quarta-feira

Jornada dupla em trilhos



No domingo fiz uma sessão dupla em trilhos com uma meia horita de intervalo entre elas.
Primeiro fui participar em mais uma etapa do Circuito de Trail de Santa Maria da Feira, desta vez pelos Trilhos da Mamoa em Milheirós de Poiares. Com partida e chegada na praia fluvial da Mamoa que dá o nome ao evento.
Foram 14km com quase 800m D+ … tinha decidido imprimir um ritmozinho mais forte do que o habitual de passeio. Primeiro para servir de treino mais puxadinho e depois porque ainda queria ir para o Quintal dos Pernetas de seguida e não queria perder demasiado tempo..
E nos primeiros 6,5km até que puxei bem pela maquina, sem entrar em exageros mas correndo quase sempre, mesmo quando a coisa inclinava. E olhem que inclinava a sério … o percurso foi todo praticamente por uma serra que está rodeada de localidades. Foi um constante sobe e desce que, não parecendo, vai moendo e moendo e quando dás por ela já é tarde e levaste uma porrada daquelas J … eu gosto J


ca gordoooooo… 

Acontece que um pouco antes de metade da prova dá-se um incidente com um gajo do downhill que foi tudo menos simpático. Ao subir por um single-track aos “S” que pelos vistos é uma pista usada pelo pessoal das bicicletas ouço mais acima uma malta aos berros, a avisar dois ciclistas para terem cuidado que vinha gente por ali acima na corrida. 

Pelos vistos (eu estava perto mas esta parte não vi) quanto mais avisavam mais um deles acelerou e como o espaço para escapar era diminuto um dos corredores colocou as mãos para se proteger tendo feito o ciclista cair. Podem imaginar a confusão que se instalou … o ciclista parecia um touro enraivecido, houve insultos, empurrões e não houve verdadeiramente vias de facto porque alguns ainda tem juízo. Vi-me envolvido nesta confusão e o meu papel foi o de tentar acalmar o homem das bicicletas que queria enfrentar tudo e todos … fartou-se de dizer que aqueles trilhos eram deles, que tinham autorização dos donos dos terrenos .. ainda lhe disse que estávamos num evento devidamente licenciado e que fosse embora pq não valia a pena armar uma confusão por causa disso, que a serra dava para nós todos …  chamou-nos fdp a todos, antes de pegar na bicicleta e se mandar feito doido novamente pelo trilho abaixo … enfim … um episódio triste e que na minha carreira já com alguns anos disto nunca me tinha acontecido … bem, já fui perseguido por um lenhador furioso de motossera em punho, mas isso são outros quinhentos J
Isto fez com que aquela pica em puxar pelo físico se fosse, o que não invalida que tenha feito o resto com gosto. E digo-vos que fiquei agradavelmente surpreendido com o percurso que o Agostinho conseguiu desenhar ali … embora restringido a uma serra pequena, puxou do conhecimento que tinha da zona (nascido e criado ali) e espremeu todo o sumo que era possível espremer daquela laranja … e que sumo. 


Para começar, mais de metade do percurso é em single-track … a variedade de pisos e ambientes é enorme para tão poucos km. Floresta densa, minas, pedra … muito bom, a sério. A única questão é que sentes que andas ali às voltas, mas abstraindo disso tens aqui um excelente trail que te parte todo se não jogares um pouco à defesa. 



Muitos parabéns Agostinho e resto da malta organizadora … está excelente. Tenho pena de não poder estar presente quando for a doer – dia 9 de Setembro estarei numas bem merecidas férias bem longe da Mamoa. Mas aconselho a quem puder ir que vá experimentar. Vão gostar de certeza absoluta. 
Quando acabei fui abastecer, dar duas de letra e meti-me no carro. 10 minutos depois estava em Canedo para a segunda dose. A Pernetada tinha estado a dar no duro, a abrir um novo troço junto ao Rio Inha que vai evitar quase 1km de alcatrão J … e eu estava ali para fazer o percurso dos 12km dos Trilhos dos Pernetas para ficar com o track definitivo que é necessário para organizarmos os detalhes finais da prova. Treino e Trabalho – no fundo juntar o útil ao agradável.

Mas custou-me muito arrancar … a Mamoa tinha dado cabo do coirato … a paragem tinha feito o resto. Mas lá fui pelo percurso que conheço como a palma das minhas mãos até ao lugar do Inha … 6km para chegar ao troço novo que desconhecia completamente … ia mesmo muito curioso e fiquei maravilhado … aqueles 1,2km junto ao rio são muito bons e serão uma grande mais valia para os Trilhos dos Pernetas … muito bom trabalho da malta que andou ali sábado e domingo a dar no duro enquanto outros como eu andaram a laurear a pevide. Parabéns pessoal!!!

