segunda-feira

Wings for Life Run Porto 2016 - só poder ter sido dos cafés


Inscrevi-me nesta prova já faz uns meses, apenas por ser uma experiência diferente (onde é que já se viu uma meta a perseguir os atletas? J), mas também por ser uma prova 100% solidária e pelo percurso também. Nem me lembrei que era no mesmo dia da Meia de Cortegaça de que tanto gosto, e que já o ano passado tinha falhado.
Zerinho de preocupações com esta prova, aliás, nem fui ver o percurso ao certo, se tinha ou não abastecimentos e onde eram, a que horas era a partida, etc e tal. E olhem que eu costumo ser cuidadoso na preparação das provas. Apenas durante a semana, ao combinar com o Nuno a forma de ir para Porto, é que lhe fui perguntando sobre estes pormenores e acabei por ir ao site simular o ritmo/distância para ver o que precisava de fazer para chegar à Granja.

Porquê Granja? Porque iria ser na Granja que eu iria deixar o carro, para seguir com o Nuno e o Hélder, primeiro de comboio até à Campanhã e depois de metro até à Casa da Música onde seria dada a partida.

Nesta prova foi mesmo tudo diferente … partida prevista para o meio-dia, ou seja, das poucas vezes em que não me tenho que levantar a horas pornográficas. Tudo preparado de véspera … pequeno-almoço reforçado nas calmas e um primeiro café ainda em casa – apeteceu-me. Ás 9.15h encontro-me com o Hélder no Beto e sai mais um café … viagem até à estação de Comboio da Granja onde já está o Nuno à nossa espera … está muito vento de sul … vamos levar com ele de frente … intestinos a dar sinal, mau J … não adianta estar a adiar a coisa … sprint até ao tasco mais próximo, mais um café ao balcão para consumir alguma coisa … e vão 3 numa horita … o gajo tá doído J … já aliviadinho apanhamos o comboio para o Porto … não somos os únicos a ter esta ideia … comboio, depois metro e não tardou estamos na Casa da Música … ainda falta 1h30 e o que é que fomos fazer? Tomar mais um café, claro J




mais um cafezinho...

O resto do tempo até á hora da partida foi passado em amena cavaqueira e a tirar e a por o impermeável … ora chovia, ora aparecia o sol … muita gente conhecida, beijos e abraços e o Fernando Alvim ao microfone a animar o evento J … esteve muito bem, eu gosto do gajo J

a malta do CAL ... melhor clube do mundo e arredores

A partida foi às 12 em ponto, ao mesmo tempo que em não sei quantas dezenas de países pelo mundo fora … muitas dezenas de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, a correr por quem não pode … segundo a organização foram amealhados 6,6 milhões de euros que vão ser investidos na investigação das lesões da espinal medula. Bem bom J
E ali ia eu pela Avenida da Boavista abaixo, no meio de um pelotão colorido e eufórico, a retrair o andamento para não embarcar na loucura de seguir muitos atletas que pareciam ir numa prova de 10km … primeiros km praticamente sempre a descer na companhia do Nuno … ritmo e bpm controlados. Avenida da Boavista, incursão à direita antes do Parque da Cidade, passar em frente ao Queimódromo e já estávamos na rotunda da Anémona a virar à esquerda, Castelo do Queijo, Avenida Brasília e Foz do Douro … tinha aumentado bastante o ritmo e o Nuno tinha ficado para trás … primeiros 10km em 45,50min … meto um gel …
… para chegar à Granja vou ter que correr 33km (uma média à volta dos 4,50min/km acho eu), mas gostava de chegar aos 35km (não me perguntem porquê, talvez por ser um número redondo). Para ser muito sincero não fazia a mínima ideia o que conseguiria fazer, pois embora esteja com alguma resistência, não tenho feito treinos longos a ritmos altos.
… as sensações continuam boas … decido dividir a coisa por percursos de 10km, e mantenho o ritmo constante, ligeiramente abaixo dos 4,30min/km … agora percorro a margem do Douro do lado do Porto em direcção à Ribeira … o pelotão já à algum tempo que se alongou, já não existem grandes aglomerados de corredores … eu continuo bem, sempre a passar gente … vou aproveitando todos os abastecimentos para agarrar uma garrafa de água que levo comigo e de vez em quando apanho um bocado de banana … tudo sem parar … há que aproveitar a embalagem … um pouco antes do Túnel da Ribeira vejo à minha frente uma silhueta que me parece conhecida … aproximo-me e já lado a lado grito “Rosinha!!!!” … era a Rosa Mota a quem dei um high-five … já viram, um Perneta a ultrapassar a grande Rosa Mota J … admiro muito aquela senhora, grandiosa atleta com uma humildade incrível … ia ali a incentivar uma malta que empurrava uns atletas em cadeiras de rodas …. Passo o Tunel da Ribeira e vem-me à memória a Maratona do Porto do ano passado . foi ali, em sentido contrário, que eu “desisti” de tentar chegar ao meu objectivo … mas hoje ia ali rijo como um pêro J



… no tabuleiro da ponte D.Luis entusiasmei-me e quando desço para a marginal de Gaia vou abaixo dos 4min/km … calmex Perneta, que isto não é sempre siga … paralelos!!! Sempre a mesma merda de paralelos que me massacram o meu joelho direito … mas vou muito bem, a média já chegou aos 4,30min/km, está na hora de controlar o ritmo … Afurada … local do retorno da Maratona do Porto, normalmente com muita gente, desta vez não …. deve estar tudo a almoçar J … um pouco antes do Cabedelo chego aos 20km … último parcial de 10km em pouco menos de 44min … e com energia …. mais um gel e siga, há que aproveitar estes dias assim …

todo sorridente ... quando as coisa vão bem é assim .. 

Meia Maratona em 1h35 e uns pozinhos e chegamos à Avenida das Praias, já com o Atlântico do nosso lado direito … fonix … o vento de sul está muito forte, corro de cabeça baixa e é uma luta para não baixar muito o ritmo … é preciso ter azar … normalmente temos a famosa nortada, que seria uma bela ajuda, mas hoje não, hoje é de sul … deve ser só para chatear J … conheço bem esta zona … grandes rectas ao longo das praias … continuo muito bem, sempre a passar gente … incrível … olha o Senhor da Pedra J … pouco depois chego aos 30km … mais 10km abaixo de 45min … a média continua em 4,30min …. começo a pensar que poderei chegar a Espinho … treino com a malta da Running Espinho às 3ªs à noite e era giro chegar lá …

… mas na Aguda, para passar a linha de comboio para a parte de cima existe um túnel, que para sair dele é preciso fazer uma subida curta mas bastante ingreme … é a primeira vez que entro em dificuldade … as pernas não respondem como quero … não me tinha apercebido que tinha chegado a este estado … a subida é feita a trote e de volta ao plano demoro algum tempo a recuperar o fôlego e o ritmo já não volta a ser o que era … mas consigo voltar a correr abaixo dos 5min/km … lá está a estação da Granja e o meu carro estacionado em frente, aparece o Hélder a perguntar se eu quero um gel … “Não obrigado” … 33km  … muito bom … já alguns a caminhar, muita gente a olhar para trás para ver se o carro-meta vem aí ….

… a pequena subida até ao Hotel Solverde volta a deixar-me com os bofes de fora … 2km até Espinho … tenho que conseguir …. em frente ao Solverde um membro da organização diz “5 minutos para o carro chegar” …  35km com 4,32min/km de média … espectáculo ….

agora já não há sorrisinhos para ninguém ... tá na hora da luta
 com a faca nos dentes ...

... e entro em Espinho … rotunda junto ao Continente, direita em direcção às praias … siga … agora já vou em esforço … vou-me motivando com o pessoal à minha frente … vou buscar um, depois outro, depois mais dois … não demora muito estou já perto da saída de Espinho para entrar em Silvalde … passa por mim um membro da organização de bicicleta e diz “1 minuto” … faltam 200m para os 38km … tenho que lá chegar … e acelero …. olho para trás e lá ao fundo lá vem ele, o carro-meta …  passo a placa dos 38km e sigo o mais rápido que consigo … saco do meu telelé para a selfie final ….

38,34km foi o que marcou o meu relógio, 38,22km foi a distância oficial … muito acima do que alguma vez pensei fazer … em 2h55min … só para terem uma ideia, mais 4km neste ritmo e batia o meu recorde à Maratona por 12 minutos … e sem treinos específicos … o Centro de Estágio dos Pernetas a fazer efeito J


Há dias em que sai tudo bem, e este foi um deles …

Quanto à prova, gostei muito … foi uma grande festa, a organização esteve impecável, não tenho nada a apontar da minha parte. Bons abastecimentos, muitos voluntários espalhados pelo percurso a dar uma palavrinha de apoio e uns brindes muito bons – a qualidade da camisola surpreendeu-me pela positiva (muito boa), um buff, uma toalha – o percurso é muito bom, mesmo sendo conhecedor de praticamente todo o percurso é sempre um prazer correr pela marginal do atlântico, do Porto, Gaia e Praias ... se vou voltar para o ano? Não sei, depende dos objectivos que tenha para a altura, mas se não houver assim nada de especial  volto a fazer uma perninha.
Por fim, as classificações ... embora não seja o mais importante, desta vez até que fiquei orgulhoso da minha prestação …

41º da geral em Portugal (em mais de 2000 que finalizaram) e 9º no meu escalão (em quase 300) – um Perneta a fazer Top 10 com tanta gente não é todos os dias J … a nível mundial fiquei em 884 na geral (em quase 90.000 classificados). É logico que o nível médio nestas provas não é muito alto, e vale o que vale, mas desta vez tive uma excelente prestação para o nível de Perneta-Mor ... isto só pode ter sido dos cafés J

Próxima paragem – Trail da Raposa em Paredes (53km) a 29 de Maio.

