quarta-feira

Corrida do Gasómetro - Pedorido

Este domingo realizou-se a Corrida do Gasómetro em Pedorido, organizado pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva. Para mim esta prova tinha vários pontos que a tornavam interessante. Ponto principal era por se realizar na terra dos meus sogros, onde a minha esposa (e eu por arrasto) tem uma grande parte da família – tb vivem aqui muitos colegas da Cinca – fica perto de minha casa (ca.12kms) e conhecia o percurso sabendo de antemão que ia ser duro. Outro ponto de interesse não menos importante é que iriamos estrear o equipamento novo do CAL. A prova iria ser de 7,8km, com uma volta dentro de Pedorido, para depois subir até à Póvoa, dar a volta ao Café “Sarilho” e voltar até a meta (agora sempre a descer).

Do CAL estava prevista a participação de 6 atletas oficiais e mais 3 “emprestados”:

Oficiais:
Zé Coelho (Badolas)
Bruno Pinho
Carlos Cardoso
Vitor Pereira (que tinha assinado contrato na 6ª feira)
Pedro Lino
Miguel Barbosa (que corria em casa)

Emprestados:
Paulo Silva
Feiteira
Bruno Maia

No sábado chegou a notícia que o meu “primo” Miguel Barbosa não poderia ir correr por ter de ir trabalhar. Isto é a versão oficial, a outra que correu é que “acagaçou-se” por correr em casa – e que falta fez.

Tinha combinado encontrar-me com os 2 cunhados Brunos, o Pedro Lino e o Badolas junto ao Café Mirante em Canedo pelas 8.30h – desta vez era na “minha terra” que nos iriamos encontrar. Por grande surpresa minha eles chegaram a horas mas faltava um – o Pedro Lino tinha avisado o Badolas (ca. da 1 da manhã) que não deveria poder ir…..não, não estava doente nem tinha que ir trabalhar…..estava com a bebedeira….enfim, rapaziada nova:D…como diz o ditado, poucos mas bons.

Lá chegados fomos levantar os dorsais (os mais pequenos que alguma vez usei – isso é que foi poupar papel!!!) e ver que a nossa corrida iria começar apenas às 10.45h….antes iam correr os Benjamins, os Antónios, os Josués e por aí fora. Fomos tomar  o cafezinho da praxe num tasquinho e como não poderia deixar de ser o nosso amigo Badolas tinha que ir à casa de banho……palavras para quê….é só ver o vídeo que se segue……

- estou com problemas técnicos em descarregar o filme que prova tudo, mas amigo Rossée Badollas, não te preocupes, logo que possível vou descarregar o vídeo e vou-te dedicar um post só para ti e a tua “taradice” por casas de banho antes da provas.

 Ainda bem que estava uma equipa da tv rural por perto para captar as imagens….assim provam o que eu sempre disse do Badolas e tb que aqui o jornaleiro de serviço NUNCA inventa, diz sempre a verdade….e juro pela saúde do Luis Filipe Vieira. Foi tb a primeira vez na vida que eu vi o Badolas sem reacção, sem uma resposta…..os meus amigos Brunos e mais uma vez o vídeo são testemunhos disto.

Por volta das 9.30h fomos até à zona de partida assistir às corridas dos mais jovens. Gostei de ver a canalhada toda, a correr que nem desalmados pelas estradas fora como se não houvesse amanhã, uns com mais “jeito” do que outros mas todos com o espirito de luta e grande desportivismo. Foi muito giro de ver e pode ser que no futuro algum deles seja uma grande campeão português – nunca se sabe. Vi umas miúdas pequeninas e lembrei-me da minha Maria – a minha filha (ao contrário do pai) é muito rápida – tenho que a convencer a participar numa corrida destas – ia adorar vê-la a correr.

Faltava pouco menos de 1 hora, fomos até ao carro colocar o dorsal, beber, no fundo prepararmo-nos para a prova – estava um calor do caraças e não corria vento, o que se chama um “bafo do cara…..”. Depois de um aquecimento curto (uma corridita, uns sprints para desentorpecer as pernas, fomos para perto da zona de partida e colocamo-nos ao lado do rio, debaixo de umas árvores sentadinhos numa mesinha….só faltava o baralho de cartas para jogar uma sueca….eu, o Badolas e os dois cunhados Brunos…que equipinha!!! Penso que iriam participar uns 150-200 atletas e notava-se que o nível era alto – quase tudo pessoal que já corre há anos.  Entre conversas, e olhar para uns aviões telecomandados que andavam por ali sobre o rio o tempo ia passando, até que eu, alertado por uma barulheira na zona de partida fui espreitar (estávamos tapados por uns carros) e qual o meu espanto ao ver que o pessoal já tinha partido….avisei os meus colegas e entre gritos de “esperem aí” e risada geral do público que estava na zona da partida, lá fomos a sprintar até chegarmos à cauda do pelotão….que esforço….penso que fizemos um sprint de pelo menos 300m o que me veio a prejudicar, pois pouco depois começou a subida que não deu para recuperar a respiração obrigando-me a reduzir um bocadinho o ritmo….vi logo que não ia ser fácil mas lá me fui aguentando a subir por Pedorido fora até à Povoa – foram ca.de 3,5km sempre a subir, com um calor abrasador…muito duro…não via a hora de chegar ao retorno….lá me ia aguentando e até posso dizer que passei alguns atletas….numa zona encostei ao Paulo Silva (que é muito melhor corredor do que eu) que me disse estar com problemas (tem uma pubalgia)…fomos lado a lado durante algumas centenas de metros mas ele depois acelerou e desapareceu. Nem acreditei quando cheguei à Póvoa para o retorno e recebi uma garrafa de água, abrandei um pouco para beber e logo depois lancei-me na descida até Pedorido fazendo os mesmos 3,5km mas desta vez a descer, que não é a minha especialidade por ser lento e pelo meu joelho direito que se ressente de uma operação ao tendão rotuliano nas descidas rápidas. Fiz a descida a uma média de 15km/hora mas mesmo assim fui ultrapassado por 2 atletas tendo eu ultrapassado apenas um. Quando passei a meta  meu relógio mostrava 32min50seg, o que olhando à prova em si e ao calor que estava foi muito bom. Gostei da prova, e dou os meus parabéns à organização pois conseguiram fazer uma festa bonita de atletismo sem cobrar um cêntimo que fosse aos atletas, a corrida teve um abastecimento a meio, e no fim ainda tivemos direito a uma T-Shirt e água.

Agora é ir de férias, apenas do trabalho, porque a nível de treino vai ser mais forte do que nunca….vou aproveitar bem as 3 semanas que coincidem com o inicio da preparação para a Maratona do Porto.
Boas férias para todos, boas corridas e até um dia destes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário