terça-feira

Caminhos do Tejo 2019 ou "o Calvário" by Nuno Lima




Inspiro-me em pessoas normais que fazem coisas extraordinárias!!!



O Nuno Lima está de parabéns, voltou ao lugar do crime e sensivelmente um ano depois matou o bicho. 

Desafiei ontem o moço a escrever uma crónica sobre a aventura … recusou. Hoje de manhã tinha este texto na minha caixa de correio. Boa leitura …

"Boas perneta ! 


aqui vai alguma prosa para as tuas brincadeiras !


As sapatilhas ficaram naquele estado após os 144km da ultra maratona caminhos do Tejo... imagina como eu fiquei😀!. 




Segundo o ditado popular ,há quem diga, que à segunda é de vez! e não é que foi mesmo !  

Pois é, no passado dia 14, aqui o "velho perneta" fez -se à vida , meteu-se no comboio a caminho de Lisboa. Desta vez completamente sozinho e abandonado, pois há um ano atrás tive a oportunidade, ou não, de ter a companhia do nosso ilustre Perneta Mor, Carlos Cardoso. Digamos que é uma excelente companhia, mas tem um problema, dá cabo de qualquer um !. Quando se aproxima o fim, eis que o seu parceiro de longas horas dá-lhe o treco e o mais engraçado é que já não é a primeira vez que tal acontece.


E lá vai o desgraçado sozinho, mais uma vez, repetir o que não terminou. Eu acho que ele faz de propósito, alguma mesinha caseira, ou então, ele é mesmo bom e deita abaixo qualquer concorrência!!!. (acho que as duas primeiras é que são verdade 😀😀!). 


E com o aproximar do inicio da prova (20H de 6 feira), começa aquele nervoso miudinho, pois já sabia o que me esperava até aos 115km e desta vez sozinho e abandonado que nem cão vadio. 


Mentira, senti todo o apoio da família Perneta, são todos uns queridinhos e desde já quero agradecer todo o apoio que me deram, MUITO OBRIGADO, é uma cambada brutal!!! 


E lá começou a prova, como sempre parti em último, deixei-os ir todos à minha frente pois sabia que os ia ultrapassar mais tarde ou mais cedo. Qual não foi o meu espanto que na classificação geral, afinal só passei um 😀😀😀😀😀😀!.


Eu posso explicar porque acabei em penúltimo lugar, foi tudo devido à minha táctica de corrida, ou seja, como sabia que o pessoal da organização nos trata muito bem, é extremamente simpático, dá-nos uns excelentes caldinhos, um franguinho, sandes de presunto sem ovo (as verdadeira só nos trilhos dos Pernetas), uma massa à bolonhesa, pizza e muitas outras coisas óptimas e tudo isto regado com uma boa cerveja preta bem fresquinha... perdi muito tempo, ou não, nestes óptimos abastecimentos . Acreditem que vale a pena, a malta é fantástica, sabe dar bons miminhos ao pessoal, mas nem a todos, porque há aqueles que querem correr!!!!.


De corrida em corrida, de caminhada em caminhada, de abastecimento em abastecimento lá fui andando e a certa altura não sozinho mas na companhia do ilustre presidente da ATRP, Rui Pinho, grande conhecedor destas longas lutas e de todo o pessoal, parecia que ia ao lado do nosso Presidente, Professor Marcelo, eram só beijos e abraços. 


E lá fomos nós os dois, às vezes de mão dada !!! Tinha a estrada toda para ele mas acabava sempre em cima de mim 😀😀😀😀!... Foi uma boa companhia, ajudou-me a superar o trauma do km 115, nessa altura tinha a minha boca a parecer papel de tão seca que estava.


E eu a pensar que já tinha passado o Cabo das Tormentas e dali para a  frente é que foi o verdadeiro calvário, aparece a serra, subidas, descidas, pedras fodid..... nada melhor para acabar em beleza.


Mas foi aqui, nos derradeiros kms que senti o grande apoio da família Perneta, e em especial, do Perneta Mor (ele estava com a consciência pesada de não me ter dado o privilégio de ter terminado o ano passado com ele😎😀😀). Obrigado malta, mais uma vez, pelo vosso apoio.


Lá cheguei a Fátima, e só me lembro do Rui Pinho dizer: "deixei o meu carro ontem no hotel e fui de camioneta para Lisboa, para hoje vir a correr até aqui para o vir buscar!! Acho que alguma coisa está mal !!!!"


E foi assim que se passaram entretanto 24h e 30min. da minha vida, com uma dor de satisfação.


P.S. moral da história: LONGAS DISTÂNCIAS NÂO SÂO PARA MIM!"

2 comentários:

  1. Muitos parabéns Nuno por esta vitória especial!!! :)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Nuno!

    Não tenho mesmo noção do que é, da logística, do esforço, da gestão, mas sei que tem muito mérito quem se mete a caminho.

    Abraço

    ResponderExcluir