sábado

Corta-Mato curto Mozelos


Se havia algo no meu plano de treinos na semana passada que era “sagrado”, era o treino longo de 28kms previsto para domingo. Quando a meio da semana recebi um mail do Sr.Dias a convocar o pessoal do CAL para o Cross de Mozelos fiquei como “o tolo na ponte”, se por um lado queria fazer o “longo” por outro o dever de tentar “ajudar” a equipa do CAL no campeonato de Aveiro em Corta-Mato curto (4kms) falava alto. Demorei 1 minuto a decidir – ia participar no Corta-Mato, e ia correr antes e depois para completar os kms que queria fazer. Naturalmente avisei o pessoal para não contar comigo para ganhar a corrida desta vez :D

Consegui convencer mais alguns amigos (Bruno, Zé Alexandre e Zé Miguel) a fazer o mesmo e lá nos encontramos no domingo, como sempre, na pastelaria do Beto às 9h. Estava um dia frio mas seco, com algum sol para aquecer a alma. Depois do café e alguma conversa lá nos pusemos a caminho até ao Parque do Coteiro em Mozelos que fica apenas a uns 5 minutos de carro do nosso ponto de encontro. Quando lá chegamos o campeonato já estava em andamento, com as corridas dos mais pequenos, sempre divididos em femininos e masculinos – o ambiente era muito bom, muita gente entre atletas, treinadores e familiares. A nossa corrida estava prevista para depois das 11h – encontramo-nos com o Xô Presidente Sr.Dias, que nos apresentou o António Godinho, ex-maratonista da selecção nacional nos anos 90, vencedor de uma das edições da Maratona de Lisboa e vice-campeão mundial por equipas – aproveitei para conversar um pouco com ele e confirmei (mais uma vez) que o pessoal do atletismo é de uma humildade incrível – estava ali um ex-atleta de elite a falar com um “pé-rapado” como eu, de igual para igual sem puxar dos galões (tive que ser eu a perguntar os tempos dele na Maratona – 2.14h é o recorde dele – disse-me que no tempo dele havia em Portugal muitos a fazer tempos abaixo de 2h20min e que hoje o problema é que existem poucos com disponibilidade para “sofrer” – é pena, eu não me importava de sofrer, mas além de não ter pernas para isso já não vou a tempo :D (já sou veterano). Ele hoje treina a equipa de atletismo de Arada, passando os seus conhecimentos à malta mais nova.

Depois de ter recebido o meu dorsal (nr.115…lembram-se? Antigo numero para as urgências, ou seja, ambulância, fecho do pelotão….carro vassoura….último….estão a ver a moral que me dão), lá pusemos as pernas a funcionar para uma primeira corridinha…foram ca.8km às voltas por Lamas antes de voltar ao Parque do Coteiro.

Estava tudo bastante atrasado, ficamos por ali na brincadeira – a malta do CAL pode até andar sempre na cauda do pelotão como equipa, mas em boa disposição não há melhor. Passado algum tempo, veio a chamada para a corrida dos veteranos…..a equipa tinha 6 elementos inscritos, embora um deles ache que é novo de mais para estas coisas e tenha ignorado a chamada para a linha de partida e eu o tivesse que ir buscar pelas orelhas – não digo nomes, apenas que usa “crista” no cabelo. Ó Zé Miguel, deves achar que os anos só passam para os outros, não?

Estavam 123 atletas na linha de partida – o nível, como podem imaginar, é bastante elevado, é que este tipo de prova conta para o campeonato e, ao contrário do CAL, muitas equipas vão com objectivos concretos para estas provas e trazem os melhores atletas. Eu ia dar o meu melhor nas 4 voltas ao circuito. Ainda estava na cavaqueira com o pessoal e deu-se o tiro de partida…nestas provas curtas não há que poupar energias e é a dar gás desde o primeiro segundo…..ao inicio é um grande aglomerado de atletas pelos estreitos trilhos, eu ia a olhar mais para o chão de forma a não colocar o pé num buraco, cair e lesionar-me….o circuito é sinuoso, zonas planas, subidas e descidas abruptas mas curtas, e curva e contracurva….. primeira volta, o meu relógio marca uma velocidade média ligeiramente abaixo de 4 min/km, velocidade que mantive nas 4 voltas….cheguei ao fim com um tempo de 16min41seg no meu relógio e uma velocidade média de 3,59min/km – a distância que me deu foi de ca.4,2km. Muito bom e a prova que estou a evoluir – não esquecer que venho de uma semana dura de treinos e tinha feito 8kms antes da prova e corri com sapatilhas normais em vez de picos, que dariam com certeza para fazer 1 ou 2 segundos melhor e que teria feita toda a diferença :D. Com este tempo fui o 3º atleta do CAL (o Nuno Silva e o Miguel Barbosa ficaram à minha frente, e o Sr.Dias fechou a contagem) e assim ajudei a equipa a classificar-se em12º lugar entre 15 equipas – muito bom. Não ganhamos a correr, mas se houvesse prémio para a boa disposição seriamos os primeiros com certeza.

Faltava a corrida dos seniores masculinos, onde embora não tivéssemos a equipa inscrita, tínhamos dois promissores atletas a participar. O Zé Alexandre que fez uma boa prova a um ritmo bom para ele (ex-jogador de vólei que tem uns joelhos ainda piores que os meus e começou a correr há poucos meses) e o Bruno Pinho que decidiu durante a corrida fazer uma espécie de greve, e andou a passear – eu bem te digo, que andas a enfardar demasiadas Pizzas e Lasagnas e depois não te arrastas – mas este coleguinha fez o que mais nenhum elemento do CAL conseguio, que foi intrometer-se na luta pelo primeiro lugar….eu explico….ao ser dobrado pelos primeiros 3 atletas que vinham juntos na luta (pareciam cavalos, tal era a correria) o Bruno lembra-se de acelerar e de os acompanhar, não cedendo passagem .…a luta dele durou uns 10 metros (no máximo), depois voltou ao normal, devagar, devagarinho..….Grande Bruno :D

Aqui a classificação e os tempos oficiais do pessoal do CAL:

Equipa
Pts
Classificação 
Clube Atletismo Lamas
275
12º
 
 
 
Nome
Tempo oficial
Classificação 
Nuno Silva
15,09
30º
Miguel Barbosa
16,39
66º
Carlos Cardoso
16,53
72º
Lucidio Dias
18,38
107º
José Martins
18,58
111º
Francisco Costa
19,01
112º
 
 
 
Nome
Tempo oficial
Classificação 
José Alexandre
18,57
83º
Bruno Pinho
21,18
85º

 
Foi mais uma manhã de atletismo excelente, onde estiveram presentes os melhores clubes e atletas de Aveiro nos diversos escalões – dá gosto ver a pequenada, onde existem miúdos e miúdas que parecem ter mesmo vocação para isto. Foram mais de 600 atletas a competir, numa festa que durou das 9h às 13h. Embora a distância seja curta para mim, gostei….motiva andar ali no meio dos “verdadeiros” atletas e “competir” com eles.
No fim ainda fiz uns 2kms com o Nuno Silva a rolar – no total deu pouco mais que 14kms quando devia ter feito o dobro. Mas valeu, dei o máximo e pude comprovar que estou “rápido” e a evoluir.
 

4 comentários: