quinta-feira

A minha Maratona do Porto - um dia Perfeito!!!


….é domingo, dia 3 de Novembro 2013, são sensivelmente meio dia e um quarto e eu acabo de entrar na Avenida da Boavista, sentido ascendente (parece o Evereste)…levo já mais de 40km nas pernas, pernas essas que estão a dar as últimas, os músculos, principalmente os das coxas, já á muito que ameaçam rasgar a qualquer momento, estão duros como pedra, carregadinhos de ácido lácteo.…”não pares Carlos, não pares…anda, tá quase…esquerda, direita, esquerda, direita”…os meus pensamentos vão para as minhas meninas em casa…”o papá vai conseguir”…vou de cabeça baixa e dentes cerrados, pois cada passada é um sofrimento danado…levanto a cabeça e vejo ao longe uns pórticos cor de laranja que indicam que a meta está próxima…consigo manter um ritmo certo, mas não, ainda não estou certo que não tenha que parar…à medida que vou avançando, vai aumentando o público nas bermas da estrada a incentivar….e que apoio meu Deus…palavras de incentivo, palmas, que me levam a ir buscar forças onde pensava já não existir….faltam 500m, as pessoas criaram um corredor estreito, passo pelo meio, quase que consigo sentir a respiração deles tão próximos que estão…consigo aumentar um pouco o ritmo...




…curva à esquerda…avisto a meta…um género de sprint, o possível com a lágrima no olho… “meninas, já ninguém nos tira esta”….passo a linha de chegada com os braços no ar, as emoções ao rubro e um frio na espinha, sentimentos que não consigo transmitir por palavras ….consegui…consegui finalizar a minha 5ª Maratona da forma como tinha sonhado……




 …puxando o filme uns meses atrás….

NOTA: aviso desde já, que este texto é longo…se tiverem paciência façam o favor, se não…leiam na mesma porque me deu trabalho J, não só a escrever, mas principalmente a arranjar histórias para contar.

Em Abril participei na Maratona de Paris…fiz a preparação necessária e cheguei lá em excelente forma, que num dia normal daria para bater o meu recorde pessoal na Maratona (3:29:32 no Porto em 2012) por larga margem…mas não, não quis correr para recorde pessoal…troquei isso por uma corrida mais descontraída, em que curti cada metro que percorri, queria aproveitar a cidade e o ambiente…e assim foi e não me arrependi. Mas decidi, que o ataque ao recorde pessoal iria ser na Maratona do Porto em Novembro.

Elaborei um plano de 19 semanas, em que as primeiras 12 semanas focavam no objectivo de baixar a 1h30 na Meia Maratona do Porto em Setembro (onde falhei redondamente), que depois servia como base para as restantes 7 semanas antes da Maratona de 3/11. Quando elaborei o plano já sabia, que o ponto crucial seria depois de meados de Setembro, com a recuperação da Meia Maratona, seguida de uma viagem de uma semana a Itália por motivos profissionais, e com o nascimento da minha Isabel, previsto para início de Outubro. E assim foi…até à Meia Maratona a preparação decorreu lindamente, tendo feito mais do que o plano e chegado à minha melhor forma de sempre. Depois foi o “descalabro”, não tendo conseguido cumprir nada do planeado, sempre longe da quilometragem semanal prevista (tive semanas com menos de 30km), de tal forma que cheguei ao dia da Maratona com ca.200 km a menos. O objectivo inicial (3:15 a 3:20) teria que ser revisto. Em cima disto, estive praticamente um mês a dormir uma média de 4 horas por dia, e nunca seguidas…sinceramente não fazia a ideia como é que o meu corpo iria reagir, as dúvidas eram mais que muitas…foi apenas na semana passada que decidi que iria apontar para 3h25min…

A edição da Maratona desta ano iria ter a participação de 7 atletas do CAL. Destes iam estrear-se o Zé Alexandre, o Gil e o Luis Miguel…os outros quatro (eu, o Filipe, o Tiago e o Badolas) já tinham mais do que uma Maratona nas pernas.

No sábado uma boa parte desta equipinha foi até à Alfandega do Porto levantar os dorsais e participar da pasta Party. Pronto…quando nos apanhamos sozinhos parecemos criancinhas e é brincadeira do primeiro ao último minuto…






Como sempre prevenido :)

 
…ao levantar os dorsais ficamos a saber, que este ano para receber a camisola e a tradicional garrafa de vinho de Porto teríamos que chegar ao fim…a Runporto anda a “aprender” estas coisas lá por fora (em Paris tb foi assim). São os chamados prémios de “Finisher”!!!

