domingo

Sábado de Jornada dupla - Parte 1 ou uma nova experiência no UTM


Sou sincero. Inscrevi-me no UTM por causa do Pedro e da Teresa - dois amigos da corrida envolvidos na organização deste evento. Por acaso não dava grande jeito fazer um trail uma semana antes da Maratona de Roma, mas a ideia era mostrar-lhes apoio.

Inscrevi-me na prova mais pequena, com 23km. O plano sempre foi levar a coisa na brincadeira, tentar desgastar-me o mínimo possível. A inscrição foi feita há meses e só há umas duas ou três semanas é que reparei que a prova era no sábado e não no domingo como pensava inicialmente. Acontece que no mesmo sábado iria decorrer o 1º Ulfilanis Run, organizado pelo Fiães Sport Clube - eu e a maioria dos meus amigos Pernetas vivemos ou somos oriundos de Fiães e eu joguei à bola uns anos valentes neste clube pelo qual sinto um carinho especial. Pronto, duas provas no mesmo dia ... 23km de manhã no Marão e 10km de estrada à noite a correr em casa - não há-de ser nada.

Na 6ªa à noite, já passava das 21h recebo um telefonema do Pedro - "a vossa disponibilidade para ajudar mantêm-se?" ... "Claro, conta com 3 Pernetas". E assim estava resolvido um problema ... os 23km do Marão a nível desportivo estavam arrumados :)

No dia seguinte, eu, a Lurdes e o Zé Alexandre apresentamo-nos ao trabalho bem cedo em Amarante - seriam umas 7.30h. "Vocês vão para o primeiro abastecimento dos 23km ... deixem partir os 50km e depois levam-vos lá" ... ok chefe!!! Deu para ver o Jerôme Rodrigues a vencer a prova grande, conviver com alguns atletas conhecidos e para nos divertirmos enquanto não chegava a hora de pegar ao serviço. Como? Por exemplo a fazer de porteiros da tenda principal ...




José Graça que conhecemos nos nosso trilhos, em mais uma conquista ... sempre com a garrafa de vinho do porto na mochila para dividir pelo caminho com quem tem a sorte de se cruzar com ele. Dia 1 de Maio lá estará mais uma vez presente por trilhos de canedo.



O único representante do CAL na prova ... Serafim o "Perneta do Mês de Março" (e o mês ainda não chegou ao fim)


Depois chegou o Jerome, deu-se a partida dos 50km e passados uns minutos também estávamos a partir, no meu carro atrás de uma carrinha da organização carregada de mantimentos, mesas e uma tenda.

O nosso abastecimento era o primeiro dos 23km, ca. dos 8km na zona de Gondar. Descarregada a carrinha, ficamos os 3 sozinhos e lá montamos o nosso estaminé. E com os Pernetas trabalha-se a sério mas sempre na brincadeira...


Ainda não eram 9h30 e um dos Pernetas já estava neste estado ... a imagem engana, não havia copos e o gajo tinha que experimentar o isotónico para ver se estava na temperatura ideal ... como é um atleta cheio de genica, foi assim ...


Um pouco antes de começarem a aparecer os atletas da prova dos 23km tivemos uma surpresa muito agradável ... apareceram-nos um grupinho de malta conhecida dos BYL (Beat Your Limit) que vieram dar apoio a dois atletas deles que estavam em prova - além de divertido ainda nos deram uma mãozinha, não só a apoiar a malta que passava (foi uma festa) como a ajudar no próprio abastecimento quando o "trabalho" apertava. Obrigado Malta!!!


Quanto à experiência correu bastante bem. Foi muito interessante estar do lado de cá do abastecimento - já tinha estado uma vez no Free Trail de Santo André mas não é comparável - nesta prova estavam inscritos 400 atletas, além disso era competição o que dá um carácter completamente diferente à questão. Acho que nos safamos bem para quem não tem experiência, tentamos fazer o que gostamos que nos façam quando estamos a correr - apoiar, ajudar e divertir. Pelo feedback que tivemos acho que cumprimos - e não foi fácil, tivemos algumas situações para resolver como uma desistência por queda e duas por atletas que estavam muito descontentes com um problema que tiveram com as marcações - e fomos resolvendo o que nos foi aparecendo. Também foi importante como aprendizagem, experiência que vamos usar nos Trilhos dos Pernetas. Ahh .. e como diz a Lurdes "nunca chegou tão fresca a um abastecimento" ... é isso.

Valeu a pena ... gostei muito e acho que esta tripla de Pernetas fez uma excelente inkipinha...

6 comentários:

  1. Sem dúvida que terá sido uma experiência muito gratificante!
    E com uma equipa desse calibre, o sucesso só podia ser total!

    Um abraço e (imitando "alguém" conhecido) tic-tac para Roma :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acima de tudo foi divertido, brincamos, rimos e cumprimos bem com a nossa tarefa.
      Abraço

      P.S. Não estou minimamente nervoso com Roma (pelo menos por enquanto)

      Excluir
  2. Também é muito recompensador estar "do outro lado". E, como escreveste, como atleta já tens uma ideia do necessário nos abastecimentos. Deve ter sido uma manhã bem passada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que foi ... divertida, muito, mas ao mesmo tempo de responsabilidade com a missão atribuída. E correu bem :)
      Beijinhos

      Excluir
  3. Com que então o meu amigo esteve na minha terra ...não nos cruzamos por muito pouco pois cheguei ao local de partida ás 8h50...estive por ali e voltei de tarde , foi pena fica para a próxima .Muita força para Roma.Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive sim, e acho que te vi a chegar de carro à rotunda (eu ia de carro para cima atrás da carrinha da organização). Eu só voltei para deixar uns lesionados na meta e depois do trabalho feito, foi regressar a casa que havia uma prova para fazer ;)
      Aquele abraço

      Excluir