segunda-feira

1º Trail de Pampilhosa da Serra

A minha participação no Trail da Pampilhosa veio na sequência de um convite/desafio feito pela Anabela (do blogue Run Baby Run). Como já andava com saudades de participar num trail, não era muito longe e era a um sábado ao fim da tarde (o que dá sempre jeito para a malta ir e voltar sem ter que pernoitar) convidei uns amigos e pronto – no total eramos 6 elementos.
 
Como sabem estou a finalizar a preparação para a Meia Maratona do Porto, onde tenho um objectivo difícil para concretizar. Não me perguntem onde vi isso, mas achava que este trail iria ser fácil, com pouco desnível e muito corrivel de início ao fim, pelo que a minha ideia era fazer um treino bem ritmado – santa inocência. 
No sábado, a malta de Fiães e arredores (Eu, Badolas, Zé Miguel e Pedro Lino) lá nos encontramos na Feira com o Filipe e o Orlando à hora combinada (12.30h) para apanhar o “avião” – um belo de uma Station Wagon da Lancia, de 7 lugares com montes de espaço e uma catrefada de luxos a que o pessoal não está habituado - o cunhado do Filipe é um santo !!! Um bólide ao nível da equipa J
O condutor foi o Filipe e o mestre de navegação o Zé Miguel (cognome “Mister GPS”) – a viagem correu bem, foi divertida e passado pouco mais de duas horas estávamos a “aterrar” nessa bela localidade que é Pampilhosa da Serra...
 
 
 
Passamos por uma terras com uns nomes bem estranhos....
 
 
 
…eu disse que estava a correr bem? Pois…mas mesmo à entrada de Pampilhosa, o Mister GPS decidiu ignorar uma placa que dizia “Centro” e mandou o motorista virar à esquerda, enfiando a “camioneta” por umas vielas estreitas, a descer a pique…demoramos quase tanto da Feira a Pampilhosa como nos 500m que tivemos que fazer dentro de Pampilhosa…um dos moradores teve que vir arrumar o carro dele para a malta poder passar….acho que teríamos sido “linchados” por interromper a sesta daquela malta não fossemos sempre a gritar “alto lá, somos amigos dos Run Baby Run”, uma espécie de salvo-conduto que funcionou muito bem…chegados cá baixo à Vila, junto à Camara lá estava a Anabela à nossa espera para nos dizer, que o melhor sitio para estacionar seria subir a rua principal até um parque que ficava a uns 100m antes do corte que o Mister GPS tinha obrigado o motorista a fazer, e que quase nos levava à morte…enfim, gajos de crista a mandar nisto é o que dá.
 
Estacionamos, equipamo-nos rapidamente e fomos logo para a camara municipal levantar a senha que dava direito a lugar no autocarro, que nos iria transportar até à Barragem de Sta.Luzia, local de partida. Pelas informações que tínhamos, a organização disponibilizava apenas 50 lugares neste autocarro, por ordem de chegada…por sorte fomos praticamente os últimos a ter lugar…o meu amigo Badolas ficou com a senha nr.49….
 
..não percebi esta decisão da organização…acho que é obrigação da organização, sendo o local de partida diferente do da chegada, transportar todos os atletas inscritos até à zona de partida. Eram ca. de 200 atletas e só havia transporte para 50. Tenho a dizer que a organização disponibilizava novamente transporte para a zona de partida ao fim da noite, para que os atletas pudessem ir lá buscar os carros, mas volto a dizer que acho que não faz sentido…levavam os atletas todos à partida no inicio e o assunto ficava arrumado. De referir que a Anabela nos tinha já assegurado um plano B – um dos amigos disponibilizava-se a ir connosco no nosso carro até à Barragem e trazer o carro de volta a Pampilhosa – não foi necessário, mas mesmo assim o nosso muito obrigado pela disponibilidade.
Depois de uma breve espera ali pela Vila, lá nos enfiamos no autocarro que nos levou à Barragem Santa Luzia – foi já dentro do autocarro que conheci o Rui Soeiro (do blogue “só mais um blogue de corrida”), que se iria estrear no mundo dos trails e estava ali com a família. O trajecto de ca. de 20km de autocarro, deu para nos deslumbrarmos com as paisagens imponentes daquelas serras e vales, tudo com pouca presença do homem visível  – lindíssimo, com um tipo de vegetação muito diferente da minha zona…trilhos amarelos, bem visíveis serpenteiam por entre a vegetação de diferentes verdes, picadeiros com desníveis bem acentuados e que me deixaram desconfiado…como é que no meio disto eles arranjam 19km de trilhos sem grande desnível?



 
 



 
Chegados à Barragem foi tempo de levantar os dorsais e de conviver com a tribo do Trail ali presente. Fiquei a conhecer a “equipa da casa” dos Run Baby Run, e pouco antes do inicio da prova ainda fui com o Orlando e o Filipe fazer um breve aquecimento…descemos até à praia fluvial e voltamos a subir a correr….aqui já vi que a maquina estava um pouco “perra”…estava muito calor, ca.30 ºC….as previsões estavam correctas e seria essa a temperatura que nos iria acompanhar durante a prova.
 
O tiro de partida foi dado às 17h em ponto – partimos quase do fim do pelotão e como quase sempre em trail, o pelotão começa a afunilar de tal forma que é quase impossível passar os atletas da frente. Assim foi durante os primeiros 2 km…ia com o Badolas, e só conseguíamos passar um ou outro atleta de vez em quando, até que começou a subir a sério….como estava convencido que o mais difícil seriam “apenas” os primeiros 5km (volto a dizer que não sei onde vi isso), não liguei nenhuma ao esforço que ia a fazer, para me manter a correr e a um ritmo alto para a situação em questão…foi sol de pouca dura…logo após o primeiro abastecimento de água (ca.km3) – que ignorei - e antes de enfrentar a subida mais longa acabou-se a minha gasolina, quase inexplicavelmente fiquei sem forças…estão a ver nos videojogos as barrinhas de energia dos bonecos? Pois, a minha já só tinha meio tracinho…a partir daqui foi um sofrimento para me manter motivado…o Badolas continuava comigo….até aos quase 6km era a subir, e conseguia-mos ver o trilho a percorrer até bem lá no alto…íamos a caminhar (apenas corríamos quando o terreno ficava mais plano durante alguns metros) e ia ansioso por chegar ao cume daquela serra, pois pensava que a partir dali seria plano e a descer....quando finalmente chegamos lá acima, o terreno efectivamente ficou plano e deu para correr durante algum tempo, mas estranhamente não tinha forças….tomei um gel, para ver se conseguia alguma energia…ia progredindo mas não como pretendia….depois vieram as descidas e a dificuldade aumentou. As descidas são o meu calcanhar de Aquiles, muito devido ao meu joelho direito que ainda por cima andava a dar sinais estranhos desde 5ª feira passada, depois de muitos meses adormecido. Fazia as descidas mais ingremes muito lentamente, com o joelho a dar sinais de a qualquer momento “partir”….numa das descidas cheguei mesmo a ter que parar a meio….estas “travagens” faziam com que gastasse mais energia…estava completamente de rastos, quase morto, pois ou era subidas ou descidas, terreno plano que é bom e eu gosto para recuperar o fôlego praticamente não existia.
 