Andamos por lá até a meio da tarde e depois regressamos a casa. Curiosamente, desta vez, nem com o aproximar da noite fiquei ansioso, estava estranhamente calmo para quem iria correr uma Maratona. Tinha a esperança de que a Isabel tivesse pena de mim e me deixasse dormir, mas não…fiquei-me pelas pouco mais de 3h de sono. Levantei-me às 5.30h e menos de duas horas depois estávamos a chegar à Avenida da Boavista para apanhar o autocarro para a zona de partida, como sempre junto ao Pavilhão Rosa Mota (ou Palácio de Cristal). Sentia que ia ter um bom dia…

O tempo estava fantástico…quem diria, depois de um sábado terrível de chuva e vento…. São Pedro foi amigo… o domingo apresentava-se solarengo e de temperatura amena, ideal para correr uma Maratona.

Ficámos por ali a conviver, não aquecemos e a poucos minutos da hora da partida entramos no “curral”. Aqui notei logo um melhoramento em relação ao ano passado…em 2012 os balões dos tempos partiram todos junto dos atletas da elite, o que fez com que o pessoal para os apanhar tivesse que fazer um esforço enorme – desta vez estavam no “curral” no meio do povo, devidamente separados, o que permitia que facilmente nos encostássemos perto do balão que quiséssemos. Não era o meu caso….estava decidido tentar 3h25 pelo que iria correr “sozinho”…os meus compinchas tinham objectivos diferentes. O Filipe é de outro campeonato, o Gil e o Tiago seriam a minha companhia se tivesse melhor preparado, o Luis Miguel não sabia o que queria, e o Zé Alexandre na companhia do Badolas ia para 4 horas.


 
 

 
O ambiente estava excelente, a organização tentava descontrair os atletas com música e incentivos vários. Estava quase….ligo o GPS….Hmm??? Não encontra sinal? …”mau…normalmente demora 2 segundos”…. o Gil e o Tiago tb estão com as mesmas dificuldades, mas entretanto os relógios deles encontram sinal…o meu não!!!...ainda estou a tentar perceber o que se está a passar e ouve-se o tiro de partida…”Boa sorte pessoal divirtam-se!!!”… e lá começa a aventura….


….demoro pouco mais de um minuto a passar o pórtico…e começo a correr…o relógio parece estar a funcionar….encosto-me à esquerda e sigo “sozinho”….vejo o Gil, o Tiago e o Luis Miguel a esgueirar-se pelo meio da multidão e sigo-os com o olhar…depois de uma curta descida, começa a subir para a rotunda da Boavista, uma subida com uns 300m que nos coloca o coração logo a bater a mil…olho para o relógio….6min/km…hmmm? Estranho…tenho a sensação que vou muito mais rápido…primeiro km feito quando chegamos à rotunda da Boavista, primeiro km esse dedicado ao Jorge como prometido….

….passamos ao lado da Casa da Música e entramos na Avenida da Boavista em sentido descendente….o pelotão está muito compacto, com muitos atletas dos 16km da Family Race a vir de trás…olho para o relógio e a média anda nos 5,40min/km….não pode ser…mas o que se passa, nunca me deu problemas e logo agora põe-se com merd….

Desligo-o e volto a ligar…não encontra satélite novamente….e agora??? Estamos tão habituados a estas coisas, que se nos faltam ficamos sem saber o que fazer (é triste não é?)…rapidamente decido colar-me ao Gil, Tiago e ao Luis....desviamos pelo estádio do Bessa, e pouco depois voltamos à Avenida da Boavista….ca. do km 4 passamos o balão das 3h30…continuo a forçar um pouco o andamento….quero aproveitar a descida para ganhar algum terreno e colocar-me entre os balões das 3h15 e das 3h30….pouco depois “bip..bip”…ahhhhh, que alivio …finalmente o meu relógio apanha sinal GPS e parece estar a funcionar normalmente…

…chegado ao Castelo do Queijo viramos para Matosinhos…nesta fase decido não seguir o pessoal, embora me sinta bem, o ritmo vai vivo demais (houve km a 4,20min/km) e sei que me iria desgastar muito….o Gil e o Luis Miguel vão à vida deles e o Tiago fica comigo…vai ser a minha companhia durante a primeira metade da prova…