7km e estava debaixo da Ponte do Inha, na zona ribeirinha do Rio Inha. Apenas 170m D+ … é quase sempre a descer e plano junto ao rio. Mas a prova vai ter quase 13km e  mais de 500m D+. É só fazer as contas e ver o que me faltava fazer. Subir ao Marco Geodésico subindo quase 250m em menos de 2km, para depois ter algum plano e voltar a subir até à Capela. Estava sol, tinha fome, tinha as pernas massacradas e o mindinho esquerdo pisado … mesmo nas calmas não foi fácil. Tal como a prova tb não vai ser fácil … quem se entusiasmar nos primeiros 7km vai levar uma pancada forte … ai vai vai … mas faz parte J


E assim acabei uma semana razoável … 68km em 4 treinos, algum D+ e um treinito onde voltei a meter umas series à volta dos 4m/km. 
Despedi-me destas companheiras com estes dois treinos … 1400km depois … ponto alto os Caminhos do Tejo do ano passado … não serão embalsamadas, nem vão para o lado dos troféus e medalhas ou mesmo camisolas de lutas passadas … estas vão direitinhas para o …. lixo … tralha já tenho eu muita …

Ahh… e fiquei moreno … ou seria sujo??? 

A próxima semana promete J

14 comentários:

  1. Muito obrigado amigo pelo elogio, desejo o maior sucesso na vossa prova,abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a verdade Agostinho … gostei muito. Nota-se que conheces os cantos todos à casa :) … espero que tenham muito sucesso nesta primeira edição oficial. Abraço

      Excluir
  2. Tanta pena de não ir ao Trilho dos Pernetas :(

    Essas meninas já merecem descanso, já! Coitadas! Mas levam muitas histórias para contar!

    Adorei a última foto! Ahahahah! As minhas pernas nunca mais foram as mesmas, depois de ter começado a correr... Quando uso perneiras então, fica uma coisa maravilhosa. Uma mancha escura entre o fim dos calções e a parte de baixo do joelho, e o resto mais claro!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tenhas, a sério. Eu podia ir e tb não ponho lá os pás. Aquilo é gente que não interessa a ninguém. Ainda hoje estou para perceber como é possível enganarem tanta gente - este ano enganaram 1000 … acreditas!!! … agora a sério … para o ano guarda o dia 1 de Maio … isto se decidirmos voltar a fazer porque apesar do sucesso, todos os anos é a mesma coisa … o pessoal diz que não volta a fazer outra… depois esquece :)
      Estava com esperança que fosse sujo, mas tomei banho ontem e não saiu :( … costumo fazer umas cenas giras quando vou para a praia :)

      Excluir
  3. Não estou a perceber... segundo li no livro da cara, vocês fugiram todos para as Caraíbas. Como é que estiveram nesses trilhos? Ou vieram cá e foram-se logo embora? :)

    Um abraço e força nessa preparação!

    ps - Grande par de:
    a) sapatilhas para os do Norte
    b) ténis para os do Sul
    Deram e muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) … foi antes de embarcarmos no voo das 21.30h de Domingo directo de Canedo às Maldivas …
      Gracias João. Aquela abraço e tic tac tic tac

      Excluir
  4. Esses stresses com o pessoal das bikes costumam acontecer em Sintra. Eu pessoalmente nunca tive problemas, mas conheço quem já tenha tido. Há pessoal mal educado em todos os desporto, as bicicletas não são excepção.. Tenho mesmo pena de ir aos pernetas, a data é sempre em cima do MIUT... Esse troço plano e a descer junto ao rio tem tudo para ser bom. Lembrei-me de um troço parecido nas Lavadeiras que adorava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade … alguns dos que estavam a correr tb não foram meigos. Enfim.
      Quanto aos Pernetas pode ser que um dia possas vir experimentar … acho que ias gostar e eu iria gostar de ter a tua opinião. Há-de aparecer a possibilidade :)
      Abraço

      Excluir
    2. Eu, quando me mexia, cheguei a fazer as duas coisas, btt e corrida.

      Aliás, por vezes até fazia ao mesmo tempo ahahahah e sempre tive cuidado, eu e o grupo onde íamos.

      É verdade que não éramos os "gajos do downhill" e como tal velocidades a descer eram mais controladas.

      Mas respeito e conhecimento são importantes.

      Claro que vem por ali a baixo a velocidades elevadas enm sempre é fácil de controlar mas pelo que ficou claro o gajo era uma besta.

      Tanto em Sintra como por exemplo, em Monsanto nunca houve stresses de maior, a malta desvia-se.

      Excluir
  5. A zona da Mamoa começa a ser perigosa... eu tenho uma depressão numa canela feita, também nos trilhos da Mamoa, por uma moto4 em Novembro de 2017.
    Há... só um reparo convem ter uma padiola pronta para entrar em ação no dia 1, é que nunca se sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes uma depressão dessas que das outras … para dia um temos encomendadas 1200 padiolas para encher de presunto e ovo :):):) … por isso, não te preocupes
      Abraço

      Excluir
  6. Jornada dupla, muito bem!

    #tásmuitaforte
    #vivaos3.6dapernetada
    #olhósovosmoles

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota forte nisso …
      Aquele abraço

      P.S. Ovos moles??? Tu vais???

      Excluir
    2. Que pergunta, claro que não!

      Maratonas..pff, meninos, maratonas só de GoT ou Simpsons!

      Estou triste, mesmo...

      Excluir