segunda-feira

as "férias" estão a ser boas, obrigado!!!


Desde que soube que não ia poder estar presente na Maratona do Gerês, que andava numa indefinição em relação às provas em que iria participar até final do ano. Ando com saudades de um bom e duro trail, mas por um ou outro motivo os que se apresentam no calendário até final do ano foram sendo riscados sucessivamente. Resumindo, em 2014 vou apenas participar na S.Silvestre do Porto e estar presente na Volta solidária ao Porto (que é apenas um convívio)…depois já em 2015, no dia 3 vou aqui ao lado, a Espinho correr a S.Silvestre na sua 1ª edição.

Curioso que desde o inicio deste ano, em estrada, apenas corri uma prova de 10km (em Fevereiro em Estarreja) e uma Meia-Maratona (em Maio em Cortegaça)..ou seja, num espaço de 6 dias vou fazer o dobro de provas de 10km que no resto do ano todo J

Parto para estas duas provas de espirito aberto, sem objectivo concreto…um dia gostaria de baixar os 40min, mas não vai ser agora. No Porto por causa do traçado da prova e da multidão presente, e em Espinho porque é uns dias depois das festanças e comezainas, além de não ter pernas para isso neste momento. Mas vou dar o meu melhor, tanto numa como noutra…e a pensar nisso, e embora continue de “férias”, esta semana fiz treinos a dar-lhe gás, a botar velocidade nestas pernas que andam com a malandrice J

2ª feira – 11km - ao fim do dia, tinha menos de uma hora para correr, tomar banho e pôr-me a caminho de um jantar de trabalho. A minha ideia era fazer um treino ritmado de 10km, tipo 4,45min/km…senti-me tão bem, que à medida que ia avançando e aumentando o ritmo…de tal forma que cheguei ao fim com uma média de 4,25min/km num traçado que teve quase 120m D+. Bem bom.

4ª feira – dia para fazer umas séries…faço de 1000, de 800?? Nem umas nem outras, faço de 400m que já não faço à muito tempo. Foram 12 sempre com 2min de intervalo, e a média foi surpreendente…3,45min/km. Parti-me todo, mas fiz….e no fim ainda corri 5km abaixo do 5min/km…total 15km… o banho de imersão no fim foi bem merecido…que grande treino.

Sábado – Maria no vólei e 2 horas de disponibilidade. Delineei um percurso durinho (acabou por dar 320m D+) que queria fazer uma média de 5min/km. Saio do pavilhão municipal de Fiães em direcção às Caldas de S.Jorge, rapidamente entro num ritmo abaixo do pretendido…é preciso ganhar tempo para compensar as subidas duras que terei de enfrentar…pouco passa de 1km, bem no centro de Fiães encontro um casal de amigos que já não vejo à muito tempo…e agora, paro e lá vai a média com o caraças, ou faço de conta, no máximo digo “olá” e sigo????....é evidente que parei J…a conversa foi curta, 1 ou 2 minutos, mas fiquei contente por os rever…volto à corrida, olho para o relógio (sim, o traidor agora funciona às mil maravilhas novamente) e a média está quase em 6,30min/km…já foste Carlitos…ou talvez não J… não sei o que acontece com vocês, mas eu consigo arranjar motivação assim em pequenos pormenores (inventar histórias, imaginar adversários, etc)…não me dei por vencido, mas sabendo que com o percurso que teria pela frente não ia ser fácil recuperar o perdido...Caldas S.Jorge e paragem na fonte para beber…siga…primeira grande subida até Lobão…custa, mas sempre a controlar….um pouco à frente do cruzamento da corga, em Vila Maior passo os primeiros 10km já com uma média de 5,09/km….os 2ºs 10km são bem mais difíceis, o traçado inclui uma subida longa que mata, além do cansaço que se acumula…chego a Canedo e viro para Sanguedo, por dentro…agora é sempre a descer bastante (até demais), aproveito para ganhar algum tempo e chego cá abaixo com a média em 5,04min/km…acho que já não vai dar… agora é enfrentar uma longa e muito inclinada subida até Sanguedo…forço para ver se não perco muito tempo…a primeira inclinação é a mais dura, são uns 500m a subir uns 50 D+, mas é vencida com a média em 5,06min/km…agora continua a subir até Fiães por mais 1,5km, menos inclinado, mas difícil de recuperar a respiração e tempo…chego “cá acima” com a média em 5,05min/km e faltam ca.3km para o fim…agora é mais ou menos plano…dou-me uns 200m para ir a “trote” e recuperar o fôlego e acelero…4,30, depois 4,20, 4,15…os segundos por km baixam e agora penso que ainda é possível…chego a andar a 4min/km…quando faltam ca.700m chego finalmente à média de 5min/km, mas quero ver um 4 ao inicio e forço mais um bocadinho…a 200m do fim vejo no ecrã 4,59/min e dou-me por satisfeito…reduzo o andamento e controlo até ao fim…que grande corrida, que gozo enorme, e que empeno para o resto do dia J

E com esta foi tudo esta semana…3 corridinhas apenas num total de 46km, mas todas elas excelentes.

