domingo

Uma semana cheia de corridas boas, peripécias e não só


Que grande semana, esta que passou, cheia de boas corridas…fiz um pouco mais que 103km (103,49km para ser exacto), divididos por 6 treinos o que corresponde a um novo recorde em termos de km semanais…só uma vez tinha passado ligeiramente acima dos 3 dígitos (101,3km) numa semana. Espectáculo….

Estive toda a semana na Alemanha, e com o mundial de futebol a decorrer, o jantar passou a ser sempre às 21h (hora de inicio do 2º jogo do dia), o que abriu todos os dias a possibilidade de correr antes de ir dar ao dente. Foi assim:

2ª feira – 30km de treino longo por caminhos florestais na zona de Soltau (entre Hamburgo e Hannover) – apenas 152m D+. Saí bem cedinho do Hotel e tinha 3 horas disponíveis. Os primeiros 10km custaram-me bastante…as pernas perras, uma paragem técnica para ir adubar uma floresta, umas poucas fotos…tudo servia de desculpa para estar constantemente a pensar em dar a volta e acabar com o treino…mas insisti…6,01min/km foi a média nos primeiros 10km…em vez de voltar para trás decidi aumentar um pouco o ritmo, e com isso parece que melhorei, fiquei mais solto e os km começaram a passar mais facilmente…segundos 10km a 5,13min/km de média….entrei decidido a fazer os últimos km abaixo de 5min/km e acelerei, a partir do km  24/25 comecei a sentir algum cansaço mas não baixei a guarda, continuei e acabei por fazer os últimos 10km em 47,23min o que dá uma média de 4,44min/km…e querem saber…dava para continuar J

3ª feira – 15,5km por trilhos e floresta em Berlim – estava hospedado numa zona periférica da cidade de Berlim (Charlottenburg), mesmo assim bem dentro da cidade. Quando cheguei na 2ª à noite não vi nenhuma zona gira para correr, tipo parque ou rio..paciência, vai mesmo ter que ser pelos passeios da cidade. Mas não foi…o nosso agente, indicou-me uma suposta “montanha” a 2km do Hotel…eu ao principio pensei que ele estivesse a brincar comigo, pq Berlim é completamente plano, mas lá segui as instruções dele e encontrei uma zona espectacular para correr…a tal “montanha” é um monte a 122m de altitude (o nível da estrada é aos 70m), mas de onde se consegue ter uma vista espectacular sobre a cidade e melhor ainda, sobre uma zona verde de floresta até perder de vista.
 

O que era para ser apenas uma corridinha descontraída de 1h transformou-se em quase duas horas de corrida cheia de peripécias…
...perdi-me por entre tanto trilho, e não fossem dois miúdos que andavam a fazer btt ainda hoje andava por ali perdido J …depois deu-me aquela vontade de “soltar o javali”, a floresta onde me encontrava tinha muita gente a caminhar, passear, andar de bicicleta, estava limpa…nem um arbusto “gadelhudo” onde me pudesse esconder durante um minutinho descansado sem que alguém me visse…e agora???...ou faço uma serie de 4km até ao Hotel e o mais provável é borrar-me todo bem antes de lá chegar ou entro pela floresta o mais possível dentro, perco-me e morro de fome e sede, mas não interessa, pelo menos fico aliviado…decidi-me pela segunda opção…muitos nomes chamei aos alemães…que mania de limpar as matas, em Portugal com as matas todas a monte já me tinha desenrascado de certeza absoluta. Já estava a ficar desesperado…vi um lago e até me lembrei de me mandar lá para dentro e mandar o “fax” dentro de água…estava seriamente a considerar esta última hipótese quando vejo o seguinte….

