quarta-feira

UR70 - aventura por terras de Gaia

 


Há uns meses atrás fui contactado por um amigo das corridas a dizer que estava a magicar uma prova diferente, uma Ultramaratona pelo concelho de Gaia com 70km. Pelo que me contava era uma prova como eu gosto. A data para a chamada edição zero seria a 30/6 o que era uma merda … isto porque calhava exactamente nas minhas férias e no dia em que estava previsto eu passar do Algarve para as Minas de S.Domingos no Alentejo. Bem … lá teria de ficar para a próxima edição.

Acontece que, entretanto, tivemos que anular a parte do Alentejo, pelo que o regresso seria no dia anterior à prova. Perfeito!!!

A ideia inicial era fazer os 70km a solo mas recebi um telefonema de um moço que não anda a treinar nada de corrida e com motivação zero … “vamos em equipa???” a resposta foi imediata!!! … “vamos com uma condição Bruno… tu treinares o mínimo!!” … “claro que sim…” … tá bem abelha, vou fazer de conta que acredito.

Durante estes meses todos confirmou-se o que eu esperava … o moço treinar tá quieto. Lá dava duas ou três corriditas de meia dúzia de km em dias seguidos como parava totalmente durante uma ou mais semanas … este moço tem dois problemas … quer dizer, ele tem muitos mais, mas para treinar corrida tem essencialmente dois …. pouco tempo porque se mete em tudo e quer fazer tudo ao mesmo tempo … e depois eu desconfio que ele não gosta de correr, e não consegue motivar-se a treinar sozinho … eu conheço bem aquela peça, e sei que mesmo não treinando ele é um osso duro de roer, e que o mais provável seria ele acabar, morto mas vai chegar ao fim … mas “jurei” a algumas pessoas, que se ele não fizesse o mínimo que não iria com ele … como é evidente e lógico, e eu sendo banana como sou, não o faria, e não fiz 😉 … nestas semanas todas ainda o consegui desencaminhar para um treino longo de 35km onde até se aguentou bastante bem. E foi isso a preparação dele …

A minha tb não foi grande coisa … fui correndo regularmente, mas por falta de tempo, sempre muito limitado, resumiu-se a corridas curtas de 40 a 50min e um ou outro longo ao fds. Consegui fazer 2 ou 3 treinos à volta dos 30km. Para o tipo de prova e o ritmo que iriamos fazer, acho que foi o mínimo, suficiente para acabar.

Quem tb se inscreveu, mas a solo, foi o velhinho do Nuno Lima. Foi o que melhor se preparou até estourar um músculo de uma coxa a 3 semanas do grande dia. E decidiu parar de correr até ao dia D. Só iria saber se estaria recuperado no dia da prova.

um dos longos foi com o velhinho

Só faltava um carro de apoio e quem o conduzisse … é “material obrigatório” … tinha convidado Luis Lobo para correr mas ele declinou … correr não, mas posso servir de apoio … 😊 …perfeito. Se há gajo que conhece bem a zona de Gaia é ele 😉

até com o gajo do carro de apoio fui treinar ...

Na noite anterior à prova e depois de uma longa viagem até casa, encontramo-nos ao jantar em minha casa … eu, o Bruno, as respectivas famílias e o nosso guia … o guru Luis Lobo. Para discutir as tácticas e combinar o apoio? Nahhh … isso é como calhar …. Para comer e beber, que inclui a degustação de um tinto Reserva Quinta do Mouro de 2016 … que maravilha!!!

isto é cá uma pomada que nem vos digo

amanhã logo se vê como corre ...

No dia seguinte chegamos à partida em cima da hora … firmes e hirtos .. mais ou menos. Algumas caras conhecidas, entre elas os dois desgraçados que foram sorteados com um voucher para esta prova nos Trilhos dos Pernetas … o Couto e o Guedes. O Guedes que tinha ganho os 32km dos trilhos dos Pernetas com 2h42 continuava a insistir que iria conosco … o problema é dele 😊

esta prova tb aceita de tudo ... enfim

o Guedes!!! Aqui ainda não sabia no que se estava a meter...

