segunda-feira

Volta a Santa Maria da Feira - vão ser 160km com 5000mD+

 


Já há meses que ando por aqui a dizer que ia embarcar numa grande aventura em Abril … chegou a hora. É já este fim de semana que chega o primeiro grande desafio desportivo de 2021. Sábado pelas 7h da manhã arrancamos para a Voltinha ao Concelho da Feira que terá uns impressionantes 160km e um desnível positivo previsto de 5000m.

Não vou sozinho … aceitaram o desafio o Luis Lobo e o João Sousa, dois cavalos de corrida a quem vou ter que amarrar umas cordas para não me rebentarem logo nos primeiros km 😊 … aliás, os dois tiveram que assinar um documento em comprometer-se que isto será feito com a táctica Perneta-Mor … gerir o esforço desde o inicio, calminha e paciência – tb podem ver isto como ir andando, curtir o passeio e a companhia, visitar alguns tascos pelo caminho e tirar umas belas fotos para quando formos velhinhos e a memória começar a falhar elas nos ajudarem a contar a história aos netos 😊 … já estou com pena deles mas ninguém lhes apontou uma pistola à cabeça, agora aguentem.

Tenho que me referir aqui ao Domingos Gomes, o pai desta criança. A ideia de uma Volta ao Concelho é toda dele assim como o percurso desenhado é dele também. Já me falou neste projecto há uns anos mas facto é que fomos sempre adiando o passar à acção. Com esta história de confinamento a ideia voltou a surgir no final de 2020, foi-se treinando como se pode e marcamos a data há coisa de mês e meio, se as condições o permitissem como é o caso. Infelizmente não lhe será possível participar e tenho mesmo muita pena … se alguém merecia fazer esta primeira edição era ele, o verdadeiro mentor da ideia.

Outro que estava previsto embarcar na aventura e que respondeu logo como “presente” era o Nuno Lima, o meu velhinho companheiro das maiores aventuras de corrida até à data. Acontece que o homem anda já há uns meses com um problema no joelho que o impossibilita de treinar corrida mais a sério … ainda tentou, mas há duas semanas tomou a decisão sensata de não alinhar. Paciência... outras aventuras faremos.

Que mais posso dizer … estou em pulgas por esta aventura. Vamos percorrer o nosso Concelho, o percurso irá levar-nos a todas as freguesias e fazer passar por muitos dos pontos de interesse que cada uma oferece …. será um misto entre alcatrão e trilhos … vamos passar em muitos trilhos que já conhecemos, entre outros parte dos nossos Trilhos dos Pernetas.

A companhia é do melhor que podia pedir … foi este blogue que me deu o Luis há alguns anos e a empatia entre os dois foi imediata. Desportivamente já partilhamos muitas aventuras juntos (os meusprimeiros 3 dígitos por exemplo, ou umas Maratonas no estrangeiro, entre outros). Mas é muito mais que isso … conhecemos as famílias um do outro, visitamo-nos sempre que vamos ao sul ou ele vem ao norte … ainda em Julho passado pegou nos filhos e mandou-se para a Beira Baixa acompanhar a minha PT281 … é o meu irmão alentejano e está tudo dito.

uma das fotos de corrida mais brutais que conheço ...Maratona de Estocolmo (ou terá sido Helsinquia?) .., o Lobo a ser perseguido por uma multidão de atletas ... foi o melhor português, sabiam? Ah pois é bebé ...

O João dispensa grandes apresentações, pelo menos na nossa zona – toda a gente o conhece, seja das bicicletas, da corrida ou outra coisa qualquer, logo que seja para se desafiar. É aquele rapaz com aquela dose de “loucura” boa, que vive estas coisas de forma intensa … tem aproveitado esta fase sem provas para cometer loucuras umas atrás das outras, sempre com aquele sorriso de “puto reguila” de orelha a orelha … coração enorme e por isso tb muito boa onda. Nunca na vida me vou esquecer deste chavalo a inscrever-se num Ironman sem saber nadar … isto a poucos meses de se realizar … maluco? Sim … impossível? Não … ele provou que não como tem feito a maior parte das vezes em que se mete em loucuras (e olhem que não são poucas). Ahhh ... será a estreia nos 3 digitos a pedantes.

... aqui está ele numa daquelas loucuras tão tipicas do moço ... fez o Everesting na escadaria dos Guindais no Porto ... ou seja, basicamente andou a subir e a descer as escadas durante um dia inteiro para atingir a altimetria do Evereste (quatrilhões de metros de D+) ... olhem os tracinhos no poste ;) ... é maluco ou não é? Foi ou não foi bem escolhido para embarcar na equipa da Voltinha ao Concelho?

Tenho pena deles … vão ter que me aturar, mas é o preço a pagar 😊

Sábado, 7 da matina começa a aventura que espero tenha um final feliz … vou dando notícias sobre o evoluir da coisa pelo meu Facebook. Tic tac tic tac 😊

15 comentários:

  1. Toda a força do mundo para o corajoso trio!!! Fico a torcer!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Vamos lá ver o que isto vai dar.
      Abraço

      Excluir
  2. Vocês sabem que já se podem sentar numa esplanada a beber Sumol de cevada e a comer tremoços, sabem?

    Mas prontoss, se é isso que querem da vossa vida, FORÇA!

    Cá estaremos para dar apoio, mental, claro :)

    Grande Abraço aos três a Parabéns pela ousadia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não sabemos? Tu achas que a gente anda a dormir??? :)
      Obrigadoooo. Aquele abraço

      Excluir
  3. Xiiii...grande desafio, tão bom! Divirtam-se e tirem o melhor partido de cada passada e de cada momento! Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Muitos parabéns, pela ousadia.

    ResponderExcluir
  5. Caredo, Santíssimo Sacramento... mas os teus desafios não podem ter menos de 3 dígitos? É promessa?
    Isto há gente pra tudo... 160k em Santa Maria da Feira, ninguém s´acredita!
    Então e temos os tempos em direto? Nº dos dorsais? Podemos saber se estão a correr ou apeados na tasca a cumer e buer? Ou se foram à mata apanhar um javali?
    Não vos invejo o empeno, mas estou cá por Leiria a apoiar incondicionalmente a tarefa, a beber os canecos que vocês não conseguirem e sem dores nas pernas :)
    Corram muito e divirtam-se!
    Boa Sorte*


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) :) :) .... obrigadooooo. Sabes que arranjar desafios para esta malta maluca já não é assim fácil. Desta vez jogaremos em "casa" :) ... quanto ao acompanhar, vamos postando umas cenas pelo FB (ou na página pessoal ou na dos Trilhos dos Pernetas) ... pelo menos enquanto houver disposição para isso, e dados móveis :)
      Vais ter muuuuito que beber ;) ...obrigado!!!

      Excluir
  6. espero que chegues a tempo de pegar ao trabalho na segunda 😏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D ... é páh, chegar a tempo devo chegar, se estarei em condições de ir trabalhar já são outros quinhentos ;)

      Excluir
  7. Grandas Malucos! :)
    Força para essa empreitada e fico ansiosamente à espera do relato.
    Abraço
    Luis Estêvão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhó Luis :) ... espero que estejas bem. Obrigado e espero ter boas histórias para contar :)
      Abraço

      Excluir
  8. Força Carlos!!! Estamos contigo!

    ResponderExcluir