....lá seguimos a bom ritmo (sempre abaixo dos 4,50min/km) e sempre em amena cavaqueira…vou com uma sensação de ligeiro cansaço nas pernas, mas não liguei muito….passamos pelo centro de Matosinhos, depois ao lado do Porto de Leixões onde se dá o primeiro retorno….vai tudo bem como seria de esperar….pouco depois passamos o abastecimento dos 10km….ao voltar pelo centro de Matosinhos avisto a Ana…. “Força Ana”…mas acho que não me ouviu, pois ia na conversa com um outro atleta…

…novamente a rotunda do Castelo do Queijo….”Maratona à direita….Family Race à esquerda”…. entramos na Avenida Brasilia….vou bem, aliás muito bem….bpm pouco acima dos 150, ritmo um pouco acima do previsto…mais ou menos a meio passo um atleta que me parece familiar (das redes sociais, dos blogues)…é o Fernando Andrade…abrando, apresento-me e cumprimento-o (ele ficou com um olhar do tipo – “Quem é este gajo?”)…

…e lá segui viagem….Foz do Douro, depois marginal…olho para o outra margem e já se vêem alguns atletas na Afurada…incrível…os km iam passando, sempre na conversa com o Tiago, sentia-me bem… passamos à Meia Maratona com 1h40min….pensei ”acho que me vou lixar” e decido abrandar ligeiramente o ritmo e o Tiago segui-o o caminho dele…. agora estava por minha conta… um pouco mais à frente vejo o Pires na berma da estrada…como prometido, mais uma vez veio apoiar…grande Pires….mais um pouco à frente passam em sentido contrário os primeiros atletas….Rui Pedro Silva na frente com 2 africanos….é a primeira vez nas 3 edições em que participo que vejo um português na frente da Maratona.…

 
…a incursão na zona da Ribeira do Porto é das minhas zonas do percurso preferidas….junto à Igreja de S.Francisco, cortamos à direita, entrando bem nas entranhas da Ribeira, percorremos aquelas ruas estreitas entre os prédios antigos, estreitos e altos considerados Património Mundial, até junto ao rio Douro, percorrendo depois toda a marginal da Ribeira até à Ponte D.Luis….é das fases com mais público, muitos vendedores de rua, muito turista, muita gente nas esplanadas dos cafés e restaurantes da zona e nós a correr pelo meio….o ritmo aumenta sem darmos por isso, apenas com os incentivos do público, e até aquela subida curta mas ingreme até ao tabuleiro inferior da ponte D.Luis se vence facilmente…estou com 23km e continuo muito bem…passamos a ponte e começa a incursão do lado de Gaia….vejo o meu amigo Paulo Pereira do NAC em sentido contrário, chamo por ele mas ele não me ouve – ia muito bem….Cais de Gaia, marginal junto ao Douro…vou-me distraindo a ver os atletas em sentido contrário…”olha o Nuno!!!”…grande Nuno….bem dizia ele que ia aparecer para dar uma forcinha e tirar umas fotos…tens que fazer a Maratona do Porto, se em Madrid baixaste as 3h, no Porto tiras 10 minutos a esse tempo, de certeza..

…pouco depois chego ao retorno na Afurada (ca.27km)….foi mais ou menos aqui que na Meia Maratona de Setembro passado dei o estouro…mas desta vez não…. continuava muito bem…pouco tempo depois começo a sentir as pernas mais pesadas…tento ignorar, pois deve ser psicológico por ter visto a placa dos 30km…sigo a 4,45-4,50min/km mas agora com mais esforço, bpm subiram ligeiramente mas continuam abaixo das 160 o que é excelente…

 
…quando enfrento a subida do lado de Gaia para o tabuleiro da Ponte D.Luis fico a primeira vez sem fôlego e necessito de alguns metros para recuperar….o muito público presente do lado do Porto ajuda a voltar ao ritmo….sigo direcção ao Freixo para o último retorno da prova….32km…”só” faltam 10km…

