletas" , vou tentar também botar um ritmo forte e atacar o meu RP nos 10K ;)

    ...grande abraço e boa prova !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Boas provas para ti tb. A da Amadora é um clássico que um dia tb gostava de fazer.
      Força nisso. Abraço

      Excluir
  2. Força para a Dª Teresa e o sr. Zacarias na caminhada!
    Ah... e já agora... (ih ih ih) para o filho deles que corre tão bem que estou a torcer para o seu melhor tempo nesta prova e para os 3 mil!

    Tenho pena que o Porto seja longe pois tem provas extraordinárias. A minha única experiência foi na Meia da SportZone 2008 que é lindíssima!

    FORÇA e tudo a correr pelo melhor!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João...vou dar o meu melhor, mas acima de tudo divertir-me.
      Os meus papás não dão hipótese, então o meu pai quase com 70 anos, caminha todos os dias e ainda joga futsal uma vez por semana. Tenho a certeza, que se ele tivesse vontade de treinar um pouco ainda fazia uma belas provas a correr - quem me dera chegar à idade dele com a pujança que ele tem :)
      Quanto às provas no Porto, tens razão...são lindíssimas e bem organizadas....mas fazer 600km para vir correr 10km é complicado....só tens uma solução....vens correr a Maratona do Porto, assim já vale a pena :)
      Tb existem muitas provas aí em Lisboa e arredores que ei gostava de fazer, mas é o mesmo problema...
      Abraço

      Excluir
  3. força ai carlos...e já agora tb para os papás do menino.
    depois já sabes conta tudo sobre a prova.
    bons klms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado....claro que vou contar todos os pormenores :)
      Abraço

      Excluir
  4. Não interessa a idade... estamos sempre a tempo de levar um correctivo dos pais :)

    Que tenham todos uma bela prova e que desfrutem de uma bela manhã :D

    Beijos e força nisso... a tendência vai ser para baixar tenho a certeza :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é verdade...mas como eu sou um "anjo" não existe a necessidade de correctivos :)
      Obrigado e beijinhos para ti tb.

      Excluir
  5. Carlos já disse e volto a dizer vocês galegos só têm uma velocidade: sempre a rasgar! Dá-lhe gás!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. وذلك بفضل سيلفيو .... والمغاربة، السل مفتوح دائما؟
      عناق :)

      Excluir
  6. 9000 é muito "gaijo". Deve ser um ambiente muito bom...
    Mas melhor que grandes tempos é divertires-te. E isso vais concerteza fazer...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ambiente é fantástico, aliado à cidade toda enfeitada e por ser à noite é qualquer coisa de espectacular.
      O tempo é secundário....o divertimento é garantido!!!
      Abraço

      Excluir
  7. As S. Silvestre têm sempre um encanto especial. Desta vez, que vais levar os pais contigo (porta-te bem! :P), ainda vai ser melhor.

    Boa prova! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E achas que tenho outra hipótese a não ser portar-me bem? Não conheces o Zacarias Cardoso :)
      Obrigado.
      Beijinhos

      Excluir