segunda-feira

Maratona do Porto 2014 - tou pronto (acho eu)

Com esta semana que passou, a preparação para a Maratona do Porto está concluída. O que está feito tá feito, bem ou mal é com a forma actual que me vou apresentar no dia 2/11 na linha de partida ali em frente ao Pavilhão Rosa Mota. Faltam agora apenas duas semanas, onde a palavra de ordem é reduzir os km e a intensidade, descansar para encher as baterias ao máximo para o dia M. Tenho ainda que prestar especial atenção para não ficar doente, é que aqui o vosso amigo tem uma predilecção muito especial para se constipar ou arranjar um problema respiratório antes das grandes provas, e quase sempre por culpa própria J

Esta “última” semana de cargas correu muito bem. Não fiz os km que queria por ter falhado um treino – gostava de ter feito 80 ou mais – mas a qualidade de dois deles compensa tudo, pois deram-me uma injecção de confiança brutal J
2ª feira – 12,1km a rolar – pernas pesadas do longo do dia anterior, mas com o passar dos km foi melhorando. Se a ideia era recuperar a correr, acho que o objectivo foi cumprido – no fim estava melhor do que quando arranquei.
3ª feira – descanso
4ª feira – tinha previsto fazer um treino duro, de series longas (4x3km). Enquanto a Maria treinava eu iria ter tempo para o fazer. Mas lá veio o tal do imprevisto …chegados ao pavilhão, os dois devidamente equipados e motivados, eis que devido à chuva e à humidade no ar, o piso estava escorregadio e não era seguro elas treinarem nestas condições L …resultado…os dois de trombas, embora sem suar uma pinga que fosse. “Vou fazer este treino amanhã de madrugada…ai vou, vou!!!”
5ª feira – 15,6km - o despertador bem tocou, ainda me levantei mas voltei para a cama. Chovia torrencialmente e o vento até dobrava os eucaliptos e os pinheiros ali ao lado de minha casa. “Vou à noite”…e fui mesmo. Eram 22h, chovia um pouco mas o vento tinha parado…vesti o impermeável e lá fui eu…uiii…que bem que me soube (só custa mesmo é sair de casa)…depois de 1,5km de aquecimento sempre a subir, 4 series de 3km (entre 4,06 e 4,23min/km – média 4,17min/km), sempre intercalados por 500m mais lentos…como sempre o percurso tem pouco plano, muita subida e descida – no total ca.400m desnível acumulado e um ritmo médio de 4,30min/km, chegando ao fim com energia para dar e vender. Muito bom….este treinos só tem um problema – com o corpo desperto, adormecer é complicado… J
6ª feira – descanso
Sábado – 12,5km com o Zé Miguel em ritmo descontraído, a colocar a conversa em dia.
Domingo – 30km de longo – o último antes do dia M. – a ideia era fazermos (eramos 4 malucos – juntaram-se a mim o Luís Trigo, o Gil e o Richard) um longo bem ritmado, para isso era preciso uma zona mais plana – a escolha caiu naturalmente para os lados de Cortegaça, Furadouro e Ovar, um percurso de ida e volta por grande parte da Meia de Cortegaça e uma pequena parte da Meia de Ovar. Começamos uns minutos depois das 6h…noite cerrada, primeira metade do treino feito à luz de frontal...primeiros km ligeiramente acima dos 5min/km, para depois baixarmos dessa barreira…temperatura espectacular para correr, amena cavaqueira, força nas pernas, perfeito J …os km passavam rápido e nada de sinal de cansaço…já no Furadouro (ca.11km) começou a aparecer um pouco a luz do dia e deu para ver o mar revolto (estava cá com uma potência ontem) – não tardou chegamos aos 15km (4,57min/km de média), e eu fresquinho como uma alface…pequena paragem para um xixizinho e beber um pouco e toca a por os pés ao caminho para o regresso. O ritmo subiu ligeiramente até ca. dos 20km, altura em que chegamos novamente à estrada da mata em direcção a Cortegaça…agora já com luz do dia. Tinha planeado aumentar o ritmo, se chegasse bem a esta fase…e assim foi…demos uma “sapatada” no ritmo, para níveis entre os 4,20-4,25min/km o que fez com o grupo se partisse um pouco…fiz estes últimos km com o Gil e apenas ali por volta dos 26km senti as pernas a fraquejar um pouco, mas insisti e passou…nos dois últimos km reduzimos um pouco por vontade própria, mas sempre a uns “confortáveis” 4,35-4,40min/km….terminei cansado, mas bem, com disponibilidade para fazer mais alguns km. Deu 2h23 (4,46min/km) e muito importante, 157bpm  de média. Muito bom, muito diferente daquele sofrimento danado que tinha sido o teste que fiz à duas semanas. Se é bem verdade que a Maratona só começa aos 30km, não será menos verdade, que para se concluir um determinado objectivo de tempo é preciso chegar aos 30km de forma a ter energia para a luta que serão os últimos 10km...só peço isso, que chegue ali aos 32-35km com força para lutar pelo meu objectivo.  