As partidas foram dadas em pequenos grupos, com 1 min entre eles … o Lima partiu primeiro que nós … eu e o Bruno passado um minuto … o Lobo? O Lobo tinha sido desafiado pela Erica (apoio do Couto) a mudar-lhe um pneu 😉… iam ter muito tempo para isso … afinal o tempo limite seriam 12 horas.

Mas teríamos apenas 5h para chegar à WOW nas encostas do cais de Gaia, exactamente aos 35km de prova. É tranquilo … a prova toda tem apenas 1600m D+, quase todo nos últimos 25km. Até lá é quase sempre a descer e plano.

E assim foi … mal partimos, já na saída para a estrada lá estava o Lima, o Guedes e agora tb o Couto à nossa espera … e estava formada a equipa maravilha … primeiros km sempre a descer até à zona de praia … Sermonde, Carvalhos por aí abaixo até perto do campo de golfe de Miramar onde viramos para sul até à Granja, entrando numa zona que quase toda a gente daqui conhece muito bem … é aqui , à beira mar, que se realizam grande parte dos treinos longos para a Maratona. Foram km tranquilos, praticamente todos feitos a correr a um ritmo muito confortável e em amena cavaqueira … fomos ultrapassados praticamente por toda a gente que partiu atrás de nós. É como é 😉


A primeira paragem foi em casa do Lima na Granja com 14km … soubemos entretanto que o Lobo já tinha mudado o pneu à Erica pela primeira vez 😊 … Couto, rapaz … tranquilo que ele é bom moço, ou não 😉 …. Voltando à casa do Lima, o percurso passava mesmo em frente … ele tinha convidado para fazer lá um abastecimento com cerveja e uns croissants muito bons de uma pastelaria lá perto … do Rei dos Croissants … cerveja & croissants?? Combinação perfeita. A outra ideia de dar uns mergulhos na piscina não se concretizou … chovia, molhados já estávamos nós. 2 bejecas e 2 croissants e esteva pronto para seguir viagem a que se juntou o Álvaro na sua bicicleta.





à nossa ...

O retorno foi na Aguda, agora era mesmo junto ao Mar, Aguda, Granja e uma paragem numa pastelaria com 2 vales que podiam ser trocados por uma bebida e um croissant. Conseguem adivinhar o nome da Pastelaria? Pois … Rei dos Croissants …. aos 20km, ou seja, em 6 km consumiu-se 3 croissants … e bebida no meu caso foi um cafezinho que soube mesmo bem. Tb foi aqui que tínhamos a malta à espera … o nosso presidente Xô Dias, a Marlene, e os carros de apoio Erica & Lobo.




O Sr.Dias fez-nos companhia até ao Sr. da Pedra em Miramar, num troço onde tb apareceu uma malta dos Outlaws (equipa do Couto) e nos fizeram companhia tb. Havia um pequeno abastecimento num Bar de Paria em Lavadores – tínhamos 26km feitos e tivemos direito a uma cervejinha fresca e não foi mais porque não quisemos … tb apareceu a Samanta, o Afonso, o Renato e a cadela do Bruno …. tb vimos a Capitã Paula e dos Ricardo dos Não Amanhã ou lá como se chamam que andavam entretidos por ali a fazer um treininho … como podem ver, neste troço não faltou companhia, conversas, paragens … e com isto o relógio a andar … fiz umas contas de cabeça e vi que não poderíamos “engonhar” muito mais, caso contrário não iriamos passar a barreira horário dos 35km dentro das 5h. Malta, está na hora de dar corda aos sapatos.




Ricardo & Paula




Afurada toda vestida para as festas de São Pedro e com muito movimento, típico para um domingo à hora de almoço … o percurso levou-nos a subir e a descer um morro por cima da Afurada para ter umas vistas giras sobre o Douro e da Ponte da Arrábida, antes de voltarmos à marginal do Douro em direcção a Gaia. Já sofri um bom bocado neste troço de ida e volta na Maratona do Porto.





