quarta-feira

Mâmoa River Trail - o regresso da Pikinita

o regresso ...

Este ano voltei ao Mamoa River Trail dos amigos Agostinho e Luis. Foi a minha 3ª participação nesta prova que se realiza ali pelas zonas de Milheirós, Romariz. A partida e chegada é sempre na Parai Fluvial da Mamoa que dá o nome ao evento.

Nos outros anos sempre fui à versão mais longa, sempre acima dos 20km. Este ano inscrevi-me no curto, que mesmo assim anunciava 16km e um desnível positivo acima dos 700m. Na semana anterior tinha sido a UR70K e muito provavelmente não iria estar em condições para fazer o longo. Ainda por cima sabia bem o que esperar dos percursos preparados pelo Agostinho … as serras não sendo muito altas a altimetria vai-se buscar onde??? Pois … sobe e desce, o chamado mói-pernas. E claro, não me enganei.

A particularidade deste edição nem se prendia com a prova em si … é que tinha convencido a Pikinita a inscrever-se 😉 … primeiro disse-lhe que seriam 12km ( e estava mesmo convencido disso) até que apenas uns dias antes da prova vi que eram 16 ... ups …

Isso para ela normalmente não seria nada ,… mas ela vem de ano e meio parada, e só há umas poucas semanas é que recomeçou a dar corridas até 6km, umas duas ou três vezes por semana e nem sempre. Prometi-lhe que íamos os dois juntos, e que na galhofa fazíamos isso na boa …

No dia, lá fomos levar a Sara a casa dos avôs e seguimos para Milheirós … “o mais tardar lá para o meio-dia estamos em casa”. Mal corre se não fazemos 16km em 3 horas!!!

O tempo estava excelente, a zona envolvente super colorida com o verde do relvado a contrastar com as camisolas coloridas das “formiguinhas” ali a saltitar de um lado para o outro.

Nem tivemos muito tempo para confraternizar … só deu mesmo tempo de ir uma última vez à casinha e ir para a zona da partida porque a coisa ia começar.

olha este moço tb veio ...

E mal começou deixamo-nos ficar logo para a cauda do pelotão …. Voltinha de honra à Praia fluvial para entrar nos trilhos logo de seguida …  e a coisa emperrou imediatamente por causa dos single-tracks … sem stress, temos tempo. Na cauda do pelotão a malta estava bem disposta … bocas e caralhadas e um elemento da Juventude de Fornos a avisar a malta para se despachar que tinha um assado no forno.

E lá fomos progredindo muito nas calmas, ora a caminhar nas subidas ou porque o pelotão continuava compacto ou a meter um trote calmo … e começamos a passar pessoal …

“olha, o Agostinho este ano fez o percurso ao contrário” disse eu, quando passei num escadório em terra que normalmente é feito já perto do fim. Aos 4km chegamos a uma casa com um abastecimento …. “olha, foi aqui que nos cruzamos da última vez… era o último abastecimento, lembras-te” … dois gominhos de laranja que estava bem boa, um copo de água e sigaaa …

Aos 6km os primeiros atletas em sentido contrário … um pouco mais à frente um grande grupo de frente para nós, reconheço alguns atletas que normalmente lutam pela vitória … houve engano no percurso … de repente estou nos primeiros 😊😊😊 … brincadeira … gerou-se ali a confusão, malta a ligar para os organizadores a tentar entender o que se terá passado, outros decidiram voltar para trás, outros decidiram seguir em frente porque diziam que conheciam a zona. Nós ficamos ali um pouco como os tolos na ponte até que decidimos voltar também… deixa lá, fazemos 12km e está bem assim. Eramos os últimos …

Só que encontramos o Zé que estava a Vassourar e o Agostinho, organizador que estava sem perceber o que se teria passado. Ele disse-nos que o sentido correcto era ao contrário e que provavelmente tínhamos ido no sentido errado logo ao início quando entramos no trilho … eu sempre vi fitas mas sinceramente ia na galhofa e fui atrás do resto da malta … não fui com atenção. Que se lixe.

ganda Zé & Betty ... sempre boa companhia

O Agostinho disse-nos que estávamos muito próximos de entrar no trilho certo … o Zé disse que ia fazer o percurso correcto para ver se não ficava ninguém no trilho e nós após pensar um pouco decidimos acompanhar … achávamos que faltavam apenas 10km … e fomos nas calminhas em amena cavaqueira … ainda apanhamos alguns (poucos) atletas em sentido contrário, mas pelos visto o resto tinha decidido voltar para a meta.

O tempo começou a aquecer, a Dora começou a ficar cansada, os km a passar, a distância a esticar e o tempo a reduzir … e havia uma criança em casa dos meus pais que ia precisar de “mama” … tudo isto fez com que num abastecimento com 12km feitos tenhamos decidido fazer o resto por estrada … era mais rápido … foram quase 6km que não foram todos a correr porque a Dora estava mesmo cansada … mesmo assim ainda fez um esforço bem grande … muito tempo parada, apenas alguns treinos curtos nas pernas … já muito fez ela … foram ca.18km com quase 800mD+ e outro tanto de D-, em 3h36min.

Quando chegamos não cortamos a meta … fomos ao carro directamente buscar os sacos, e ainda antes de ir ao banho dirigimo-nos à mesa da lap2go para nos dizer que chegamos mas para nos desclassificar porque não tínhamos feito o percurso da prova. Foi aí que nos disseram que a prova dos 16k  tinha sido suspensa, que não iriam classificar ninguém.

Banhinho, e toca a zarpar até Fiães … nem Bifana nem bejeca (embora apetecesse) … havia uma cria para alimentar.

Foi uma manhã bem passada … por nós, o facto de ter havido enganos e confusão, não houve problema nenhum. O objectivo de fazer uns kms em trilhos juntos foi mais que cumprido … a Pikinita está muito longe do que já foi, o que é perfeitamente normal … mas isso vai lá … ainda vai demorar porque a disponibilidade para treinar não é muita, mas não há pressa. Interesse é voltar e não se lesionar. Sigaaa …

Quanto à confusão é sempre muito chato … compreendo os atletas, mas como organizador que sou, sei bem o que vai na alma de quem tanto investe para criar um evento e tudo faz para que corra bem … ainda por cima sendo pessoas que conheço, que estimo muito e que sei que não fazem isto apenas por fazer. E por fim acabou por descobrir-se que o engano se deu no início, quando entramos nos trilhos … os primeiros seguiram no sentido errado e foi tudo atrás … eu fui um deles … e como vimos sempre fitas não demos por ela … por isso, nós atletas temos grande parte da responsabilidade  … na prova longa e na caminhada que tinham o mesmo percurso ao início como nós não houve enganos … A organização deveria ter dado pelo problema bem mais cedo? Talvez … passamos por abastecimentos, policias, malta nos cortes e não houve um que nos dissesse que estávamos errados … é como digo … chato, mas há coisas bem piores. Nós gostamos na mesma … os trilhos impecáveis, duros q.b. como é marca desta malta. Parabéns Agostinho, Luis e resto da equipa.

Para o ano se puder estou lá batido, e se houver pernas para ir à luta na distância mais longa que é mais a minha praia.

Mirtilos ... uma das "marcas" deste percurso ...