No total fiz ca.70km, e como referi mais acima, fiquei bem moralizado, especialmente com o longo de ontem. Espero que dia 2/11 esteja num dia assim J
Para esta semana, alguma corrida, sem exageros.

23 comentários:

  1. Muito bem ritmo de competição, um bom descanso até 2/11.

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    1. Obrigado Joaquim. Para ti e para a Natércia tb.
      Abraço

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  2. Agora... não há nada a melhorar e tudo a perder se não tivermos juízo :)

    Diz-me uma coisa, por teres falado no Pavilhão Rosa Mota. É muito longe da chegada? Estou a perguntar isto por causa da logística da Mafalda ver a partida e depois ir até à chegada

    Um abraço e força!!!

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    1. Olá João, não me querendo intrometer, mas ainda são uns 5 km's, a descer, mas são 5.

      https://www.google.pt/maps/dir/41.1655673,-8.671805/41.1490784,-8.6255258/@41.1653397,-8.6709542,17z/data=!4m2!4m1!3e2

      Abraço.

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    2. Obrigado Paulo. E se deixarmos o carro na chegada, há forma de irmos para a partida?

      Um abraço

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    3. Há sim, autocarros da organização, nos dois sentidos.

      "Transporte Oficial Maratona do Porto

      Antes da prova
      (apenas para atletas inscritos na Maratona e Family Race)
      - Parque da Cidade para a Partida
      das 7h00 até às 8h00

      Depois da prova
      (para todos os atletas)
      - Parque da Cidade para a Rotunda da Boavista
      das 11h30 até às 15h00

      - See more at: http://www.maratonadoporto.com/pt/informacoes-2014/#sthash.1VlAClIe.dpuf"

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    4. Obrigado João. Quanto à questão dos transportes estás esclarecido - obrigado Paulo :)
      Abraço

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  3. Muito bem Carlos! Já estou a ver que me vais um "bigode" daqueles!!!
    Bem o mereces, por todo este empenho. Grande abraço

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    1. Veremos :) ...mas sabes a quem é que queria dar um "bigode" daqueles? A mim mesmo....isso é que era...mas não é fácil, eu sou um osso duro de roer :)
      Obrigado, aquele abraço e até dia 2/11

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  4. Mas há dúvidas??!! Com o empenho que tens tido nos treinos? Eu não tenho!
    Agora devagarinho e aproveita a paisagem nestas duas últimas semanas. :)
    Beijinhos

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    1. Nenhumas :) ....obrigado :) ...beijinhos

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  5. Ora bem, podia dizer boa sorte, mas ao que trabalhaste para isto, a sorte não é para aqui chamada.
    Que tenhas uma maratona como mereces.

    Vemo-nos lá ! (No retorno quando passares por mim a voar)

    Abraço,
    Paulo.

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    1. Obrigado Paulo, mas tb é preciso uma dosesinha de sorte, nem que seja com o tempo que vai fazer :)
      Vemo-nos por lá, seja isso onde for :)
      Abraço

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  6. Dass.......
    Vais voar baixinho , meu grande Tripeiro !!!

    Tipo 1:3 ou 3:1 é como te der jeito !! eheheheh

    Grande semana sim senhor !
    Esse recorde vai ser "pulverizado" !!

    Desta vez só te vou ver na casa Partida !! ;)

    aquele abraço
    e saudações Leoninas ! :p

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    1. Estás assim por um "pelinho" para seres excluído deste blogue :) ...mas não esperas pela demora, deixa-te andar :)
      Quanto às correrias, a não ser que venhas comigo ou eu contigo, só nos veremos na casa partida...tens razão :)
      Abraço ó lagartixa
      de um Dragão convicto que a coisa ainda se vai compor e aí vais ter que me aturar, ai vais vais .... :)

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  7. Tu és craque, amigo !

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    1. Ó Ivana...craque é umas categorias mais à frente, mas que sou esforçado sou :)
      Beijinhos e obrigado

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  8. Granda treino! Tu encosta-te no balão das 3h15, aposto que nos ultimos 5km ainda lhe das uns bons 3 minutos de avanço!

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    1. 3.15h....a minha ideia é andar um bocadinho atrás dele, mas sem nunca o perder muito de vista...sei lá, dar-lhe aí uns 200 a 300m de vantagem, pelo menos enquanto as pernas aguentarem :)
      Abraço

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  9. Penso que estás no "ponto"! :)

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  10. Vai correr tudo bem! Estás no pico para a maratona :)

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