Comecei a entrar um pouco em stress porque o relógio não parava, já tínhamos pouco tempo e embora perto da WOW, o percurso nos levava por ruas e ruelas nas encostas de Gaia, entre as Caves de Vinho do Porto … finalmente lá está a porta de entrada da WOW … chegamos poucos minutos antes das 5h de prova …ufa …pronto, agora estava bem mais descansado … temos 7h para fazer a 2ª parte … tranquilos.




A malta estava bem …  o Guedes não se passava nada, era como se estivesse em casa deitado no sofá a ver uma serie … o Couto só tinha uma preocupação e com toda a razão … será que o Lobo teve que mudar outro pneu à Erica??? … e com isso nem se lembrava das dores das pernas … o Lima estava sem sinal do problema muscular que teve e isso era o mais importante … o Bruno estava fodido, não há outra palavra, mas era andar e não gemer … eu estava bemzinho, umas dorzitas normais para quem leva 5h nas pernas mas tranquilo … sigaaa

Já havia fome … tínhamos visto o nosso carro de apoio a última vez antes de subirmos para a WOW mas devido ao tempo escasso não deu para parar. Agora era ele que não conseguia vir ter conosco … toda aquela zona de Gaia é bastante limitada a nível de transito. … combinamos encontrar-nos na parte de cima da Ponte do Infante … o percurso volta ao esquema de sobe e desce pelas encostas das Caves de vinho do Porto, para cima e para baixo, para a frente e para trás passando por alguns spots importantes como o jardim do Morro até voltarmos ao cais de Gaia e correr no meio de uma multidão de turistas que tinham saído à rua para aproveitar o sol que, entretanto, apareceu em força.


tenho fome ...

Estava na hora de percorrer a encosta da Serra do Pilar em direcção à Ponte do Infante onde teríamos finalmente o nosso abastecimento. Só que não!! Já víamos o Lobo lá no alto a acenar-nos todo contente …. só que o percurso não ia lá acima, seguia por baixo da ponte … foda-se … a única vantagem era não ter que subir …  ainda tivemos mais um ou dois km até que chegamos á praia de fluvial do Areínho e paramos logo no primeiro tasco que apareceu …





Ó Guedes ... onde te meteste rapaz!!!

Eu comi apenas uma sopinha que estava bem boa e bebi uma bejeca fresquinha (ou terão sido duas … já não me lembro) … houve quem comesse bifana e o Bruno para ser diferente comeu uma isca de bacalhau … e chamou “patroa” a uma moça que estava atrás do balcão .. 2x … e não levou no focinho por isso porque não calhou 😉 … o Lobo lá veio ter conosco ao tasco … teríamos uns 47km … uma espreitadela para o percurso e combinamos o próximo encontro junto aos bombeiros de Avintes.

não há foto da sopa ... vão ter que acreditar em mim ...

mas há foto da cerveja ....

caralho ... olha pró Bruno todo contente ...

Ainda fizemos uns 2 ou 3 km sempre na marginal planinha junto ao Douro antes de cortarmos à direita e começarmos a entrar nas localidades dos arredores de Avintes, o que é a mesmo coisa que dizer que acabou a brincadeira, vai começar a parte mais dura, vai começar o sobe e desce … nos últimos 25km iriamos fazer mais de 1000m D+ …

O Guedes continuava como se ainda não tivesse começado, o Couto lá ia andando sempre preocupado que a Erica furasse um pneu de propósito para ser mudado pelo Lobo, eu ia cansadito mas na boa, o Lima já meio fodido mas sem sinal da lesão e o Bruno fodido por inteiro só dizia …. deixai-me em paz que eu vou atrás … e é isso mesmo … é ir andando que quem puder menos no momento fecha a porta. Pelas minhas contas havia mais que margem para chegar a horas … é gerir bem a coisa entre corrida e caminhada.

