quarta-feira

Grande objectivo 2015


Está definido o meu grande objectivo para 2015.

Em meados de 2013 fiz a minha primeira Ultramaratona (53km da Geira Romana), voltando a saborear distâncias acima da Maratona em Novembro desse mesmo ano em Barcelos, na UTAM (63km) – nesta altura tinha em mente fazer uma prova de três dígitos em 2014, mas essa mesma  participação na UTAM fez-me ver a realidade…embora tenha corrido bem, para chegar aos 100km teria que fazer quase uma maratona em cima do que acabava de completar em Barcelos. A realidade é que achei que não estava preparado, e que para me preparar precisava de mais tempo, tempo esse que com o nascimento da minha Isabel não iria ter. Por isso, decidi adiar esse sonho até achar ter condições para o conseguir.

Em 2014 dediquei-me mais às longas distâncias…fiz 3 Ultras (Abutres, Paleozóico e UTDP), 2 Maratonas de estrada (Münster e Porto), além de muitos treinos longos… e sinto que fiquei mais forte e resistente….acabei todas estas provas com o sentimento que poderia continuar (umas melhor do que outras)…as recuperações tb foram excelentes. Neste momento, e sem falsa modéstia, correr uma Maratona ou fazer uma Ultra mais acessível não me assustam…

Por isso, acho que está na hora de perseguir o sonho de fazer uma prova de 100km em 2015. Tinha 3 provas debaixo de olho para a estreia…a MIUT (que estava na lista mais por ser um sonho) que eliminei logo à primeira devido ao grau de dificuldade demasiado elevada…acho que tenho que ganhar mais experiência antes de embarcar nessa….a escolha estava entre S.Mamede e o Oh Meu Deus na Serra da Estrela. Sinceramente estava mais inclinado para a segunda, mas acabei por me decidir por S.Mamede por vários motivos…as opiniões de vários experientes na matéria, que aconselham esta prova para experimentar a distância pesou muito, mas o que pesou mais foi o facto de mais amigos meus do CAL terem decidido embarcar na mesma aventura. Por isso, o meu grande objectivo de 2015 será concluir os 100km da Ultra de S.Mamede no dia 16 de Maio – agora espero conseguir um dorsal J

Não vai ser fácil, porque o tempo continuará escasso…mas com o devido apoio em casa, e com maior ou menor dificuldade irei conseguir. Não tenho nenhum plano definido…não terei mais tempo do que tenho agora para correr, pelo que terei de compensar com treinos mais efectivos,  incluir o tão temido reforço muscular, piscina à hora de almoço e uma alimentação melhor …isto são apenas intenções, vamos lá ver como será a realidade a partir de Janeiro J

Por falar em intenções, também já defini o meu calendário de provas até Maio 2015. Para me “obrigar” a treinos longos, decidi fazer uma Ultra por mês a partir de Fevereiro…a escolha das provas é que foi uma tortura….tantas e tantas provas em que gostaria de estar presente….depois ter em conta as questões familiares (o trabalho da Inês aos fins de semana, o facto da Maria ter torneios de vólei um domingo por mês, etc)…não sobram assim tantas datas livres…a ideia inicial era participar no Circuito do Território Centro…4 Ultras, uma por mês a partir de Janeiro…o problema é que são ao sábado, para mim impossível…depois de voltas e mais voltas a escolha foi a seguinte:

Janeiro

Dia 3 – S.Silvestre de Espinho (10km)

Dia 18 – Meia Maratona Manuela Machado em Viana (21km)

Fevereiro

Dia 8 – Ultra Trilhos S.Luzia em Viana (45km)

Março

Dia 7 – Ultra Vila de Rei (67km)

Abril

Dia 19 – Ultra Geira Romana no Gerês (53km)

Maio

Dia 1 – 2ºTrilhos do Perneta em Canedo (40+) J

Dia 16 – Ultra S.Mamede (100km)

Das provas que tive de deixar de fora a que mais me custou foi a Ultra do Paleozóico em Valongo que se realiza no dia 15 de Março 2015. Nesse mesmo dia, a minha Maria tem um torneio de vólei que eu quero acompanhar, e a minha filhota tem prioridade. Vou ter que adiar a desforra ao “Elevador” para 2016 J  

Mandem-me lá essa força que eu vou precisar J

33 comentários:

  1. Antes de mais força ai companheiro!!! Ao ler o teu post fiquei contente...então o sr. vai a Vila de Rei fazer uma ultra...eu tb irei a Vila de Rei mas claro fazer uma distância mais modesta!!! Por isso companheiro muita força para esse objectivo em 2015 e pensa se não devias vir ao Trail do Centro Vicentino dia 11 de Janeiro em Portalegre...Muitos dos trilhos desta prova são também os da ultra de S. Mamede.
    Abraço e muitos e bons klms!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Portalegre fica muito longe e em Janeiro já tenho as provas definidas - não dá para ir ao Trail Centro Vicentino. Se não for antes vemo-nos em Março ;)
      Abraço e bons km para ti tb

      Excluir
  2. YEAH!!!!!
    Não podias escolher melhor Carlos! :) Mas eu sou suspeita pois como sabes esse é o meu objectivo para 2016. Em 2015 ainda é cedo para mim, será o ano em que nos iremos consolidar em ultras para depois em 2016 fazermos os 100.

