domingo

Maratona do Porto 2017 - está encontrado o ritmo para a prova


Foi com esta cara que eu acabei ontem o 3º de 4 treinos longos previsto para a Maratona do Porto. Vá ... abstenham-se desses comentários, cada um tem a cara que lhe deram e não tem culpa - foquem-se no ar de satisfeito, sem estar exausto e de quem ainda tinha mais para dar.

Foi isto ....


Voltei a fazer o longo pelo percurso do próximo dia 5 ... foi muito idêntico ao primeiro longo de há menos de duas semanas, tirando que foram mais uns km substituindo a parte de Gaia com a ida ao Freixo e voltar.

Eram 7.30h estava a arrancar de Matosinhos e posso dizer que os primeiros 10km (50,01min) custaram bastante - faltava motivação e estava a forçar para treinar - achava que não ia aguentar a média de 5min/km nos 30km previstos. Nos 2ºs 10km a coisa melhorou muito (48,39min), veio a motivação, as pernas soltaram-se, a respiração estabilizou e foram feitos em crescendo, mesmo tendo incluído a parte do percurso que eu menos gosto - a ida e volta ao Freixo - os últimos 10km eram os mais durinhos do percurso, pelo desgaste dos km e pelo facto de os últimos 2,5km terem 3 rampas onde subi quase 100mD+ ... mas mesmo assim foram os mais rápidos com (47,21min).


No fim deu aquela cara que está ali em cima. Satisfação enorme por chegar ao fim de um excelente longo com boas sensações, sem estar esgotado (como no primeiro) e força para continuar.

De salientar que fiz este treino como se estivesse em prova ... hidratei, tomei gel de 8 em 8km (falhei apenas o último pq já faltava pouco para acabar) e não parei para fotos. Mantive focado no que o corpo ia dizendo e fiz a gestão de tudo isso.

E correu bem ... acho que encontrei o ritmo para correr esta Maratona e assim um objectivo de tempo. Acho que uma Maratona com um tempo ligeiramente abaixo das 3.30h seria já muito bom, olhando à falta de treinos e a tudo o que tenho passado este ano. É isso que vou tentar ...

Estou a regressar à boa forma ... esta semana fiz pouca coisa. Antes deste longo tinha feito 3 treinos, de 6km (corrida de recuperação da MM Ovar), 7 e 5km. Mas num deles fiz isto ...

 

... pois é ... voltei a correr 5km abaixo dos 20min. O velhinho está a recuperar a forma... 

Ahhh ... voltando ao longo, hoje sinto-me bem das pernocas ... um bocadinho doridas mas nada de especial. Hoje dou descanso e amanhã volto a treinar. Só pode ser da recuperação pós treino ...

ao almoço


ao jantar



Próxima semana ver se faço o último longo ....

17 comentários:

  1. Olha que bom ver essa tua cara de satisfação!!! :)

    Força, muita força para o que falta, que a coisa está a ir no bom caminho!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo ... bom bom, é começar um treino sem dores, voltar a sentir força quando enfrento uma subida, ter força para meter uma abaixo e acelerar e o melhor de tudo ... chegar ao fim e sentir aquele empeno bom, as dores musculares apenas ... isso é que é mesmo mesmo muito bom :)
      Obrigado João.
      Abraço

      Excluir
  2. Podia falar de imensa coisa: do treino, do ritmo, etc e tal, mas o ponto forte é sem dúvida a escolha de vinho! 5 estrelas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É não é? Mas a combinação com aquele prato é divinal, acredita ...
      Abraço e força nisso ;)

      Excluir
  3. Eu não te digo que vem aí brilharete? Uma maratona com esses tempos ja é um brilharete 😉 Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabar a Maratona já é um brilharete :) ... e tu ontem fizeste um brilharete ... muitos parabéns colega Maratonista ... agora por aqui ;)
      Aquele abraço

      Excluir
    2. Para primeira maratona acho que correu benzinha ;)
      Thanks Carlos!
      Abraço

      Excluir
  4. Será aquela coisa da memoria muscular? Deve ser isso, deve eheh estás afinadinho. Bora lá a mais uma voltinha, e depois vê se voltas aos trilhos que já sinto falta dessas aventuras por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja mesmo isso ... não faço ideia. Estou com saudades dos trilhos, tanto que depois da Maratona vou mas é para o meu quintal com os restantes Pernetas matar saudades ... trilhos, Dª Alice, Bininho ... e pró ano quero ver se volto fazer alguma coisa maiorzita, ainda por escolher ... mas só começo depois das S Silvestres e da Meia de Viana em janeiro ;)
      Abraço

      Excluir
  5. Já percebi o que me falta para atingir os vossos ritmos espetaculares: este tipo de alimentação variada!

    Parabéns e boa sorte para a Maratona! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre se aprende alguma coisa por aqui, não é?
      Obrigado e boas corridas
      beijinhos

      Excluir
  6. Epa o pessoal está todo a fazer-te elogios e tal, por isso vou ser do contra :p já é muito tempo a acompanhar aqui o tasco por isso sei que és capaz de muito melhor. Mas claro os últimos meses quase sem treinar não ajudaram! A próxima será bem melhor com certeza! ☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol ... eu tb sei que sou capaz de muito mais, mas nesta fase não tenho pedalada para fazer um tempo perto do meu melhor ... daí jogar pelo seguro, pois estou a planear outras "lutas" mais para final e inicio do ano, essas sim para andar nos limites. Grande Abraço

      Excluir
  7. Não tenho vindo ler blogues (bergonha!!!), tenho de me pôr a par dos teus treinos mais recentes. Bom ver que a hidratação e nutrição se mantêm... ;)
    Bons treinos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Bergonha!!!! Como podes ver, tudo normal ;)
      Beijinhos e volta rápido

      Excluir
  8. São horas de ir dormir mas marchava meia dose de cada um dos pratos que ali meteste. Que vontade...
    Quanto aos treinos, se fizeste pouco e estás com esse andamento, com preparação mais regular era um espectáculo. Eu fiz dois de 30Km a esse ritmo e no fim só pensava "ai mãezinha se eu agora tivesse mais 12 pela frente..."
    Força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 dose de cada? Ahhh valente ... as coisas estão a melhorar, depois de meses lesionado a não conseguir ter consistência nos treinos. Sinto-me bem e motivado ... e dá nisto. Vamos ver no dia. Estou confiante.
      Grande abraço e força para ti tb.

      Excluir