 

SALVO!!! ….um contentor casa de banho mesmo no meio da floresta..estes alemães pensam em tudo…foi à caçador mas que se lixe, pensando bem até se pode considerar um exercício de reforço muscular para as coxas J

As peripécias não acabam aqui…ainda tenho uma última…decidi voltar ao tal lago, pois com a aflição em que vinha, nem tinha dado para apreciar o dito cujo. Quando lá chego (pelo lado contrário ao que tinha vindo), vejo uma fulana completamente despida…faço um esforço para ignorar e passo por ela a correr, uns metros mais à frente 2 homens completamente nús…credo!!!...mais uns metros e mais pessoal nu, novos velhos e crianças…quando penso que entrei numa praia fluvial de naturistas, vejo que também tem malta vestida no meio…ufa…afinal não sou o único…só me faltava ser linchado por um grupo de nudistas, ou ser acusado de voyeurismo J …só depois é que me lembrei que estava na Alemanha, onde neste aspecto não são tão púdicos como nós…se algum dia estiverem na Alemanha, num Hotel e decidirem ir até à Sauna, não estranhem se entrarem por lá dentro homens, mulheres, crianças, novos e velhos, gordos e magros, vizinhos, amigos e famílias inteiras, todos como vieram ao mundo…é normal…para eles, porque a mim mete-me um bocado confusão ir a uma sauna, com a minha avó, a minha vizinha Palmira, o meu tio Aurélio e o Padre Fernando, todos como viemos ao mundo e estar ali a discutir tácticas da bola ou a receita de um bolo qualquer como se nada fosse J
Foram quase 2 horas de um treino espectacular, cheio de emoções e quase 300m D+, o que é obra conseguir numa cidade que é plana.

uma creche no meio da floresta..."Waldkindergarten"...
4ª feira – 12,2km de uma corrida descontraída em Dresden, na Alemanha de leste + reforço muscular. Eu considero-me uma espécie de “Missionário da Corrida”, que anda um pouco em baixo de forma pois os meus pupilos andam (quase) todos meios arredados da corrida. Eu estes dias andei com um agente nosso, "rapaz" novo, pouco mais de 30 anos, que gosta de desporto…vai ao ginásio e joga basquete uma vez por semana. Correr só no ginásio de vez em quando, e o máximo que fez foram 6-7km seguidos. Tanto se falou de corrida, que ele disse que ia comigo no fim do dia…e assim foi…e sabem quanto fez? O percurso todo….agora anda todo lixado das pernas, mas isso passa J

Quanto à corrida foi muito giro, Dresden é uma cidade histórica, antiga, bonita com o rio Elbe pelo meio…o tempo estava bom, muita gente na rua, junto ao rio, a praticar deporto (bicicleta, corrida, caminhada, patins), a conviver ou a apanhar sol…a nossa corrida foi junto ao rio e aproveitei para tirar algumas fotografias ….bem catita…

5ª feira – 10km Fartlek…com o meu amigo “empenado”, voltei aos treinos sozinho…agora numa pequena cidade, nas profundezas da Alemanha de leste chamada Quedlinburg…pitoresca, mas velha a corresponder à população….muitas pessoas de idade e poucos jovens. Comecei com 1,5km lentos acima dos 6min/km até sair da cidade para uma zona de campos, e aí comecei a dar-lhe gás…não tenho feito treinos rápidos e queria ver se ainda conseguia andar rápido…até quase aos 5km andei entre os 4,15 e 4,30min/km e senti-me bem….nos últimos 5km, alternei 1000m rápidos (cheguei a fazer um km a 3,59min/km) com 500m mais lentos (tipo 5-5,15min/km)…fiquei muito satisfeito, pois ainda estou "veloz"J

6ª feira – 5km de corrida de recuperação – dia longo pela frente, com duas reuniões de depois dois voos para chegar a casa por volta da meia-noite. Levantei-me cedo e fui correr antes do pequeno-almoço…tinha visto um parque, mas enganei-me na direcção…perdi-me pela cidade e andei ali às voltas até que finalmente encontrei o Hotel.

Sábado – já em Portugal era dia dedicado ao descanso…quer dizer era para ser. Na Alemanha, num outlet da Asics aproveitei os excelentes preços e comprei umas sapatilhas novas de trail...Asics Fuji Elite para mim e uma Nimbus 14 para a Maria. Como tinha chegado tarde a casa na 6ª feira, as miúdas já estavam a dormir pelo que a entrega da "prenda" foi feita no sábado de manhã...ela gostou tanto que me desafiou para uma corrida....foi a edição 2014 da Corrida Pai e Filha, que no ano passado foi tão grande sucesso...o percurso foi o mesmo (ca.600m), os detalhes também...só por curiosidade, voltei a perder para a Maria nos metros finais :)