    Os abastecimentos em São Mamede são brutais!!!! Muito variados, sendo que o mais importante estava lá: tomate com sal :)))) e pizza em pelo menos um posto :)
    Agora que já fiz alguns trail até posso dizer que os 44 km que fizemos este ano e que correspondem aos 44 km finais dos 100 até eram corríveis. Tinham algumas subidas mais puxadotas mas também dava para correr noutras alturas. Mas pelo que já ouvi dizer, a parte pior e mais técnica é a inicial...que é a que se faz de noite (ainda por cima!).

    Este ano apanhámos bastante calor, e essa foi a maior dificuldade da prova mas no ano passado acho que foi o contrário. Muito frio e chuva.

    É melhor calar-me que já estou a escrever muito =P Mas este também é um dos meus grandes sonhos, completar 100 km e em São Mamede.
    Ai que já estou toda entusiasmada só de pensar! :)

    Ainda bem que vais já em 2015, assim vais à frente e depois contas tudinho para quando nós formos lá em 2016!
    Embora nós também vamos lá em 2015! Só que para fazer os 42 km :)
    Por isso, se não for antes, vemo-nos em São Mamede! :)

    Agora é que me vou calar....

    Beijinhos e FORÇA nesses treinos!!! VAI SER BRUTAL!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sé falta me contar o fim do filme, porra :):):)
      Obrigado pelo apoio e se não for antes, vemo-nos em Maio ;)
      Beijinhos

      Excluir
  3. Bem, começaste o teu post com a palavra "saborear" e fiquei na dúvida se havia de continuar a ler... mas fui puxando para baixo e vi que não havia perigo! :)

    Força nesses objectivos, que não serão tarefa fácil, mas quem te conhece, ainda que virtualmente, sabe que tu tens aquela estrelinha e a capacidade para o conseguir!

    Força!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Grandes objectivos para o 1º semestre de 2015 :) Tudo irá correr bem :) Bons treinos. Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Assim o espero...
      Grande abraço

      Excluir
  5. Estou triste. Admito. Não acho uma boa escolha para ti.
    Acho-te capaz de fazer "diferente"... ;)
    (Já digo estas coisas porque creio já ter algum à vontade contigo).
    Mas dou-te as maiores das forças, claro! E estarei aqui a apoiar. SEMPRE! Mas acho que este desafio, no final, vai saber-te a pouco... Just a feeling!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sabes que comigo estás sempre à vontade, e entendo o que queres dizer com o "diferente". Mas sabes que uma aventura "diferente" acarreta uma preparação adequada e não tenho condições neste momento para a fazer...tb não quero queimar etapas...ainda sou novo, e por isso tenho tempo para embarcar em coisas "diferentes". Quero experimentar a distância primeiro e depois logo se verá. O importante é que me dês força e apoio e isso tenho a certeza absoluta que vou ter.
      Obrigado .
      Beijinhos para ti e um abraço aí para o teu marmanjo aventureiro

      Excluir
  6. Força toneladas de força eu até mando!
    Agora que esses km e provas todas até deixam arrepiado um modesto corredor de fim de semana como eu lá isso deixam!
    Mas um PRO é um PRO e pronto!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Acho S.Mamede muito bem escolhido! E tu vais conquistar mais um saboroso e muito sentido triunfo. És grande e vais passar a ser Ultra de 3 dígitos! (atenção que segundo ouvi este ano na chegada, os GPS marcavam 104 e não 100 Km)

    FORÇA PAPA-KILOMETROS! ESTOU CONTIGO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim o espero João...esses 4km a mais parecem uma brincadeira mas na altura são de desesperar :)
      Obrigado pelo apoio.
      Aquele abraço

      Excluir
  8. Bora!! A carapuça do não estar preparado para atacar o MIUT de cabeça assenta-me que nem uma luva ehehe Mas o que é que se há-de fazer, quando se mete uma coisa na cabeça depois é dificil.. Também vou adoptar a táctica de uma ultra por mês. Começa já na Ericeira (Dezembro), depois Abutres (Janeiro), Sicó (Fevereiro) e finalmente MIUT. Se não sair muito amachucado da Madeira sou capaz de te fazer companhia na UTSM! Agora siga lá fazer essas sessões de reforço muscular! eheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso quando se fala na Miut penso em ti, na coragem que tens em avançar nesta aventura. Mas tu estás uma máquina e estás a levar a coisa como deve ser. Estou a torcer por ti nessa aventura que um dia tb eu vou concluir.
      Aquele abraço e obrigado pelo apoio.