Sentia que o Badolas ia muito bem, e o facto de ele não me deixar para trás estava a incomodar-me, várias vezes insisti com ele para ele se ir embora o que ele sempre recusou.
De vez em quando apanhava-mos zonas em alcatrão e aí, como que revigorado, conseguia correr sem problemas, fosse a subir ou a descer – foi o meu lado estradista a vir ao de cima. Ao km 8, dentro de uma aldeia, tivemos direito ao segundo abastecimento e novamente apenas água…positivo era, que em muitos pontos do percurso havia pequenos grupos de pessoas a incentivar, batendo palmas e dando força à malta.
Pouco depois deste abastecimento, ao entrar num trilho, bati com a ponta da sapatilha direita numa pequena pedra fixa, e dei um trambolho daqueles…apenas tive tempo de amortecer a queda com a mão esquerda e rolar sobre o corpo…prontamente o Badolas e mais dois atletas que vinham mesmo atrás de mim, ajudaram a levantar-me…aparentemente nada de grave e siga…apenas um susto e a confirmação que um trail sem um trambolhão não é a mesma coisa J
Até ao 3º e último abastecimento ao km 14 foi um suplício….não tinha forças, ponto final….estava com calor, as pernas não queriam andar…o percurso era duro? Era, mas não explicava tudo….em treino faço subidas mais complicadas a correr e não me sinto assim…apanhei um dia menos bom? Talvez, mas haverá com certeza outros factores que contribuíram para isto…
Quando finalmente chego ao 3º abastecimento, encontro algo sólido para comer….devoro uma banana e bebo uma garrafa de água de penalty….uso ainda uma segunda para me refrescar…e descanso uns 2 ou 3 minutos….sigo, mais uma vez com o Badolas para mais uma subida….agora doí-me o estômago…a ele também, mas pouco a pouco as forças começam a voltar, parece que sinto a barra da energia a encher, e consigo correr a subir e até a descer…nem o joelho direito dá mais sinais….é aproveitar a embalagem e lá vamos os dois por ai fora, a ganhar confiança nos últimos kms e lugares na classificação…o nosso Bónus final chega a ca. de 2km da meta….alcatrão…sempre a descer a avistar a Vila de Pampilhosa….ritmos na ordem dos 3,20–3,40min/km permitem-nos ultrapassar alguns atletas nesta fase final….a zona de chegada é impecável, bem no centro da cidade, percorrendo a zona da praia fluvial, por um passadiço de madeira até à meta….cortamos a meta ao mesmo tempo. Curioso, ainda á meia hora estava a morrer e agora fazia mais 20km. Sentia-me bem…estranho. Aproveito já para agradecer ao meu amigo Badolas por ter “puxado” por mim (normalmente é ao contrário) – se me tivesses deixado para trás eu acredito que chegasse na mesma, mas bem mais tarde. Acho que se tivesses seguido a tua vidinha ias fazer um resultado muito bom.
Ali na zona de chegada fico logo a saber que o Orlando ficou em 4º na geral e ganhou o escalão dele em Vet.3 e que o Filipe ficou em 17º na geral e em 6ª no escalão Vet2. Muito bom. Agora era tempo de banho no rio…e que bem que soube dar uns mergulhos no rio para refrescar e recuperar forças. Maravilha.  Entretanto chegaram tb o Pedro Lino e o Zé Miguel  e estava na hora de banho, para nos pormos bonitos e ir ver o Orlando a subir ao pódio para receber a taça correspondente à vitória no escalão dele…muito merecido…o Orlando é daquelas pessoas que merece tudo, pela história da vida dele, cheia de infelicidades que deitariam qualquer um abaixo…mas não o Orlando é um lutador…tem 46 anos, corre apenas á 10, homem simples, humilde e grande campeão. Neste momento lidera o campeonato nacional de montanha no escalão dele, ainda faltam algumas provas e segundo ele próprio, será difícil manter o primeiro lugar, mas mesmo se ficar em 2º ou 3º, não deixará de ser um campeão na vida.

 
Depois fomos para a churrascada, que se realizou no quartel dos Bombeiros…comer umas sandochas de porco, beber umas cervejas e confraternizar com a malta dos Run Baby Run e com o Rui e família. Esta malta sabe receber bem – noite agradável (daquelas verdadeiramente de verão), malta porreira, conversar sobre corridas e beber umas minis…o que mais se pode querer? Pois, mas aqui os Papa Kilometros tinham que voltar, e havia 2 horas e meia de caminho para fazer – foi com muita pena que tivemos que desmontar o acampamento – ainda por cima havia ali um recorde para bater (35 grades numa noite é obra, parabéns por isso), mas não havia condições – talvez para o ano – levamos as respectivas famílias e ficamos por ali no Hotel.
 
O regresso a casa correu bem….se descontarmos o facto de em vez de apanharmos a direcção de Coimbra termos seguido uns 20 minutos em direcção contrária para Castelo Branco…enfim…pormenores J
Foi mais uma aventura que a corrida nos proporcionou – tive a oportunidade de conhecer os primeiros colegas bloggers de corrida pessoalmente, tive uma primeira (excelentíssima) impressão da zona de Pampilhosa da Serra que não conhecia – vou voltar com a família de certeza – e espero também ter aprendido com os erros que cometi na prova:
- almocei um prato de massa e uma fatia de bolo seco às 11.30h – como não tinha fome não voltei a comer até à prova que se iniciou às 17. É muita hora sem comer.
- não descansei durante a semana – fiz o meu plano de treinos normal e cheguei à prova cansado. Da próxima, ou dou um pouco de descanso ao corpo antes, ou levo a prova na desportiva.
- errei ao analisar a percurso da prova – andei rápido demais nos 2/3 primeiros km, excesso de confiança por serem “só” 19km - que a juntar aos dois pontos acima fizeram o resto.
Quanto à organização do evento, conto algumas falhas graves para uma empresa com tanta experiência na organização de provas. A história do transporte no início é uma, mas pior que tudo, é falhar abastecimento de água e sólidos aos atletas mais lentos no último abastecimento…por fvr, com aquele tempo quente o que não pode falhar são abastecimentos de líquidos e se sabem que são 200 atletas a participar há que assegurar abastecimento a todos – eu felizmente não tive este problema, mas ouvi isto mesmo da boca de um desses atletas que chegaram com 2h e muito.
O percurso era muito bonito – não tirei o devido proveito porque a  minha condição física durante grande parte da prova não o permitiu. Tb não tirei as fotos habituais como recordação, mas ainda tenho algumas do antes e depois.
Fica aqui tb o registo das classificações da nossa malta, embora não seja o mais importante:
Class. geral Escalão Class. Escal. Nome Tempo
4 Vet3 1 Orlando Valente 01:28:18
17 Vet2 6 Filipe Fontes 01:36:22
73 Senior 26 José Coelho 01:54:59
74 Vet2 15 Carlos Cardoso 01:54:59
103 Vet1 16 Pedro Lino 02:07:09
170 Vet1 27 José Martins 02.28:18
 
Palavra final de agradecimento (de todos nós) para os Run Baby Run, Anabela, Paul Michel (força aí nesse mega-objectivo para 2014) e todo o restante grupo, por nos terem convidado e nos terem recebido tão bem – foi um prazer ter-vos conhecido pessoalmente. São todos malta 5 estrelas, e conforme falamos, contamos poder retribuir a hospitalidade quando vierem cá mais a norte – é só apitar que a malta organiza-se.
Ao Rui Soeiro, esposa e restante família – tb foi um prazer conhecer-vos – força nesses treinos para a Maratona de Lisboa e que tudo corra bem lá mais para o fim do ano com a menina que vem a caminho. Tb já sabes, um dia que venhas aqui ao norte e queiras conhecer uns trilhos, avisa.
 
Ahhh… se tiverem fotos, mandem-me por fvr para casc1972@hotmail.com.

23 comentários:

  1. Carlos, acho o teu relato muito justo. A questão do transporte dos atletas é imperdoável. Para mim também é uma falha a reportar e no que nos diz respeito falámos com quem de direito.
    Quanto aos abastecimentos não me queixo, tive sempre água e sólidos, inlcusive na abastecimento dos 8km em Cabril.
    Mas não me quero adiantar mais, terei oportunidade de dizer de minha jsutiça no relato que estou a preparar.
    O que quero deixar bem claro é que foi um gosto receber o CAL e espero ter deixado uma porta aberta para voltarem à Pampilhosa, com família, e disfrutarem daquela maravilhosa terra.
    Contamos em breve ir ao norte e nessa altura falaremos para combinar esse treino p'ra meninos :P, o das Cinco Fontes!
    Beijinhos para ti e para todos os teus companheiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cá vos esperamos...e venha daí esse relato :)

      Excluir
  2. O calor e os treinos rigorosos fazem mossa! Mesmo assim foi um bom tempo! Boa preparação para sub 1h30 da Meia Maratona. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um bom treino...se foi uma boa preparação para os sub 1h30 vamos lá ver...acho que sim.
      Abraço

      Excluir
  3. Como de costume, um grande relato!
    As coisas que correram menos bem, servem de aprendizagem.
    As melhoras aí do teu joelho.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor, às vezes empolgo-me e depois sai uma coisa enooorme assim. Não foi assim tão mau como possa parecer, e teve coisas boas, como ultrapassar uma fase má, dar a volta por cima e acabar muito bem.
      Abraço

      Excluir
  4. Pois Carlos... relatas uma frase que é o meu maior impedimento para fazer mais corridas de trilhos, o joelho a queixar-se nas descidas...

    Força para 15/9 e 3/11 :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim João, tens razão, mas as coisas fazem-se mais devagar, sem problemas de maior...a questão é quando estou lá, vejo os outros a descer e tenho vontade de fazer igual e não posso...acredita que se eu descesse normal (já não digo como os campeões) fazia tempos muito bons. Mas é como digo, não é por isso que não deixo de adorar cada bocadinho disto.
      Abraço

      Excluir
  5. Já se sabe que de vez em quando há dias em que o "motor" parece não querer pegar mas mesmo assim fizeste um óptimo tempo. E correste por belas paisagens e ainda conviveste com pessoal porreiro. Já valeu a pena não é? =)

    Ah e adorei o teu relato. Sempre com boa disposição e a fazer-me sorrir.

    Beijinhos e melhoras rápidas do joelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pá...não sei que imagem é que transmiti com o relato...não foi negativo, longe disso...adorei tudo, mesmo as dificuldades com as quais aprendo. Pampilhosa é magnifico e vou lá voltar de certeza e o convívio tb foi fantástico - soube a pouco :)
      Beijinhos e boa disposição é a nossa marca :)

      Excluir
  6. Excelente prosa! Transmites bem o ideal dos trails: camaradagem e divertimento! Bom,.. com um pouco de sofrimento à mistura, também...
    Continuação de bons treinos! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhó Paulo, bons olhos te vejam. Obrigado. Um bocadinho de sofrimento nunca fez mal a ninguém :)...e isto tudo faz muito mais sentido com uns bons amigos, não tenhas dúvidas.
      Abraço e bons treinos para ti tb.

      Excluir
  7. Adoro estes relatos, parece que estou a fazer a prova!
    A corrida faz de experiência, de erros, de aprender com os erros, de dias menos bons e daqueles dias em que parece que temos um turbo (ou meu partiu-se faz tempo!).
    Tudo isto é a magia da corrida e essa prova foi mais um dia magico!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge. Foi mais um dia mágico.
      Abraço

      Excluir
  8. Mas que excelente relato!Até parece que estive lá...Espera lá, estive mesmo! ;) Foi uma grande prova e um grande convívio. Adorei conhecer a malta ai do Norte sempre bem disposta e divertida. Mais elogios ficam para o meu relato ;) À noite mando-te as foto! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois estiveste :) .... foi muito porreiro mesmo - gostamos todos muito de correr, se podermos juntar uns belos de uns convívios então fica perfeito.
      Fico à espera do teu relato, para "sentir" a tua prova.
      Aquele abraço

      Excluir
  9. Custou a pegar mas terminaste em força. Sem dúvida que parece ser um local muito bonito e fizeste jus com o teu relato, parabéns! :)
    As melhoras desse joelho e continuação de bons treinos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É...fiquei meio preocupado, pq o motor só começar a pegar lá para os 14km não dava muito jeito no meu próximo objectivo. Mas ontem à noite pude comprovar que está tudo em ordem :)
      Beijinhos e boas férias

      Excluir
  10. o que eu perdi...

    Apesar de estar inscrita, trocaram-me as voltas e não consegui ir... mas enfim, não se pode sempre fazer o que se quer...faz-se antes o que se pode, mas que fiquei a morrer de pena e quase a bater mal nestes dias...fiquei...enfim, haverá mais oportunidades, mas esta...perdi-a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi pena...como amante de provas de montanha ias gostar de certeza da prova, e claro do convívio no fim. Deixa lá, já passou....outras oportunidades vão surgir.
      Beijinhos e dá-lhe forte esta semana

      Excluir
  11. Carlos estava á procura de fotos do trail da Pampilhosa e encontrei o teu blog e li a tua descrição da prova e tenho a dizer que fizeste u relato fiel do que foi a prova.
    Eu até esse dia apenas tinha participado em provas de estrada (meia maratona e 10 km) e um colega incentivou-me a participar num trail, vai daí não é tarde nem é cedo inscrevi-me para o trail da pampilhosa. Bem "QUE DUREZA" aquilo de facilidade não tinha nada.
    Costumo correr individual e normalmente corro sozinho pois cá na terra "SOU DO FUNDÃO " existem muitos fãs de corrida mas não sei pq não participam em provas...ENFIM
    Mas o bichinho do trail ficou cá e já me encontro inscrito para outra prova (1º Trail Ferreira do Zêzere ) dia 17 de Novembro.
    Caso decidas ir lá estarei e tentarei entrar em contacto para discutir aquele tema que que não nos sai da cabeça "CORRIDAS".
    Fica bem e boas corridas.

    Já agora apresento-me :
    Carlos Teixeira
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, obrigado pela visita e pelo comentário. Pois, o trail e a estrada são completamente diferentes....cada um com o seu grau de dureza. Só a título de exemplo...o Orlando (sim esse mais acima, que ganhou o escalão Vet3), nunca conseguio acabar uma Maratona de estrada - em duas tentativas desistiu sempre..andou muito rápido e pagou o preço. No entanto já fez várias Ultras e "voa" por esses montes fora que só o vejo antes de partir e depois no fim.
      As minhas próximas provas são todas de estrada:
      - 15 Setembro - Meia Maratona Sportzone no Porto
      - 6 de Outubro - Meia Maratona de Ovar
      - 3 de Novembro - Maratona do Porto
      - São Silvestre no Porto e Grande Prémio de Paranhos em Dezembro

      Isto se eu puder, pq vai nascer a minha 2ª filha lá para fim de Setembro/inicio de Outubro.

      Por isso, acho que Trails até ao fim do ano não devo fazer nenhum.

      Em todo o caso, se vieres a alguma destas provas, ou até se por acaso vieres aqui ao norte por algum motivo e tiveres tempo para uma corridinha, fazemos aí um treino divertido. Só tens que avisar.

      Abraço e boas Corridas

      Excluir
    2. Inscrevi-me para a meia maratona sportzone no Porto mas não vou poder ir pois surgiu um imprevisto de ultima hora...paciência.
      Muitas felicidades e bque corra tudo bem com o nascimento da tua filha.
      Pode ser que eu ainda arranje um espaço para participar n uma prova na zona do Porto.
      Um abraço e bons Km's.

      Carlos Teixeira

      Excluir