domingo

Maratona Porto 2012 - 1ª semana de treinos

Na 2ª feira desta semana que passou dei inicio ao meu plano especifico de treinos para a Maratona do Porto a realizar a 28 de Outubro de 2012. Serão 12 semanas de treinos variados onde devo percorrer entre 800 a 900km para conseguir o objectivo de terminar a corrida em 3h30min.

Como estou de férias a disponibilidade para treinar é total - na semana que antecedeu esta primeira tinha já feito uma semana intensa com 5 treinos e 80km percorridos. Esta semana estavam previstos mais 5 treinos e 60 a 65km que consegui superar - treinei 6 vezes e fiz um pouco mais de 70km:

2ª feira - 12km de uma corrida descontraída em estrada (5,36min/km)
3ª feira - 13,5km de estrada com 3 series de 10min abaixo de 4,30min/km
4ª feira - 10,1km de corrida descontraída por trilho e em areia na praia (6,25min/km)
5ª feira - 11,21km de corrida rapida em estrada (4,52min/km)
6ª feira - 10,5km de corrida na praia c/ 5 acelerações no fim em estrada
sabado - 13,04km em estrada a 5,14min/km c/ 5km pelo meio a 4,32min/km
domingo (hoje) - descansei pq fiz a viagem de regresso do Algarve para Canedo

Não estou totalmente satisfeito pois não fiz o treino longo (25km) que devia ter feito hoje. Vou tentar arranjar tempo amanhã para compensar. O que posso dizer é que me sinto bastante bem e motivado, mesmo treinando todos os dias recupero bastante bem e não sinto cansaço. Ando a tomar uns suplementos para recuperação muscular - deve ser tb por isso. Nas últimas 2 semanas perdi 2kg e sinto que perdi uma boa parte da massa gorda que tinha ganho nos meses após a Maratona de Madrid. Outro aspecto positivo nesta duas semanas de férias no Algarve é que me tenho alimentado muito melhor, embora cometendo um ou outro pecado (que vou continuar a cometer pois não matei ninguêm) não tenho tido os exageros habituais (especialmente doces, pão com manteiga e fritos).

A semana que se avizinha prevê 5 treinos (60-65km) - em principio faço o plano a "brincar". No sabado dia 18, vou participar na Corrida do Mártir em Cucujães - são 9km em que vou testar a forma - não tenho nenhum objectivo definido - não me vou poupar durante a semana para esta prova e logo no dia seguinte tenho 25km de treino longo pra fazer, treino esse bem mais importante do que a prova.
Hoje estive a assistir à Maratona masculina dos Jogos Olimpicos de Londres - é a primeira vez que assisto a uma maratona completa na tv desde que "abracei" esta hobby da corrida. Adorei, foi um espectáculo e agora que, posso afirmar humildemente que percebo um pouco disto, considero aqueles atletas uns super-herois - correr 42,195km a uma média abaixo dos 3min/km só de ver uma pessoa fica cansada - até parece fácil. Eu nem 3kms os conseguia acompanhar, duvido até que consiga correr um km que seja abaixo de 3min (com a minha lentidão toda acho que nem 100m:D).
Para ser sincero gostei muito da vitória do Stephen Kiprotich do Uganda, primeira pq não era favorito, aguentou-se com os Quenianos e depois deu-lhes uma lição, e depois por causa da politiquices que foi a selecção dos 3 atletas pela federação queniana de atletismo. Sei que não deve ser nada fácil escolher 3 elementos de um número quase infinito de atletas de elite que aquele país tem para correr a maratona, mas deixar de fora o recordista mundial da distância (Patrick Makau em 2011) não lembra o diabo...pelos vistos terá sido por ele ser patrocinado pela Adidas enquanto que a selecção do Quenia é patrocinada pela Nike - e realmente os 3 que foram selecionados são da Nike. Por isso até gostei, tb por esse prisma, que tivessem "perdido". Pena é Portugal, em Masculinos não ter tido ninguêm por lá que tivesse feito boa figura, como na maratona feminina com 3 atletas nas primeiras 21 (7º Jessica Augusto, 13ª Marisa Barros e 21º Dulce Felix) - Parabéns Meninas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário