segunda-feira

Ultra Trilhos do Perneta



Conforme previsto, ontem foi dia de fazer o último treino verdadeiramente longo para os Montes Claros. E fiz …
Quando olhei para o calendário de mesa, há umas semanitas atrás, comecei a fazer círculos em todos os domingos do mês de Julho, colocando por cima as distâncias que pretendia fazer em cada um deles. Não tenho cumprido nenhum, digo já, tenho feito sempre um bocadinho menos. Para o dia 24/7 estava previsto um treino de Ultradistância … por cima do circulo diz 50-60km. Quando comecei a ver que ia estar um dia “quentinho” coloquei a fasquia no patamar mais baixo, ali qualquer coisa nos 50km era bem bom.
Convoquei a Pernetada habitual para me fazer companhia durante os primeiros km, e responderam 9 afirmativamente – responderam mais, mas a cama é boa e um ou outro preferiram ficar a nanar e está muito bem assim.


treino preparado com todo o cuidado...

acabei por tomar apenas dois géis e uma barra, além dos frutos secos e da sande de presunto da D.Alice 

não é isso .. é sal ... levei porque pensei que o calor me ia provocar caibras, mas não foi preciso... 

e por falar em todos os cuidados à noite fui ao tasquinho da AJ Fiães jantar - é preciso ajudar as associações da terra -  

A ideia era fazer o mesmo percurso da semana passada (28km com quase 1700m D+), e eu depois seguia sozinho para uma segunda volta um pouquinho diferente. Começamos com 20minutos de atraso, eram 7.20h. Não seria problema, se não tivéssemos um “compromisso” às 9.15-9,30 no Marco dos 4 concelhos. Já lá vamos. Por isso tivemos que impor um ritmo um bocadinho mais alto para recuperar o tempo perdido e chegar a horas.






Antes de começar a subida para o Camouco envio uma sms para o Fernando Costa a dizer “9.30 tamos no Marco” … a resposta “não conseguem mais cedo?” …. Eu “talvez 9.25h” … Ele “despachem-se, que eu já estou a fazer tempo” …






O Fernando vinha com a esposa Susana, a subir ao Marco do lado oposto ao nosso. Eu tinha-os convidado a juntar-se ao nosso treino durante a semana … acontece que a Susana fez anos ontem, e o Fernando estava a preparar uma festa surpresa exactamente no Marco dos 4 Concelhos com um grupo de amigos deles – querem saber uma coisa engraçada? O grupo deles auto-intitula-se de “Pernetas”… acreditam? Existem 2 grupos de Pernetas, não muito distantes uns dos outros em termos geográficos – andamos a discutir para ver qual o original, duvidas que ontem ficaram dissipadas – além de nós termos lesões graves nos joelhos e eles não, temos um documento histórico de 1768 que prova a nossa existência nessa altura. Pronto … já não há dúvidas … nós somos os “Originais” e eles os “Genéricos” (“Falsos” era um bocadito depreciativo e eles até são malta boa). Voltando à festa, quando nós chegamos ao Marco dos 4 Concelhos (9.20h … áh,  pois é, demos à perna) já lá estavam os “Genéricos” a montar a tenda … balões, placard, bolo e claro (mines e champagne) … sms “podem vir, tá tudo pronto” … e 5 minutos depois chegam o Fernando e a Susana …. foi mesmo muito bom … A Susana completamente surpreendida, super emocionada … a malta a cantar os parabéns … foi lindo … e o bolo estava óptimo e as mines frescas. Ainda estivemos ali uns bons 20 minutos, até estava bom, mas tb havia um objectivo para cumprir. Despedimo-nos dos “Genéricos” e de alguns “Originais” que iam voltar por outros trilhos, fazendo uma distância mais curta.








Até completar a primeira volta não faltou nada do habitual…



 Ontem encontramos montes de libelinhas, de todas as cores ... e interagiam com a malta .. foi giro


olha .... morreu!!! 

afinal não!!! lol... 

