quinta-feira

PSSFSTS do C 2.0 - edição Mother Foca (fica no ouvido não fica?)



A família Perneta costuma organizar uns treininhos temáticos pelo nosso quintal uma ou duas vezes por ano – já houve Pernetadas de Natal, Pernetadas de férias e outras mais. Normalmente são feitas entre família Perneta, mas de vez em quando convidamos umas equipas amigas como já aconteceu com os Montemorrows, os BYL ou os genéricos J
Factores comuns em todos eles foram corridas (ou uma futebolada) muito divertidas, comezainas na D.Alice que sempre descambaram para parvoíces, muitas mesmo épicas que ainda hoje alimentam muitas das nossas conversas e mesmo contadas 200 vezes ainda nos levam às lágrimas de tanto rir J
Este ano a ideia inicial era fazer um treino Perneta de verão antes da malta ir de férias – e porque não convidar quem quisesse aparecer através da nossa página dos Trilhos dos Pernetas? Nem se pestanejou e as ideias começaram logo a brotar … seria dia 28 de Julho, último domingo do mês …. oferecer um abastecimento épico no alto do Camouco foi uma das ideias idiotas … pois, mas assim teremos que limitar … 150 pessoas no máximo … sigaaa …
E nome? É preciso dar um nome à coisa … foram precisos apenas alguns minutos … há algo muito curioso neste grupinho … as ideias surgem e quase sempre é tudo à primeira, sem rede … é assim com os filmes/sketches … é incrível, só se lança a ideia base sem combinar grande coisa e o resto é como sair .. bem ou mal, é assim .. genuino sem filtros … o grande evento tinha nome …
Pernetas Sunset Summer Free Skyrun Trail Summit do Caralho 2.0 – edição Mother Foca

E arregaçou-se as mangas J … as inscrições esgotaram com alguma rapidez, mesmo havendo no mesmo dia o Trail de Santa Justa e mais dois Treinos livres a poucos km daqui. Tratar da logística foi fácil, arranjar um percurso não demasiado longo mas também com alguma dificuldade, não sendo demasiado repetitivo para quem nos visita habitualmente era o desafio. Acabou por ser simples tb. Estava tudo pronto para o dia P J
No dia tivemos uma surpresa menos agradável. Dos 150 que se tinham inscrito, na hora de partir estavam apenas 75 a 80 pessoas, ou seja, metade. Oh páh, sabemos que é apenas um treino, mas obrigava a inscrição porque tinha toda uma logística por trás – o único problema era a comida que tínhamos comprado para o abastecimento onde quisemos ser diferentes – são coisas que se estragam. Sabemos por experiência própria que nos eventos gratuitos falha sempre alguma gente, principalmente quando chove – não pagaram nada e à última da hora não apeteceu ou surgiu um programa melhor. Podiam ter avisado que não vinham – era só isso – uma mensagem na página do FB uns dias antes era suficiente porque só fomos às compras na 6ª feira antes. Além da despesa é a quantidade de comida que se estraga … enfim L
Todos a dar-lhe forte … 


Quer dizer .. quase todos …


Que é esta merda???

ahhh .. categoria

De resto fizemos jús ao ditado “só faz falta quem cá está” … e que belo grupo se juntou …
 
follow the leader, follow the leader, follow the leader .. here we go …
o Lobo veio de propósito do Alentejo …

tivemos uma bocadito de alcatrão

para chegar ao Camouco foi preciso subir … 


olhem o Camouco … aos 8km … (foto escandalosamente roubada à Sandra)

não foi fácil colocar o abastecimento surpresa no alto do Camouco … os carros não chegam lá, ficam a 300m que são a subir … carregar tudo foi uma aventura, como no passado foi uma aventura carregar uma sanita lá para cima ou mesmo uma passadeira de corrida :)

uns a trabalhar, já outros … enfim

alguém tem que mandar não é?

visto de cima, lá ao fundo o Douro 

a escalada final …

com o meu amigo Xico … diz ele "é a última vez que te aturo, tás avisado"
 

família Perneta esteve em grande número …

Xô Presidente … está em todas

as nossas vassouras … as mais giras e simpáticas 

há aí qualquer coisa que se coma? … eu acho que a camisola encolheu nas últimas lavagens

a frutinha ficou toda … já as bejecas,os rissóis, o camarão, o pão com presunto e queijo nem por isso

o meu irmão, a cunhada, o Américo, malta dos Bravos, do Espinho Trail e um emplastro..

fotos mais que muitas … o sitio é lindo e o tempo estava perfeito

Espinho Trail esteve em força …

aqui com o homem que todos os dias mexe na morcela … grande Quintino
 

os meus afilhados do Trail Broa de Avintes … sim, sou padrinho de uma prova .. ao que isto chegou

txiiii … cum caraças… que inkipinha … 

com os bué de simpáticos e sempre bem dispostos Morcegos 

NOTA IMPORTANTE: a cerveja é a mesma em todas as fotos que tirei…

cum carago … as minis bateram rápido 

ta que pareu … uma tripla que mais parece um quinteto

txxiiiii … tanto SWAG numa foto só … sexy mother focas

tb havia vinho do Porto, mas escondemos as garrafas


e fazer alguma coisinha, não?

bem … estavam com calor … a isto chama-se serviço ..

mais serviço ….



uma das minhas fotos preferidas … os "genéricos" tb estiveram presentes

 o nosso velhinho deixou toda a gente ir embora e foi comer uma mariscada…

o Américo a mandar o pessoal para baixo … diz o Badolas … "é permitido sair do abastecimento bêbado???" … o regulamento nada referia, por isso, sigaaaaa….


fomos a banhos antes de acabar o treininho

são ou não são as vassouras mais giras e simpáticas???

