quinta-feira

Os trilhos chamam-me...




Há alguns meses a esta parte que ando a matutar numa mudança em relação às minhas corridas.

Quando comecei a correr, dediquei-me practicamente em exclusivo às corridas em estrada…a motivação era conseguir correr distâncias cada vez mais longas e os recordes pessoais nas distâncias clássicas – primeiro os 10km e a Meia Maratona (por acaso até corri primeiro uma Meia Maratona) e depois o grande papão - a Maratona (algo que parecia quase inatingível na altura – se concluir a do Porto em Novembro serão já 5 em dois anos). Como todos, que se dedicam com algum empenho neste desporto, a evolução nestes dois aspectos (distâncias e tempos) foi rápida e os recordes pessoais iam caindo quase de prova em prova. Cheguei a um nível (que não sendo nada de especial), que pessoalmente nunca imaginei chegar, e mesmo reconhecendo que talvez tenha capacidade para fazer ainda melhor, acho que o meu caminho será outro. A estrada continua a dar-me prazer, mas fui descobrindo aos poucos a corrida em trilhos e tudo o que ela me dá e poderá dar pois estou apenas a começar.

Não quero com isto dizer que o meu “caminho” na estrada acabou, neste momento tenho 3 objectivos para cumprir e acho que estou no bom caminho. Se tudo correr bem, 2 deles serão cumpridos até Novembro deste ano. O outro ficará para uma altura qualquer (se me apetecer e ainda tiver pernas para isso) e se não o conseguir também não vem mal ao mundo.

Não vou deixar de fazer provas em estrada, mas vou deixar de orientar as minhas corridas para isso. Só a título de exemplo, as Maratonas são óptimas “desculpas” para se conhecerem cidades, e bons treinos longos para objectivos maiores.

O meu novo “caminho” será direccionado para as corridas na natureza, em trilhos, pelos montes e montanhas, sejam curtas ou longas distâncias. Tenho a sorte de viver numa zona com condições fantásticas para o trail (zona que desconheço quase por completo neste momento).  
O que me fascina mesmo são as Ultras…quero descobrir os meus limites e ultrapassa-los, um caminho para se fazer com “calma” porque tenho tempo. Ainda é cedo, mas 2014 será ano de mudança…

Os trilhos chamam-me….

17 comentários:

  1. Só tenho a desejar muita força para esse novo objectivo!
    É sempre bom haver mudanças, elas são boas!!

    Beijinhos e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Marta :)
      Beijinhos e bons treinos

      Excluir
  2. E chamam-te muito bem! :) Realmente tenho um bocado de inveja por viveres numa zona que proporciona a belos passeios na Natureza.
    Compreendo esse teu chamamento (achas estranho eu já ter pensado em, talvez, fazer uma ultra em trail mas não considerar ainda uma Maratona de estrada?), mas o importante é ser feliz a correr, seja em alcatrão, estradões de terra, praias ou montanha. :)

    Beijinhos e continuação de boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho nada estranho...as Ultras em trilhos nada tem a ver com as Maratonas de estrada...tu és "bicho do mato" (salvo seja), trailer pura :) ....uma Maratona de estrada vem por acréscimo. E tens razão, o que interessa em que a malta se sinta feliz, seja em que tipo de piso for.
      Beijinhos e bom trail em Óbidos amanhã...aqui sou eu que tenho inveja (da boa como diz o Vitor).

      Excluir
  3. HE HE HE, eu é que tinha razão :P
    É a evolução natural do Homem atleta ;)

    Podes começar já por te inscreveres na Ultra Serra de Arga que é um espetaculo, ias adorar.

    Abraço e bons treinos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois tinhas...hehehe...Arga não vai dar este ano...a minha Isabel deve estar a nascer por essa altura e tenho de ficar de "prevenção". Fica para o ano.
      Abraço para ti, bons treinos e até um dia destes algures por aí...

      Excluir
  4. E qualquer dia arranjas uma BTT :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, acho que não embora nunca se deva dizer nunca :)
      Abraço

      Excluir
  5. Descobrir os limites e ultrapassá-los! Assim é que é falar!
    Força para novas explorações nos trilhos e venham as ultras! =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Isa. Obrigado.
      Beijinhos e continuação de bons treinos para o "Papão"

      Excluir
  6. 2014 será um ano de mudanças para muita gente.
    Dizem os astros... ;)
    Beijinhos e até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai esses Astros...ainda falta muito para 2014...que venha Pampilhosa...a taça para o 1º classificado é bonita? Já tenho mandei fazer uma vitrina especial :)
      Beijinhos e boas corridas.

      Excluir
    2. És terrível... LOL

      Excluir
  7. Como já disseram aqui...é a progressão Natural! Pelo menos a maior parte do pessoal que conheço mais tarde ou mais cedo acaba por dar preferência ao trail!
    Por estes lados, se o tendão de Aquiles recuperar em condições, 2014 também vai ser um ano de mudança...às sapatilhas, vou juntar umas rodas de bike e umas barbatanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então boa recuperação aí pró Aquiles :)
      Abraço

      Excluir
    2. Sei do que falas quando dizes que irás dedicar mais do teu tempo aos trilhos...
      Eu também faço estrada e experimentei os trilhos e adorei, como vivo numa zona montanhosa (Entre a Serra da Gardunha e a Serra da Estrela) não faltam locais para treinar ...
      E tb tenho 40 anos e a minha meta é incrementar distâncias de corrida e não a melhoria de tempos...
      Um abraço e bons treinos

      Carlos Teixeira

      Excluir
    3. Eu já tenho 41 :) ... então vamos encontra-nos por esses montes e serras de Portugal.
      Abraço e boas corridas

      Excluir