quarta-feira

São Silvestres 2019



Abriu a época das São Silvestres por estas bandas. Todos os anos encaro esta época com algum entusiasmo porque gosto mesmo de correr São Silvestres, aquele ambiente nocturno, as luzes de Natal e aquela adrenalina de correr provas mais curtas com a faca nos dentes.

Este ano a coisa é diferente – como andei estes meses todos lesionado e estou completamente fora de forma decidi não me inscrever em nenhuma aqui pela zona – irei mesmo falhar Ovar e Espinho (onde sou totalista) porque não me apetece ir para lá só por ir J

No entanto fui a Mozelos no passado dia 7 … surgiu uma inscrição que o Nuno Pereira do CAL ganhou e como ele já estava inscrito colocou à disposição de quem quisesse ir … e eu fui a esta 2ª edição – e como já tinha ido à do ano passado, sou totalista J

O percurso deste ano era completamente diferente do do ano passado … foram na mesma 3 voltas, a distância foi sensivelmente a mesma (quase 9km) e a dureza do percurso não sei se foi melhor ou pior, o que sei é que foi de morrer J



s sério???

que puta de barriga moço .. depois quer andar alguma coisa

ahhh bom :):):)

Cheguei em cima da hora … já não fui cedo e ainda por cima fui para o local onde se realizou a prova do ano passado. Estranhei não haver pessoal e liguei com o Xô Presidente que me informou que era uns quarteirões mais abaixo … ainda bem que Mozelos não é tão grande como isso. Ainda tive tempo de fazer 5min de aquecimento e já só tive hipótese de me colocar na cauda de um pelotão reduzido (122 finalizadores) antes de se dar o tiro de partida.

o CAL bem representado como sempre

A partida/chegada ficava a meio de uma rampa … mal se deu o tiro de partida, a coisa começava logo a subir a sério, uns 150m onde depois de partir quase em último aproveitei para passar mais de metade do pelotão. Depois tinhas um bocado de plano antes de uma longa descida de uns 500m onde ainda consegui passar alguns atletas … depois começavam as subidas, as curvas, os cortes … 2km e ia com uma média de 3,50/km … demasiado rápido para a forma actual – sabia que ia estourar mas nunca pensei que fosse tão rápido. A um km da meta, na primeira volta já senti que a coisa ia ser muito sofrida … uma última descida antes da rampa da meta enganou pois ainda consegui embalar, mas mal encarei a rampa da meta, uns 300m de uma inclinação de respeito com a meta instalada a meio … forcei o que pude por ali acima pois não queria dar parte fraca … estava ali muita gente conhecida, entre eles a Pikinita J … só eu sei o que me custou, fonix … ca.12min para os primeiros 3km … muito bom mas completamente exagerado para o Perneta actual.

Supersónico … só que não


Na segunda volta tentei gerir … especialmente as subidas … consegui em parte. Desde meio da primeira volta que o pelotão estava fragmentado. Eu ia mais ou menos sozinho, dois ou três atletas um pouco mais atrás e à minha frente uns 6 ou 7 mas já com quase uma centena de metros de vantagem. Ali ia eu a ferrar-me todo para não perder demasiado tempo, na minha luta. Nas subidas parecia que tinha alguém com uma corda a puxar-me, o coração a mil e as pernas não andavam. Ali ia eu a descer novamente para enfrentar a rampa da meta pela segunda vez … tentei respirar fundo para atacar a subida o melhor que pudesse e dar um ar digno em frente aquela malta … mas ao fim de duas dezenas de metros resignei e arrastei-me o melhor que pude por ali acima J

Anda Perneta … só falta mais uma … já só via dois atletas à minha frente … os outros tinham fugido … um afastava-se cada vez mais, o outro parecia estar como eu, a desejar que aquela volta acabasse depressa J

O moço ia ali a uns 70 ou 80 metros mas eu sinceramente não tinha forças para sequer tentar chegar mais perto. Ia olhando para trás para ver se vinha mais alguém de trás – ainda houve um fulano que se aproximou, mas a meio da última volta deixei de o sentir, ficou para trás.

Eu ia todo roto … o coração a querer saltar-me da boca e a arrastar-me pelas subidas e a tentar meter ar nos pulmões nas descidas. Faltava 1 km para a meta, numa ligeira subida consegui chegar mais perto, cheguei a estar a 20m do moço da frente e forcei um bocadinho na tal descida antes da rampa da meta … mas o rapaz apercebeu-se da minha tentativa de aproximação e acelerou alguns metros fazendo-me desistir imediatamente de ainda o tentar apanhar. Limitei-me a arrastar este corpo pelos 150m a subir até ao pórtico da meta … 

38,16 foi o tempo de Chip, 39º em 122 ...  



… foda-se, esta saiu-me do pelo e comprovou que além de estar com peso a mais, estou muito fraquinho, o que é perfeitamente normal porque não há milagres … sem treino o que é que eu queria? 



Gostei do percurso, gosto de subidas e percursos desafiantes … também gostei da minha prestação olhando ao estado actual da coisa. Foi um fim de tarde porreiro J. A organização está de parabéns ... tudo impecável, caseirinho mas sem falhar em nada tal como no ano passado. No fim ainda houve bifanas e caldo verde mas eu já não fiquei - tinha compromissos com a família.

Quanto a São Silvestres ainda vou a mais 3, tudo estreias … aqui o Perneta vai passar uns dias ao estrangeiro, e assim aproveitar para juntar algumas SS ao currículo … a que eu queria mesmo fazer porque acho que qualquer atleta que se preze tem que fazer é a da Amadora, certo? E já que estou por essas bandas aproveito para fazer uma perninha na de Lisboa e na dos Olivais. 3 São Silvestres em 4 dias – todas com a Pikinita, sem qualquer objectivo de tempo – vou para participar e conhecer … nada mais que isso.

Pode ser que a gente se veja por lá J

4 comentários:

  1. A descrição feita parece-me dentro do que estava à espera: uma prova muito dura e por isso menos popular. Sendo muito técnica acaba por afastar os mais amadores, mas essa diversidade também é importante. Pessoalmente não gosto muito de percurso a duas voltas, a três então não iria gostar.
    Boa sorte para as restantes. Estou curioso para saber a tua opinião da da Amadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado … tb estou muito curioso, especialmente pela da Amadora.
      Quanto a Mozelos não ser muito popular por ser dura … a realidade é que as corridas caseirinhas, organizadas pela nossa zona, não são tão chamativas e não atraem tanta gente porque não tem uma grande promoção por trás, muita gente nem sabe que existem - além disso não se realizam numa grande cidade, à beira mar ou rio, junta a castelos, etc. Daí o nível ser bem mais elevado, refiro-me aos resultados (em média) porque vem aquela malta dos clubes de atletismo aqui da zona, para competir uns com os outros. Mas digo-te sinceramente … este tipo de corridas são organizadas por gente que sabe (pelos clubes), pagas pouco e recebes muito em troca e raramente falha alguma coisa. Tens que experimentar, Mozelos, Caldas, Lamas, Rio Meão, Oleiros, etc, etc, etc … :)
      Aquele abraço e obrigado pela visita

      Excluir
  2. Veremo-nos nas de Lisboa e Amadora. E sim, pelo apoio popular, Amadora parece mesmo ser no estrangeiro :)

    Um abraço e até lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ansioso para viver a SS da Amadora. Até sábado então :) Abraço

      Excluir