quinta-feira

João Lima & PT281

Como sabem tinha previsto tentar a maior loucura de todo o sempre em 2020 – depois de andar a namorar a prova bem ao longe durante anos, esteve mais próxima em 2019 mas tive juízo. No final desse mesmo ano decidi fazer-me homem, puxar as calças para cima, desabotar os 3 botões de cima da minha camisa, encher o peito de ar e avançar sem medo fazendo a inscrição na PT281. 

Foi o primeiro passo ... achar que é o mais fácil, mas olhem que carregar nos botões do pc, digitando os meus dados, escolhendo a distância não foi assim tão fácil … aquilo andou ali para trás e para a frente um bom bocado. Quando confirmei fiz logo o pagamento … está decidido está decidido … sigaaa J

Traçar um plano? Pois … inscrevi-me numa altura em que estava a recuperar de lesão. Primeiro precisava de adquirir rotina de treino, voltar a correr todos ou quase todos os dias. Arranjei um gajo fixe para me orientar, gajo esse que deve achar que eu ainda quero ir aos jogos olímpicos J

Janeiro foi bom, rapidamente criei as rotinas e fiz um primeiro mês com 300km. Em Fevereiro dei seguimento ao bom trabalho, comecei a fazer treinos mais técnicos como series e rampas durante a semana e fiz duas Ultra em Trilhos, Santo Thyrso Ultra Trail e Sicó … 410km num mês e a forma a aumentar.

Em Março apareceu o “bicho e o respectivo abrandar dos treinos. Tive um problema num pé depois de Sicó que me demorou alguns dias a debelar mas até meio do mês ainda fiz uma bela catrefada de km e um último longo de 35km no fim de semana antes de entrarmos em confinamento. A partir daí a coisa diminui, não em numero de treinos, mas em duração … raramente passava da 1h de corrida, a média terão sido uns 45 a 50min, sempre aqui ao lado de casa – umas series e umas rampas para não deixar emperrar as pernas. Resultado … 250km apenas. Começaram as provas a ser adiadas, em alguns casos anuladas – tinha uma Ultra nos Açores para final do mês, a Bravos Trail na Terceira – foi adiada para Outubro - ninguém sabia o que iria acontecer mas já se começava a dizer que provas este ano seriam para esquecer. Será?

Veio Abril … mais do mesmo. O “bicho” andava aí forte e era preciso respeitar as ordens. Saídas pequenas, perto de casa. Mesmo assim cheguei aos 300km … o treino mais longo que fiz foram 17km num treino de series longas, um treino que me demorou 1h10. Quanto às provas foram cada vez mais a cair, uma por uma, como tordos. A PT281 mantinha-se firme – ainda faltam uns meses mas a verdade é que achei que não se iria realizar – se por acaso se vier a realizar como é que a malta se prepara? Começaram as conversas semanais com o meu compincha de aventura … o Nuno era da minha opinião. Não se vai realizar, mas se realizar a gente vai na mesma, está paga e está. Vamos até onde o corpo nos levar.

Em Maio finalmente o desconfinamento que já me permitiria ir até ao Monte fazer uns treinos longos. Só fui na primeira semana fazer 30km no Quintal dos Pernetas – fiquei surpreendido com o à vontade com que os fiz e com a recuperação rápida – o velhadas do Nuno já não dizia o mesmo J. Uma forte dor toráxica que nada teve a ver com corrida deixou-me ko durante mais de uma semana e quando voltei foi uma cena muscular a deixar-me mais uns dias afastado dos relvados. Entretanto regressei e já voltei aos treinos longos. Devo conseguir fazer uns 350km este mês. Da organização da PT281 continuava a não haver dados concretos, mas percebemos que estariam a tentar tudo para que a prova se realize. Eu e o Nuno umas vezes decidíamos que íamos na boa e logo se via, e outras vezes já nem pensar … se nos deixarem passar a inscrição para 2021 a gente aproveita porque não treinamos merda nenhuma de jeito. Faltam os longos. 

Isto até que esta semana, na 3ª feira a organização do PT281 nos envia um mail … basicamente a dar-nos a escolher entre manter a inscrição e participar em 2020 (que ainda não é certo, decisão a 15 de Junho) ou a dar-nos a hipótese de passarmos a inscrição para 2021.

É páh … e agora? Sou um estarola velho com alguma experiência em provas longas mas nada desta envergadura. A preparação até à data foi a possível muito longe do que se esperaria, faltam especialmente os tão preciosos treinos longos. Ainda temos 2 meses que não são nada, pois as últimas duas semanas já não contam. Temos 6 semanas. Não será melhor deixar para o próximo ano?

O que fariam vocês?

Nós já tomamos a decisão. Tenho um amigo que me deu uma noticia muito triste este fim de semana – não poderá correr mais. Alguém que durante 15 anos desfrutou da corrida como ninguém, foi uma inspiração para muitos e prestou um incalculável serviço público ao pelotão de corrida nacional com o seu blogue, os calendários de provas, classificações de provas e estatísticas, de repente não poderá mais correr devido a uma lesão num joelho. Conseguem imaginar receber um noticia destas?

E o que é que isso tem a ver com ir à PT281 este ano? Tudo …

O João Lima escreveu no texto em que deu a má notícia à comunidade “… aproveitem ao máximo cada passada, nunca sabem se será a última…” 

É isto que vou fazer …  fazer o possível e mais um bocadinho. Se não for suficiente, não importa, nada tenho a provar a ninguém. Vou aproveitar o momento, porque sei lá se o posso tentar no próximo ano.

Fica aqui um grande e forte abraço ao João Lima, desejos de muita força neste momento difícil mas com esperança que a situação possa reverter de alguma foram, nem que seja para permitir fazer corridas mais curtas. Isto é tão injusto!!! 

Voltando à PT281 … enquanto não chega o dia 15 de Junho, dia das decisões, vou treinando o que posso…


7 comentários:

  1. Fico muito sensibilizado que essa frase tenha servido para tomares a decisão!
    Muita força! Acredito que vás surpreender-te a ti e todos. Estou contigo!!!
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Sem a mais pequena dúvida te digo: tomaste a decisão certa e era a que tomaria! Vamos embora!!

    ResponderExcluir
  3. É aproveitar pois nunca sabemos se será o último.

    Bolas..."#$##$%#% (aqui posso pois este tasco tem padrões elevados de quolidade linguistica)

    Vamos, sigaaa!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Avança!!! Se passarem no Carregal, têm apoio!

    ResponderExcluir