Esta semana estou na Alemanha…não sei o que o programa me reserva ao certo, mas vou tentar arranjar uns tempinhos para correr e manter esta intensidade. Boa semana para todo o mundo e para mim também J

27 comentários:

  1. Boa estadia na Alemanha e uns bons treinos!

    Força Papa Kilometros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Bons treinos para ti tb.
      Abraço

      Excluir
  2. É só VELOCIDEZ!

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  3. "não sei o que o programa me reserva ao certo"? para além de comer e buber??? e postar as fotos?...isto é dor de cotovelo...desde 11 de novembro que ando com constipações atrás de constipações...ando a arrastar-me por isso...tudo o que seja média abaixo de 9/km é demais para mim.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comer e buber sim, mas com juizinho...já chega de desvario....e não haverá fotos....sopas de legumes, saladas verdes, e pratadas de leguminosas e copos de água acho que não interessa a ninguém :)
      As melhoras ;)
      Abraço

      Excluir
    2. Tenho a certeza, Carlos Alberto, que não esta a educação que os srs. Teus Pais te deram, é feio mentires!

      sopas de legumes...deve ser...

      Obrigado, já me sinto melhor e já perdi 3 kg, de gosma.

      Abraço

      Excluir
    3. Hélder Jorge, se eu estiver a mentir que o teu Sporting seja campeão este ano ;)
      De nada....
      Abraço

      Excluir
  4. Posso sugerir que tal ires dia 11 de Janeiro a Portalegre para um trail muito bem organizado...recomendo companheiro...se tiveres um tempinho na agenda vai que não te arrependes. Abraço e muitos e bons klms!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portalegre a 11 de Janeiro não me parece...é muito longe... em principio irei ter uma prova no dia 10 de Janeiro.
      Abraço e parabéns pela conquista da besta :)

      Excluir
  5. Carrega Carlos!
    Imagino que pela Alemanha não esteja um tempo extraordinário por aí além ahah

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João...olha que não está mau de todo...hoje não deu para ir, mas amanhã de manhã cedinho não falha :)
      Abraço

      Excluir
  6. Vi um treino "pirata" aí para as tuas bandas que parece interessante: "O assalto ao Caramulo" ou qq coisa do género. Inicia-se perto de Águeda e é totalmente "outsider" e gratuito! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entretanto já defini o calendário até Maio 2015....só falta acertar uns pormenores até final da semana :)
      Abraço e obrigado pela informação

      Excluir
  7. Boa semana e boas "férias" :)

    Abraço

    Manuel Nunes

    ResponderExcluir
  8. Então mas tu páras para falar com amigos e não pausas o relógio?? Que mundo é este??!! :P
    Não sei se o teu tem, mas o meu tem uma funcionalidade que é o chamado "virtual parter", atribuis-lhe um ritmo/km e depois competes contra ele. O objectivo é "chegares primeiro" e o relógio vai-te dizendo o avanço (ou atraso :) ) que levas (100 metros, 200 metros...). Não gosto disso lol por isso o meu "parceiro virtual" anda muito negligenciado, mas se calhar ias gostar de uma picardia dessa nos treinos. ;)
    Boas férias. :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me lembrei de parar o relógio...até costumo fazê-lo :)
      Existe uma app para esse adversário virtual, mas nunca descarreguei....nunca senti falta :)
      Obrigado....beijinhos

      Excluir
  9. Olha, nós por aqui também temos andado com alguma preguicite e os treinos não têm sido os melhores mas isso vai mudar! Esta semana já estamos a levar as coisas mais a sério! E é se queremos ir aos Abutres :)

    Os teus treinos podem ser poucos mas são bons!
    Dá-lhe Carlos!

    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma preguicite mais do que merecida, não é? Bora lá, que já não falta muito para os Abutres.
      Beijinhos e boas corridas para ti tb.

      Excluir
  10. Dá-lhe forte !!

    Olha agora...se um velhote como eu faz 39' nos 10k , um puto novo como tu, na boa faz 36, 37' !! ;)

    ...e ainda por cima , com esses treinos de series e mais não sei o quê tudo muita técnico e ao segundo ao kilometro e tal... eheheh

    ...então que seja uma boa semana alemã e dá lhe forte na gastronomia e nos treinos claro !! :D


    bons treinos e boas provas...
    abraço grande Carlos
    ajb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosses Perneta como eu queria ver como é que era??? :):):)
      Abraço enorme Artur e boas corridas

      Excluir
  11. Carlos, impressionante como até num "simples" treino consegues fazer com que os teus leitores viagem! Excelente!!! :)

    Tenho uma má notícia...a minha gata não gostou da ponte do trilho dos pernetas e partio-a em bocadinhos. O "troféu" estava em cima da lareira...ou melhor, ainda está mas com uma arquitectura um pouco alternativa. Por acaso não tens ai nenhuma perdida? :P Malvada da gata :)

    Um grande abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, não exageremos, ok? :) ...obrigado :)
      Quanto ao troféu dos Pernetas não tem problema, ainda tenho em casa alguns que sobraram pelo que numa próxima oportunidade entrego-te um ou dois (não vá a tua gata querer "brincar" com ele novamente) :)
      Aquele abraço ;)

      Excluir
    2. Não é exagero...tu sabes :) Ok ok, obrigado. Entretanto vou tentar publicar a foto do desastre...lol Muito obrigado.

      Forte abraço

      Excluir