segunda-feira

Trilhos dos Pernetas 2017 - era uma vez ...


... um moço que vivia em Canedo e tinha descoberto há pouco que além da corrida em estrada também havia um tipo de corrida por trilhos que era bem catita. Este moço tinha (e tem) um joelho direito que é uma miséria, que o faz mancar sempre que inicia uma corrida – foi este facto que fez com que os seus amigos (da onça) o apelidassem carinhosamente de Perneta.  Mas este defeito não o impediu de partir em grandes aventuras exploratórias das zonas mais remotas da sua terriola. E o que ia descobrindo era bonito demais para ficar só para ele, pelo que começou a convidar uns amigos para se juntar nas aventuras.
E o entusiasmo foi passado ao grupinho, que se juntava cada vez mais para treinos pelo agora apelidado “nosso quintal” ou “centro de estágio dos Pernetas”.
Não demorou muito a surgir a ideia de partilhar os “nossos” trilhos com mais amigos, e foi assim que surgiu a ideia do primeiro treino livre, alargado aos leitores deste cantinho. Arregaçamos as mangas e foi um sucesso pelo feedback que tivemos dos participantes. Isto foi em Março de 2014. Esgotamos as 50 inscrições embora no dia só tenham aparecido uns 40.

Um pouco mais de um ano depois organizamos o 2º Trilhos do Perneta, sempre na vertente treino livre, tendo novamente esgotado as 100 inscrições previstas, embora no dia só tenham aparecido uns 65 (choveu pra caraças). Nesta edição a data passou a ser o feriado 1 de Maio, data que se mantem desde aí.

Este ano realizamos a 3ª edição, novamente no dia 1 de Maio, sempre variando os percursos em comparação com os anos anteriores. Inscrições mais uma vez esgotadas (130), embora no dia mais uma vez tenham aparecido menos … foram 100 desta vez. Correu bem, mais uma vez.

Comum às 3 edições foi o feedback positivo da malta que participou, sempre com muitos incentivos para que organizássemos uma prova oficial. Para vos ser muito sincero, nunca foi nosso objectivo fazê-lo, porque o que nós gostamos é de correr e de conviver – a nossa ideia sempre foi que uma prova poderia desvirtuar um pouco o espirito que nos caracteriza, boa disposição e convívio acima de tudo.
Acontece que acabamos por “ceder à pressão” aceitando o desafio lançado por vários quadrantes, e decidimos organizar os 1ºs Trilhos dos Pernetas como prova oficial. Será dia 1 de Maio 2017.
Posso dizer que a Pernetada está muito entusiasmada com este projecto – estamos cheios de pica em fazer um evento que deixe uma vontade enorme de voltar a quem participa, que a malta fique a contar os dias até à próxima edição :). Temos o apoio da Camara Municipal da Feira e da Junta de Freguesia de Canedo – sem este apoio não seria possível colocar a coisa de pé.
E não vamos desvirtuar a espirito dos Pernetas … a boa disposição e o convívio continuam a ser uma prioridade – é uma promessa. Aliás, quem conhece esta equipinha sabe muito bem que não sabemos estar de outra forma. A única diferença para os eventos que organizamos anteriormente, é que vão levar um dorsal e um chip e no fim haverá uma listagem com a ordem de chegada à meta, apenas isso :). Ahhh .. e vão pagar para participar!!! Apenas podemos garantir-vos que nunca será o lucro a mover-nos, aliás, esta organização está a cargo do Clube Atletismo de Lamas do qual quase todos fazemos parte. O dinheiro será investido no evento, numa parte solidária (ainda a definir) e se no fim sobrar alguma coisa, porreiro, servirá o nosso clube.
Posto isto, coloquem lá o dia 1 de Maio 2017 na vossa agenda. Estejam atentos, pois vamos dando novidades nos próximos tempos – as inscrições irão abrir no inicio de Janeiro e serão geridas pela lap2go.
Pessoalmente tenho um objectivo que gostaria de atingir como nr. de participantes. Não o vou dizer, apenas os meus amigos Pernetas o sabem. Era bonito ... 
Podem seguir as novidades na nossa página do facebook … mesmo que não possam participar, sigam-nos – se gostam de rir, acho que não se vão arrepender. E mais não digo … para já :)

6 comentários:

  1. Tal como já disse no "livro da cara", é muito gratificante, e mesmo inspirador, ver como uma reunião de amigos em puro convívio se transforma numa prova oficial, no que deverá ser uma enorme fonte de orgulho para todos os Pernetas. Espectacular mesmo!!!

    Um grande abraço e tudo a correr pelo melhor. Muito sucesso para o evento!!!

    ResponderExcluir
  2. A pressão social para EU ter uma página no facebook, não sei se aguento...e hâ, o quê, correr, ahh, não, não é para mim.

    Mas obrigado por pensares em mim.

    Ir a treinos programados por gente esforçada e que foram um espectáculo, não, mas agora que é oficial...tenho mesmo que ver se vou!

    Ainda mais que mesmo agora, num blogue da concorrência, apreendi uma grande lição e se quero um bom Outono tenho que me esforçar e muito na Primavera.

    Grande Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb era do contra, até que foi do tipo "se não os podes vencer junta-te a eles" e fiquei viciado :)
      Bem, vamos lá ver se é desta ...
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Ah, bom, agora que é oficial talvez vá. :P
    Muito sucesso para o Trilhos dos Pernetas, é merecido!
    Beijinhos
    PS: apelidaram-te de Perneta "carinhosamente", claro... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livra-te, só digo isso :P
      Claro que foi carinhosamente, nem poderia ser de outra forma vindo de quem vem.
      Beijinhos

      Excluir