…quando entro no túnel da Ribeira, entro com confiança, passada forte para sair dali o mais rapidamente possível…não tenho boas recordações dele, não sei porquê, mas perco sempre gás naqueles 200m…mal saio do Túnel, vejo o Pedro Lino (outro Maratonista do CAL) que não podendo correr veio dar o seu apoio ao pessoal….esta zona de paralelos deu-me cabo dos músculos, ou seria dos kms acumulados??? Ou das duas coisas?…

…pouco depois novamente o Pires…deu-me um “High-Five” com tanta força que quase que virava ao contrário J…passo a Alfandega e os kms parecem mais longos, muito mais demorados…não baixei muito o ritmo, mas dou comigo a olhar muito mais vezes para o relógio…a nossa mente é tramada…

…km 35…as pernas estão pesadas, muito pesadas…cada passo já é em esforço…como é que cheguei a este estado em apenas 2 ou 3 kms?...vinha tão bem….tinha começado a verdadeira Maratona…já há muito que se viam atletas a caminhar, a parar, a alongar…concentro-me ainda mais na minha corrida…ai queres luta?...vais ter luta…

 
… agora cada km que passava era uma conquista, e cada km é uma tonelada a mais em cada perna que parecem agora pedras…doí-me o joelho direito…ca.km 37 chego à Foz, zona com uma subida ligeira mas prolongada que nesta fase é muito difícil de ultrapassar….foi aqui que no ano passado rebentei…mas este ano não, este ano ainda tinha uma barrinha de energia guardada para esta fase….entro na Avenida Brasília… agora, no regresso esta recta parece ter o dobro da distância…parece não ter fim.…finalmente chego ao km 40 e último abastecimento….nestes últimos km devo parecer um robot…”pé esquerdo, pé direito, pé esquerdo, pé direito…” e rezava para que não me desse cãibras como a tantos outros que via ali na berma da estrada parados, desesperados a fazer tudo para voltarem à prova…

….vejo o Luis Miguel a caminhar…quando chego perto pergunto se está tudo bem…ele diz que sim e junta-se a mim dizendo “vamos acabar juntos”…reparo que ele vai bem e digo para ele seguir….ele diz que não, mas depois de insistir, ele lá decide ir e vai acabar em grande…ainda vejo o Joel (que tinha ido a Madrid connosco em 2012) a incentivar o pessoal…grande Joel…depois viragem à direita e entramos na Avenida da Boavista, para subir até à meta….

 
… o resto vocês já conhecem…o final feliz!!!

Depois de passar a meta, uns metros mais à frente encontrei o Luis, o Gil e o Tiago. Curioso é que cada um fez a sua prova e no fim chegamos com diferenças mínima de uns para os outros. Houve um atleta chamado “José” que veio ter comigo, dizendo ser leitor atento do Papakilometros que acompanhava semanalmente em silêncio – deu-me os parabéns pelo nascimento da Isabel e disse que embora nunca nos tivéssemos visto, parecia que me conhecia bem J…foi a primeira vez que vieram ter comigo fisicamente e disseram isto…obrigado José, grande abraço.

Tinha chegado a hora de festejar e nada melhor do que com umas bejecas…




...tempo também para receber a medalha (lindíssima), a tradicional garrafa de vinho do Porto e a camisola de Finisher.


 
Ainda antes de ir para a recta da meta para assistir à chegada dos restantes colegas, fui buscar o meu saco que tinha entregue na partida. Refiro este pormenor porque no ano passado critiquei a forma como foi feita a entrega dos sacos, sem qualquer controle, espalhados no chão e com acesso aberto a quem quisesse. Este ano tb este pormenor foi corrigido…os sacos estavam dentro dos camiões, e eram entregues rapidamente por pessoas da organização. Muito bem!!!

Já na recta da meta foi muito giro assistir à chegada de outros atletas, ver as diferentes formas como encaram a conclusão da Maratona. Emoções ao rubro, mas tb situações muito caricatas….há gente que consegue fazer um sprint final como se não tivessem corrido 42km….vi um atleta a fazer 100 flexões de braços quando passou a meta (é cada doido…eu nem me vergar conseguia)…espectáculo!

Vimos o Badolas a chegar, em grande esforço e pouco depois um momento muito emocionante com a chegada do estreante Zé Alexandre…que grande prova amigo.

Aliás, o CAL teve resultados espectaculares…ora vejam:

Filipe Fontes – 3:03:53 (167º da geral e 37º no escalão Vet40) – objectivo era baixar as 3horas…andou muito tempo à frente do balão das 3h, mas no fim não deu. O Filipe participa no Campeonato Nacional de Montanha, participa em provas quase todos os fins de semana e não preparou especificamente a Maratona. Mesmo assim saiu um tempo canhão que é um novo recorde pessoal. Craque!!!

