terça-feira

Trail Rota do Castro 2024

 

Já fez mais de uma semana que participei no Trail Rota do Castro em Romariz, organizado pelo Fabio e equipa. Foi a 3ª edição e no meu caso a segunda  participação consecutiva.

Apenas me inscrevi ca. de uma semana antes … ando a regressar à corrida tentando criar uma rotina de treinos e tenho conseguido. Rotina de treinos quer dizer ir correr 4 a 5 vezes por semana … sem plano, um pouco ao sabor do vento e o que o tempo me permite. Na grande maioria tem sido treinos curtos, 30min a 1 horita … com uma excepção de vez em quando como um treino de 30km no outro dia. É que no dai 30 de Junho tenho uma Ultra de 70km para fazer em duplas com o Bruno, na descontra em passeio .. mas são sempre 70km.

Como este ano o Trail do Castro foi num sábado ao fim da tarde e é perto de casa deu para eu ir fazer uma perninha … só tinha uma distância, 14km. Como queria fazer algo mais longo tinha decidido fazer uns km antes, talvez uns 7 ou 8 seria o meu plano. Acontece que tive os sogros em casa, e era fim de semana de Imaginarius na Feira … andamos por lá a passear e já fui tarde para a prova. Deu para fazer 3km antes e já não foi tudo perdido.

1h e meia antes ainda andava a curtir o Imaginarius com a famelga

Este ano era quase tudo novo … o local de partida e chegada e uma boa parte do percurso. Anunciavam 500m D+ e eu mesmo não conhecendo muito bem a zona tinha noção que seria para correr muito. No ano anterior tinha conseguido um 3º lugar no escalão … quando cheguei à prova vi que todas as “trutas velhotas” da nossa região estavam lá … não tenho qualquer hipótese, pelo menos 3 são bem melhores que eu, e pelo menos mais um ou dois são sensivelmente ao mesmo nível. Os treinos das últimas semanas  estavam a fazer efeito e embora fossem todos feito em estrada, tinha noção que a minha forma está muito melhor. Por isso, ia dar o meu melhor, ia à luta…

antes da prova com o Fábio...

E fui … mal se deu o tiro de partida meti um ritmo forte e fiz o primeiro km abaixo de 4,30min/km. E corri praticamente sempre …. Iniciando uma prova de trás para a frente … não demorou muitos km a chegar mais ou menos ao meu lugar no pelotão. Havia um grupo de uns 3 ou 4 atletas que iam mais ou menos ao mesmo ritmo … um deles era o meu conhecido Francisco Terra … fizemos praticamente a prova na luta … e como quase sempre, eu fugia na subidas e ele apanhava-me e fugia nas descidas … mesmo que as descidas não fossem muito técnicas e eu me tenha esforçado e as feito a níveis bastante bons para o habitual.

seriam uns 130 participantes na corrida ...

O percurso era como eu esperava … muito corrivel, muito estradão e algum alcatrão… uma ou outra picada a sério que obrigava a caminhar um bocadinho. Senti-me sempre bem e com força … estava a dar gozo …

Até que junto ao abastecimento por volta dos 9km (onde não parei) a malta de lá gritar que ainda faltavam 8km … como me pareceu ter sido em tom de brincadeira não acreditei e continuei a forçar, mesmo quando nas subidas já me começavam a faltar um pouco as forças.

sim, estou gordo ... 

Por volta dos 12km, ia eu a correr pouco acima dos 4m/km e passa por mim um atleta mais velho … caralho … tentei colar e fui um pouco com ele … “quantos km faltam” pergunta o homem … “se estiver tudo bem, 1,5km” … agora é sempre a abrir …

Perto do campo de futebol do Romariz comecei a ficar desconfiado … atrás de mim vinha o Francisco e pergunta quantos km levo … “13,5!!!”  … diz ele “isto vai dar muito mais ….”  …. Pois é … ainda faltava ir ao Castro que dá nome a este trail, e para lá chegar, fazer duas belas picadas e outras tantas descidas … talvez uns 3km.

Reduzi um pouco o ritmo … ia em ritmo final de prova e afinal ainda havia um bom bocado a fazer. O Francisco Terra ia a reclamar … eu rapidamente me conformei com a situação … até nem é mau, é da forma que compenso os km que me faltam desta semana.

Depois do campo de futebol há uma picada muito ingreme feita a passo lento … até subo bem mas reapareceu-me uma dor no aquiles esquerdo que eu achava estar debelada … a dor em plano desparecia mas nas descidas intensificou-se muito … decidi abrandar mais o ritmo e levar a coisa o mais descontraidamente possível até ao fim.

Ainda apanhei os últimos da caminhada e deu para parar para um bocadito de conversa e uma selfie com a Isabel Sousa que estava de serviço como vassoura.

as selfies são momentos em que posso disfarçadamente meter os pulmões para dentro e descansar ;)

Passei a meta com o relógio a indicar 1h37 e praticamente 17km com 560 D+… aos 14km a minha média ia nos 5,22m/km … nos últimos 3km subiu para 5,58/km … foi um belo treino, onde dei o máximo durante a maior parte do tempo.

feito e bem feito ...

A surpresa veio logo de seguida … ainda estava a tentar estabilizar a respiração e a ver onde era a fila para a bifana e a mini, e ouço o speaker a anunciar a chegada da Sandra Ferreira, primeira mulher … como??? Se eu a vi sempre bastante à minha frente nos primeiros km, depois fugiu e a deixei de ver, e nunca passei por ela … de seguida chega o Manel Bastos, moço do meu escalão e um dos que é bem melhor que eu … tu queres ver??

Confirmou-se … tinha chegado em 3º no escalão … a Sandra e o Bastos tinham-se enganado e com isso feito mais 1km, o suficiente para chegarem atrás de mim. Na conversa com o Bastos disse-lhe que o lugar deveria ser dele, e ele com grande desportivisimo disse que o lugar é de quem chega primeiro à meta e desta vez fui eu … e tem razão.

com o António que só me deu 10min de avanço e faltou o Tozé que deu quase outro tanto ... é outro nivel

Vale o que vale, mas um gajo fica sempre contente … e desta vez tive que dar à sola (pelo menos durante grande parte do tempo 😉).

Com isto repeti o pódio do ano anterior e trouxe mais um acrílico para casa. Nessa noite e no dia seguinte até que me senti bastante bem, mas a partir de 2ª feira a realidade foi outra … os dores nos meus músculos das coxas, das articulações dos joelhos, nas virilhas e nas costas, colocaram o meu ego no sitio 😉

Mas importante mesmo foi não me ter magoado, as dores no Aquiles terem passado logo … mas as dores terem reaparecido nos últimos km é prova de que o problema ainda não está totalmente debelado.

Parabéns ao Fábio & Equipa pela organização de mais esta edição do Trail Rota do Castro. Não sei o que se terá passado para a distância ter tido uma discrepância tão grande … a mim deu-me jeito para fazer mais alguns km 😉  de resto tudo impecável, como sempre … marcações, ambiente criado, etc, … estão de parabéns!!!

Entretanto já se realizou o Pernetas Fucking Bootcamp … 4 dias em que a maior delegação de sempre de Pernetas andou a “estagiar” na Ilha Terceira nos Açores … logo que tenha tempo, conto como foi 😉


Nenhum comentário:

Postar um comentário