segunda-feira

Free Run do Castelo 2013

No sábado passado participei no Free Run do Castelo, um evento organizado pelo Trail de Portugal, com o apoio da Nutrisport e dos Feira Runners. Esta corrida por terras de Santa Maria da Feira, de inscrição gratuita tinha o limite de participantes fixado em 150 – as inscrições esgotaram rapidamente, eu era o tal 150 e havia uma lista de espera de algumas dezenas de atletas.

Uma particularidade era a presença do José Capela, a representar a sua nobre associação Correr para Crianças, um atleta e pessoa admirável que decidiu juntar o útil ao agradável, correndo por crianças desfavorecidas…um projecto que merece o meu respeito e admiração… dêem uma vista de olhos….tb por aqui e pelo dinheiro que se angariou já valeu a pena.
http://www.correrporprazer.com/2013/01/entrevista-com-jose-capela/


Bem, eu embora estivesse inscrito, só na 6ª feira de tarde é que fiquei certo de poder participar no Free Run. No programa de festas a saída estava marcada para as 9.15h junto ao parque das piscinas municipais de Santa Maria da Feira….eu e o meu amigo Badolas chegamos bastante antes - já lá andavam alguns atletas….não demorou a encontrar pessoal conhecido como o Filipe Fontes (companheiro de aventura para Paris) e do Orlando (esse grande atleta e campeão de provas de montanha) entre outros, e reencontrar o Richard (amigo de infância), atleta de BTT e que há uns tempos para cá começou a fazer uns trails. Muita conversa animada, fotos e depois de uma breve apresentação dos organizadores lá demos corda às sapatilhas e iniciamos o treino que previa ca.15kms. O lema era “ninguém fica para trás”.
Começamos logo por subir até ao Castelo da Feira, uma subidinha bem acentuada que não incomodou ninguém, tal era a cavaqueira e descontracção – claro que as pernas frescas e o ritmo de passeio ajudavam.


Depois de uma voltinha por uns trilhos, entramos pela cidade da Feira e andamos por alcatrão uns bons 2 ou 3kms, até voltar entrar pelas matas e seguir em trilhos enlameados pouco técnicos (uma ou outra descida/subida curta mais ingreme) com destaque para a passagem por baixo de um pontão completamente alagado, e que obrigava a sujar e molhar os pezinhos. Seguimos até ao Europarque (ca.7kms) onde estava instalado o reabastecimento com fruta e isotónico


– mais uns minutos de conversa, e toca a seguir de viagem de regresso, que no inicio voltou às matas, e teve como ponto alto uma descida com uma travessia de um riacho para depois voltarmos ao alcatrão e regressar ao ponto de partida sempre em estrada. Nos últimos 3 kms o pelotão esticou, com alguns atletas a acelerar como uns desalmados pelas ruas da cidade da Feira……puxados pelo Filipe, tb eu e o Badolas fizemos uns últimos kms bem rápidos (pouco acima dos 4min/km) o que deu para testar a velocidade. Chegados ao Parque deu 12,7kms – como ia psicologicamente preparado para fazer 15kms, consegui convencer os meus amigos Badolas, Filipe e Orlando a subir mais uma vez ao Castelo.
 
 
 
Belo treino, descontraído e diversificado, um grupo de pessoas divertido unido para correr por prazer sem qualquer competição (a não ser eu, que queria “ganhar” nem que fosse uma vez na vida ao Orlando – mesmo assim não consegui). Foi a primeira vez que participei num Free Run, experiência a repetir sem dúvida nenhuma – até já ando a magicar numas ideias, mas isso fica para outra altura.
Os meus agradecimentos à organização e a todos os atletas por me terem proporcionado esta bela manhã.
No fim ainda estive um bocadinho à conversa com o José Capela, falamos sobre os seus projectos e sobre corrida. Em poucos minutos comprovei que se trata de um grande homem e atleta, simples e humilde – desejo-lhe o maior sucesso, que tenha muita saúde para poder continuar a fazer o que mais gosta – correr e com isso ajudar os outros. Eu cá estarei para acompanhar os feitos e contribuir no que me for possível.
Para finalizar, não podia deixar aqui uma palavra de admiração pelo meu grande amigo de aventuras….o Badolas….tal como eu, ele escolheu os “pneus” errados para esta brincadeira…..levamos as sapatilhas de estrada em vez das de trail, e como todos sabem, não tem havido nada além de chuva nas últimas semanas, que fazem com os terrenos estejam alagados e enlameados. Bem, as minhas sapatilhas chegaram ao fim num estado lastimoso…..por incrível que pareça, as do Badolas chegaram (quase) limpas – e são brancas!!!! – Como é que é possivel??? Vejam a prova dos nove.....
 
 
 
 
 
 Aqui algumas fotos do treininho:







 







 
Limpinhas.....ganda "mágico" Badolas

 
Da próxima ganho-te ó Orlando...grande campeão (parece que voa)


Cá estão as minhas, mesmo depois de passar por umas poças de água para tirar a lama por maior....




Venham os próximos Free Runs!!!






 

4 comentários:

  1. Espectáculo! É mesmo de uma coisa destas que estou a precisar para reacender a minha paixão! :) Para evento gratuito, terem direito a abastecimento com fruta e isotónico, nada mau...

    Agora a Cidade da Luz aguarda-te! Boa viagem e uma Maratona feliz. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dúvides Rute, é que é isto mesmo. Tinha uma empresa (Nutrisport) a promover os produtos deles, provavelmente terão sido eles a comprar a frutinha e a dar o isotónico.
      Obrigado pela força.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Carlos, isto foi espetacular!!!
    Assim vale a pena. É isto que eu quero.
    Um tipo nem dá conta que se esforça.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens que experimentar...pelo ambiente, pela natureza, pelo convivio e pelo desporto..Abraço

      Excluir