segunda-feira

Free Run Sandim


No domingo participei no Free Run de Sandim, organizado pelo Clube de BTT de Sanguedo, na pessoa do Richard – que descobriu há algum tempo que havia vida além das bicicletas, e que correr por trilhos tb era fixe :D ….. colocou mãos à obra e colocou este evento em andamento em duas ou três semanas.

O evento previa um Trail de ca. 30kms pelos trilhos de Sandim e terras vizinhas….uma primeira volta de ca.10kms, voltando ao ponto de partida – Igreja de Sandim – para depois partir para uma 2ª volta de ca.20kms por trilhos diferentes da primeira. Isto permitia a participação de pessoas que por diversos motivos não podiam fazer o trail completo. De referir que o percurso correspondia a um evento de BTT que se realizou há uns dias.

Apareceram 21 atletas, entre os quais algumas minhas caras conhecidas – do CAL foram o Badolas, o Tiago Poças e o Luis Miguel – ainda os craques da Montanha, Filipe Fontes e o Orlando...tb por lá encontrei o Raúl (casado com uma prima minha, e por isso meu primo) além do organizador - o Richard.
 
Passava pouco das 8.30h e lá partimos para os primeiros 10km….como voltávamos ao carro, não levei a mochila nem a maquina fotográfica (pelo que não tenho fotos nem filmes desta fase) …apenas uma garrafita de isotónico na mão. Depois de um início lento, o ritmo começou a aumentar bastante lá para o meio e o grupo partiu-se em dois….o percurso inicial era bastante agradável, com uma ou outra inclinação, mas que não obrigava a caminhar….com as baterias carregadas e a amena cavaqueira com uns e outros, nem dei pelo tempo passar e rapidamente estávamos de volta à casa partida, para um abastecimento mais alongado – a organização colocou à disposição Água e Isotónico.

De salientar que tivemos apoio de várias equipas de BTT aqui da zona, que se juntaram tb para um treininho e que nos acompanharem durante boa parte do percurso – especial destaque para “Os Rodinhas” que além de nos facultarem um abastecimento fantástico, estiveram presentes em muitas fases na 2ª volta.

Após uns 10 minutos de descanso partimos para a 2º voltinha – agora com 11 elementos – os restantes ficaram-se pelos 10kms e outros, pegaram nas bicicletas para gastar as energias a pedalar.

A 2º volta foi bem mais dura que a primeira, além do cansaço que se acumula com os kms, o calor que se fazia sentir com o avançar da manhã, tb o percurso era bem mais durinho, com algumas belas subidas e correspondentes descidas. Os níveis dos atletas eram bastante diferentes….não há hipótese de acompanhar o Orlando, o Filipe e o Paulo Vidinha…mas eles iam contendo-se e nós íamos fazendo das tripas coração para ir acompanhando….uns subiam melhor, outros desciam melhor, e de vez em quando lá se parava um pouco para reagrupar – o que era uma maravilha para descansar um pouco. Aos 20kms,  para surpresa minha chegamos à minha terra – Canedo é enorme, a nível de área é a maior freguesia do Concelho da Feira….já desconfiava que havia trilhos bem bonitos na minha zona, mas não os conheço pois não me tenho aventurado sozinho por eles. E foi em Canedo que a malta dos Rodinhas estava à nossa espera para um abastecimento que mais parecia um manjar de reis….além da água, eles eram bananas, laranjas, e pão com chouriço….maravilha….há muitas provas que não tem um abastecimento desta qualidade. Os últimos 10kms foram os mais duros, com subidas e descidas constantes a fazer mossa….tivemos direito a molhar os pés num segmento do percurso e tudo – nem todos molharam os pés como verão mais à frente. Nos últimos kms tentei acompanhar os 3 “prós” na frente, para tentar aprender um pouco a técnica das descidas…acho que melhorei um pouco, mais solto e mais rápido….com treino vou lá…..mas nos últimos 2 km descolei na última subida e apenas os voltei a ver já junto dos carros – grandes maquinas, ao fim de quase 30kms parece que voam naquelas subidas ingremes.

Foi um bela manhã passada com uma malta 5 estrelas, num percurso bonito (tenho uns belos trilhos onde treinar perto de casa) e com uma organização 5 estrelas - nada a apontar.

Muito obrigado a todos que participaram (corredores e ciclistas) e me proporcionaram esta bela manhã de corrida e de convívio saudável. Um agradecimento especial aos “Rodinhas” pelo apoio e pelo manjar que nos proporcionaram – assim vamos ficar mal habituados.

Richard – tás aprovado a organizar estes eventos – obrigado!!!

Aqui ficam os filmes que fiz durante a 2ª volta - não me responsabilizo por um outro "calão" que venham a ouvir:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VENHA O PRÓXIMO!!!

16 comentários:

  1. Parabéns a todos e ao Richard em particular e venha a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge. O Richard está mesmo de parabéns, a organização esteve impecável, tudo sem pagarmos um tostão.
      Abraço

      Excluir
  2. Isto é que são "treinos", espectáculo! E sempre ficaste a conhecer uns trilhos novos aí perto de ti!
    As laranjinhas no abastecimento... acho que as laranjas nunca sabem tão bem como nas corridas de trilhos. :)

    Parabéns, estás quase, quase um ultramaratonista, força nisso!

    Beijinhos

    PS: Não é calão, são vírgulas do Norte. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vírgulas do Norte..hehehe...carago, nunca tinha ouvido essa, mas está boa. As laranjinhas são do melhor quando estamos estafados...concordo.
      A zona onde vivo deve ter uns 70% de matas e montes, tem um afluente do rio Douro bem lá em baixo, e muitos riachos....eu nas minhas corrrerias por estrada vejo as entradas e trilhos na mata, mas tenho algum receio em meter-me por caminhos que não conheço e me perder....é que isto é mesmo enorme ....talvez, agora com o tempo melhor começe aos poucos a arriscar..
      Beijinhos

      Excluir
    2. Posso estar a dizer uma grande asneira mas não dá para usares um GPS com aquela função de marcar o percurso que se vai fazendo e, em caso de necessidade, usar isso para voltar ao ponto de partida?
      Eu cá nunca usei isso porque aqui não tenho esse perigo de me perder por isso nem sei a "coisa" resulta bem!

      Excluir
    3. Eu sei que existem esses GPS, integrados em relógios por exemplo...o meu actual não tem, funciona com uns sensores.....é outro investimento que irei fazer quando puder...e aí sim, não há trilhos que me segurem !!!

      Excluir
  3. Carlos, gostei de "fazer" este treino convosco. Belos sítios tem vocês para aí. Nunca vi um abastecimento como aquele!!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela "companhia"...aqueles pãezinhos com chouriço..hmmm...não estava mesmo nada à espera daquilo....é que não pagamos um tostão, tudo de borla.
      Abraço

      Excluir
  4. Isso é que! Espectáculo!
    Belo treino para a Geira Romana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito bom....só de pensar que a Geira é quase o dobro???? Mas eu consigo :D
      Beijinhos

      Excluir
  5. Também quero! Belo treino!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vieres aqui ao norte avisa, que a malta organiza uma visita guiada a esta zona.
      Abraço

      Excluir
    2. Ando a preparar uma digressão ao Norte, pode ser que junte o útil ao agradável...

      Excluir
    3. Se quiseres e o pessoal estiver disponível teremos todo o gosto em mostrar a zona...é só avisar.....

      Excluir
  6. Boas a todos, um muito obrigado pela vossa presença, foi uma manhã excelente de Trail, adorei, ainda estou a começar (2 provas) e esta foi a minha maior distância até hoje a correr, tinha feito +- 20km no dia anterior (marcações) mais 30km no dia, é dose ;).
    Peço desculpas por aquele lapso no video parte 5, tinha ficado com mais dois elementos no abastecimento e quando cheguei a vossa beira como não tinha fita já não me lembrava e a cal já não se via bem, tinha feito as marcações antes um bocadinho do abastecimento, não marquei mais pois diseram-me que ainda estava tudo marcado da Maratona de Sandim, ainda assim a cal e fitas para a frente ajudaram.
    Claro que é para fazer mais vezes, agora não prometo a mesma qualidade, pois isto são treinos!

    Mais uma vez obrigado pela vossa companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard, esteve tudo 5 estrelas, nada existe a apontar. Quanto ao "lapso", este tipo de situações são do melhor...dão para o pessoal se "picar", dá para descansar um bocadinho :D e por fim até como andamos um bocadinho para baixo e para cima até que fazemos mais uns metrinhos que é o que a malta gosta....isto acontece muitas vezes em provas oficiais e a pagar. Tás aprovado como organizador de "corridas com malta fixe".
      Abraço

      Excluir