Quantos são??? Cristiano Ronaldo??? Tem que comer muita sopinha e beber muitas mines para chegar aos calcanhares deste ;) 

eiiiiii .... a chegada à Dª Alice é sempre uma alegria do caraças ....

... aqui com o grande Bininho, figura típica da zona ... ele tem telemóvel e deu-me o nr. dele, mas disse-me "se ligares comigo eu não atendo" ... eu "então porquê?" ... ele "para não gastares dinheiro!!!" ... pumbaaaaa, vai buscar ..., ganda Bininho .... anda mas é beber uma receita ... 



... não queria mas teve que ser ... hidratos de carbono, proteínas, sal ...  

o Bininho numa das raras ocasiões em que se consegue apanhar o copo cheio .. o habitual é "está boa esta receita, não estava" ;) 

mais uma banhoca refrescante ...e  mais passagem de rio houvesse... 



feito ... para alguns ... tanke iu malta!!! 

28km, quase 1.700m de D+ … já passava do meio-dia e estava um calor brutal. Estava bem na medida do possível … pernas impecáveis … o problema era o calor que fazia. Tem que ser, e o que tem que ser tem muita força. Sigaaaa…. Agora estou por minha conta …
Uns 500m à frente parei numa fonte para reabastecer … enchi o camelback com quase 2ltr de isotónico, e 3 garrafas de 0,5lt (2 de isotónico e uma de água) – 3,5lt devem chegar – não terei mais nenhum sitio para reabastecer de líquidos. Descansei um pouco, comi uns frutos secos, uma barra e refresquei-me. Sigaa. Agora levam com a maior colecção de selfies da história do Perneta ….


aos 30km ... tudo bem ainda .. era a descer para o Inha... 


junto ao Inha com 33km ... ainda sorridente... 

olha a ponte vista de baixo... 

ca. 35km, a meio de uma subida completamente exposto ao sol abrasador ... a ponte ali em baixo ... incrível como tudo mudou em 2 ou 3km ... já só pensava chegar ao rio para me refrescar... 

38km ... rio finalmente ... um redrate para ver se a coisa se compunha antes de atacar a 2ª subida ao Camouco do dia ... 

Antes do banho.... 

... Depois do banho ... e sigaaa 

tão booooom.... 

41km ... Camouco conquistado ... são mais de 400m D+ em pouco mais de 3km ... foram 2x...a 450m de altitude nem ponta de vento ...seriam 15.00h mais ou menos e estariam 30 e bastantes graus ... 

sigaaaa.... 

Marco dos 4 Concelhos .... fonix, ainda há pouco havia aqui bolo, e mines frescas ... 

.... 43km .. Marco Geodésico ... ponto mais alto a 475m ... agora é só descer 5km e subir 2 e tá feito ... 

os 5km a descer são muito corriveis, salvo raras excepções ... e corri a maior parte deles e a bom ritmo, muitos abaixo dos 5,30min/km ... o que eu pensava que seria uma zona mais fácil tornou-se num pesadelo ... zonas todas expostas ao sol abrasador, já poucos líquidos e o que havia estava quente ... muito dura esta parte até ao rio ... foi a meio que fui fazer um xixizinho e reparei que a urina estava muito escura, quase castanha ... pouco depois uma dor ligeira num dos rins e depois uns ligeiros calafrios ... está decidido ... logo que chegue à Dª Alice acaba a brincadeira ... aqui o lindo estado em que cheguei ao rio com aprox.47km feitos ... 



depois de 5 minutinhos a refrescar senti-me bem melhor, pronto para atacar a subida até à Dª Alice ... aqui já sabia que não iria chegar aos 50km, mas agora o meu pensamento estava focado em água, fresca e muita .... 
´

ó pra ele já com melhor cara ... lá atrás o meu treinador Bininho com cara de insatisfeito ... queria mais e melhor ... e o meu prémio de finisher? Espectáculo não é (obrigado Rita Catarina) ;)

Foi mesmo muito duro por causa do calor. Uma brutalidade, muitas zonas expostas sem sombra e sem vento … de pernas estava bastante bem para quem fez tantos km e desníveis, mas o problema foi a falta de líquidos … tive que gerir o que tinha, claramente insuficiente, ainda por cima quente – após beber a boca secava em poucos minutos, … valeram os mergulhos no rio, 5 minutinhos de rio e parecia novo … completamente revigorado – mas apenas tive 2 zonas onde o pude fazer.