 
Tiago Poças – 3:21:02 (506º da geral e 203º no escalão Senior) – mais um recorde pessoal (menos 10 minutos)…fez uma prova certinha, sempre ao mesmo ritmo, e ajudou-me imenso ao fazer-me companhia até meio da prova (obrigado)…excelente.

 
Luis Miguel – 3:23:42 (580º da geral e 233º do escalão Senior) – que grande estreia, embora já fosse de esperar. Nunca tinha feito um Maratona de estrada, mas já tem algumas Ultras de Montanha no currículo. Em grande!!

 
Gil Correia – 3:24:13 (598º geral e 243º no escalão senior) – outra estreia em grande…tenho a certeza absoluta que o Gil no futuro vai melhorar este tempo por larga margem…escrevam isto….



José Coelho (aka Badolas) – 3:53:25 (1.462º na geral e 572 no escalão Senior) – incrível…já não digo mais nada….adivinhem quantos km é que ele correu nas últimas 12 semanas?
a)    353.000
b)   2
c)    250

Não dá para acreditar pois não?

 

Zé Alexandre – 3:58:22 (1643º da geral e 322º no escalão) – em grande…começou a correr à pouco tempo, a primeira prova oficial foi à pouco mais de um ano. Meteu na cabeça que queria fazer a Maratona, treinou e aplicou-se durante meses e aqui está o resultado. Fantástico…muitos parabéns e bem-vindo ao Clube!!!

 
Uma palavrinha tb para o Américo Gomes (está a ganhar-lhe o gosto) e para o Bruno Pinho (de regresso às corridas) que participaram nos 16km Family Race – estiveram muito bem.   

Gostaria de destacar aqui um atleta, que embora não seja do CAL, é um amigo e por acaso, desta vez, até foi connosco para esta Maratona – o Paulo Pereira – é um dos melhores atletas da nossa região e no ano passado tinha sido 10º na geral. Apostou bastante para esta 10ª edição e na 6ª feira antes da prova, de manhã teve um acidente de trabalho – caiu-lhe uma chapa de ferro na coxa esquerda….foi parar ao hospital, pensavam que tinha partido alguma coisa…falso alarme, mas ficou todo pisado, com a coxa azul e com a participação em risco. Muito gelo e anti-inflamatórios colocaram-no nas condições mínimas à partida….e sabem o que fez? 2h31 qualquer coisa (2 minutos abaixo do melhor que tinha conseguido até hoje), 9º da geral, 4º português e campeão nacional veterano.… Fantástico…Grande campeão e além de um excelente atleta é de uma humildade incrível.

 
Quanto à organização só uma palavra….PERFEITO! Já nos anos anteriores a organização tinha sido muito positiva, havendo apenas pequenas falhas a apontar…mas até esses pequenos pormenores foram corrigidos este ano. Que me tenha apercebido, nada falhou. Todas as pessoas envolvidas são de um profissionalismo impressionante, e a simpatia está sempre presente. O recorde de participantes e finalizadores numa Maratona em Portugal são o resultado deste trabalho. O crescimento da Maratona do Porto é impressionante, e não irá ficar por aqui. A Runporto tem apostado na internacionalização, promovendo a Maratona do Porto por essa europa fora (vi-os na Feira da Maratona de Paris por exemplo)…os resultados estão à vista, com a presença de muitos estrangeiros na edição deste ano. ….remeto-vos para os blogues dos meus amigos João Lima e Paulo Oliveira onde podem ver umas análises interessantes aos números da prova de domingo passado. Mas existe algum país na europa que ofereça tanto como Portugal? – temos cidades lindíssimas cheias de história, sabemos receber bem, temos uma gastronomia do melhor e tudo com uma relação preço/qualidade imbatível. Espero que os apoios não faltem, porque gente competente temos que chegue.