18 comentários:

  1. Excelente crónica!!! Dá vontade de não faltar para o ano. Mts parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mauro. É uma prova engraçada por ser diferente, vale pela experiência. Abraço

      Excluir
  2. Agora já sei o truque... Vou emborcar cafés atrás de cafés antes das provas :) grande prova muitos parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de uns cafezinhos, mas não costumo exagerar como no domingo ... 4 cafés em pouco mais de 1 hora ... a minha média são 2 por dia :)
      Obrigado. Abraço

      Excluir
  3. Super-extraordinário!!!!!
    Prova fantástica e em grande destaque a nível mundial (olha que consultei agora a classificação e estás em 845 e não 884).
    Já viste se estiveres assim na próxima Maratona? (ou será que em termos psicológicos a abordagem é diferente? Uma coisa é tentar ir o mais longe que se conseguir, outra é saber que são 42...)
    E as nossas atletas em grande! A Vera Nunes, que ganhou aí, foi 3ª a nível mundial e a Doroteia Peixoto ganhou no Niagara e foi 6ª mundial!

    Muitos e muitos parabéns!!!

    Um grande abraço, grande "Perneta"

    ps - Com tanto café conseguiste dormir de noite ou és como a Mafalda que pode beber um café à noite e passados 5 minutos está a dormir? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. É verdade, tivemos atletas em grande destaque a nível mundial, o que me deixa orgulhoso. Tal como a minha prestação me deixou, tb pelo resultado (confesso) mas sempre sabendo que o nível geral não é muito alto e vale o que vale.
      Obrigado e aquele abraço

      P.S. Eu devo ser como a Mafalda então ;) ... mas não somos todos assim??? :P

      Excluir
  4. EXTRAORDINÁRIO! GRANDE PRESTAÇÃO! PARABÉNS!

    Tenho pena que quando eu tinha a mania que corria alguma coisa não houvesse essa prova. Agora limo-te a ver as metas a fugirem à minha frente e nem vale a pena tentar fugir de uma que me persiga pois sou logo apanhado :)

    Quanto a cafés não somos todos assim: se eu tomasse um café agora só voltava a dormir lá para o Natal! :)))))

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge... toma antes um chã, ou melhor, uma aguinha sem gás :)
      Abraço

      Excluir
  5. Vou mas é começar a treinar como tu... não planear as provas e ir sem saber pormenores! Pode ser que me safe também! LOL
    Parabéns pela prova!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desta vez correu bem ... experimenta e verás :)
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  6. Espetacular :) Foi sem dúvida uma excelente prova/treino para o que ai vem.

    Eu participei há dois anos na Comporta... odiei aquilo. A organização foi má, a prova foi às 11h com mais de 30 graus, o percurso monótono e sem interesse nenhum. Fiz uma hora e parei, não tive paciência para mais, mal conseguia respirar naquele ambiente... lembro de ter feito para ligeiramente menos que 4:00\km. Imagina quanto tempo não fiquei à espera que o carro passe-se por mim :)

    Talvez um dia volte a meter-me numa aventura destas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado .. foi sim senhor. Penso que esta prova no Porto, Gaia e Aveiro nada terá a ver com a da Comporta. O percurso é mesmo muito bonito, sempre junto a água (rio e mar) e que eu tenha reparado a organização não falhou em absolutamente nada.
      4min/km devia dar aí uns 500km :)
      Abraço

      Excluir
  7. Muito bom, top 50 em 2000!!! Tens me de dizer o café que andas a beber, porque acho que as minhas cápsulas da Delt@ não andam a fazer efeito! (Também só bebo 2 por dia, deve ser isso... Ihih) :)
    O conceito desta prova está engraçado, e o facto de ser em simultâneo em diferentes cidades do mundo torna-a interessante.
    Continua esse plano de treinos "anárquico", está a fazer efeito! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mau não senhor! Olha, tb só tomo 2 cafés por dia em média (às vezes 3). Desta vez foi uma excepção e deve ter sido a mistura, pois foram 4 em sítios diferentes :)
      Continuo a descobrir facetas novas, e isso é bom ...
      Beijinhos

      Excluir
  8. É isso, os cafés!!! Tenho é que beber cafés o suficiente para... nº2... antes da partida. Depois na boa.

    Excelente relato, tenho de experimentar esta prova um dia destes. Se me cansar posso sempre correr para tras e apanhar a meta. :D

    Abraço e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... experimenta. Se te cansares, sentaste na beirinha da estrada e esperas tranquilamente que a meta te apanhe, melhor procuras uma esplanada, pedes uma mini e um prato de tremoços e quando o carro-meta passar fazes uma onda ... :)
      Abraço e bons treinos para ti tb.

      Excluir
  9. Fantástico Carlos.

    Estás em grande forma, a correr e a beber cafés :-)
    Abraço

    ResponderExcluir