segunda-feira

"Quem corre por gosto não cansa" por Dean Karnazes

Ontem para me entreter durante a viagem até à Alemanha, e como habitualmente, fui comprar uns jornais e umas revistas – devo ser um dos melhores clientes daquele quiosque no aeroporto. Uma das revistas que comprei foi a Visão (um colega da empresa tinha-me enviado uma sms na noite anterior a dizer que a edição desta semana tinha um artigo sobre um Ultramaratonista maluco)…escusado dizer que a primeira coisa que fiz, foi abrir a revista na página da tal entrevista….olha, é o Dean Karnazes….aproveitaram o facto de ele vir apadrinhar (e correr) o Run Sintra Trail by by Night para lhe fazer uma entrevista de 2 páginas minúsculas, onde as fotos ocupam metade….que pena….mas vale a pena ler….um resumo da história dele, o facto de ter deixado um bom emprego para se dedicar a um sonho, ser considerado pela TIME uma das 100 pessoas mais influentes do mundo,etc, etc e tal – chegou para me deixar muito interessado em saber mais sobre o homem….destaco as seguintes frases desta curta reportagem:
 
 
“Corro habitualmente entre 20 a 40kms antes do pequeno-almoço, e mais 20 à tarde. Costumava fazê-lo todos os dias, mas agora com as viagens, só o faço 5 vezes por semana”
– fonix, este gajo corre por dia em treino, o que eu faço numa semana em que me estou a preparar para a Maratona. Mas neste momento temos uma coisa em comum, treinamos ambos 5x por semana :D
“….sou um tipo normal que gosta muito de correr……e tenho a sorte de o meu organismo não acumular ácido lácteo, que provoca a fadiga.”
- ahhh, eu vi logo…..assim até eu, ó Karnazes!
“…Aliás, a competição comigo mesmo é aquela que mais me motiva. O importante não é ganhar, mas chegar ao fim e saber que dei o meu melhor.”
- já somos dois…
“Sei perfeitamente quem é o Carlos Sá, um excelente atleta.”
- grande Carlos Sá…é pena não ter os apoios que merece.
“…conheço muito bem Sintra, é um dos meus locais favoritos. Já corri igualmente em Lisboa e Porto.”
- ó Dean, da próxima vez liga quando estiveres aqui pelo Porto que eu vou-te mostrar as redondezas em Canedo para saberes o que é bonito….tem que ser é no treino da tarde, que são mais “curtinhos”. De manhã não me dá muito jeito.
“..há um provérbio português – “quem corre por gosto não cansa” – que eu repito em todas as conferências pelo mundo.”
- não é preciso dizer mais nada….grande Dean Karnazes

22 comentários:

  1. Olha que eu corro por gosto mas canso-me bastante!;) Isso do organismo não acumular ácido lácteo dava muito jeito.
    Foi uma prova que tive pena de falhar, mas achei um pouco cara. Já vi fotos e deve ter sido uma grande experiência. Fica para o ano!

    Tenho sentimentos divididos em relação ao Karnazes, mas não há dúvida de que é um grande atleta.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não conheço o suficiente para ter uma opinião formada, mas despertou-me o interesse. Vou aprofundar a coisa.
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Tenho dois livros dele:

    O homem da Ultramaratona - confissões de um corredor nocturno

    50/50 - Quem Corre por Gosto

    Ainda só tive oportunidade de ler o primeiro e gostei bastante! Vale muito a pena lê-los. Em relação à prova achei cara e decidi não ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler esses livros de certeza....obrigado pela dica.
      Abraço

      Excluir
  3. Cansar, cansa, mas é um prazer!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post, muito verdadeiro !

    ResponderExcluir
  5. Grande atleta esse! Um corredor do outro mundo! Eu li o livro onde ele descreve as 50 maratonas que fez em 50 dias correndo uma por dia em todos os estados dos EUA. É uma coisa absolutamente louca e fantástica porque para além da dificuldade de correr 50 maratonas seguidas ainda se dá o facto de as condições de recuperação serem péssimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com muita curiosidade....já tenho leitura para os próximos tempos.
      Abraço

      Excluir
  6. Eu já li os livros do Dean, inclusive o RUN. Aquilo é bom de ler, além de ser uma matéria que nos interessa porque fala de corridas, o tipo não escreve muito mal e há algumas partes que são verdadeiramente inspiradoras. Por exemplo, comparando com o livro do Kilian, os livros do Dean são muito melhores.
    Também tenho "sentimentos" divididos...
    Boas corridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      li o do Kilian Jornet e gostei. Estou a ver que só eu é que ainda não li nenhum do Dean Karnazes - situação a corrigir nos próximos tempos.
      Abraço e bons treinos para ti tb.

      Excluir
  7. Eu já li o "50/50 Quem corre por gosto..." e gostei bastante. É como o Jorge Branco diz, o Dean não só corre 50 maratonas em 50 dias seguidos, como as corre sem recuperação nenhuma de jeito.É impressionante!
    Beijinho e bons treinos para a Maratona de Paris! Já está quase... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em que mundo vivo...só eu é que não li nada do Dean:D
      Beijinhos e bons treinos

      Excluir
  8. Olá ! Temos aqui na vizinha espanha o Ricardo Abad que fez 607 maratonas em 607 dias. Primeiro era para ser "só" 500 mas depois apostou nas mil. Mas desistiu nas 607 pela falta de patrocinios.
    Agora o repto do momento é fazer 52 ironman num ano. Ele tem um blog, o qual eu sigo.
    É dificil imaginar a resistencia deste homem. Se o Dean fez 50, o Ricardo não tem comparação.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sam, nem conhecia o Ricardo Abad - já dei uma vista de olhos na página dele que vou seguir com atenção. O Dean não fez 50, faz uma todos os dias antes do pequeno almoço a treinar. Não quero comparar o que não conheço, qualquer um deles é um enormissimo atleta. São impressionantes.
      Abraço

      Excluir
    2. Claro Carlos.qualquer um deles é fenomenal.Eu não conhecia o Dean, mas claro que também vou investigar.
      Abraço

      Excluir
  9. Já li o Homem da ultra-maratona e gostei muito.
    Tenho o 50/50 para ler. Tenho a certeza que vou gostar.
    Não consigo sequer imaginar como é correr o que o Dean corre.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Nosssssa eh muinto chao. To a nove meses correndo e completei treze provas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa José...eu por ano apenas faço umas 13/14 provas e já não é nada mau :)
      Abraço

      Excluir
  11. Alguém sabe onde posso comprar o 50/50, a editora já não existe.

    ResponderExcluir