Esta é a história de uma amigo meu. Um amigo meu que anda há quase 3 semanas a viajar pela europa em trabalho. Há quem diga que tem sorte, que deve ser muito bom, viajar, conhecer sítios novos, pessoas. O meu amigo não se queixa, é o trabalho dele há duas décadas, mas também diz que só se vê a parte boa … o cansaço que estas viagens provocam, o andar de mala às costas, os milhares de km que se percorrem todas as semanas, o estar longe da família e dos amigos … o meu amigo diz que é preciso colocar tudo na balança. Fora o trabalho, que quando corre bem é uma motivação extra, mas quando as coisas não correm como o meu amigo quer o facto de estar longe multiplicam a azia por 2 ou 3.
Não é o caso desta semana. Apesar de os dias estarem a ser muito longos o trabalho está a correr bem. Hoje o meu amigo conseguiu pela primeira vez chegar ao Hotel com luz do dia … seriam umas 17.15h. Ele treinou todos os dias, na 2ª foi às 21h, ontem foi pelas 20h … hoje também ia correr embora não apetecesse. O cansaço acumulado destas viagens consecutivas, as 4 reuniões do dia e os quase 500km percorridos de carro deixaram-no um pouco abatido. Mas ele sabe que a corridinha de final do dia o vai colocar bem disposto.
Como sempre, ainda no carro, a 5km do Hotel, começa a olhar em volta para ver possíveis locais para a corridinha. Desta vez está em Bergen op Zoom na Holanda. Uma novidade para ele … aliás, a Holanda é quase toda uma novidade para o meu amigo. A zona que escolheu para pernoitar não ajuda a motivar … o Hotel foi escolhido por ficar próximo do primeiro cliente a visitar amanhã cedinho, e pelo preço também. A zona à volta não é grande pistola … Bairros de imigrantes, periferia da cidade … nem sinal dos famosos canais que o meu amigo anda a ver o dia todo pela Holanda desde que aqui aterrou. Zonas verdes népias … viu uma linha de comboio com uma ciclovia. Decide que vai ser ali que irá despachar os 8 ou 10km de hoje.
Check-in … confirma-se … o Hotel não vale um caracol, mas para uma noite serve. Equipou-se e ao descer as escadas decide ir perguntar à menina da recepção o que aconselha para ir dar uma corridinha. Estão meia dúzia de pessoas para serem atendidas pela menina. O meu amigo não quer esperar, siga em direcção à linha de comboio… venham com ele…
olha … esta torre de água é gira, feita com os típicos tijolos vermelhos que se vêem por toda a holanda
cá está ela … a ciclovia ao lado das linhas de comboio … durou 1km, demasiado monótono para o meu amigo, sempre em linha recta
Toca a enfiar pelos bairros típicos holandeses … bem mais giros … é aqui que o meu amigo repara que do outro lado da cidade o céu está com umas cores lindas … e uma foto para o blogue do meu amigo? Era uma boa …
e corta à direita, enfiando-se por umas ruelas tentando chegar a um sitio onde possa ver e registar as tais cores que o chamam…
não vai ser fácil … a Holanda é completamente "flat" … não existem pontos altos para se olhar o horizonte, é tudo prédios a tapar as vistas ao meu amigo … mas ele é persistente … algo lhe diz para continuar à procura … terá que tentar chegar à periferia do outro lado da cidade …
olha um pontão por cima da autoestrada…
300m mais à frente isto …
acreditem que o meu amigo até arrepiou com o quadro com que se deparou … parecia mentira … estas fotos do meu amigo não tem qualquer filtro … ele pegou no telemóvel e disparou ..
3km apenas … o meu amigo decidiu ir até aquele prédio grande que se vê ali ao fundo desta foto … não sabia se isto era mar, se era lago, se seria rio, artificial ou não .., mas era lindo, fosse o que fosse ..
