sexta-feira

Maratona do porto 2016 - será que vai ser assim?


Vi este pequeno video do percurso da Maratona do Porto do próximo dia 6, e sonhei de olhos abertos …


- Partida … primeiros 200m ando às cotoveladas à malta, calco meia dúzia que tiveram o azar de cair à minha frente e são espezinhados pela multidão e faço a curva para sair do Queimódromo por fora para evitar ter que parar por causa do afunilamento que se criou … 1km ... a subida da Av.da Boavista parece uma descida J … subida? Pah … deixa-me rir J

- até aos 5km começo a ficar “ourado” de tanta voltinha … com a euforia já por várias vezes tive que travar a mota pois vou demasiado rápido … vejam bem que dei comigo colado aos kenyanos que lideram a prova desde o primeiro metro …

- dos 6 aos 11km começam a doer-me os joelhos … raisparta a merda dos paralelos de Matosinhos … txiiii … tanta gente atrás de mim J

- 11… 12km … acho que já passei aqui hoje? Será que me enganei? Espero que não …

- 13 aos 15km … já sofri  tanto mas tanto nesta avenida em edições passadas … hoje vou bem (tb era mehor se assim não fosse) … em que estado é que vou chegar aqui daqui a horita e meia? Boa pergunta …

- 16 aos 19km … olha!!! Do outro lado do rio tb se corre … espera lá!??? … são os primeiros!!! … correr ao caralho …

- 20…21km … adoro esta parte … parte velha da Ribeira, Ponte D.Luis e metade já está J … pernas impecáveis, respiração controlada … e com vantagem sobre o tempo pretendido … tá no papo … sou o maior J

- 22 aos 25km … hmmm … os paralelos massacraram-me os músculos e especialmente o joelho direito … não sou Perneta por acaso … malditos!!! … mas não passa nada, já falta “pouco” …

- 26 aos 29km … não está fácil … mas vou dentro de pretendido … mais um gel, estava a guarda-lo para os 32km, mas vai ter que ser já … eishhhhh, caralho … quem é que meteu esta rampa antes da Ponte D.Luis???? …. Os pulmões e o coração parece que me querem saltar pela boca, as pernas tremem como varas verdes …. será o tabuleiro da ponte a abanar? … Eiiii, tanta gente …. Não posso dar parte fraca … sigaaaaa…

- 29 aos 32km … tou todo fodido, detesto esta parte de rectas sem fim de ida e volta … sem público … entretenho-me a contar atletas que estão atrás de mim … desisto ao 48º pq já não funciona …. olha o Tunel da Ribeira … hmmm … costumo ir-me abaixo aqui, inexplicavelmente ….  Corro de olhos fechados a imaginar que estou no Quintal dos Pernetas, até ouço o rio Inha a correr ao meu lado … “acordo” com um grito de um colega que abalroei … “desculpa” … funcionou, passei a besta do túnel J … vamos embora que só faltam 10km … o que é isso para um Ultra como eu …peaners …

- 33, 34 … ai queres luta???? Vais ter luta??? 35… 36 ……………..37 …………………….38 ………………………………………………………… 39 … foda-se, ninguém que me venha dizer que todos os km medem exactamente a mesma coisa … não acredito, existem km muito mais longos que outros …. Juro!!!! … e levo dois calhaus no lugar das coxas ….

- 39km …. Cá está novamente a Avenida Brasil …. Já não me lembrava que isto sobe tanto …. Olha o Castelo do Queijo lá ao fundo …. Nunca mais lá chego … interminável esta recta …. Tantos colegas nas bermas da avenida com cara de desespero agarrados às pernas … “a mim não meu Deus, por fvr, poupa-me das cãibras” …. Sinto os músculos a querer rasgar a qualquer momento … 40km … ouço alguém a gritar “força Perneta” … levanto braço a agradecer, mas não consigo ver quem é … já só penso em chegar ao fim deste martirio … quem olhar para mim vê apenas a “tacha arreganhada” do esforço … “pé esquerdo, pé direito, pé esquerdo, pé direito….”

- 41km …. “tá feito” … sinto que vou concluir mais uma … já se ouve o speaker e a algazarra na zona de chegada …. e o tempo? … olho para o relógio e aumento o ritmo num esforço final …. É até rebentar …. Será???

- km 42 … entro no Queimódromo com centenas de pessoas a incentivar, a fazer a festa da Maratona … e que força que nos dão … estou com a adrenalina no máximo, com um friozinho na espinha e as emoções à flor da pele …. Um último olhar furtivo para o relógio e um sprint final, o possível …. atiro-me para cima da meta e caio … olho para o relógio e ….. ?????

EIIIII???? ENTÃO???? FODA-SE …. E AGORA????

Vou ter que esperar até ao próximo dia 6 para saber o resultado …..

18 comentários:

  1. Muito bem retratado !!! :D

    ResponderExcluir
  2. Ehehe muito bom! Espero que faças o tempo que estás à espera! Mas vais ter que apertar contigo :p

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. 6 dias e o filme Perneta é concluído! Força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mais alguns dias ... é dia 6 de Novembro.
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  4. MUITO BOM PARABÉNS .
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  5. Vai ser aquele tempo que sonhaste!

    FORÇA!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse acho que não, mas perto, aí a uns 5 minutos já era muito bom :)
      Abraço e força

      Excluir
  6. Queres saber o resultado? Tens de vir aqui ler :p


    (Que tudo corra bem)

    ResponderExcluir
  7. Ahahah =) Muito bom!
    Força Carlos!

    ResponderExcluir
  8. Ora bem,
    Acho que este ano a partida é já fora do Queimódromo, precisamente para evitar a paragem do ano passado.
    A Avenida chama-se Brasil e não Brasília.
    Fora isso, enquanto espero pelo meu pai, ofereço-me para ser eu a gritar "Força Perneta!".
    Boa corrida,
    Oriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade ... pode ser que então já não tenha que usar os cotovelos ;)
      Tens razão ... já corrigido o nome da Avenida ... obrigado pela visita, pelo comentário, pelas correcções e fico à espera então do "Força Perneta" ;)
      Beijinhos

      Excluir