terça-feira

Fui à Corrida de Carnaval em Rio Tinto


No sábado participei na Corrida do Carnaval em Rio Tinto. Já me tinha inscrito faz algum tempo, antes de me lesionar. Inscrevi-me por ser em Rio Tinto onde vivo vai para um ano. Foi esse o principal motivo, correr em “casa”. 
Objectivos não tinha, apenas não me lesionar J … e não foi por ter uma prova ao fim da tarde que não fui para o Quintal dos Pernetas para fechar os percurso do Trail curto. Fui com a Marlene, o Nuno e o Zé e modéstia à parte o percurso melhorou bastante com as novidades introduzidas … dá mais 2km que valem bem a pena.
que inquipinha ...




não treinem não ...

Na semana anterior à prova dei seguimento às duas semanas anteriores – 4 treinos onde se privilegiei os ritmos moderados e a procura de desníveis. Destaco o treininho de sobe e desce  de 10km de 5ª feira à noite pelas margens do Porto e Gaia  com a Pikinita – uma corrida de comemoração – a Pikinita tem oficialmente autorização de voltar às corridas J
o primeiro de muitos ...

momento devidamente comemorado

à nossa…

Nessa corrida senti o gémeo esquerdo bastante massacrado – e entre quintal dos Pernetas e Corrida de Carnaval fui fazer uma visita ao RuiTavares, meu fisioterapeuta/massagista para tentar compor o esqueleto. E como sempre, o Rui fez milagres … à questão “se calhar nem corro hoje?” ele retorquio … “corres corres” J … obrigado Rui, mais uma vez impec ...
E eu corri … cheguei à linha de partida uns 5 minutos antes. A partida e chegada era junto ao estádio de futebol, estava pouca gente mas o ambiente estava bom, tal como o tempo que estava solarengo, até quente demais para correr. 

é Montemorrows ou lá como chamam por todo o lado … Pedro, Dora e Ingrid que estreou  a camisola nova ...

haja alegria ..

Até ao tiro de partida não fazia a mínima ideia de como ia correr … acompanhar a Pikinita ou tentar o melhor possível? Partida … comecei atrás, e nos primeiros 150m a subir decido acelerar um pouco .. abaixo dos 45min era catita, já não corro abaixo dos 5min de forma constante há muitas semanas … aos 500m já ia muito perto dos 4min/km e da dor do gémeo nem sinal – este Rui faz milagres – tb ajudava o percurso que nesta altura era ligeiramente a descer … não tinha ido ver qual era o percurso … seriam duas voltas na maioria junto à linha do metro que é uma zona onde treino a maior parte das vezes, onde já conheço cada inclinação do terreno. 
sardinha em lata … nah … vou lá para trás..

assim não corro o risco de ser atropelado por estes cavalos

Confesso que exagerei um bocadinho na primeira volta … só dei mesmo por ela quando voltei ao estádio na subidinha junto ao metro para a última rotunda .. são 100m mas vi-me e desejei-me para não perder muita velocidade.
Perneta a tentar apanhar "ar" depois da subidinha

fodaice … agora é a descer …

A sorte é que depois desce para dar a volta ao estádio e dá para recuperar um bocadinho antes de iniciar a subida para passar a zona de partida/chegada e continuar a subir até à rotunda .. e foi aí que as pernas não andavam … “Perneta … ainda faltam 5km e se não te controlares vais morrer”.
Não há milagres, é muito tempo de paragem, são 3 semanas de treinos sem incluir treinos de velocidade, a barriguita tb não ajuda e o calor também não – pronto … belo rol de desculpas J
Tive que me controlar mais na 2ª volta … o pelotão estava muito desfeito .. corria-se sozinho ou em grupos reduzidos a 2 ou 3 atletas. Motivei-me com os que iam à minha frente e os que vinham um pouco atrás … posso dizer que fui ultrapassado por um e que consegui passar uns 4 ou 5 até final, muito porque nas subidas conseguia perder menos gás do que os outros. 
Motivei-me igualmente com o meu relógio … ficar no minuto 42 era muito bom, chegou a estar perdido mas nos 2 últimos km fui buscar forças para o conseguir … cheguei à meta esbaforido … dei o litro … fiz abaixo dos 42min porque faltavam 130m … se fossem 10km tinha conseguido o que para esta altura do campeonato é muito muito bom e me deixou satisfeito.
até me deu um nó no estômago do esforço..



A Pikinita tb fez uma excelente marca para quem não corre há 8 semanas – tb deu o que tinha e o que não tinha – é uma maquina J

Gostei da prova, gosto deste tipo de grande prémio mais "caseirinhos". Achei um pouco caro - 10 € é ao preço de prova grande - mas prontos. Deram a bela da T-Shirt, uma medalha catita e uma Bola de Berlim no fim.
comi duas, a minha e a da pikinita tb para não se estragar :)

Esta semana estou na Alemanha ... uma zona de vinhas com umas elevações bem interessantes … voltam os ritmos moderados e a procura de desníveis. Siga a camioneta J

6 comentários:

  1. Muitos parabéns aos dois pelas excelentes provas :)

    E uma boa estadia germânica!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. A estadia na Alemanha já foi e correu tudo bem :)
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Olha que boas novas!

    Bemvindos!

    O Moscatel foi antes do treino ou como reposição de electrólitos?

    É que se a Policia vos controla por excesso de velocidade, com esse moscatel...não sei não.

    Para terminar só tenho a concordar contigo, ainda bem que fizeste um esforço e comeste também a outra bola de berlim, para não se tragar.

    Abraço e boa continuação da recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Moscatel foi logo após como reposição disso que escreveste :)
      Não controla porque não nos apanha, a policia.
      Um gajo de vez em quando tem que fazer sacrifícios, além disso é pecado deitar comida fora … os Deuses estiveram comigo, a pikinita ficou enjoada do esforço e nem conseguia olhar para a bola de Berlim … óh páh, um gajo faz o que um gajo tem que fazer :)
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Só retive uma coisa: bola de Berlim no final! Quero isso :D

    Parabéns pelo regresso e bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora só para o ano, ou então na Beach Run em Espinho em Setembro :)
      Obrigado e boas corridas para ti tb

      Excluir