A Maratona não se resume “apenas” aos participantes…o atletas  participantes trazem as famílias e amigos, que são parte integrante da festa. De ano para ano tenho notado mais gente na rua a ver o espectáculo e a apoiar os atletas, então este ano foi mesmo muito mais, e muito mais entusiásticos…aqui tenho que fazer justiça ao estrangeiros presentes (especialmente aos espanhóis e franceses), que com o seu apoio eufórico conseguiam contagiar tudo à sua volta…o espectador tuga é mais comedido, mas com tempo vai lá, tenho a certeza. Obrigado a todos que durante o percurso nos apoiaram e ajudaram a conquistar esta Maratona.

Não conheço outra Maratona em Portugal, mas ao ouvir gente de tão grande credibilidade e insuspeita como o Fernando Andrade (e outros de igual importância da corrida em Portugal) dizer que é de longe a melhor em Portugal, é porque é. Muitos parabéns à Runporto, ao seu Director Jorge Teixeira e a todos os colaboradores pela excelente domingo de manhã que nos proporcionaram. Tenho um orgulho enorme em ter estado presente e feito parte da festa. Para o ano, em condições estarei novamente presente!!!

Conclusão:

Estou satisfeitíssimo pela prova que fiz, acho sinceramente que, nas condições em que estava, melhor seria impossível. Fiz uma corrida muito certinha de princípio ao fim, e as decisões que fui tomando foram todas acertadas. Tive a sorte de o meu gps ter falhado ao início, que me fez colar aos meus amigos, e que fez com que tivesse a companhia do Tiago até meio da prova – foi muito importante. Não encontrei o tal “muro” desta vez, as dificuldades que senti foi por “falta de pernas”, de resto estive impecável até ao fim, fruto de me ter alimentado bem durante a prova – não falhei nenhum abastecimento, fui sempre bebendo, aproveitei as bananas e tomei 3 géis de 90g – entre os 10 e os 35km, metade de um gel de 5 em 5 km. Tempo final 3:24:37 – 608º da geral 136º no meu escalão – esta corrida foi a prova que se consegue correr nos limites e desfrutar ao mesmo tempo da corrida - excelente J

 
Tive ainda a oportunidade de conhecer o Artur, amigo blogger de corrida, que se estreou na Maratona com um excelente resultado. Tive pena de não ter tido a oportunidade de conhecer outros pessoalmente, especialmente a Ana (fiquei muito contente por ter conseguido terminar a 5ª Maratona dela, não é que tivesse dúvidas J ) e o Paulo, que fez uma prova e um tempo espectacular. Era muita confusão, demasiada gente….fica para uma próxima….vai ter que ser numa prova mais pequena J
 

Agradecimentos:

- ás minhas 3 meninas (especialmente à Inês) a quem “roubo” tempo familiar nesta “loucura” que é a corrida. Aos meus sogros, pelo apoio que dão…sem eles não poderia treinar como treino.

- aos companheiros desta aventura do CAL e não só – muito importantes, pelo apoio incondicional, pelas trocas de ideias, treinos em conjunto, e incentivo especialmente durante a preparação.

- aos outros amigos que me apoiaram tanto, aos que estiveram fisicamente presente (Pires, Pedro Lino, Nuno, Joel), aos que se lembraram e mostraram o apoio através de sms, comentários no blogue, no FB… 
Domingo passado foi um DIA PERFEITO!!!
 

35 comentários:

  1. Estas em grande.. um tratado de como enfrentar uma maratona com vida pessoal e familiar intensa!
    Parabéns! :)
    Eu ainda tenho muito medo da Maratona :D abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quem ele é :) .... tens medo de quê? Já enfrentastes a Geira e Agra....é diferente? Claro que sim, mas tb não é nenhum bicho de sete cabeças...o segredo está em encontrar o ritmo certo. Tens que experimentar para o ano.
      Obrigado....e até um dia destes numa serra qualquer :)
      Abraço Grenha Grenha

      Excluir
  2. Assim sim, uma relato daqueles que eu gosto, cheio de palavras! :P E a Maratona que foi, merece!
    É bom ver alguém conquistar o objectivo depois de semanas em que acompanhámos os treinos bons e maus, é quase família! :D
    Parabéns Carlos.
    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rute....é verdade, somos uma grande família :)
      Beijinhos

      Excluir
  3. Ai Carlos...muitos Parabéns! Já vi que objectivo alcançado!!!! Mas...tenho de cá voltar para LER....são 1 da manhã..... mas prometo que volto, com o tempo merecido! E Temos uma "mão-cheia" de Maratonas!!!! Vamos para a 6ª?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim!! Para o ano, se não houve problemas de maior conto lá estar novamente. Se será a 6ª é que já não sei....talvez meta outra antes...a ver vamos :)

