quinta-feira

2016 - ano do car@...


Ainda falta mês e meio para acabar 2016 e com a Maratona do Porto fechei o ciclo dos objectivos do ano a chave de ouro.
Nem nos melhores sonhos imaginava uma “época desportiva” com os resultados que consegui – bati os recordes todos nas distâncias clássicas de estrada, corrijo, pulverizei praticamente todos como escrevi nesta posta em Setembro passado.
Entretanto juntei-lhe o tal RP na Maratona, que agora está nas 3h14m17s (baixei mais de 10 minutos em relação ao anterior - uma curiosidade ... no Porto fiz a primeira meia Maratona em 1h37m09 e a segunda em 1h37m10 ... eu sei que assim dá mais 2s que o tempo oficial, mas é o meu registo ... corri tipo relógio suiço).
A juntar a isso, em Setembro fui a primeira vez ao pódio, num 1º lugar por equipas mistas nas 24h de Portugal. Tive a sorte de integrar uma grande equipa, dando uma excelente contribuição para o êxito tb.
E ainda … (parece o concurso 1,2, 3, lembram-se ??? J) … um monte de registos de menor importância batidos, como por exemplo km anuais (e ainda não chegou ao fim), 1km, 5km, mais tempo em prova, mais desnível acc., mês com mais km, etc, etc, etc … tenho 18 tipos de registos diferentes que servem de motivação pessoal, para tentar mais e melhor – em 2016 já bati 16 deles – faltam apenas a distância mais longa e o recorde dos km semanais, 2 itens interligados e que são de 2015 com a minha participação nas 24h em individual.
Não sendo propriamente um novato na corrida (muito menos na idade) é muito bom. Sabemos que quando começamos a correr, o bater de recordes consecutivamente é quase normal. Não estou nesta fase, essa já passou há um bom tempo J
Ainda à 2 anos tinha objectivos de tempos que gostaria de realizar e que considerava os meus limites, naquela altura pareciam-me muito difíceis de conseguir, mas ao mesmo tempo realistas e possíveis – eram eles sub40 aos 10km, sub1h30 na Meia-Maratona e sub3h15 na Maratona. Foram todos batidos, não foi fácil mas consegui, e em alguns casos até por larga margem – os 38,41 nos 10km são o meu maior orgulho, ver um 38 era algo que considerava impensável para o meu nível, e embora ainda tenha uma ligeira esperança de um dia poder baixar mais um bocadinho sei perfeitamente que só se houver um alinhamento perfeito de tudo e mais alguma coisa. Já na Meia-Maratona e na Maratona hoje acho que ainda tenho alguma margem de progressão.
Até ao final do ano já não tenho grandes objectivos além de continuar a correr e a divertir-me ao máximo – vou participar em algumas provas, inclusivamente em mais uma Maratona (a minha 10ª) no Gerês, mas será “só” para curtir e terminar. Neste momento vou começar a aumentar a intensidade e os ritmos, a pensar nas S.Silvestres  do fim do ano (Porto e Espinho estão certas, talvez ainda Ovar), que vão servir para treinar para o primeiro objectivo de 2017 – bater o meu recorde pessoal na Meia Maratona de Viana do Castelo.
2016 está a ser um ano do car@... a nível de corrida!!!

8 comentários:

  1. Muitos parabéns por este ano fabuloso!!!
    Faltou-te foi referir o UTMB.

    Também eu tenho previsto um artigo com o título "2016 o meu ano de ouro" mas só o escreverei nos primeiros dias de 2017 pois o ano ainda não acabou... ;)

    Que continues assim e em força!
    E curte bem a tua décima Maratona (essa Maratona tem quantos km? ih ih ih)

    Um grande abraço

    ps - E sim, recordo-me bem do "e ainda..." :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. O link que aparece no inicio do texto foi feito em cima do CCC (logo a seguir), pelo que agora apenas referi o que veio depois.
      Os resumos costumam ser feitos no fim do ano, ou lgo nos primeiros dias de 2017 - mas este está a ser tão fantabulástico que já teve direito a dois artigos e vai ter direito a mais um no inicio de 2017 :)
      Quantos km tem a Maratona do Gerês??? Não sei ... mas deixa estar que vou perguntar à minha rica mãezinha que ela sabe de certeza :)
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Bem bom efectivamente.

    Consegues apontar alguma alteração a nivel de treino que justifique ou são apenas menos pizzas por km?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas uma ... mais km nas pernas. É o primeiro ano em que não sigo nenhum plano especifico de treino, o que não quer dizer que não faça umas series, uns fartleks ou umas rampas. Ando ao sabor do vento ... mas os km aumentaram muito, não devo ficar muito longe dos 3500km no fim do ano, quase mais 1000km que em 2015. Só pode ser isso.
      Abraço

      Excluir
  3. O aumento de quilometragem estará certamente ligado com o teu aumento de desempenho. Ainda por cima não fizeste um aumento só a com corrida contínua, continuas a fazer treinos diferentes e isso é que dá estímulo ao corpo.

    De qualquer forma, parabéns! É excelente bater os nossos recordes pessoais! Só nós que andamos neste mundo da corrida, sabemos o que isso significa :)

    Um abraço

    PS: "...ou são apenas menos pizzas por km?" muito bom aahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de acordo com o que escreves, a 100%, só pode ser isso.
      Obrigado... é verdade, quem está por fora nem imagina o que nos vai na alma quando conseguios um novo recorde.
      Abraço

      P.S. Não me parece que sejam menos pizza/km, é que quantos mais km masi fominha :) ... hehehe

      Excluir
  4. Não sei quem é o car@, mas o teu 2016 também não me parece nada mau! :P Mas confia que ara o ano será ainda melhor, em todos os níveis... :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão o meu não está a ser nada mau :) .. quanto ao próximo ano, obrigado ;)
      Beijinhos

      Excluir