quarta-feira

Eu, Missionário da corrida


Quando há sensivelmente 3 anos comecei a correr, comecei ao mesmo tempo a tentar que outras pessoas se iniciassem nas corridas também – sou o que se pode chamar um “Missionário” das corridas e a arma que eu mais uso é o chamado “chaganço intensivo e sem misericórdia”…. primeiro começo por encher o pessoal de histórias de pessoas que através da corrida mudaram a vida deles (gordos que ficaram magros funciona sempre, doenças que se curaram, a felicidade extrema vulgo “nirvana” que se atinge e por fim uma “última bala” quando dou aquele exemplo da rapariga que ao correr descobriu os números do euromilhões e ganhou – pequena mentira inofensiva por uma boa causa). Numa 2ª fase “chago” o pessoal com os meus treinos, as provas, o equipamento, e tudo o resto. Se alguma alma caridosa, ao fim deste tratamento de choque, dá o mais pequeno sinal de que vai tentar (uma pergunta inofensiva é o suficiente) então é aqui que o “Missionário” agarra a “presa” e não larga mais…. levam logo com um plano de treinos, um primeiro objectivo e o controle intenso do mesmo começa naquele fatídico (para as presas) minuto….. ”hoje tens treino”, “então, o treino de ontem?”…”Quantos kms?” são as frases mais usadas no sistema de controle cerrado que implementei – quando posso (e quando eles deixam) acompanho alguns treinos (no fundo para controlar se o que me dizem é verdade). Depois vem o “chaganço final” para que as “presas” participem numa prova…..ui coitados, até começo a ter pena deles (mas só um minuto, depois continuo a “chagar”).

Bem, ao fim destes 3 anos, posso afirmar categoricamente, que tive algum (pouco) sucesso…mas cada alma convertida à corrida é uma vitória…. o “chaganço” tem sido especialmente junto de colegas de trabalho, familiares e amigos, que têm que aturar esta minha mania …. a maior parte rendeu-se, pq acharam que se cedessem eu os deixaria em paz….coitados, não me conhecem o suficiente.

No trabalho, neste momento, tenho colegas/presas a correr regularmente – a Daniela, o Pires, a Tanya mas sem participar em provas (isto vai mudar em 2013 meus meninos e meninas, palavra de “Missionário”) - tenho tb o Marco, que foi o que começou mais tarde e já participou na S.Silvestre do Porto este ano e logo com 52minutos aos 10kms. Fora do trabalho os casos de sucesso são menores, eles começam cheios de vontade, desistem, voltam, desistem.…como o meu irmãozinho Gabriel, que depois de uma corridinha de 10kms comigo nunca mais apareceu aos treinos. A minha cunhadinha Teresa, começou a dar umas corriditas, até lhe dei uma camisola técnica, e agora deu-lhe a malandrice – ou começas a correr ou quero a camisola de volta. Amigos como o Bruno Maia, Espinhas são atletas esporádicos, tanto correm e aparecem a 2 ou 3 provas seguidas, como andam desaparecidos durante meses. A minha “filha adoptiva” Diana é um caso diferente, ela até se esforça, mas correr cansa muito, e como tem uma vida social muito activa e tem que dormir muitas horas, não tem tempo – ouvi dizer que vai à Color Run a Matosinhos??? Deve ser por ser chique!!!

O meu caso mais complicado é a minha Inês…..eu bem tento, tento….ela para não me aturar, de vez em quando faz-me o fvr de dar uma corridita, mas depois desiste – diz ela que não foi feita para estas coisas do desporto. Mas eu não desisto….um dia vão ver. Eu, no dia em que lhe “pedi namoro” (há décadas atrás) fui de tal forma sincero que lhe disse para ela pensar bem na resposta que me ia dar, que eu era um chato do caraças….ela não quis saber….entretanto já se terá arrependido muitas vezes, mas quem “comeu a carne agora que coma os ossos” :D

Vou continuar a minha cruzada “missionária” e espero que outros o façam também (com “chaganço” ou com outro método qualquer)….estamos a crescer, a tribo corredora é cada vez maior….consequências??? pessoas mais saudáveis, mais solidárias, mais criativas e muito mas muito mais realizadas e felizes – o que estão à espera de calçar as sapatilhas e sair por aí fora a dar à sola???? Olhem para mim como exemplo, sou um quarentão, que se descontarmos o mau aspecto geral, o joelho pior do que o do Mantorras, a barriguinha e o facto de estar a ficar senil, até que não estou nada mal.
Opa….bora lá correr, que o Carlitos ajuda no que estiver ao meu alcance

12 comentários:

  1. Carlos, percebo-te perfeitamente.
    No meu caso,eu bem tento mas não tenho sucesso nenhum. As pessoas que conheço são uma cambada de sedentários. Por isso é que treino e vou a provas quase sempre sózinho.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É não desistir...um dia consegues um pupilo, vais ver.
      Abraço e bons treinos

      Excluir
  2. É muito difícil ser missionário pois o sucesso é muito escasso. Mas quando se consegue que alguém "veja a luz", é uma alegria muito especial!

    Uma recordação muito agradável que tenho é ter sido "padrinho" duma jovem e promissora atleta numa Meia. São momentos muito especiais.

    Um abraço e boas missões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos continuar as nossas missões João. Poucos mas bons...
      Abraço

      Excluir
  3. Belo texto Carlos. Eu sinto-me feliz por já ter conseguido converter 2 ateus em fervorosos crentes. E continuo na minha cruzada em busca de mais alguns para converter. :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Tigas. 2 almas já estão "salvas" e mais virão :D
      Abraço

      Excluir
  4. Crónicas fabulosas as tuas meu amigo. Não sou um missionário, porque o meu empenho á "causa" é bem menor que o teu. Considero-me mais um cruzado,ou melhor um crente ( até por que geralmente só corro ao domingo ;) ), mas tenho feito a minha cruzada de "chaganço" por estas terras mouras e também lá vou pescando ou repescando um ou outro infiel ou descrente para o nosso rebanho. Continua a "missionar" ai no Norte que eu, cá por baixo, continuarei a "cruzar" ( não me soou muito bem esta ultima parte :D ). Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luis, só com uns treinitos de vez em quando a fazer os tempor que fazes....muito bom. Imagina se te aplicasses mais um bocadinho...ainda ias aos jogos olimpicos :D
      Aquele abraço e até um dia destes por aí

      Excluir
  5. Excelente texto , revejo-me em quase tudo , e apesar de ter mais uns anos de corrida depois de muitas tentativas apenas consegui que a minha cara metade se converte-se , e a conversão foi tão convicta que já é maratonista.abraço amigo e continua a tua cruzada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joaquim, essa "conversão" que conseguiste vale muito - parabéns aos dois- é bonito e vê-se pouco.
      Vais a Viana no domingo?
      Abraço e boas corridas

      Excluir
  6. Ahaha comprendo perfeitamente este texto!! Não é fácil esta evangelização, o máximo que consegui até agora é que me acompanhem num ou noutro treino. Mas estou convencida de que quando participarem em alguma prova se faça luz... ;)

    Beijinhos e boas corridas missionárias! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de desistir, um ou outro treino já é melhor que nada, um primeiro passo. Eu consegui pouco mais do que isso - ainda me falta converter um a sério, para ser um "Missionário" como eu :D
      Beijinhos e boas corridas.

      Excluir