  

Domingo – quase 30km com 840m D+, fazendo quase todo o percurso dos Trilhos do Perneta. A mim juntaram-se o Richard, o Francisco Terra, o Nuno Lima e o João Laranjeira - todos a preparar o UTDP. Foi um excelente treino, que começou cedo (ca.6.20h) em ritmo de treino mas quase sempre a correr, mesmo nas subidas mais acentuadas. Fotógrafo de serviço desta vez foi o Richard - obrigadinho pelas fotos ;)
Grande semana….não estava à espera….mais de 103km é muito bom, e muito bom também é o facto de ter recuperado sempre muito bem entre treinos. O problema foi que também lhe dei muito bem nas comidas e bebidas…um exagero completo….
 

Na próxima semana, vou reduzir os km, talvez aumentar um pouco a intensidade…na 6ª feira entro de férias…uns dias com as minhas meninas para fugir um pouco ao dia-a-dia. Já faltou mais para o UTDP…acho que estou no bom caminho!!!  

24 comentários:

  1. Carlos Alberto...um conselho de um leitor fiel e assíduo:fotos de paisagens lindas, ahh, fiz 100km na semana cheia de trabalho, espectaculo, a minha filha ganha-me, azar, tens que treinar mais, isso parece-me uma questão de concentração, visualização positiva do objectivo e talvez tenhas que fazer mais reforço muscular, gabas-te da fazer aquilo em qualquer parque alemão aquilo que a "Mannschaft" e a Merkl nos fizerem, também está bem...encontrei sapatilhas baratuchas, perguntavas o n e trazias a mais ( perguntavas clientes) AGORA ACABAR AS POSTAS COM FOTOS DE BANQUETES, opah, deves estar à espera de 2 Novembro para levares um calduço, deves...
    Abraço, deves beber muita água das Pedras, deves...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélder Jorge...não sejas invejoso que faz-te rugas :) ....nem me falas na Mannschaft que até ficou maldisposto...nem sabes o que sofri durante toda a semana....tb quem é que me manda marcar uma viagem com um jogo Portugal-Alemanha nessa semana :(
      Banquetes??? Que Banquetes....tu não jantas é???? Eu não cnsigo viver de ar e vento, e normalmente à noite janto :P
      O que é que se vai passar dia 2 de Novembro???
      Abraço

      P.S. 1 - Gosto de Pedras, mas gosto mais de de uma Carvalhelhos bem geladinha.
      P.S. 2 - Que nr é que calças?

      Excluir
    2. Carvalhelhos geladinha e uma rodela de limão :), boa.
      Janto, mas é mais espinfres cozidos:) a vapor :)
      43 1/3 na asics :) mas estou nos 44 na mizuno, obrigado.
      2 de novembro é domingo. :)
      A minha pele é suave como a de um bebé;)
      Realmente marcar viagem de trabalho para a Alemanha nessa semana...viver perigosamente:)
      Abraço

      Excluir
    3. Hehehe....calçamos o mesmo ;)

      Excluir
  2. Este post é criminoso!!!!!!!
    Vai-te encher de moscas! E mais não digo!
    :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. 103 kms numa semana?!? Tu não és um papa quilómetros, és um papão!!!
    Muito corres tu! :)

    E claro, com tanta caloria gasta em corridas, tens mesmo que compensar na mesa, senão entras em falência técnica.

    Lindos locais!

    Um abraço e força na continuação dessas boas corridas... e comidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...obrigado João....uma pessoa tem que se alimentar ;)
      Abraço

      Excluir
  4. 1º - Continuas armado em engraçado com mais um post "à mete nojo".
    2º - Tens de avisar logo no início que o post não deve ser lido em locais públicos porque podemos desatar a rir sozinhos e fazer figura de (mais) parvos.
    Tirando tudo isso. Parabéns por mais uma semana excelente de treinos fantásticos, paisagens maravilhosas e peripécias dignas de irem parar a um livro de memórias.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tigas....fazer figura de parvo é a minha especialidade, mas consigo rir-me das minhas figurinhas tanto ou mais do que das dos outros ;)
      Abraço e força aí nesses treinos....olha que a UTDP mete respeito, mesmo "apenas" os 30km tem qualquer coisa como 2600m D+

