sexta-feira

Que objectivos para 2014?



Depois de um 2013 em cheio, que objectivos traçar para 2014?

A meio do ano passado, estava convicto que 2014 seria um ano mais dedicado ao Trail, especialmente provas longas (as chamadas Ultras).…em mente tinha o objectivo de fazer a minha primeira aventura de três dígitos, inclusivamente a prova já estava escolhida…seria S.Mamede em Maio.

Mas o último terço do ano passado veio alterar os planos, e por vários motivos – tb gosto de estrada, e alguns resultados fizeram-me sentir que ainda não cheguei ao meu limite nas distâncias clássicas. O facto de o agregado familiar ter crescido torna o tempo para treinar mais escasso e a minha participação na UTAM (63km) fez-me ver, que 100km não é brincadeira nenhuma e para concluir uma aventura dessas preciso de me preparar convenientemente, não só corrida, mas não descurar a musculação e a alimentação - acho que ainda não estou preparado para tanta mudança J

Por isso…e depois de alguma ponderação….porque não misturar o melhor dos dois mundos?

2014 será ano ainda mais dedicado a longas distâncias (seja em Trilhos, seja em 2 ou 3 Maratonas de estrada previstas )…e pelo meio vou tentar melhorar os meus tempos nas distâncias clássicas mais curtas.

Existe muita gente que gosta de correr sem plano de treinos, sem olhar para o relógio, sem música, apenas pelo puro prazer de correr por correr….eu também sou assim, mas nem sempre. Também gosto de andar atrás de um objectivo concreto e sinto prazer em seguir um plano de treinos, sentir a evolução da minha corrida, se possível com um final feliz. Gosto dos dois mundos e acho que são compatíveis. Por isso….

Objectivos 2014

10km sub40 – em 2013 consegui andar muito perto, tanto em provas como em treino, sem ter feito nada de muito específico para isso. Acho que está na hora de tentar mais a sério.

15km – melhorar o meu recorde (1h06 qualquer coisa) – não é difícil para mim, só faço uma prova de 15km (corrida de S.João) por ano e nos últimos dois anos tem havido sempre condicionantes que não me tem permitido estar melhor no dia da prova.

21km sub1h30 – o meu grande falhanço no ano passado…estava muito bem preparado e sei que sou capaz de o conseguir. Aquilo ficou-me “atravessado”.

Maratona – deixo em aberto voltar a tentar um tempo na ordem das 3h15-3h20. Não é uma prioridade, se o tentar, será no Outono…tudo depende da vontade de fazer a devida preparação.

Trilhos – conhecer mais algumas serras através da participação em provas (Ultras mas tb mais curtas), para me por à prova e para ganhar experiência. Tb pretendo investir mais em treinos fora do alcatrão, organizar e participar nuns belos convívios com os amigos pelos trilhos do "meu quintal".

O difícil vai ser escolher as provas, sabendo que não irei participar em muitas (talvez 1 por mês). A oferta é tanta que nem sabemos bem por onde começar. Existem algumas que para mim são obrigatórias…ainda estou em fase de estudo, tenho apenas 3 inscrições feitas, pelo que farei um “poste” à parte logo que tenha o calendário alinhavado J


Ahhh....e se conseguir no fim do ano atingir 3001km a correr seria óptimo. Mas acima de tudo....que as lesões e doenças fiquem bem longe de mim!!!

17 comentários:

  1. Tens o ano muito bem delineado e se te sentes bem e com capacidade para tentar bater recordes fazes bem em tentar esses objetivos...Vê lá se nesses planos metes aí o trail da pampilhosa mais a Anabela para ver se tenho o prazer de conhecer pessoalmente...Irei agora fazer o Trail das terras do Sicó e o Trail "trilhos de Almourol".
    Abraço Companheiro e que alcances tudo o que desejas para o ano de 2014.
    Muitos e bons Klms!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Vamos lá ver...se não for em Pampilhosa será noutra prova qualquer, em último caso na Maratona do Porto.
      Abraço

      Excluir
    2. Disseram Pampilhosa???? Mas quem é que se atreve a não ir à Pampilhosa??? Este ano até vou fazer um cabaz de oferta aos meus amigos (cestinha com aguardente de mel e queijo! Chega??

      Excluir
    3. Fonix....não fui eu :D....brava a miúda :)
      Já se sabe quando é?

      Excluir
    4. Ainda não :( Até ando em nervos!

      Excluir
  2. Grandes objectivos!

    Mas, acima de tudo, e como bem dizes, que as lesões e doenças não saibam que existes pois se isso acontecer o resto vem por acréscimo!

    FORÇA CARLOS PARA TODOS OS TEUS OBJECTIVOS!!! :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bem!! Ter objectivos ajuda a motivar. Os meus objectivos nunca são os tempos, mas as distâncias. Contudo, o que interessa é que nos sintamos motivados em alcançar algo, nem que seja apenas terminar uma prova, já de si, em alguns casos, é uma grande objectivo.
    Força!! Cá estamos para dar um 'empurrãozinho'!

    ResponderExcluir
  4. Força para esses objectivos, Carlos! O importante, e que resume tudo, é essa última frase. Mas sabe sempre bem ter objectivos e trabalhar para eles.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que todos os objectivos se concretizem e que sejas muito feliz em 2014.
    (Eu já praticamente já não corro por objectivos mas sim pelo prazer de correr mas isso tem a ver com o facto de já andar nisto à uns anitos! Mas as vezes ainda meto um ou outro objectivo quando o esqueleto está de acordo).
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Jorge. Ainda sou "jovem" nestas coisas (só 4 aninhos), é normal que ainda esteja a "evoluir".
      Abraço

      Excluir
  6. Carlos, força para esses objectivos!
    Vão de certeza ser atingidos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Boa sorte para 2014 Carlos! Dá-lhe com força!:D

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tó. Vamos lá ver se nos cruzamos algures por aí este ano. Abraço

      Excluir