Mas valeu a pena. Foi um excelente treino que me mostrou que estou bem fisicamente e psicologicamente. É evidente que estava com as pernas um pouco pesadas, e cansado, desidratado … foram 48,4km com mais de 3000m D+, a maior parte feita dentro de um forno … mas tb vos digo, que passados uns 20 minutinhos no fresco do tasquinho da Dª Alice, uma água fresca de 1,5lt, um iogurte e uma maça, estava quase como novo e pronto para seguir se tivesse que ser. Mas já chegava, por hoje …



Obrigado a todos os meus amigos que me ajudaram ontem, fizeram com que fazer esta empreitada fosse bem mais fácil.
Mais uma semana acima dos 100km, de bons treinos. Esta semana é para continuar a dar coça. Hoje é dia de recuperação, 20 minutinhos de corrida e massagem. Amanhã voltamos à carga.

22 comentários:

  1. Cum caneco!

    Pronto, é isto, ainda estou de queixo em baixo e portanto...belo treino.

    Como já escrevi antes, tás muita forte.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um aparte, apenas.

      Percebeste o que fizeste e que podia ter corrido muito mal?

      Estou a falar da parte em que ficaste sózinho e com ração de liquidos racionada.

      Ou então sou eu que sou muito fraquinho e sei que não aguentava tal provação (enm falo na corrida que ainda estou a ano luz, estou mesmo a falar do calor).

      Abraço

      Excluir
    2. Estava tudo controlado, não sei que imagem transmiti mas nunca cheguei a estar exausto e os líquidos não falharam, apenas tiveram que ser racionados, geridos ... acabei com os últimos 500ml a 1km da DªAlice. Depois tinha ainda saquetas de redrate comigo caso fosse necessário. E havia água no rio se tivesse mesmo que ser ;) ... e nunca estive a mais de 3-4km de povoações, tinha telemóvel (com rede) e o pessoal sabia onde eu andava ... e tinha uma pessoa à minha espera na Dª Alice. Corremos riscos quando andamos sozinhos nas serras, sei disso, mas tento que sejam o mais controlados possível. E como vês, até tenho algum juízo ... acabei com o treino mesmo sem ter chegado aos 50km :) ... embora, andar nas serras com 35 graus não seja propriamente ter juízo, pelo menos para a grande maioria das pessoas ... até para a DªAlice ;)
      Mas agradeço a preocupação ... e só para finalizar ... depois de hidratar (leia-se beber água), comer qualquer coisita, chegar a casa, banho - vá, 1h30 depois - o xixizinho já estava clarinho, normal ...
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Um treino em grande, com condições difíceis de temperatura, e tudo mais que preparado para uma jornada épica naquele Monte Branco. Vais arrasar!
    Ainda não fizeste a prova e já estou mortinho por ler o relato!

    Se forem necessário testemunhas, eu posso confirmar que os Pernetas originais já andam cá desde que o D.Afonso Henriques cascava nos mouros e na mãe.
    É giro que em Barcelona também soubemos que existia lá uma equipa chamada "A 4 el Km". Mas nem pensar em discutir com eles a originalidade do nome pois provêm de conceitos bem diferentes. Nós por sermos originalmente 4 e eles... por correrem mesmo a 4 ao Km em Maratona!