      Excluir
  4. Parabéns!
    Nem consigo imaginar a Maratona que vais fazer quando acabar a maratona das fraldas! Fizeste uma grande prova mesmo com as alterações que foste obrigado a fazer no treino e as noites muito mal dormidas agora imagina com a preparação toda certinha!
    E muito obrigado pelo teu primeiro km! Sou um sujeito de sorte só tenho amigos generosos a dedicarem-me os seus km! São uns exagerados que eu não mereço mas fico muito grato e emocionado!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge. Tou satisfeito com o resultado...não foi fácil o último mês. Tenho muitas Maratonas pela frente para fazer ainda melhor (espero eu) ou não, afinal ainda sou uma criança e espero andar por aqui pelo menos até aos 150 :).
      Quanto ao "teu" km, podes crer que mereces...acredita...eu é que sei :)
      Abraço

      P.S. E um dia destes temos que nos conhecer pessoalmente

      Excluir
  5. Muitos parabéns! Um atleta de alto nível, quer física, quer psicologicamente! Curte o momento que bem mereces! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvio, mas alto nível é um bocadinho exagerado :)
      Aquele abraço

      Excluir
  6. Grande Carlos! Nunca duvidei que terminasses a maratona, mas nunca pensei que a fizesses com esse tempo!! Brutal!! Só quem nunca passou pelos desafios da paternidade é que não sabe o que custa o 1º mês. E esse teu 1º mês foi exactamente um mês antes da prova. E conjugar as novas rotinas com os treinos deve ter sido dose!

    Estás de parabéns a dobrar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anabela...como me compreendes. Mas com força de vontade e o devido apoio em casa tudo se faz. Quanto ao tempo, foi muito bom mesmo...eu não sabia como ia reagir, mas correu tudo bem.
      Beijinhos

      Excluir
  7. Grande Carlos! Parabéns pela excelente prova!
    Apesar das noites mal dormidas e de todos os condicionalismos próprios de quem tem em casa um bebé recém-nascido, conseguiste fazer uma prova brilhante!
    Os tempos e os recordes vão continuar a surgir! Sem stress!
    E o relato então,.. está soberbo!
    Fica bem, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Foi efectivamente muito bom e deixou-me nas nuvens.
      Aquele abraço e até aos "Abutres" - desta vez não falha, temos que nos conhecer pessoalmente..

      Excluir
  8. Grande e emocionante relato!
    Mas devo confessar que fiquei todo... como dizer... "partido" com aquele início a relatar o final!
    Uma Maratona é geradora de emoções muito grandes que só quem está lá dentro pode compreender. Emoções extraordinariamente boas (ou cruelmente más).

    Se eu sempre me emocionei facilmente, e se com relatos de Maratona ainda mais, desde que completei a minha faz amanhã 11 meses, ainda muito mais sensível fiquei ao ler estas emoções.

    O Atletismo vivido como nós, atletas de pelotão, o vivemos, tem destas coisas. O dar-nos uma alegria imensa pelas vitórias de quem estimamos, como se também fossem uma vitória nossa.

    Mais uma vez (deve ser para aí a vigésima...) MUITOS PARABÉNS!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó João...muito, muito obrigado pelas palavras e pelo apoio que me destes. Obrigado pela vigésima (pelo menos..) vez :)
      Grande abraço

      Excluir
  9. Carlos, mais uma vez muitos parabéns por mais uma Maratona para o currículo! E também por mais um excelente post. Os teus relatos das maratonas são sempre autênticos "guias de motivação" para quem esteja a preparar uma Maratona!
    Boas Corridas! Um Abraço.
    PS- Fazes-me acreditar que é possível não perder completamente a forma com a chegada de mais um bebé... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rui....se de alguma forma conseguir motivar alguém fico muito feliz com isso.
      Quanto à bebé que aí vem...tudo se resolve, vais ver :)
      Abraço

      Excluir
  10. Só á uma coisa a dizer... Muitos Parabéns!!! Que bonita Maratona!!! :D

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Carlos! Para além de uma excelente prova, um excelente texto!
    Sobre problemas com gps, estamos conversados... no último mês: maratona de Amsterdam e TSF Runners, deram as duas em nada...
    E com todas as condicionantes que aqui relataste, só podes estar mesmo satisfeito!
    Nota adicional para o excelente companheirismo que aqui revelas!

