sexta-feira

UVP - Ultra Volta ao Porto



Já não me lembrava de fazer um treino muito além dos 30km. Aquando da organização dos Trilhos dos Pernetas fiz 2 vezes o percurso mais longo, que são perto dos 32km … e nas calminhas.
No sábado passado fiz um aquecimento de 1km e depois 4 Maratonas de Roma J … decidi assim uns dias antes, na loucura J … houve uma alteração de planos familiares e fiquei com a manhã de sábado para mim … das duas três, ou vou para o quintal dos Pernetas fazer um treino longo, ou para a serra de Valongo ou então faço um treino de estrada com o meu amigo Nuno Lima, o tal que diz que distâncias longas não são para ele. Um telefonema bastou para decidir … vou fazer a coisa em grande parte com companhia ainda por cima fazia um ano desta loucura aqui J
O Nuno é o tal que há meia dúzia de semanas tinha desistido da ideia de voltar este ano aos Caminhos do Tejo para matar o borrego, o tal que dizia que tinha que parar para recuperar bem e depois pensar em novas aventuras. O Nuno é como eu, quando decide uma coisa não há volta a dar … Caminhos do Tejo? Quem sabe para o ano. Tá bem abelha J
Há umas duas ou três semanas ligou-me a dizer que afinal estaria a pensar em ir, que esteve a ver, que se aplicasse ainda dava tempo para fazer uma preparação mínima para a aventura. “Como é?” … só lhe respondi que estava doido, que não contasse comigo porque não tinha tempo para fazer os mínimos dos mínimos para 146km em 24h. 
E não vou mesmo, um dos dois tem que ter juízo. Mas o moço está irredutível, a fazer tudo para estar em condições de concluir a coisa … vai treinar forte e decidir uma semana antes. Eu estou mesmo “out”, ainda analisei os fins-de-semana até ao dia 15 de Junho, mas duas comunhões e uma festa de aniversário daquelas que dura o dia todo não me dão margem para os 3 ou 4 treinos longos que precisava de fazer para preparar esta carcaça velha para não se desintegrar completamente … mas tenho pena, gostava mesmo muito de fazer aquilo com o Nuno. Mas ainda me resta algum juízo J
Voltando a sábado, o combinado era eu sair de Rio Tinto e encontrar-me com ele às 7.30h na Ponte D.Luis … ele vinha da Granja … levaria uns 16 ou 17km enquanto eu teria 9km. A ideia era dar a volta toda ao Porto. Eu previa qualquer coisa ali à volta dos 45km (o que se veio a concretizar) e ele uns 60km (fez 65km o maluco J) … eu vinha de uma semana durinha, onde corri várias vezes – estou a conseguir colocar algum volume nestas pernas, sinto-me a ganhar resistência e até velocidade, com boas recuperações. O maluco ainda no domingo passad0 tinha feito 60km … ele lá sabe da vida dele J


carinha de sono??? .. nah ...







Não bateu certinho … cheguei à Ponte e do Nuno nem sinal … fui pela marginal de Gaia e um km mais à frente lá vinha ele.

nunca mais chega o velhadas … :P

deu para ir apreciando as vistas, ver pormenores que passam despercebidos ..



até que enfima car@&%%

O resto foi o habitual quando treinamos para estas aventuras … correr, caminhar, parar para comer e beber, contar histórias, rir muito … 








 

Fui levar o Nuno ao Freixo … deixei-o na marginal e regressei a Rio Tinto pela Campanhã para ser diferente. Aquilo ainda sobe  um bocadito mas fiz os últimos 5km sempre a correr. O calor já apertava, já sentia o sal à flor da pele  mas como estava a acabar foi tranquilo.


Foi um treino excelente … fiz os 45km em 5h41 … com algum desnível e senti-me sempre bem. Continuava por muitos mais nas condições em que estava, precisava era de adaptar um pouco alguns pormenores como a alimentação, a hidratação e o descanso. A recuperação foi óptima.


Não e não … não vou aos Caminhos do Tejo deste ano … tá decidido J

14 comentários:

  1. Gandas malucos!!!

    Só me ocorre perguntar uma coisa... Vocês comem e bebem essas coisas durante um treino destes? I mean... Como é que conseguem? Não vos cai mal? Não ficam com isso tudo às voltas?...

    Mais uma vez, não vou estar cá na partida dos Caminhos do Tejo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim!!! Isto e muito mais … faz parte da "nossa" gestão de distâncias longas … e é assim que conseguimos acabar as pequenas loucuras onde nos metemos, correndo, caminhando, comendo e bebendo coisas que a gente gosta … tb existem géis e barras e coisas assim, mas só se não houver sandes, presunto, batatas-fritas, bolos, cerveja e água (e umas pastilhas de isotónico) :) … foi assim nos Caminhos do ano passado e correu bem :) … boas corridas :)

      Excluir
    2. Olha, se calhar experimento um dia destes. Pode ser que me dê bem :D

      Excluir
  2. Pois... comprova-se que distâncias não são para o meu "primo" Nuno. Olha se fossem... :)

    Vocês despacham quilómetros como sei lá o quê! Eh eh

    Grande abraço e muita força ao Nuno para os Caminhos do Tejo!!!

    ResponderExcluir
  3. Carlos! ADOREI a sugestão de percurso. Há uma fotografia em que estão a correr na Avenida do Brasil, na Foz. Onde foi tirada a foto a seguir? É lá? Não estou a reconhecer. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, foi no Parque da Cidade … não deu para passar por onde queríamos porque estavam a montar os palcos para o Primavera Sound, e andamos a tentar furar e tem lá este tipo de trilhos … não muito extensos mas tem :)
      Beijinhos

      Excluir
  4. Ok, depois vejo-te em Santarém! Até lá!

    ResponderExcluir
  5. Só fotos sacadas da net...

    Enfim, então essa sandes de presunto até se percebe o photoshop!

    Bons treinos!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … por acaso a sandes de presunto não era grande coisa e cobraram-nos os olhos da cara … mas pronto …
      Aquele abraço

      Excluir
  6. Além do track carregado no gps têm que começar a fazer um estudo de onde abastecer.

    Assim, tipo "Caminhos do Tejo"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … há segredos que tem que ser muito bem guardados … se não corremos o risco de chegar lá um dia e não ter espaço para nós e os preços subirem em flecha :)

      Excluir