terça-feira

Maratona do Porto 2021 - vamos a isso?

 


Tenho estado caladito por estas bandas, algo recorrente nos últimos meses e aínda mais desde que decidi mudar de emprego. Nos últimos meses de Cinca e nos primeiros na nova empresa (Klingenberg Dekoramik – não me responsabilizo por nós na lingua ao tentarem ler este nome 😉) a corrida perdeu alguns lugares na minha lista de prioridades o que não quer dizer que tenha deixado de correr.

Voltaram as viagens em grande forҫa, tenho estado muitas semanas fora, muitos km de avião e de carro, muito levantar de madrugada e chegar tarde a casa. Vai continuar a ser assim nos próximos meses, já sabia disso. E a corrida faz-me falta, pelo desporto em si mas muito para “limpar” a cabeҫa ao fim de um dia de trabalho.

Neste últimos meses perdi um pouco a rotina da corrida, tanto corria 4 dias seguidos como estava 3 dias sem correr. Deixei de fazer treinos especificos como series, rectas, rampas ou mesmo treinos longos ao fim de semana. Depois do PK100 também estive 2 semanas praticamente parado, para deixar o corpo recuperar ... na primeira semana não corri, apenas algumas caminhadas, e na 2ª umas pequenas corridas de 45min em ritmo muito soft.

Na segunda semana de Agosto já corri 5x, pouco tempo, mantendo os ritmos soft e poucos km, menos num deles em que cheguei ao Hotel stressado e decidi dar tudo em 10km ... e demorei apenas 41m para os fazer o que me surpreendeu de certa forma ... dei (quase) tudo e no dia seguinte bem o senti nas pernas ... os 100km ainda estavam bem presentes nos músculos das coxas.

Entretanto, na semana passada, fui uma semana de férias para o Algarve com a famelga toda e corri todos os dias menos no dia de regressar de viagem. Não foi fácil acordar pelas 6h da manhã nas férias, mas foi a forma que encontrei de não roubar tempo à familia, a quem a minha vida profissional já rouba tempo o suficiente durante o ano. Assim, enquanto a malta dormia eu saía para a minha hora de corrida ... umas mais lentas, outras mais rapidas, foram 6 corridas numa semana que ajudaram a conhecer a zona de Pera (nova para mim). Na maioria tive a companhia da Pikinita e nas outras fui sozinho.


para manter a tradicao o Guru Lobo veio um dia treinar conosco

custa levantar ...

e manteve-se a tradicao ...






Mas não pensem que fui só porque me apeteceu muito correr nas férias ... tinha um objectivo bem claro definido ... voltar a ganhar rotina de treino, arranjando tempo para treinar quase todos os dias. E porquê?

Porque vou arriscar tudo na Maratona do Porto em inicio de Novembro ... e quando digo arriscar tudo é mesmo arriscar tudo. O meu “Mister” acha que eu valho um determinado tempo à Maratona e esse tempo para mim é um sonho que tenho dentro de mim, um daqueles tempos que à partida achava quase impossivel para mim mas que com o tempo achei que poderia um dia ser possivel. Acho que as 10 semanas que tenho para me preparar não são propriamente o ideal, talvez sejam curtas, mas como não parto doi zero vamos tentar com tudo.

e nos anos a Pikinita ofereceu-me os pneus para esta empreitada

Esta semana ainda não tenho treinos especificos no plano, continuo com as corridas diárias para ganhar as tais rotinas e aumentar um pouco os km. Para a semana já devo entrar nessa luta.

aqui a minha pista para a preparacao da empreitada ... em Klingenberg junto ao Main

Posso não conseguir o que pretendo mas vou dar o meu máximo ... nos trilhos sou pouco ou nada competitivo. Na estrada é o contrário ... só peҫo que as lesões andem longe 😉

O meu RP à Maratona são 3h14 ...a ideia é dar-lhe uma machadada bem grande. O tamanho da machadada? Essa agora 😉 ... deixem ver como estou daqui a duas semanitas ... se estiver como penso, assumo sem problemas o tempo que quero fazer ... e conto com a vossa ajuda, seja com mensagens de apoio carinhosas, seja com bocas reacionárias a rasgar 😊

Vamos a isso???

é por ali ....


15 comentários:

  1. Força Carlos, o importante é sempre divertires-te e aproveitares, porque a corrida não é só o destino, mas muito mais, o percurso que até lá fazemos :)

    Abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sergio. O gosto tanto do caminho como do destino :). Abraco
      Já agora, tens corrido? Deixaste de escrever ...

      Excluir
    2. Obrigado Carlos, tenho sim, vou sempre dando as minhas voltas, só que já não escrevo sobre elas, por muita falta de tempo.
      É exactamente por isso que percebo tão bem este teu post.

      Abraço

      Excluir
    3. Ando a pensar retomar qualquer dia, provavelmente até num futuro em breve a escrita num novo blog. É de facto algo que gosto bastante, mas até lá a faculdade, o trabalho e a mais pequena de 8 anos preenchem-me assim um bocadito :) :) :)

      Excluir
  2. Carlos, desejo toda a sorte do mundo para esse teu objectivo! Acredito que está ao teu alcance mas, como sabemos, uma Maratona é sempre uma caixinha de surpresas. Sem qualquer contratempo, acredito que conseguirás! E acho bem que faças já porque o estarmos a adiar, é sempre um perigo pois nunca sabemos o que nos espera o futuro. Por isso, muita força!!! Estou contigo!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora aí está uma grande verdade ... vamos fazer por isso. Aquele abraco

      Excluir
  3. Boa sorte na nova aventura profissional. Numa situação "normal" pelo que vais partilhando, a maratona seria mais "um" treino. Mas com essa pista não falta asfalto para ires mantendo o treino ativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Esta pista é ideal para provas de estrada ;)

      Excluir
  4. 3h14 já é um tempo de respeito à Maratona! Sou capaz de arriscar dizer que vais querer baixar as 3h!!! Boa sorte e força nessas pernetas!

    Abraço
    Pedro Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá calado páh que estragas a surpresa :):):) ... obrigado. Aquele abraco

      Excluir
  5. Vai com tudo. Faz 11km de cada vez e não custa nada :p
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso ... como nao tinha pensado nisso antes??? ... ;)

      Excluir
  6. Então boas sortes para estas novas vidas, muito sucesso, daquele bom!

    Em relação ao Porto, isso é noutro país, não é?

    Como é isso agora, é preciso passaporte ou visto gold?

    Esse sítio aí é um aborrecimento, boas estradas e paisagens?

    Bom, bons treinos e boa empreitada.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pfff ... um porcaria cá por cima. Deixa-te estar aí por baixo ... :P

      Excluir