terça-feira

Treino pelas Matas de Terras de Santa Maria da Feira

O resumo desta semana começa pelo fim, que foi um Treininho pelos Montes de Sta.Maria no sábado de manhã.

Eu e os amigos do costume andamos numa fase de querer experimentar o mundo dos trails, e embora não sejamos propriamente uns atletas natos, temos alguma força de vontade e muita muita lata….como todos juntos não temos nenhuma experiência de trail, nada como “andar à cata” de alguém que nos pudesse aturar, quero dizer ajudar. O amigo Badolas lá arregaçou as mangas e desenterrou um amigo nosso de Fiães para nos abrir as portas deste mundo novo que é andar fora do alcatrão – esse amigo chama-se Filipe Fontes (andou comigo na escola, no 5º e 6º ano) e além de correr de caraças em estrada, participa no Circuito Nacional de Montanha…além disso tudo caiu na “asneira” de se dispor a mostrar-nos alguns trilhos pelas terras de Santa Maria da Feira.

A data combinada foi sábado de manhã, e estava confirmada a presença de 5 atletas – eu, o Badolas, o Bruno, o Pedro Lino e claro o nosso guia Filipe. A saída estava combinada para as 8h em São João de Vêr, pelo que a malta habitual ficou de se encontrar em Fiães às 7.45 – quando lá cheguei o Badolas já estava à espera…faltava só o Bruno….7.50…nada, 7.55…nada…toca a ligar com ele….nada….eis que não quando, o Badolas descobre que tem uma mensagem não lida no telélé, recebida ca. das 5 da manhã com o seguinte texto (transcrito na integra):
"meu amigi acabo ddi
chegada casa estou com
chivaaa que nem imaginas
amanha se eu na aparecer se sem mim
abraco"

E mais não digo em relação a este assunto :D
Durante a curta viagem até São João de Ver recebemos uma mensagem do Tiago Poças a perguntar se ainda dava para se juntar ao pessoal ao qual respondemos que claro que sim, quantos mais melhor. Chegados ao ponto de encontro com o Filipe e o Pedro Lino ainda deu tempo para um cafezinho – entretanto chegou tb o Orlando, colega de estrada do Filipe, um dos melhores atletas do Circuito Nacional de Montanha em Veteranos II. Com estes 6 elementos arrancamos para um treininho, que se viria a tornar um dos mais belos treinos que fiz até à data….o tempo não podia estar melhor, sol, céu azul mas sem estar demasiado quente, e o grupo era simplesmente impecável. Depois de 500m de estrada logo entramos pelas matas dentro, e iniciando praticamente desde inicio um sobe e desce constante…..não me vou alongar muito mais, as fotografias valem por mil palavras…



não entendo porque é que algumas ficam de lado, eu bem as viro e desviro mas voltam sempre a ficar de lado....enfim, o problema deve ser meu...














 
 

 

Tambem tenho uns belos videos, mas não sei porque não os consigo colocar aqui - sou mesmo um zero à esquerda nestas coisas. Vou ter que pedir ajuda a quem sabe.
Andamos ca. 2h40min por São João de Vêr, Feira, Pigeiros, Romariz, Caldas de S.Jorge e nem sei bem onde mais. Não fazia a mínima ideia, que num raio de uns 8 a 10kms, numa zona em que vivi uns anos valentes, havia percursos tão fantásticos e tão diferentes em contacto puro com a natureza. Fizemos ca.23/24km, boa parte a correr, outra a caminhar, atravessamos riachos, enchemo-nos de lama, subimos picadeiros e aprendemos (tentamos pelo menos) algumas técnicas com o Filipe e o Orlando…rimo-nos muito uns dos outros, pois volto a dizer, não somos os melhores atletas do mundo mas na galhofa ninguém nos bate. O espirito de camaradagem saiu reforçado.
Das muitas situações caricatas destaco duas ou três:

a)    Mal começamos a correr, o Filipe andava constantemente a dizer “isto sim, ar puro”….”já andava com saudades de ouvir os passarinhos”….”só nós e a natureza”…”então pessoal, que tal um treininho sem carros?” e por aí fora…..não se calava o gajo.…..ca. meia hora mais tarde, numa subida longa e num trilho mais largo passam por nós uns 50 Jipes a acelerar e a deitar um fumo preto muito bom para os nossos pulmões????…. era o Raid das Fogaças ….escusado é dizer que o Filipe se calou com a conversa e teve que nos aturar até ao fim do treino … qual treino sem carros, qual caraças…

b)   Numa das fontes onde paramos para reabastecer encontramos num arbusto uns sapatos de mulher novinhos em folha. Alguém me pode dizer o que é que isto andava aqui a fazer no meio do monte?