E lá chegamos aos Bombeiros de Avintes para mais um abastecimento … lá estava a Erica e o Lobo … quero registar aqui que a Erica disse literalmente isto quando a questionamos sobre as qualidade do Lobo em mudar pneus … “ele tem cá umas mãozinhas” ou ainda “ele tem um macaco grande” ou ainda “ele trabalha bem com os dedos”  … pronto … tá dito, tá dito … de salientar que foi a última vez que vimos o Lobo, entretanto zarpou para apanhar o comboio de volta a sul. Iria ser substituído pela minha Pikinita e pela Sara … ahh … e de salientar tb ver o Bruno a fazer abdominais depois de quase 55km nas pernas … isto sim …


muito nivel ... com estes km todos e ainda a fazer abdominais ... 

Siga que já está quase … agora era mais trilhos que outra coisa … os já conhecidos trilhos do rio Febros tinham ficado para trás, mas iam aparecendo outros enquanto atravessamos localidades em direcção à meta. Foi nesta fase que o Guedes nos contou o seu grande segredo, o segredo para aquela forma física invejável …

“Acreditas em Deus?” … diz o Bruno “eh páh, não sou praticante mas acredito que há aí qualquer coisa…”

“então metes um Pai Nosso, e de seguida 3 ou 4 Avé Marias de rajada e não precisas de gel nem dessas merdas” …

Aprendam .,...

O Guedes é o maior … corre pra caralho, nunca tinha feito mais que 30km, e ali estava ele com quase 60km e uma paciência do caralhes para aturar o resto da equipinha … diz ele que era um treino de descompressão, que não se queria cansar muito porque ia ter uma semana muito intensa de treinos 😉 … enfim ..





Por volta dos 60km já perto de Canelas voltamos a encontrar os nossos carros de apoio … Erica e agora já a Dora e a Sara (que nesta parte estava a dormir a sesta no carro). Mais uma paragem para descansar um pouco e abastecer. Vá … encontramo-nos na meta.


olha quem chegou ....

vamos lá malta ... está quase

O Guedes continuava fresco, o Couto já estava mais descansado que o Lobo não haveria de mudar mais nenhum pneu à Erica (pelo menos hoje), eu estava bem mas um bocado lixado das costas, o Bruno lá se ia arrastando e o Lima estava Gru Maldisposto a reclamar por tudo e por nada. Como bom amigo e como já o conheço de ginjeira, ignorei completamente e só me ria … oupas

Os últimos 10km são um bocadito desesperantes … entras na Serra de Canelas e andas ali para cima e para baixo às voltas só para fazer km e botar algum desnível nas pernas … gostei de todo o percurso, menos desta parte … é que não tens nada para ir ver de especial … o chamado encher chouriços, ainda por cima chouriços duros … depois já começa a cheirar a meta, mas antes ainda tens que subir em direcção à Sra.da Saúde e mesmo antes de lá chegares viras de novo para baixo em direcção aos Carvalhos … na altura pensei “foda-se … então aqui tão perto e não passamos à Sra. da Saúde … depois percebi … primeiro íamos descer, para depois subir ao S. Bartolomeu, depois voltar a descer e depois sim, fazer toda a subidinha até à Sra. Da Saúde onde eu, quando era puto e vinha de férias no Verão, ia quase todos os domingos com os meus avós e tios … as mulheres iam à Capela, os homens ouviam o relato no carro e a canalha soltava-se pelos jardins na brincadeira … bons tempos … tenho saudades dos meus avós …

rais foda a Serra de Canelas...


Olhá Sra. da Saúde!!!

Agora sim … faltava mesmo pouco … o Guedes continuava na boa, o Couto até numas subidas ainda corria, eu ia a ver se não me cansava demasiado, o Bruno já nem se sentia e o Nuno ia mais Gru que nunca … “tem algum jeito … andar às voltas” … heheheheheheee … a cabeça é do caraças … e eu a rir-me. Última espreitadela para o relógio … calma que temos tempo … vai ser no limite, eu avisei que íamos usar o tempo todo 😊

Vá … falhamos por 2 minutos … 11h58min depois chegamos à meta onde tínhamos família e amigos à espera. Até direito a fita tivemos … acho foi a primeira vez que fiquei em último numa prova … e sabem que mais? Foi tão fixe 😊

hehehe ... olhem eles ali ao fundo desesperadinhos à nossa espera ... calma que ainda temos uns minutos

ainda tinhamos 1min e 12 s ... 

feito....