    Um abraço e continua assim que a gente gosta de ver! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe ... agora fizeste-me rir. Vamos ver, vamos ver.... estou confiante. Hoje exactamente a um mês já estou a subir a primeira grande montanha há mais de duas horas ;)
      Grande abraço

      Excluir
  3. Epah treino do caraças! Foi um bom fim de semana para os candidatos ao monte branco, tou a ver ehehe Estou a apontar O meu longo para o próximo sábado, depois também é a descer até lá. Acho que estás a fazer uma preparação imaculada, com cabecinha, que tens, vais fazer uma prova brutal (e com prova brutal estou a referir-me a acabar bem e satisfeito). Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo ... faltam-me as grandes altitudes .. é a minha grande dúvida. Mas pronto, é como é ... falta 1 mês!!!
      Grande abraço

      Excluir
    2. Acho que não vai ser por aí! Mesmo nos 3500 não notei grandes dificuldades, principalmente se não entrarmos em esforços muito intensos. Como lá só vamos aos 2500..acho que vai ser tranquilo!

      Excluir
    3. Espero bem que sim. E vamos ter uns dias para nos ambientarmos. Acho piada ao "só" vamos aos 2500 ... eu acrescento .... várias vezes ;)
      Abraço

      Excluir
  4. Sal??! Pois, pois!... :) :) :) :) :) :)
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiiuuu ... estou a ver se passa assim ;)
      Abraço

      Excluir
    2. :) :) :) :) :) :) :)

      Excluir
  5. Ca ganda treino, parabéns! Já a testar as variáveis possíveis, muito bem. :) Nos Montes Claros também vais ter rio no percurso para te refrescares? ;)
    Gostei do teu prémio de finisher, uma oferta muito simpática!
    Agora já estás na fase decrescente, os kms vão diminuir e a ansiedade aumentar. :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo. Não me parece que haja rio, mas pode ser que haja uns lagos gelados ;) ... tem outro problema, vou sentir a falta do tasquinho da DªAlice :)
      O prémio de finisher está um espectáculo ... a Rita Catarina é uma querida :)
      Pois ... esta semanita ainda lhe conto dar benzinho, depois sim, é baixar os km ... a ansiedade para já ainda não está muito alta.
      beijinhos

      Excluir
  6. SENSACIONAL, amigo.

    ResponderExcluir
  7. Isso é mais um treino para a badwater do que para o CCC ;)
    muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei-me disso algumas vezes ... o que eles fazem por aquelas bandas é brutal.
      Abraço

      Excluir
  8. Estás a fazer uma grande preparação Carlos! Continua nesse caminho!

    Um abraço

    PS: A tua sequência de fotos a cair e levantares-te da água está muito boa :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperemos que sim, e está a dar-me um gozo dos caraças :)
      Abraço

      P.S. Não foi queda, foi mesmo mergulho :)

      Excluir
  9. ...bem... , depois de ver a foto do "tasquinho da AJ Fiães" , era para fazer birra e apenas amandarte para um vernaculo , e mais o caraças e o camandro !!

    ...mas prontos...
    ...uma vez que correste ainda uns bons kilometrozitos , até te dou os parabens e até te digo que tás forte pa caraças !! :P

    Agora , tu tem tento nessas "aventuras" !!
    Eu sei que estás na tua zona e os teus amigos estão contigo ou por aí perto...mas , "isto" vale-o-que-vale !!

    Não sou ninguem para tu dizer...sabes muito mais disto que eu, corres muito mais que eu , e tens muito mais idade que eu :P , por isso não te vou dizer nada que já não saibas...mas nunca deixes de pensar que "dominas" e és "intocável" .

    ...entendes o que te quero dizer ??? ...é que ainda quero provar a tal da melhor francesinha do mundo e conhecer esse maldito rio que devia estar na serra de Sintra !! :D


    Dá-lhe lume carago !!
    Grande abraço grande Carlos.
    ajb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, eu às vezes posso não parecer, mas ainda tenho algum juízo nesta cabeça. Corro alguns riscos, quem não os corre neste nosso desporto? ... mas tento que sejam controlados ao máximo. E acredita, que nunca estive exausto ou no limite ... e como vês, aos primeiros sinais de que algo estava menos bem, parei.
      Grande Abraço e obrigado pela força.

      P.S. E a francesinha está prometida!! Com todo o gosto. É quando puderem e quiserem ... apita!

      Excluir