O treino demorou entre as 2h (para os primeiros) e pouco mais de 3h (para os últimos). Foi uma boa ideia fitar o percurso porque efectivamente o nível entre os participantes era bastante diferente.

O feedback é excelente … o pessoal gostou do percurso, adoraram o abastecimento surpesa no alto do Camouco e a boa disposição geral foi fantástica. Estamos todos de parabéns!!!
Depois foi hora de convivio à mesa – a 2ª parte do dia metia um Pic Nic – muito se comeu, bebeu e riu durante uma tarde muito bem passada. A tradição manteve-se J




toca a registar e a partilhar as cenas..

Mãezinha (e paizinho) tb estiveram presentes

aliás, vieram mais familiares dos Pernetas …

não vai mais vinho para esta mesa …



e foi isto, o dia todo ...

Obrigado a todos os que estiveram presentes, pela boa disposição que trouxeram e que fizeram com que a coisa tenha corrida mesmo muito bem. No domingo encarnaram o espirito Perneta na perfeição!!!
Obrigado a toda a família Perneta … mais uma vez estivemos incansáveis, toda a gente ajudou para que tb este evento fosse mas um sucesso. Até parece fácil … e na verdade é porque toda a gente se disponibiliza para ajudar. Já alguma vez disse que tenho um orgulho enorme por fazer parte desta família? Não, pois não J
Neste link podem ver um filme do João Paulo Hortênsio como excelente resumo da coisa …

Um dia destes fazemos outro

8 comentários:

  1. Ohhhhhh! Não dá para fazerem isso mais perto??? Não é nada justo! Por aqui não há dessas coisas! :(

    Que treino! As fotos dizem tudo :D a família Perneta nunca desilude e quem teve o privilégio de ir, de certeza que não esquece :)

    Quanto aos baldas... É triste! Quando é grátis, a malta não dá valor. Dá vontade de cobrar um valor simbólico para a próxima, para evitar isso. Pode ser que tendo de pagar um euro, a malta se responsabilize. Ou então não, mas sempre dá para comprar mais umas minis :)

    (o 1 de Maio já está na agenda!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … tens que combinar a presença num treininho destes com um fim de semana no Puerto, Santa Maria da Feira ou Aveiro :)

      Já pensamos em cobrar um valor simbólico que seria doado a uma instituição, mas isso acarreta mais responsabilidade, seguros, etc, etc .. isto é um enontro de amigos e não queremos mais responsabilidades, também queremos participar … pode ser que com estas chamadas de atenção de uma próxima haja mais responsabilidade de quem se inscreve.

      Boa :):):)

      Excluir
  2. Muito bom! Vocês têm o grande condão de unir, divertir e agradar a todos.

    Quanto aos que se inscreveram por ser gratuito e não apareceram, foi por histórias assim que as corridas começaram a ser pagas. Até ao meio dos anos 90 eram gratuitas com o apoio a vir de Juntas de Freguesia, Câmaras, firmas e outros. Havia por exemplo os 25 Km Jumbo com milhares de inscritos (as equipas abusavam e inscreviam todos os seus atletas e depois ia quem quisesse). A organização esteve dias a fazer sacos de ofertas para depois mais de metade sobrar. Chatearam-se e decidiram começar a colocar um valor simbólico para garantir presença da maioria (uma coisa são, digamos, aparecerem 90%, outra nem metade, pois há sempre quem se lesione e não possa aparecer). Aí, as Juntas e Câmaras começaram a pensar "então eles recebem dinheiro de inscrições, vamos retirar o apoio", a que se seguiu "vamos aproveitar para cobrar pelo espaço, pelo ruído, por isto, por aquilo, por aqueloutro", a Polícia também começou a cobrar directamente às organizações e os preços dispararam.
    Isto tudo porquê? Pelos abusadores das inscrições gratuitas... Que hoje se queixam dos altos preços das provas...

    Mas pronto, tirando este aparte, muitos parabéns por mais um evento onde todos terão ganho uma bela manhã e boas recordações!

    Grande abraço e espero que isso esteja a ficar afinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá João … ora aqui está um pedaço de história que eu desconhecia e que tem toda a lógica. A questão é de respeito, respeito por algo que parece simples e fácil mas que é preciso alguém fazer … e nós fazemos. Talvez se alguns desses tb fizessem se comportassem de outra forma. Enfim …
      Ainda não estou bem … ainda há aqui qualquer coisa pelo que terei de aprofundar os exames.
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Epah, tarde mas cheguei.

    Excelente a iniciativa, desgosto em saber que isso ainda não anda bem.

    As melhoras,

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais vale tarde que nunca. Entretanto tou bem melhor, espero que seja em definitivo.
      Aquele abraço

      Excluir
  4. Que maravilha... Adoro o vosso "marketing"... Realmente é pena estarem tão longe.
    **

    ResponderExcluir