quinta-feira

Voltei ao meu amigo Pilatus


Estive na Suiça na semana passada. De 2ª a 6ª e corri que me fartei. Até domingo acabei por fazer 7 corridas e descansei na 6ª. Sim, mesmo descansando na 6ª numa semana fiz 7 corridas? Como? Fácil … na 4ª foi bi-diário.
Vinha de 4 dias sem correr por causa de uma gripe. Na 2ª feira ainda não estava bem mas a vontade era muita de calçar as sapatilhas.  Estava em Bienne, junto ao lago – a reunião da tarde não tinha corrido nada bem e estava com uma cabeça daquelas. Ajudou a tomar a decisão de ir correr – o meu colega Marco acompanhou – foram só 5km mas souberam que nem ginjas. E a cabeça desanuviou – talvez do frio – zero graus J
corredor experiente, sempre prevenido


O resto da semana fiquei em Kriens, uma localidade na periferia de Luzern. Como o hotel onde habitualmente fico não tinha vagas acabei por decidir ficar no Ibis de Kriens onde não ficava seguramente há 7 ou 8 anos. Na 3ª chegamos de noite – não era muito tarde mas já fazia noite desde as 17h. Deu tempo para equipar e sair para correr, desta vez sozinho. Sabia que havia relativamente perto o complexo desportivo do FC Luzern (equipa da primeira divisão suiça de futebol) – foi fácil das com o complexo que é enorme. Uns 10 campos de treino (um deles com pista de atletismo), a piscina olímpica e ainda a Feira de Luzern ao lado … dava para andar às voltas de 3km por bons passeios e sempre com luz. Havia muita gente a correr também. Fiz 10km a uma boa média – pelo meio 2 series de 2km a 4,07m/km. A caminho de casa vi uma entrada para uma floresta e um placa informativa … “PILATUS e os seus trilhos” JJJ … o meu velho amigo, de repente faz-se luz nesta cabecinha oca … Kriens não me soava estranho só porque já dormi ali - foi em Kriens que iniciei, há pouco mais de 4 anos  uma das minhas maiores aventuras, a mais irresponsável de todas. Tenho que ver isto com luz do dia!!!
Cheguei ao Hotel e ainda antes de tomar banho fui espreitar o que escrevi na altura sobre a minha aventura com o meu amigo “Pilatus”. Confirma-se. Estou no mesmo local!! Decidi levantar-me cedo para aproveitar os primeiros raios solares e ir espreitar a zona. Eu disse que voltava … vejam este vídeo.
não há fotos do treino …. há fotos da paparoca



No dia seguinte assim fiz … não tinha muito tempo, apenas 30min que deram para pouco mais de 5km. Melhor que nada. O resto da semana não se adivinhava que pudesse apanhar luz do dia quando estivesse em Kriens.

 


Á noite voltei a correr, novamente junto do complexo desportivo do FC Luzern e com a companhia do Marco nos primeiros 5km. Depois do Marco vir embora fiz mais 5km sozinho. Estava bastante frio o que não nos impediu de ir jantar ao centro da minha cidade preferida na Suiça.
inicio do treininho … ainda se via a cúpula do Pilatus










Na 5ª feira o dia começou cedo, correu muito bem e não apanhamos transito no regresso ao hotel.  Eram 16.30 e eu estava a equipar-me à pressa. Queria subir aos 523m para apreciar a vista … tinha apenas 25 a 30min. Com a pressa esqueci-me do frontal em cima da cama. Que se lixe … o trilho para lá chegar dizia 30m (a caminhar) … se vou a correr devo demorar no máximo 20. A questão é que é a subir muito. Corri a maior parte do tempo, a “serratrote” venci os quase 250mD+ nos pouco mais de 2500m do percurso … 10% em média. Valente!!! Mas valeu a pena … quando saio da floresta e me deparo com este cenário deve ter-me entrado mosquitos para os olhos, só pode J







Não era possível ficar ali muito tempo … estava a escurecer rapidamente. Ainda havia um bocadinho de luz do dia mas embrenhado na floresta já pouco se via do chão. Tinha a lanterna do tlm comigo mas não foi preciso usar. O regresso foi feito por um estradão em terra, sempre a descer e sempre a abrir. Isto fez com que me decidisse a fazer 10km ritmados novamente junto ao complexo desportivo … e fiz 5km a 4,30m/km + 5km a 4,05min/km. Pétaculo.

jantar de despedida antes de regressar à Tugalândia …


Na 6ªa foi dia de regresso … alguns atrasos nos voos impediram-me de fazer um treininho já em Portugal. No sábado fui a Mozelos e no domingo à noite fui rolar 15km para as margens do Douro com a Pikinita que está a subir de forma tb … do lado do Porto e Gaia, planinho J

Esta semana começou bem mas entretanto adoeci novamente. Nada de muito grave mas não corri ontem, não corro hoje e amanhã muito provavelmente tb não. Como me tenho sentido bem, tinha em mente tentar baixar já os 40m na São Silvestre de Ovar. do próximo sábado. Com a gripe de volta, agora com uma tosse de cão à mistura não sei se vai ser possível. Mas podemos sempre tentar, não é? J

6 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente dessa aventura no Pilatus. Já foi há 4 anos? Caraças... Não te despertou a saudade dos trilhos? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4 e meio para ser mais correcto!!! O tempo voa. Sim, tenho saudades dos trilhos e ontem inscrevi-me numa "loucura" para 2019.. nada de especial para ti, um grande desafio para mim :) … tenho um problema que a maioria não tem … adoro trilhos e adoro estrada, longas e curtas distâncias. Quando ando muito tempo nos trilhos tenho saudades da estrada (acreditas que estou a adorar estas provas de 10km???) e quando ando na estrada tb tenho saudades dos Trilhos, aos quais voltarei mais em força a partir de Fevereiro - há Pernetas para preparar. Sou assim, um tolo no meio da ponte :) Abraço

      P.S. Ainda me lembro de teres lançado a ideia de organizarmos uma ida ao "Pilatus" … na altura ainda era um grande desafio para ti. Nesses 4 anos o que ti já fizeste!!!

      Excluir
  2. O tempo voa efectivamente...

    Outra vez doente, não te deves andar a alimentar bem.

    As melhoras e bons treinos e provas.

    Já agora, Boas Festas ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes ainda falta um bocadinho de juízo nesta cabeça .. e o corpo é que paga ;)
      Boas Festas
      Abraço

      Excluir
  3. Também fiquei espantado pelos 4,5 anos do Pilatus! Quando falaste nele, recordei-me logo e julguei que tinha sido, o máximo, há 2 anos... Fui ver e na altura chamei-te Papa Montanhas, eh eh

    Espero que a (re)gripe cure rápido. Por vezes recaída é mais difícil...

    Um abraço de melhoras e de parabéns por essa fantástica semana de treinos!!! (até um bi-diario como a elite!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo voa!!! Ainda cá moram resticicios desta gripe … quando acordo as cenas de "limpeza" não são bonitas de se ver :):):) … mas pronto.

      Aquele abraço, bom Natal aí para casa

      Excluir