não eram só as cores e o local … era o sossego … como era possível … seriam 18.15h, por aí … uma tranquilidade, uma paz… não havia cafés, restaurantes abertos, nada ... apenas algumas pessoas a passear os cães … e isto numa cidade … incrível
a zona era de construção recente … apartamentos, muitos, casas, algumas também … luxo naturalmente não eram para o bolso de pessoas "normais" ...a noite pôs-se rapidamente…
aqui o meu amigo já estava do outro lado, muito perto do tal prédio … 5km, nada de mais … a ciclovia contornava o prédio e continuava por ali fora. O meu amigo decida continuar mais um pouco…
acabam-se as habitações… um ou outro pescador nas sombras da noite … patos e gansos são os únicos a quebrar o silêncio deste fim de tarde/inicio de noite neste local … além do bater das sapatilhas do meu amigo no alcatrão…
agora é apenas natureza e uma espécie de caminho asfaltado que continua a percorrer as margens … o meu amigo não consegue voltar para trás, é impossível não aproveitar o momento … além disso muito lá ao fundo parece que se consegue contornar completamente o lago … o meu amigo decide arriscar, mesmo não sabendo se tem saída e sabendo que terá que enfrentar a escuridão total … desta vez o meu amigo foi esperto … tem o frontal no bolso do casaco …
aqueles 2km pelo meio da água foram mágicos - de um lado o lago, do outro um canal, com alguma vegetação, as cores do por do sol (que nunca viu) a desaparecer, seguido de escuridão e companhia de bandos de gansos por ar e pela água - pareciam mesmo que o estavam a acompanhar .. os sons não assustavam, pelo contrário, confortavam, motivavam … acabou demasiado rápido … podiam ter sido mais 2 e ainda outros 2km … segundo o meu amigo valerem muito a pena, muito mesmo …
O caminho desbocou numa zona de armazéns enormes, centenas de camiões … é uma plataforma logística de apoio a um porto … Roterdão??? O meu amigo não sabe, ainda não se dedicou a pesquisar .. mas vai saber … os últimos 3km para regressar ao Hotel são por essa zona industrial, depois novamente pela margem do lago já da parte da cidade e depois por entre um parque que dista apenas a 800m do Hotel. Se o meu amigo tivesse cortado à esquerda em vez de à direita quando saiu do Hotel teria vindo direito ao lago … mas provavelmente não teria dado a volta toda … não sabemos … o que o meu amigo sabe é que foi uma corrida espectacular pelo que pode ver e sentir … e tirou muitas fotos que estão fantásticas, mas as outras com os cheiros, os sons, o silêncio do local estão na cabeça dele … espero que tenham gostado da partilha, uma forma do meu amigo vos dar um bocadinho do que foi esta corrida para ele … agora ele vai dormir … amanhã é mais um dia em cheio … mais 4 reuniões, mais 400km de carro e se for possível mais uma corrida ao fim do dia … noutro local, também novidade para ele … não tem espectativa que seja como aqui .. não faz mal .. este já ninguém lho tira … e 6ª feira regressa a casa, mas antes ainda visita mais dois clientes … não é fácil … mas ele não se queixa ...
Espetáculo!!
ResponderExcluirQue bela corrida para trabalhar o corpo e a mente.
Fotos todas elas fantásticas ;)
Um abraço
O teu amigo fez fotos de posters! Muito bom!
ResponderExcluirSó é preocupante é o tempo que o teu amigo está fora pois isso está a desdobrar-lhe a personalidade :)
Um abraço a ti e ao teu amigo!
Fantástico!
ResponderExcluirQuando pagares um Leffe de pressão a esse teu teu amigo tens que lhe dizer que a vida pode ser dura, mas que há momentos em que tudo se conjuga e quando tal acontece a magia desse momento perdura para sempre.
Obrigado por partilhares a "corrida" desse teu amigo.
Um abraço a ambos os 2.
Se as partilhas do teu amigo continuarem com esta qualidade talvez o dono do blog o deixe ter por aqui uma rúbrica :) Nós cá estaremos para o ler nos melhores e nos piores momentos dessa vida difícil
ResponderExcluirAdorei as fotos!
Beijinhos
:):) -- o meu amigo não se está a queixar da vida. E não, não há cá rubrica para ninguém se não ninguém quer ler as outras baboseiras :)
ExcluirBeijinhos
Diz lá ao teu amigo que, no meio do caos que deve ser essa vida de viajante, que no meio de todas as dificuldades e de tudo o que custa em estar fora, ele tem uma sorte tremenda, por poder aproveitar essas paisagens incríveis :)
ResponderExcluirNão sei que imagem o meu amigo deixou transparecer, mas ele não se queixa :) … e sim, há essa parte excelente das coisas novas que vai explorando e conhecendo.
ExcluirBeijinhos
Espectacular!
ResponderExcluirMas esse teu amigo é especial pois prova que quem gosta de correr o consegue fazer mesmo quando anda a viajar em trabalho e a tendência normal seria chegar ao hotel e descansar de um dia muito cansativo. Mas como o teu amigo tem a coragem e a força de vontade para ir correr muitas vezes tem como prémio treinos como este, lindos, lindos, lindos. Diz a esse teu amigo que desconfio que é a estes treinos / lavagem da alma que ele vai buscar forças para enfrentar todo o trabalho que tem pela sem frente. Só não gostei nade de ele me chamar anormal: "algumas também … luxo naturalmente não eram para o bolso de pessoas "normais" ..." Sou maluco mas anormal nunca! :) Um abraço para ti e para o teu amigo.
:):):) … não tenhas dúvidas que este meu amigo vai lavar a alma e carregar baterias com as suas corridinhas. Nós os corredores sabemos isso, para quem está de fora ou quem olha para a corrida "apenas" como um desporto talvez ache estranho … Aquele abraço
Excluir