quarta-feira

A minha Corrida do Pai 2013

A Corrida do Pai é uma das provas que gosto muito de correr, pelo significado da corrida claro, mas também por ser uma festa popular que reúne milhares de pessoas no Porto e percorre algumas das zonas mais bonitas da cidade.


Foi pelos motivos acima que há uns meses atrás, confirmei ao Sr.Dias (nosso presidente do CAL) a minha participação nesta 10ª edição da prova. Já sabia que estaria na recta final da preparação para a Maratona de Paris, e que nestas alturas, em vez de andar a fazer corridas de 10kms deveria era estar a fazer treinos longos, mas pronto.
 
Já andava com saudades de participar numa prova, a última tinha sido em início de Fevereiro no Trail Sta.Luzia. O objectivo para esta prova seria fazer um treino rápido, dar o meu melhor sem no entanto exagerar – não me queria colocar metas, mas eu achava que um tempo no minuto 41/42 seria já muito bom.
No domingo de manhã, quando me levantei, estava um tempo desagradável, com chuva e frio, e como sempre em dias de prova, lá me desloquei até Fiães City para me encontrar com o Gil e o Zé Alexandre. Dos habitués desta paragem faltavam o Badolas e Zé Miguel (que não se inscreveram) e o Bruno Pinho e Bruno Maia que não apareceram (um pq se deitou tarde e outro porque teve medo da chuva). A caminho em Grijó, ainda nos juntamos ao Sr.Dias e ao Sr.Constantino e pusemo-nos a caminho do Porto. Chegamos cedo e conseguimos um lugar de estacionamento a 100m da zona de partida/chegada….maravilha. Lá encontramos mais alguns elementos do Clube e fomos até ao café ocupar o nosso cantinho – sempre que existe uma prova por ali, ocupamos uma sala de um café ali na zona (é o que faz chegar cedinho)…..entre amena cavaqueira, discutir alguns assuntos do clube e cumprimentar os rivais que tb iam aparecendo por ali, o tempo passou depressa e estava na hora do aquecimento. De salientar que pelo CAL estavam inscritos 25 elementos, distribuídos pela corrida principal e pela caminhada que se realizou em paralelo – um recorde para o nosso ainda jovem clube, que está a crescer a olhos vistos.
 


 
 O aquecimento foi feito com o Gil e o Zé Alexandre – sentia-me bem com excepção do tornozelo direito onde sentia uma dor que me estava a incomodar. No dia antes tinha feito uma corridinha descontraída de 7kms onde esta dor tinha aparecido do nada - mas pronto, não havia de ser nada.
 
 
Faltavam pouco menos de 10 minutos e fomos para o local de partida – o cenário era fantástico, o sol tinha aparecido (grande S.Pedro) e 12.000 pessoas em festa estavam distribuídas entre as várias zonas de partida, ocupando uma grande parte do sentido descendente da Avenida da Boavista. Desta vez estava inscrito nos atletas dos 40min o que fazia com que à minha frente estivessem muito menos pessoas do que o habitual. Mesmo assim, vi muita gente claramente deslocada naquele sector, até um senhor com um filho de 10 anos que acho ser uma irresponsabilidade. Quero acreditar que estas pessoas se tenham enganado na altura da inscrição ou que o tenham feito por inexperiência.

Não demorou muito, deu-se o tiro de partida, e mesmo estando ali na frente demoramos 30 segundos a passar o pórtico de Partida. O Gil fugiu logo no inicio (ele ia com o objectivo de baixar os 40min) e eu comecei a bom ritmo – enquanto descíamos até ao Castelo do Queijo comprovei que muitos iam ali só por ir, obrigando quem ia com objectivos a travagens e zigue-zagues constantes – havia um grupo grande (de T-Shirts verdes – penso que eram dum ginásio) que ocupava toda a faixa da estrada, iam a fazer a festa mas obrigavam-nos a ultrapassar pelos passeios…enfim. O primeiro km foi feito a ca.4,30min/Km e no 2º já ia bem mais rápido ca.4min/km….sentia-me muito bem e leve pelo que deixei-me ir….retorno no edifico transparente em Matosinhos e voltamos a passar na retunda do Castelo do Queijo, entrando na plana mas infindável Avenida Brasilia (tantos kms de sofrimento já passei ali, nas 2 Maratonas, lembro-me de uma Corridas de S.joão com 35ºC onde passei um sufoco autêntico)… continuava bem….5kms em 20min55seg (muito bom), retorno, abastecimento, e mais uma dose de Avenida Brasilia mas desta vez com vento contra a dificultar um pouco….aqui senti pela primeira vez algumas dificuldades, as pernas iam bem mas a caixa dava algum sinal de cansaço…lembro-me de ter feito umas contas de cabeça e mesmo se baixasse um pouco poderia chegar no minuto 41…. conseguia manter o ritmo (algumas vezes até abaixo dos 4min/km), embora agora já com esforço adicional, tentava não perder muito tempo pq sabia que o pior estava para vir….ca. do km 6,5 chegamos novamente à rotunda do Castelo do Queijo e viramos à direita entrando no sentido ascendente da Avenida da Boavista….até ao km 9 seria sempre a subir (umas vezes mais outras vezes menos) – até ao km 8 fui mantendo o ritmo (ca.4min/km)…incrível, mesmo a subir….mas do 8 ao 9km tive que reduzir um pouco para ganhar fôlego, mais um retorno para receber o Bónus do percurso, que é um último km sempre a descer em que andei a 3,45min/km com direito a sprint final nos últimos metros….acabei os 10km com uns incríveis (para mim) 40,29min, muito melhor do que estava à espera…os 5kms finais foram em 19,34min...fantástico….toca a receber a medalha (bem bonita) e o saquinho das lembranças e a sair da zona de chegada.
 
Mais à frente encontrei o Gil que tinha conseguido atingir o objectivo dele (39,50min – parabéns por isso) e o Artur Rodrigues (do NAC), 3º classificado com 31,07min, com quem estivemos um pouco na conversa (antes da prova tinha-lhe dito que hoje ia deixar que ele ficasse à minha frente:D) – o impressionante é que ele estava como se nada fosse, fresquinho como uma alface – grande Artur.
 
 
Depois foi esperar que chegassem todos, reunir juntos dos carros para tirar uma fotografia de grupo no fim – nem todos aparecem na foto, pq alguns tiveram que ir logo para casa e outros tinham os carros noutras zonas do Porto. Da próxima a fotografia de grupo tem que ser antes da partida.
 



Aqui os resultados e classificações da malta do CAL, com destaque para as marcas do Gil (baixou os 40min) e do Zé Alexandre que bateu o seu recorde pessoal na distância – destaco tb dois colegas de trabalho que participaram individualmente - O Marco Santos (que ficou no minuto 50 na sua 2ª corrida) e do Tony que fez uns incriveis 43min na sua estreia a correr na estrada (só treinou meia duzia de vezes em passadeira) - parabéns aos dois - no total finalizaram a prova 3775 atletas:

Class. geral
Escalão
Class. Escal.
Dorsal
Nome
M/F
Tempo Chip
48
M35
9
402
Nuno Silva
M
100
M45
17
400
Miguel Barbosa
M
134
M35
24
395
Gil Correia
M
175
M40
32
392
Carlos Cardoso
M
641
M55
24
390
Alberto Silva
M
760
M60
18
398
Lucidio Dias
M
865
M60
25
393
Constantino Santos
M
1132
M60
39
397
Joaquim Paulino
M
1292
M20
411
7691
Jose Moreira
M
1920
M60
73
394
Ernesto Carvalho
M
1965
M35
413
401
Miguel Matos
M
2515
F20
124
396
Janete Brandao
F
2517
M35
508
403
Pedro Lino
M


Quanto à minha prestação, e olhando ao meu nível, foi mesmo muito boa – ficar em 175º na geral e 32º no meu escalão é provavelmente o meu melhor registo classificativo de sempre - eu tenho um recorde pessoal oficial dos 10km com 39,17min, conseguido em Avintes em início de 2012 – nessa prova segundo a maior parte dos participantes a prova só tinha 9,7-9,8km….por isso, e embora oficialmente sejam 10.000m, nunca o senti como uma marca verdadeira.
Aqui umas fotos do pessoal, não encontrei fotos do Sr.Constantino, do Pedro Lino, da Janete Brandão nem do Tony:




 
Foi mais uma bela manhã desportiva, em família, numa prova (mais uma) organizada de forma irrepreensível pela Runporto, abrilhantada por um mar de gente cheia de vontade por passar um bom tempo ao ar livre.
A dor no tornozelo aumentou (durante a prova não senti, talvez por estar concentrado na corrida), domingo de tarde andei a gelo e pomadinhas, 2ª feira não treinei por precaução e ontem já voltei aos treinos para fazer 10kms – estive para desistir aos 3km pq parecia que a dor estava a voltar e a aumentar, mas decidi forçar e ainda bem. Hoje já não sinto nada e posso voltar aos treinos em força.

8 comentários:

  1. Grande prova, grande tempo e excelente classificação!!!
    Qualquer dia estás a morder os calcanhares aos prós.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor. Estou a melhorar, já consigo ver os meus colegas de equipa mais rapidos a chegar à meta....antes só os via na zona de partida :D
      Abraço e boa prova no domingo - sub 1h50 tá no papo!!!

      Excluir
  2. Parece ter sido uma prova animada! E um excelente tempo, parabéns! Último quilómetro a 3.45min, uau! Ias embalado! :)

    Continuação de bons treinos, sem dores.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, foi muito animada sem dúvida. O último km era a descer, ajuda muito....obrigado e as dores estão quase quase (mas tenho treinado forte na mesma).
      Beijinhos e espero que já estejas bem melhor.

      Excluir
  3. Grande tempo! Parabéns pela excelente corrida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvio.
      Abraço e boa prova no domingo.

      Excluir
  4. Excelente tempo! Parabéns! Isso ainda pode baixar um pouco :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor. Baixar uma pouco talvez um dia quando me dedicar a isso a 100%.
      Abraço

      Excluir