      Excluir
  5. Não há nada a fazer adoro este blogue!
    Cada situação!
    E só de ler o teu treino até me canso!
    Mas toma lá esta: há muitos, muitos anos treinava eu, muito concentrado, no Estádio Nacional ( na altura tinha a mania que era atleta), na zona da Mata, quando vejo ao longe algo a brilhar ao sol.
    Sou curioso e pitosga! Aproximei-me e o que brilhava ao sol era um rabo!
    Como este blogue não é para adultos como Os Amigos de Alex do meu grande amigo Alexandre Duarte não entro em pormenores mas posso dizer-te que a "cena" era composta por um carro mais um casal (homem e mulher) :) !
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá estás tu com estas coisas :) ...ler o Papa Kilometros cansa? Então pode ser considerado treino :P
      Em histórias bizarras ligadas à corrida és capaz de me ganhar (um rabo reluzente tb está muito bom, espero que tenha sido o da mulher, aquele que viste :D). Agora em fazer figuras de parvo no dia-a-dia não tem quem me ganhe...tenho cada uma que só visto, contado nem eu acredito...hehehe....mesmo não tendo a ver com a corrida, pode ser que um dia destas lance um rúbrica tipo "Cenas parvas do Papa Kilómetros fora das corridas"...nem outro blogue chagava :)
      Grande abraço

      Excluir
  6. Amigo Carlos Cardoso, está um tipo empenado, sem correr, e tu a fazeres inveja com tanto km... parabéns pelas magnificas crónicas e pela boa disposição que proporcionas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luis, andas empenado? Espero que não seja nada de grave. Se existe alguém que admiro por uma boa disposição constante e contagiante, esse alguém és tu meu amigo. Até um dia destes. Grande abraço

      Excluir
  7. Belos "pneus" que compraste... São iguais a uns que comprei há 2 semanas! Tens um belo gosto! Concordo que este post é à "mete nojo"! Fónix, um gajo nem sai da cidade onde reside quanto mais ao estrangeiro e ainda por cima em sítios altamente para correr! Acho que vou mandar-te uns calduços no dia 2 de Novembro.... Grande semana! um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! É só calduços, vai fazer a maratona ainda mais rápido :) ( eu só se o vir antes da partida :))

      Excluir
    2. Anda tudo muito violento...acho que dia 2 de Novembro vou andar de capacete :)
      Quanto às sapatilhas, claro que são de bom gosto...são azuis!!! :P ...pronto...mau tema...avante....pelo teu comentário, deduzo que tás a gostar do modelo....eu ainda não experimentei no terreno (talvez 6ª feira). Abraço

      Excluir
    3. Ainda não as experimentei... Ando a "queimar" outras ainda... Preferes um calduço ou um belinha? Um abraço

      Excluir
    4. Deix lá isso Silvio, não quero que gastes dinheiro comigo. Em vez disso pode ser meia dúzia de pasteis de Belém ou Bolas de Berlim....melhor...junta-te ao Hélder Jorge e trazem meia dúzia de cada ;)
      Abraço

      P.S. O que é um belinha? Espero não me arrepender desta pergunta....

      Excluir
    5. Lol! Belinha é uma pancada na testa! Aí no norte não me recordo como se diz...

      Excluir
  8. Tanto para comentar nesta posta que até já me perdi!! :)
    Primeiro: 103km??!! Como quem não quer a coisa, ah e tal.... Pfff! :P
    Segundo: Isso de andares sempre em treinos por terras internacionais e depois colocares para aqui fotos e relatos hilariantes dos mesmos tem de acabar! Como podes ver, já há muita gente a oferecer-te "porrada", n queiras ser ameaçado por uma menina também! :)
    Terceiro: Já não me lembro, mas tinha a ver com a comida. ;)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó menina, inveja é muita feio :P .....e andares a oferecer porrada a um velhinho??? Tssss.....mete-te com um matulão da tua idade :D
      ....já não me bastava os outros dois....olha, aproveita, vens cá acima no tal dia 2 de Novembro, que é domingo e pronto....dão-me a porrada toda de uma vez...
      Beijinhos

      Excluir
  9. Uma excelente semana de treino por lugares bem giros!

    ResponderExcluir