domingo

Meia Maratona de Ovar 2017 ou Meia Maratona dos Sorrisos




Correu bastante bem a minha participação na Meia Maratona de Ovar.

Tal como mencionado no meu último post esta participação foi encarada como treino longo para a Maratona do Porto, o 2º longo de 4 que espero fazer até final do mês. Depois de ter sofrido bastante no longo de 25km de segunda-feira passada o objectivo hoje era conseguir chegar ao fim o menos desgastado possível.

Depois de uma noite curta ... o Jorge Palma ainda está para as curvas e deu um belíssimo espectáculo para comemorar 45 anos de carreira ... além do bom concerto voltei a sentir-me um jovem, porque ali no meio de 2 ou 3 mil pessoas eu era dos mais novos :):):)


A viagem até Ovar é curta ... 10 minutinhos de carro e pimba ... cafezinho com a malta ... mais uma participação em grande do CAL (22 a correr esta prova). 




A ideia de fazer uns km antes da prova foi posta em prática com algum atraso ... pusemo-nos na treta e quando demos por ela eram 9.30h ... 30 minutos que deram para fazer quase 6km na companhia do Zé Alexandre e do Badolas. Com paragem no carro para comer uma bananita e beber um isotónico a média andou nos 5,25min/km.

Giro giro foi que chegamos atrasados á zona de Partida - quando lá chegamos já o pelotão ia longe e estava a arrancar a caminhada. E lá partiram 3 camisolas vermelhas e verdes do CAL com uns bons 300m de atraso para a cauda do pelotão ... devem imaginar a festa que foi :)


Rapidamente apanhamos a cauda do pelotão ... a minha ideia era fazer os primeiros 10km sem puxar nada e depois, se me sentisse bem, iria fazer os últimos 10km mais rápidos. E foi isso que aconteceu.

Os primeiros 10km foram feitos com o Zé Alexandre ... íamos na put@ da brincadeira, de trás para a frente a "caçar" malta conhecida ... a tirar selfies com alguns deles ... alvos preferidos foram elementos da nossa equipa, dos Pernetas "genéricos", do Sanguedo e claro dos Montemorrow ou lá como se chamam ... e porque digo que hoje foi a Meia Maratona do Sorrisos? Olhem para todas as fotos desta posta ...















E assim fomos até pouco depois da placa dos 10km depois do Dolce Vita de Ovar ... 5,07min/km de média. Despedi-me do Zé que ia fazer a prova mais devagar e arranquei ... queria baixar os 5min/km. Aproveitei a descida ligeira até ao Furadouro (13km) para andar nos 4,30min/km e baixar bastante a média. Como me ia a sentir bem fui mantendo este ritmo que consegui sem grandes dificuldades ... quando entrei nos últimos 2 km a coisa começa a subir ligeiramente e fui na boleia de um outro atleta ... a meio ele quebrou e eu acelerei para fazer o km mais rápido a 4,12min/km ... e acabei assim com um tempo um pouco acima da 1h42 acabando com uma média de 4,48min/km e com capacidade física para manter a corrida no ritmo a que vinha.



Muito bom. Mesmo muito satisfeito por tudo ... fiz 27km no total, bem mais rápidos em média que os 25km de 2ª feira e sem comparação a forma como acabei. Neste momento estou muito bem, pouco empenado ... a grande diferença é que hoje geri a minha corrida como faço nas provas ... hidratei sempre, tomei dois géis, refresquei-me sempre que pude molhando cabeça e pescoço. Uma boa gestão faz toda a diferença. O melhor de tudo sem qualquer ressentir das lesões que me apoquentaram este ano. Estou mesmo de volta :)



Falta referir mais uma organização de excelência onde nada faltou ... para mim a melhor Meia Maratona de todas que conheço.



Agora é voltar já amanhã aos treinos e arranjar 2.30h de tempo no fim de semana para tentar fazer 30km.

Ahhh ... falta o unboxing habitual ...






7 comentários:

  1. Que bom ler este artigo e constatar o regresso do Perneta! :)

    Fizeste uma rica corrida (onde até deste avanço), um rico treino e divertimento à grande.

    Essa Meia é um espectáculo!!!

    Um grande abraço e que tudo continue em ascendente. Força!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso teve piada a história de chegar depois do tiro de partida ... é a 2ª vez que acontece, sempre por distracção e por acaso sempre com malta do CAL ;)
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  2. Perneta is back :)
    Tou a ver que ainda vem aí brilharete na maratona!
    Continuação de boas corridas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, parece que tou mesmo de volta .. quanto ao brilharete não é viável, mais um mesito e quem saberia ;) Aquele abraço e boas corridas

      Excluir
  3. Tou a ver que foste para tudo menos para correr...

    Estava bom, o pão de ló?

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. carlos foi bom voltar a encontrar te , pena que eu agora já não tenha pedalada.Sem te perguntar nada vi perfeitamente a tua ideia de corrida quando passaste por mim .Desejo do fundo do coração as maiores felicidades para a maratona pois eu este ano fico de fora ( ..fui internado 48 horas após ovar ...felizmente safei-me )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim. Ainda bem que tudo se resolveu.
      Grande abraço

      Excluir