      Excluir
  9. Grande cardápio! Força, Amigo!!! Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu não tenho opinião formada hahahha

    Apenas me parecem escolhas conservadoras mas tu melhor que ninguém sabe a disponibilidade em termos de tempo assim como fisicas para teres efectuados essas mesmas escolhas.

    Não deixa de ser um belo calendário que tem um óbvio mérito: cruzar-se, em algumas provas, com o MEU calendário:

    - Meia Maratona de Viana e ou Trail de Sta. Luzia (não devo conseguir ir a ambos até porque no meio há o Trail de Bucelas que gostava de ir);
    - TCC de Vila de Rei;

    E por fim, o Grande Trail Internacional do Perneta!

    Essa será a prova derradeira desta metade do ano, que espero que tenha também como momentos altos o Trail de Almeirim e por fim versão maratona do Trail do Almourol :)

    Curioso que, tal como tu, provas de estrada "andem" escassas, poderá ser a Meia Manuela Machado e os 20 km de Cascais.

    Assim, e em média, ocupo 2 fins de semana por mês com esta coisa das corridas (e turismo, claro :) ).


    Resumindo,

    FORÇA CARLOS PAPAKILÓMETROS ALBERTO!

    ESTOU CONTIGO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda a razão...são escolhas conservadoras, mas com critério, tendo em conta, e como bem dizes, a minha disponibilidade actual. Não tenho queimado etapas e tenho-me dado mais ou menos bem com isso. Depois de experimentar a distância, depois vejo se dá para me aventurar em provas menos conservadoras e mais arriscadas :)
      Então vai ser em Janeiro, máximo inicio de Fevereiro que nos vamos conhecer? Levo o capacete??? :)
      Quanto aos Pernetas, muita honra se cá vieres fazer uma perninha :)
      Abraço e obrigado

      Excluir
    2. Elah! O Trail de Almeirim em comentários alheios!! Venham venham!

      Excluir
    3. Depois do marketing, Sr. Filipe...:)

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Força amigo! Acredito completamente que vais conseguir :)

    ResponderExcluir
  13. Ora aí está ele em GRANDE!!!!! ehehehehe

    Pois muito bem eu cá acho que vou ao Oh meu deus aos 20Km :) eheh

    Mas .... ainda vou pensar muito bem pois S. mamede também me chama muito...

    :)

    Se eu ás vezes acho que faço uma ginástica enorme para conseguir correr, então vocês que têm familia, filhos e tudo mais .. nem quero imaginar.

    Beijinhos e óptimos treinos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marta. Se não fores a S.Mamede, vamos com certeza encontrar-nos no Oh meu Deus, pois devo lá ir de certeza...só não sei a que distância ainda.
      Beijinhos

      Excluir
  14. Grande objectivo, Força nisso.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João.
      Abraço e força aí para Paris - vai ser um experiência inesquecível.

      Excluir
  15. Ena, GANDA Carlos, força nisso! Estou contigo nos 3 dígitos! (A dar moral, não fisicamente...) :D
    Provavelmente vamos cruzar-nos em algumas dessas provas. Também gostava muito de ir a Vila de Rei, vamos ver como corre.
    Apesar da gestão de treinos e tempo que tens de fazer, acredito que já tens estaleca para uma prova dessas e vai ser tudo uma questão de garra e organização, coisa que todos sabemos que tens.
    Cá estou para seguir/ler essa preparação. Dá-le! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Obrigado "Menina", não esperava outra coisa de ti ;) ....e vai ser agora breve que nos vamos finalmente conhecer :)
    Beijinhos e dá-lhe tu tb

    ResponderExcluir
  17. Vamos nos encontrar em algumas provas ;) e no dia 18 de janeiro bolas de berlim se o objectivo for atingido :)
    1h29min59 seg :)
    E os 100 tambem é tentador :)
    Força nesses sonhos e sem medos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolas de Berlim se o objectivo for atingido e Bolas de Berlim se o objectivo não for atingido :) ...
      Anda daí aos 100....isso é que era :)
      Obrigado
      Abraço

      Excluir