terça-feira

Quintal dos Pernetas - O Regresso



E ao fim de mais de 2 meses regressei ao Quintal dos Pernetas para correr.

Que saudades eu tinha disto e o regresso não podia ter calhado em melhor dia. Depois de um sábado de chuva intensa e quase sem interrupção o domingo abriu com o sol a espreitar timidamente entre umas frinchas de nuvens cada vez mais brancas e a abrir.

Pouco passava das 8h quando começamos com intenção de fazer o percurso longo dos Trilhos dos Pernetas mas em sentido contrário. Apenas uma ou outra alteração para fugir a uns trilhos que sabia de antemão que iriam estar quase impraticáveis … foram muitos meses sem os calcarmos semana após semana, não chegamos a fazer as limpezas este ano e o tempo solarengo intercalado com dias de chuva tem feito as delicias do mato que cresceu como nunca … tinha tido uma pequena amostra do estado de alguns trilhos na 5ª feira anterior, dia em que levei a Bé a conhecer os Trilhos dos Pernetas numa caminhada de fim de dia que acabou por se estender durante 2h e quase 7km J








Será que terei companhia para percorrer trilhos no futuro? Eu gostava ...


Voltando a domingo … os trilhos estavam apenas perfeitos … podia ser dos meus olhos e das saudades daquilo tudo, mas juro que não era só … aqueles trilhos molhados de pedras lavadas e escorregadias, os pequenos cursos de água a escoar serra abaixo, os cheiros, o chilrear dos pássaros e a quantidade de animais que vimos pelo caminho fizeram as nossas delicias. A paleta de cores estava incrível com destaque para os diferentes verdes, especialmente o dos musgos agarrados a pedras e árvores, os diferentes tons das terras e pelo colorido das flores campestres que mais pareciam um arco iris … amarelos, branco, diferentes tons de lilás, violetas e azúis … espectacular mesmo …










Embrenhamo-nos nos trilhos junto ao Inha, molhamos os pés e as pernas na água que estava no ponto, escalamos o Camouco que estava com as vistas completamente desafogadas … 360º de vistas esplendorosas, desde os mares das nossas costas, do Porto, do serpentear do Douro, as Serras do lado de lá … Valongo, Boneca … Castelo de Paiva, São Domingos da Serra, Montemuro e Freita … mantos verdes salpicados de amarelo e lilás de perder de vista … à vista já pouco resta dos incêndios de há dois anos atrás … bem sei, só à vista … as perdas não se irão recuperar tão cedo … 



por acaso tem ali aquela pedra se não já tinha que dar cabo das cruzes...

Passamos no Marco dos 4 Concelhos e logo depois no ponto mais alto da zona … o Marco Geodésico … porreiro porreiro era a D.Alice ter serviço de Take Away … uma chamada bastou para o confirmar e 40min depois estava a chegar a Parada com os ovinhos a serem fritos na hora como sempre – Grande D.Alice J.  



Tínhamos 21km nas pernas  e já apetecia um abastecimento em condições … a sande estava divinal … o pãozinho fresco, o presunto cortado no ponto e o ovo frito na hora … que maravilha … a mini gelada escorregou pela goela que nem ginjas … comia outra mas é melhor não … vamos seguir viagem que ainda faltam uns km.


Um amigo novo … apresento-vos o Leão

4 meses e já um bezerro atrevido...refiro-me ao canito :)

Os trilhos habituais, mais um encontro com um afluente do Inha … não sei se já tinha referido, mas a temperatura da água estava no ponto também J … lugar do Pessegueiro … agora é descer para a Ponte dos Pernetas, lugar sagrado e mágico … até a força da água estava perfeita, com a cor perfeita e criando a cascata perfeita … 





O recreio já estava a acabar … a subida final de regresso à Capela da Sra.da Piedada foi em grande parte feita por alcatrão entre as casas mais periféricas de Canedo - tínhamos escapado a arranhar as pernas, não ia ser agora que o iriamos arriscar – tb foi bom, foi diferente do habitual … vimos casas velhas mas com história entre casarões super modernos longe mas ao mesmo tempo perto de tudo … 


Foram 5h para 30km … passou num ápice e isso é bom J … estava com saudades …  foi um regresso perfeito J

8 comentários:

  1. Perfeito! Este fim de semana também regressei à Serra d'Aire, dois meses depois. Juro que podia descrever a manhã, palavra por palavra, tal como tu o descreveste. Que saudades! Somos uns felizardos, cada vez tenho mais a certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) os sentidos estavam naturalmente mais apurados, mas a verdade é que o domingo esteve lindo. Não conheço a Serra D'Aire nem tu conheces a nossa zona aqui … havemos de fazer a troca com direito a cicerone … tens é que andar devagar ;) Abraço Filipe

      Excluir
  2. Epah, que espetáculo!

    Se me permites tens é que ver o que se passa que nalgumas fotos aparece um emplastro e quase que estraga tudo!

    Enfim, nada é perfeito mas neste caso deverá ter estado perto, mas mesmo muito perto.

    Grande abraço

    PS: por acaso o que estou a ouvir neste momento:
    https://youtu.be/XTb9GNIxpMk
    É o que parece ter sido isso, um belo balão de oxigénio ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sério … espera … ahhh … não, não … é apenas a Pikinita. Parece uma fera mas não faz mal a ninguém :P
      Aquele abraço

      P.S. escolha perfeita :) … não vou fazer nenhum comentário parvo, seria heresia :)

      Excluir
  3. Bonita reportagem fotográfica, a realçar o que terá sido uma manhã de boas sensações :)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Que inveja! Que saudades dos trilhos! Que imagens incríveis :) Depois de tanto tempo de clausura, essas paisagens devem ter um sabor ainda mais especial :)

    Quanto à futura atleta, cheira-me que se sair ao pai, e se lhe disseres que nos abastecimentos não há Oreo, mas há muitas outras iguarias, consegues convencê-la :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o sabor foi ainda mais especial sem dúvida nenhuma :)
      Quanto à futura atleta, espero que não saia ao pai :):):)
      Beijinhos

      Excluir