terça-feira

Rumo a Viana


A coisa a nível de corrida anda complicada desde o início deste ano, aliás desde a última semana de 2016.
Por estas bandas instalou-se uma certa malandrice, alguma falta de motivação que está a ser difícil de contrariar. Tudo serve de desculpa para reduzir um treino ou até adiar a corrida para o dia seguinte.
Onde anda o Carlitos que se levantava às 5 da manhã para dar corda às sapatilhas ou saía de casa às 23h para mais uma sessão de purificação da mente por ruas e ruelas desertas? Se o virem por aí digam-lhe para voltar para casa que eu estou com saudades dele.
A verdade é que também tenho tido alguns problemas físicos, menores, tipo um estiramento ou umas dorzitas nas costas. Também noto que as recuperações das corridas andam lentas, muitas vezes as pernas pesadas o que não era normal há 3 semanitas atrás. Já não sou o mesmo Perneta que acabou a Maratona do Gerês com uma perna às costas ainda há pouco mais de um mês J 
Depois a verdade é que tenho tido muito trabalho o que é bom, muitas viagens, a organização dos Trilhos dos Pernetas, etc, etc e tal. Trabalho que é feito com gosto. E desde quando é que viagens tem sido impeditivo de correr? Aliás pelo contrário … as corridas à descoberta por sítios novos são as minhas preferidas. Mas não tenho aproveitado como podia!!!
Jona na Suiça ... foram só 5km, as Nimbus com neve e gelo não funcionam ...



... mesmo dia mas já na Alemanha em Lörrach ... inicio da noite ... foram 15km.. bi-diários!!! Que luxo ... 

a senhora de limpeza do Hotel que me desculpe ... 

Provavelmente está tudo relacionado … físico e mente … quando se está motivado e focado tudo é mais fácil, as pequenas dores não se sentem e siga a camioneta que prá frente é que é o caminho.
Mas correr não devia ser prazer?
E é … mesmo assim é. Confuso? Só para quem não corre!!! A partir do momento em que coloco um pé à frente do outro a um ritmo mais rápido do que caminhar, esqueço tudo e embarco numa viagem libertadora e de emoções fortes, penso na vida, sonho de olhos abertos e quando no fim estou de baixo do chuveiro sinto que valeu a pena ter saído de casa e não entendo porque foi tão difícil dar esse pequeno passo.
Isto tudo para dizer que me tenho conseguido “obrigar” a sair de casa para correr … quase sempre (tive uma o outra falha J) … tenho andado é com mais cuidado a tentar “ouvir” o corpo, feito mais descanso do que o habitual. Em Dezembro passado o meu grande objectivo era a Meia Maratona de Viana do próximo domingo. Previa 3 ou 4 semanas de treinos fortes para esse objectivo. Saiu quase tudo furado. Queria fazer um tempo em 1h25.
O objectivo continua na minha mente na mesma … os apenas 80km feitos até hoje em Janeiro, muitos dos quais em treinos lentos de recuperação, dizem-me que é impossível. A forma como corri a SS de Espinho no dia 7 dá-me essa esperança.
Domingo à noite, 21.30h "obriguei-me" a ir correr .. frio e algum vento ... bem me custou sair à rua ...

esta cara de parvo diz tudo ... que grandes sensações, sempre em crescendo .. é este o ritmo, são estas as sensações que preciso em Viana ...  
Sei que não vai ser fácil, nunca seria, mas o Perneta vai dar tudo … se no fim der muito bem, se não muito bem na mesma se tiver dado mesmo tudo. Pelo menos a bolas do Natário não vão escapar J
E depois de Viana entro em modo trilhos e focado nos Trilhos dos Pernetas. Esperam-me muitos km pelo nosso Quintal, ritmos lentos, caminhadas, muito desnível e o melhor de tudo … altas barrigadas de riso com a minha família Perneta J
...sábado de manhã saímos com a firme intenção de fazer o percurso dos 30km dos Trilhos dos Pernetas ...

muito frio, mas lindo ... a neblina, os vapores dos rios, os verdes ... 



.... como sempre paramos na D.Alice para abastecer ... 12km ... acabou o treino. Sentados cá fora, um solzinho gostoso a aquecer o corpo, Sandes de Presunto com Ovo e duas mines ... o que se poderia querer mais!!

P.S. A culpa é do Hélder que tinha lá deixado o carro para vir embora mais cedo. Eu e o Zé aproveitamos a boleia ... se não houvesse carro que remédio tínhamos nós que dar ao pedal para vir embora.

7 comentários:

  1. Estou esperançado que chegues a Viana e arrases!

    Força!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que gostava ... já diz um amigo meu, que eu funciono em tudo ao contrário - acho que conheces esse gajo tb ;)
      Abraço

      Excluir
    2. Tenho uma vaga ideia que já o vi uma ou outra vez... :)

      Excluir
  2. Deixa lá essa preguiça de lado! Toca a acordar, calçar os ténis e sair para treinar :)

    PS: Convém pores também uns calções e uma tshirt pelo menos, para não ires treinar só de ténis :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem ... quem já andou a correr com os calções do avesso tb é menino para ir correr só de sapatilhas :)
      Abraço

      Excluir
  3. Olha, se encontrares esses gajo das 5 da matina diz-lhe para ligar ao helder das 6...pode ser? Antecipadamente grato.
    Esquece as bolas (de Berlim) do Natário, os croissant com creme da Caravela é que é!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconfio que andam os dois juntos na boa vida ... pode ser que agora com frio se lembrem de vir para casa :D
      Naaaa ... as bolinhas do Natários é que são!!!
      Abraço

      Excluir