 Eu tenho uma teoria……alguém teve que fugir e não teve tempo de calçar os sapatos….if you know whta i mean:D

O Badolas ainda tentou calça-los, mas não serviram por uma nesga…..os sapatos eram 37 e o Badolas calça o 46,5.

c)    Na noite anterior ao nosso treino choveu muito, mesmo muito. Por isso conseguem imaginar que encontramos muita água e lama pelo caminho. Alguém me consegue explicar como é que o Badolas chegou ao fim sem sujar as sapatilhas novas? O meu relógio deu 23,4km no fim, o dele deu 25???

 
 
d) Aqui o vosso amigo, ao sair de casa de manhã, como estava frio, vestiu 2 T-Shirts, 1 polar de manga comprida e um corta-vento por cima. Quando iniciou o treino esqueci-me de tirar o Polar (pelo menos)....bem, levei-o até ao fim vestido...bem feito ..... é para aprender.

Com isto estamos mais ou menos preparados para enfrentar o Trail de Sta.Luzia no domingo.
Aproveito para agradecer em meu nome e dos outros atletas do CAL, a disponibilidade e atenção do Filipe e do Orlando para nos “aturar”….. proporcionaram-nos uma manhã fantástica e fizeram com que o “bichinho” do trail se tenha entranhado no pessoal…..acho que o CAL vai ter que “abrir” uma secção de Trail Running num futuro próximo. É de amigo, e se precisarem de nós por algum motivo, cá estaremos para retribuir.

O resto da semana tinha corrido dentro do previsto, tinha feito 3 treinos além deste:
2ª – descanso
3ª – 11km de corrida continua
4ª – 5km em tapete (só para enganar)
5ª – 15,2km com Fartlek com o meu amigo Badolas
6ª – descanso
Sabado – 23,4km de Trail
Domingo – descanso

Total = ca.54,5Km
Esta semana vou numa viagem curta para a Alemanha (vou hoje e volto na 5ª)….ontem já fiz 15km, e só volto a correr lá para 6ª feira para estar bem para Viana no domingo. No total deve dar mais de 60km.

12 comentários:

  1. É bom quando se faz assim um treino com os amigos. É sempre um fartote de rir.

    ResponderExcluir
  2. Fartei-me de rir com essas situações caricatas.
    Vê-se que foi um treino muito bom, com companhia e em sítios espectaculares.
    Uma boa corrida no domingo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa, com este pessoal é sempre assim....parece que atraimos as "desgraças"...para sério já basta o dia à dia :D
      Beijinhos

      Excluir
  3. Deve ter sido um treino espectacular. Ainda para mais com 2 atletas já experientes nessas andanças. Boa prova domingo em Viana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Os dois amigos experientes treinam todos os dias, excepto ao sábado...ao sábado fazem de baby-sitter de uns gajos chatos mas divertidos :D....devias vê-los a descer picadeiros...e a subir paredes...qual homem-aranha.... e tudo isto a divertir-se, a falar e a rir.....é impressionante.
      Abraço

      Excluir
  4. Assim sim, é que são treinos! Espectáculo!
    Quem seria a "Cinderela"? :)

    Boa prova no domingo!

    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rute, obrigado. Sem dúvida um espectáculo, domingo é outro "treino" destes.... o pessoal é mais ou menos o mesmo, mas os dois prós não estão para nos aturar....para eles é competição. Quanto à Cinderela não fui procurar...mas olha que os sapatos eram novos em folha...pena não ser o meu estilo:D
      Beijinhos e boas corridas

      Excluir
  5. hahaha ... Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir
  6. Carlos, foi um relato bem engraçado.
    Correr com amigos é outra coisa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Vitor, tenho a sorte de ter um grupo de amigos assim.
      Abraço e bom fim de semana.

      Excluir