Falta registar um pormenor …. Vocês sabem que eu já tenho umas aventuras assim um pouco para o extremo feitas … praticamente todas foram com o Nuno Lima, o meu velhinho … por isso, eu posso afirmar categoricamente que o conheço melhor que a grande maioria das pessoas, mesmo as que lhe são mais chegadas … ele a 300m da meta vinha a reclamar como nunca, com os níveis de Gru no pincaros … eu virei-me para ele e disse “ó meu caralho, o que é que tu queres??? Ainda hoje de manhã, antes de partir nem sabias se fazias 1km, se chegarias até casa (14km) ou assim … fizeste 70km, zero de sinais da lesão, passaste um bom bocado divertido com amigos e tens mais uma prova feita … o que queres mais, foda-se??” … ele olhou para mim e disse “tens razão”!!! Sabem o que é um gajo bem disposto? Pronto … muitos anos a virar frangos meus amigos!!!

Cheguei cansado … só depois de me sentar, comer dois rissóis e estar ali um pouco na conversa é que me apercebi do meu estado … foi ao levantar … txiiii rapaz, como te puseste … 😊

agora já com a Sara tb ...

bem bom os rissois ...

A prova é muito fixe … o percurso é muito bonito em grande parte do tempo … como referi antes, só aquelas voltinhas pela serra de canelas é que acho que estão um bocadinho a mais … de resto, impecável. Eu conheço uma grande parte das zonas onde passamos, ou seja, para mim não houve grandes novidades … mas as praias, o Douro, as vistas sobre o Porto, os trilhos do Rio Febros e outras zonas são sempre espectaculares, por mais vezes que lá passes. Uma pessoa que venha de fora e não conheça deve sair dali deslumbrado. O conceito de autossuficiência e navegação por GPX tb é do meu agrado … acho que existem alguns melhoramentos a fazer, mas a prova tem na minha opinião tudo para dar certo. E tem à frente alguém que tem paixão no que faz e isso nota-se … muitos parabéns Rui Gabriel … se tiver disponibilidade para o ano volto.

Gostava de deixar uma palavrinha para a equipa que se juntou … os 5 Pastorinhos … obrigado pela boa companhia … malta de níveis muito diferentes mas que neste dia levaram isto na boa, como uma verdadeira equipa … e sempre sem perder a boa disposição … quer dizer, um ou outro de vez em quando lá espingardou um bocado o que também tem a sua piada 😊

Ao Lobo um obrigado pela seca que lhe espetamos … ele diz que gostou, a gente acredita 😊 … o lugar dele é lá dentro, mas ele este ano teve juízo 😉

Obrigado!!

Obrigado tb a todos que foram aparecendo pelo caminho para nos fazer companhia, Dora, Sara, Erica, Alvaro, Marlene, Sr.Dias, malta dos Outlaw, Samanta, Afonso, Renato … e porventura mais alguns que me possa ter esquecido. Sorry!!!

Deixei o meu menino Bruno para o fim!!! És o maior caralhes!!! Isto de fazer 70km com treininhos feitos, magrinhos é para meninos. De valor é fazer isto sem treinar, com uns valentes kilos a mais … eu não duvidava (poucas vezes 😉) porque te conheço …. mas era bem mais fácil se tivesses feito o mínimo … e se a ideia era de voltares às rotinas de corridas com isto falhamos redondamente … csafoda … Parabéns meu menino!!!

Graaandee ... e não me refiro à pança 

E foi assim … já tenho outro post em atraso … Trilhos da Mamoa ou o regresso da Pikinita às provas  … quando puder …

Nenhum comentário:

Postar um comentário