segunda-feira

2 semanas pós Paris


Dean Karnazes diz que devemos correr um pouco no dia a seguir à Maratona, nem que não consigamos caminhar. Bem, eu não fui correr na 2ª feira a seguir a Paris – sinceramente até que poderia ter ido, embora estivesse com algumas dores musculares, mas não me apeteceu. As pernas estavam bastante bem, com poucas dores musculares – o maior problema era o meu velho e desgastado joelho direito – depois de esforços mais longos perco a força no joelho direito e fico com algumas dores, que no entanto tb não me impedem de dar umas corridinhas leves. Nada que um dia ou dois de descanso e umas pomadinhas milagrosas não resolvem como foi o caso.

Voltei a correr na 3ª a seguir – apenas 5kms descontraídos que me souberam muito bem. A cada Maratona que faço, a recuperação tem sido mais fácil. Descansei na 4ª e na 5ª já sem dores nenhumas, decidi ir fazer uma corrida mais longa, incluir logo um sobe e desce e ritmos mais rápidos. Até começou bem até aos 5 ou 6kms, mas depois as pernas começaram a pesar e já no regresso, numa última subida antes de iniciar 2kms de descida até casa tive que parar…pois, afinal os kms da Maratona ainda estavam ali nas minhas perninhas a dizer presente. No dia seguinte fui fazer algo que ainda não tinha feito em 2013 – jogar à bola com os amigos – e que bem que soube, e para surpresa minha até que fiz uma bela jogatana…aquilo é intenso e mexe com músculos que normalmente não usamos tanto a correr…resultado foi um belo empeno nas costas, costelas e braços. Sábado voltei a descansar e no domingo de madrugada fui de viagem para Moscovo, onde ao fim do dia aproveitei a o ginásio do Hotel para fazer mais 8km em passadeira. No total, a primeira semana após a Maratona de Paris deu pouco mais de 30kms.

Durante a semana passada em Moscovo, onde estive a participar numa feira, treinei particamente todos os dias. O Hotel tinha um ginásio muito bem equipado, com duas passadeiras que aproveitei:

2ª – descanso – tinha previsto correr, mas a montagem do nosso stand foi tão pesado que me cansou de tal forma, que jantei e fui dormir. Bem, posso considerar que fiz um belo treino de musculação.

3ª – 10,5km em passadeira

4ª – 13km – com 8x1000m a 4,15min/km em passadeira

5ª – 12 km em passadeira (5min/km)

6ª – 5kms em passadeira + musculação (incluindo abdominais) – raramente faço algo deste género e sei que deveria fazer. Vou tentar no futuro “encaixar” alguma  musculação nos planos.

Sábado – levantei-me cedo (6.30h) e decidi ir correr para a rua, ao longo do rio Moscovo….ao longe vi umas cúpulas e pensei que fosse o Kremlin…vou armar-me em Sócrates e vou correr no Kremlin pensei eu….pois, ao fim de 7kms cheguei lá e não era, umas construções parecidas, umas igrejas ortodoxas – acho que era tipo um convento…ainda dei lá umas voltas num parque e regressei ao Hotel – deu quase 20kms. Cruzei-me com alguns (poucos) corredores, acenei a todos mas só dois me responderam – acho que eram estrangeiros como eu. Aquela malta dali de Moscovo é fria e antipática, muitas vezes até a roçar o mal educado e agressivo -  não gosto de Moscovo.

Regressei a Portugal nesse mesmo dia, cansado da semana intensa de trabalho. No domingo meti um dia de descanso. Ainda dei uma caminhada de 1 hora com a filhota e a cadela pelo meio dos montes – recuperação activa!!!

No total fiz 60kms, o que até nem foi mau.

Falta agora ca. de 1 mês para o grande objectivo de 2013 – a Ultra Maratona de Geira Romana dia 19 de Maio. Nas próximas duas semanas vou tentar aumentar os kms semanais (mínimo 70 a 80km) para depois reduzir até ao grande dia. Pelo meio vou participar em 2 provas, uma já no próximo domingo dia 28 – o 11º Trail de Arouca – Senhora da Mó (13,5kms) que pelo que dizem os colegas é deslumbrante e duro – depois ainda devo ir à Meia Maratona de Cortegaça no dia 12.05 – sem objectivo, só para participar pq gosto desta prova e acho que os organizadores merecem, pois fazem um esforço enorme por manter esta prova de pé.
Vamos lá ver...hoje há treino....

12 comentários:

  1. Eu sei que o Dean Karnazes disse isso mas após a minha estreia na Maratona, estive uma semana sem correr.

    Boa preparação para a Geira Romana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João, quando fiz a minha primeira estive quase uma semana sem caminhar :D
      Abraço e boas corridas

      Excluir
  2. Olha, há uma Cortegaça também aqui perto, mas não deve ser aqui que vens correr a Meia!
    Isto da recuperação, sabes o que costumam dizer, é a PDI... :p No entanto, respeito, estamos a falar de um futuro (próximo) ultramaratonista! ;) Fico à espera dessa aventura!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta Cortegaça é aqui perto de Santa Maria da Feira, zona de praia e pinhal - a Meia Maratona tem um percurso plano, pelas estradas da mata, calmo...gosto muito.
      Quanto à PDI nada há a fazer :D
      Beijinhos e boa semana para ti tb.

      Excluir
  3. Acena-lhes com Vodka que ficam logo educados!!!

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lol Vitor, acho que não....aqueles ali não tem remédio.
      Abraço

      Excluir
  4. É assim mesmo, amigo Carlos, não se brinca quando se pretende estar em boa forma. Os que não têm a tua motivação roem-se de inveja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó Sr.Presidente, cada um faz o que pode e a mais não é obrigado:D Vi as fotos da equipa na corrida de sabado...que grande equipa...tive pena de não ter participado...vemo-nos Domingo para subir à Sra.da Mó.
      Aquele abraço

      Excluir
  5. Já está quase a chegar o grande dia. Vais correr a Ultra Maratona da Geira Romana. Deve ser um espectáculo! Até lá boas corridas!
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa.
      Beijinhos e boa semana para ti tb.

      Excluir
  6. Gosto de ler os teus resumos de treinos, mas só de os ler fiquei cansado! :)

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Luis, a forma como escrevo cansa qualquer um, até a mim próprio :D
      Abraço e bons treinos.

      Excluir