    Grande abraço
    PSousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. O filha da mãe agora funciona na perfeição...foi só para chatear, só pode :)
      Isto das corridas só faz mesmo sentido com amigos, não é?
      Abraço

      Excluir
  12. Emocionante, amigo !

    ResponderExcluir
  13. Carlos, mais uma vez Parabéns!
    Bonito relato.
    Gostei de ter acompanhado todo o percurso até ao grande e perfeito dia.
    Houve dificuldades durante esse caminho, mas foram vencidas com determinação.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Maratonista Vitor. Com dificuldades estas conquistas têm mais piada, sabem melhor.
      Abraço

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Bem...sim senhor, agora já li tudo e gostei! Os meus parabéns mais uma vez pela conclusão da Maratona. E percebo-te perfeitamente quando dizes que não consegues pôr em palavras o que se sente ao alcançar a Meta. Porque será ? ;) Pois também tive pena de não nos termos encontrado...
    Obrigada pelas tuas palavras sobre a minha Meta alcançada! Como tu, temos agora uma "mão-cheia" de Maratonas!

    Pois a Ana, acha que te ouviu sim, tendo em conta a zona em que referes tê-la visto e gritado "Força Ana", mas na altura não viu quem gritou por ela e se calhar se visse...não saberia que eras tu...

    Um beijinho e boa recuperação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo, tenho dificuldade em exprimir-me. Já tu não...li o teu texto sobre a Maratona...fantástico...emocionante.
      Então ainda bem que ouviste...por acaso fiquei com a sensação que não, pq ias entretida na conversa com outro atleta.
      Beijinhos e boa recuperação tb para ti.

      Excluir
  16. Xiçaaaa , que ler este post , demorou quase tanto como os meus ultimos 2 kms nesse belo domingo ! eheheh... :P

    Espectacular cronica grande atleta ! (grande mesmo) :))

    Brutal , até te digo mais , se corresses como escreves , qual kenianos qual quê !! ahahhaha...

    tou a brincar grande Carlos ! ;)

    Não me canso de te agradecer a tua simpatia e disponibilidade , e agora ainda te quero agradecer por este post , simplesmente fantástico !!

    Da tua 5ª Maratona , já nem tenho palavras , muitos parabéns !

    ao contrario de mim , a tua fui um compêndio de passos certos e passada segura e sensata , coisas que eu fiquei a kms de conseguir fazer !! :D


    muitos parabens ás meninas , que bela vitoria , tambem delas de certeza !

    da minha parte , já o sabes , um muito obrigado e muito orgulho de te ter conhecido !

    abraço
    Artur B


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que caral.....a agradecer outra vez...esquece lá isso.
      Obrigado pelas simpáticas palavras...Grande? Não sou pequeno, mas há maiores que eu...olha o Zé Alexandre, deve ter perto de dois metros :)
      Fizeste uma Maratona cheia de erros, e mesmo assim saiu aquele tempo....imagina quando dominares a fera....vais colado ao Paulo :)
      Abraço e até um dia destes num trail qualquer

      Excluir
  17. Amigo,
    tu vais superando todos os obstáculos e dificuldades que te surgem.
    É óbvio que as 3 meninas lá de casa também te ajudam a alcançar todos os objectivos.
    Parabéns a todos os atletas do CAL. Dentro de algum tempo será dos clubes mais (re)conhecidos de S M Feira.

    PS: Continua com os teus treinos de abdominais. Aparentemente estão a dar resultado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...olha que já nem me lembro de fazer as pranchas :) foi sol de e pouca dura....
      Vê lá mas é se te juntas ao CAL, que a malta precisa de ti....e um dia destes és tu que vais fazer a Maratona do Porto.
      Abraço e obrigado

      Excluir
  18. GRANDE CARLOS!!!!!
    Muitos Parabéns!
    Só agora estou a comentar, pois queria ler com atenção o artigo.
    Grande prova, o sofrimento nos últimos km's faz parte, não é?
    Adorei o relato. Para o ano estou a contar ir a esta maratona...vamos ver :)
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Isa. Anda fazer a Maratona do Porto e vais ver que não te arrependes...bem organizada e lindíssima. Eu só mesmo se não puder por motivos maiores :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir