segunda-feira

Geira Romana - faltam duas semanas




Pois é, o grande dia aproxima-se….faltam apenas duas semanas para me colocar à prova no Ultra Trail Geira Romana. De uma forma geral sinto-me confiante, treinei bem e pelo que me diz pessoal experiente nestas andanças, esta será provavelmente a Ultra mais acessível para alguém se iniciar em Portugal. No entanto, não deixam de ser 52,5kms, distância que só por si mete respeito (pelo menos a mim).

Concluir a prova e tornar-me oficialmente Ultra Maratonista é o objectivo principal para 2013. Não faço a mínima do que vou fazer no próximo dia 19, no que diz respeito a ritmos e estratégia de corrida/caminhada. Eu vou e depois logo vejo….só sei que vou levar a mochila cheia, que não vou descurar a hidratação e a alimentação – tb vou tentar correr durante o maior tempo possível, num ritmo baixo mas correr. Vamos lá ver o que dá.

A semana que passou foi a última em que treinei forte, pois agora é reduzir para chegar na máxima força à Geira. Tinha previsto uma semana cheia de kms, plano que quase ia por água abaixo por causa do Trail da Senhora da Mó em que participei – é que fiquei com os músculos anteriores das coxas num estado lastimoso – já não me lembrava de ficar assim (quase sem conseguir caminhar) desde a minha primeira Maratona.

A semana foi assim:

2ª feira – descanso – não conseguia caminhar, quanto mais correr.

3ª feira – 11kms lentos – embora ainda me doessem as pernas tinha que correr – fiz um esforço e depois de começar a correr até que se ia mais ou menos – o problema eram as descidas…uiiiiiii.

4ª feira – 21km – aproveitei o feriado para correr de manhãzinha. Custou muito começar, mas depois de embalar lá fiz o treino a um ritmo bem razoável.

5ª feira – 20km – já um pouco melhor fiz um belo treino no passadiço à beira mar – ida e volta de Espinho quase a Lavadores, com os 10kms de volta em 46 minutos.

6ª feira – tinha previsto uma corridinha de 10 a 15km mas não tive vontade. Descansei.

Sábado – Descanso

Domingo – ca.30km no Free Run de Sandim

No total deu pouco mais de 80km o que foi dentro do previsto – foi muito bom se levar em conta o estado lastimoso em que andaram as minhas pernas até 5ª feira. Destaque para o Free Run de Sandim, treininho de 3horas por trilhos aqui da zona, que correu muito bem – hoje estou como se nada fosse o que atesta a “boa” forma.

Esta semana vou reduzir os kms – no próximo domingo vou à Meia Maratona de Cortegaça, apenas participar e fazer mais um treino. Vou servir de lebre a uns colegas que pretendem baixar 1h45min – junta-se o útil (treininho ritmado, numa zona muito bonita, a respirar o ar puro da mata de Cortegaça) ao agradável (boa companhia) - vamos ver se não os deixo ficar mal.

2 comentários:

  1. Boa sorte para a prova! Tenho acompanhado a preparação (pelo blog claro) e parece-me um boa preparação para a prova, que não conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvio. Não faço a minima ideia se é uma boa ou menos boa preparação...acho que devia fazer mais alguns kms, mas neste momento não tenho tempo para mais. Estou confiante que vai correr bem, tenho algumas Maratonas (4 em ano e meio) e um ou outro trail nas pernas e muita força de vontade, o que me deixa confiante. Vamos lá ver.
      Aquele abraço e boas corridas.

      Excluir